Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enermax Liberty 400 W - Problema na Linha 5 Vsb


newton

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Eu tenho uma fonte de 400 W da Enermax , modelo Liberty ELT400AWT , cujo modelo de 500 W já foi testado pelo nosso Clube do Hardware:

 

 

https://www.clubedohardware.com.br/printpage/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Enermax-Liberty-DXX-500W/1186

 

 

Essa minha fonte está apresentando o seguinte problema na saida de 5 Vsb, aquela que fica ativa direta quando a fonte está ligada na tomada (e a chave traseira fica na posição ON)

 

Quando fonte está energizada, mas sem estar conectada na placa-mãe ou em outro dispositivo, a saída fica em 5,18 V , que foi medida com um multímetro digital

 

Quando eu conectei na placa-mãe, mas mantendo o PC em Stand-by, o valor caiu para cerca de 3,52 V . Quando eu ligo o PC , embora as vezes eu tenha que faze várias tentativas, a saída de 5 Vsb sobe para  valores entre 4,35 e 4,42 V .

 

O problema disso é que as vezes demora para ligar o meu computador e também o recurso Dormir / Suspend-to-Ram / S3 mode não funciona, provavelmente causado pela queda excessiva da tensão de 5 Vsb. Com relação as outras saídas , elas ficam dentro da faixa normal de operação, quando eu ligo o PC da Assinatura.

 

Há algo que eu mesmo possa fazer para resolver esse problema? Se eu posso trocar algum componente facilmente identificável que cause frequentemente esse tipo de problema?

 

Agradeço qualquer ajuda para solucionar esse problema e obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, passei pelo mesmo problema, o PC não ligava mais ao hibernar e posteriormente teve dificuldades para ligar até o dia que não funcionou mais. Só ligava jumpeando o fio PS-ON e o terra, porém não deu mais imagem. ( Aproveitando o gancho, se alguém puder me ajudar a reparar o defeito, fico grato).

Pois bem eu tenho outro pc aqui e coloquei o hd e a fonte do quebrado nele. E não é que alguns dias depois começou a dar o mesmo problema!

 

Ciente do mal ocorrido, resolvi abrir a fonte e constatei o problema. Um capacitor eletrolítico da linha 5 VSB estava estufado, não realizando assim a filtragem correta da corrente e danificado algum componente da placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, passei pelo mesmo problema, o PC não ligava mais ao hibernar e posteriormente teve dificuldades para ligar até o dia que não funcionou mais. Só ligava jumpeando o fio PS-ON e o terra, porém não deu mais imagem. ( Aproveitando o gancho, se alguém puder me ajudar a reparar o defeito, fico grato).

Pois bem eu tenho outro pc aqui e coloquei o hd e a fonte do quebrado nele. E não é que alguns dias depois começou a dar o mesmo problema!

 

Ciente do mal ocorrido, resolvi abrir a fonte e constatei o problema. Um capacitor eletrolítico da linha 5 VSB estava estufado, não realizando assim a filtragem correta da corrente e danificado algum componente da placa mãe.

 

 

Obrigado pela ajuda.

 

Vou abrir a fonte aqui pra ver se é o problema está no capacitor da linha de 5 Vsb.

 

Quanto ao problema da sua placa-mãe, verifique se os outros componentes e as configurações do setup estejam OK. Tenter dar um Clear CMOS ou tirar a bateria pra zerar o Setup e ligar o PC só com o processador, Cooler e as memórias e veja se dá um beep rápido, que indica a falta da placa de vídeo.

 

Se continuar sem imagem, use um multímetro e meça se há tensão, com o valor correto, nos MOSFET's que ficam próximos ao processador e ao soquetes de memória. Em 90% por cento dos casos, o defeito da placa-mãe está na queima de 01 ou mais MOSFET's.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, nao funcionou estes metodos, continua sem imagem e os leds do teclado nao acendem. O led de carregamento acende com uma intensidade muito fraca e fica fixo. O cooler da placa gira e nao ha nenhum beep.

 

Você tem como medir as tensões nos MOSFET's usando um multímetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim tenho. Quais são os valores de referência? Pergunto isso pois a minha área é eletrônica e não informática, aí não manjo muito dessa parte.

E o problema com a linha vsb conseguiu resolver?

Abraços.

 

 

 

Os valores de tensão nesses MOSFET's devem ser iguais aos valores recomendados para alimentar o processador e a memória RAM.

 

Por exemplo: a maioria dos processadores atuais são alimentados com tensão entre 1,2 e 1,6 V. Memórias DDR precisam de 2,5V , DDR2 pedem 1,8 V e DDR3 pedem 1,5 V.

 

Vou abrir a minha fonte hoje pra verificar isso.

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá Vitor,

 

Realmente esse MOSFET que está com 0,7 volts na saída é que está com problemas.

Bas trocar por um equivalente e o problema estará resolvido.

 

Quanto a minha, realmente tinha alguns capacitores eletrolíticos . Troquei todos esses e agora tá funcionando bala !

 

Abraços e obrigado pela ajuda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...