Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como um jogo que tem bastante movimento de imagens (personagens) tipo o strit figth é feito


Giovanne Oliveira

Posts recomendados

Olá gostaria de saber como um jogo de muitas imagens é feito? Se  fossem imagens que não se mechem muito seria "fácil" mais e os que tem milhões ( ou milhares, centenas) de movimento, imagino que cada imagem ou GIF (ou seja movimento do personagem) seja criado individualmente e depois incluído no código do jogo que talvez seja em C++ (me corrija se estiver errado). Deve   

Me responda como ele é feito?

OBS: não precisa falar: "é feito com uma linguagem de programação" por que isso eu sei. Eu quero saber como funciona o esquema de imagens e movimentos do personagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, são feitas imagens para cada posição do personagem em questão.

        Cada personagem de um jogo é chamado de sprites.

        Sprites podem possuir uma ou mais animações.

        Cada animação possui 1 ou mais frames que são as imagens em toda a sequência de posição daquela animação.

 

Você já deve ter visto aqueles blocos de papeis, onde o desenhista desenha o personagem em posições diferentes a

cada folha e depois passa as folhas bem rápido tornando aquilo ali uma animação, não já?

Pois então em jogos com o gráfico 2D são feitos do mesmo modo. A cada milisegundos em que a tela é atualizada, de acordo com o FPS

atual do jogo, a tela é toda redesenhada. O frame atual do personagem naqule momento é desenhado.

 

Segue-se em anexo exemplos de sprites e seus frames.

Bomber3X.bmp

Fire3X.bmp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado! entendi direitinho. Mas caramba quanto trabalho os designs de jogos devem ter para criar tantas imagens.

 

Eu tenho um jogo que tem 190 personagens, cada um tem certa de 30 movimentos simples que podem mudar de acordo com o personagem do qual ele estar lutando, só considerando os movimentos simples dos personagens são 5.700 movimentos que podem mudar e ainda tem as imagens do jogo em si, a equipe que desenvolveu esse jogo deve ser muito grande, porém muito pequena o que deve ter feito com que o tempo de devenvolvimento do jogo tenha triplicado, pois o jogo é grátis e para pagar um grande equipe sairia muito caro, sendo que não existe lucro algum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso era muito trabalhoso no passado, mas lembrando que isso era feito apenas por jogos em duas dimensões.

Hoje os personagens de jogos são feitos a base de modelagem, assim como é feito um vaso de barro, ou outros objetos.

 

    Obs. E dão muito mais trabalho, pode ter certeza disso.

 

As pessoas que desenvolvem jogos como no passado para nintendo, e outros consoles gostavam muito do que estavam fazendo

190 personagens 10000 frames valia todo o esforço ao ver aquele personagem ganhando vida.

Como programador para jogos, posso te dizer programadores de jogos gostam do que fazem. O tempo passa rápido, ao programar e desenhar um frame.

Demora ficar pronto? Demora. Porém ao ver o resultado de tudo, sempre vale a pena o esforço.

 

     Obs. Ao desenharem os sprites em um editor Pixel Art como o Paint, os designers deviam alinhar os frames

em uma unica imagem de modo que ao cortar a imagem conseguisse todos os frames da animação na mesma medida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...