Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Fonte] Duas fontes com único Trafo


Juliano.Oliveira

Posts recomendados

Eu andei pesquisando aqui no fórum mas como é algo específico não encontrei.

 

Com um único trafo 18+18 de 3A eu poderia fazer duas fontes reguladas de 3A? E com isso, quando necessário, ligá-las em série para obter tensões mais altas de 18v?

 

Uma outra questão é, eu tenho em casa um LM317 e 2N3055. Com esses componentes eu consigo fazer a fonte regulada que suporte 3A (já que o LM317 é de 1.5A)? Porém, eu não consigo achar um circuito de proteção para o 2N3055. Podem me indicar um?

 

Eu sei que o LM338 ou o LM350 são mais adequados para deixar o circuito mais simples, mas como eu já tenho o LM317 e o 2N3055, gostaria de aproveitá-los.

 

Obrigado desde já!

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dê uma olhada ai na proteção contra curto que foi implementada pelo nosso colega.. Ai você só teria de trocar o 2N3055, por duas razões..

- Não é Darlington (alto ganho);

- Ele é NPN e ai necessita ser PnP.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/871394-fonte-de-alimentação-ajustável-12-a-20v-x-10a-primeira-parte-montagem/?p=5813122

 

Quanto ao transformador, se ele for 18 Volts num enrolamento e outros 18 Volts em outro enrolamento sim poderias fazer com ele duas fontes independentes. agora se esse enrolamento tiver ligação elétrica entre um enrolamento e outro, não vais conseguir fazer fontes independentes. O enrolamento as liga entre si..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

Que pena, como tenho que comprar outro CI, que venha logo o LM338. O difícil é achar uma loja que venda o dissipador e o CI no mesmo lugar. O dissipador (com furos) só achei no soldafria, mas lá não tem o LM338.

Como meu trafo é aqueles comuns da Lune, 18+18, acho que vou logo fazer uma fonte de 36v com o LM338. Ai entra outra dúvida, o limite do 338 são 40v. Será que não vai ficar muito 'no limite'?

E por último, qual o problema de usar as fases 18+18 com circuitos diferentes?

Obrigado Faller.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o enrolamento é único não vai funcionar, as fontes já ficam interligadas pelo enrolamento...

Se fizeres a fonte com 26 VAC na saída dos diodos terás 36 x raiz de 2 = 36 x 1,41 = 50 Volts e lá se vai seu CI..  Além do que a dissipação com fontes de regulagem linear de tensão muito altas é enorme, não vale a pena..

 

Faça uma fonte com o transformador e logo que puderes compre outro e repita a dose..

 

Para fazer o que desejas h;á que ter isolação galvânica entre os enrolamentos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer o furo com rosca no dissipador é fácil, basta usar uma broca com o diâmetro um pouco menor do que o do parafuso, se não tiver furadeira e brocas, dá um grito que algum amigo deve ter. Faz-se o furo no dissipador e depois, com o próprio parafuso, se faz a rosca, como o alumínio é bem mais mole que o aço do parafuso, não é preciso de um macho para fazer a rosca. Basta encaixar a ponta do parafuso no furo e, com a chave, girar o parafuso um pouco, até ele travar, nisso você volta, desrosqueia o parafuso um pouco, e volta a rosqueá-lo novamente. No geral é algo como: rosquear até travar, desrosquear um pouco (para sair os cavacos da rosca), voltar rosquear até travar, desrosqueia um pouco e assim vai, quando o parafuso sair do outro lado a rosca está pronta. Isso no caso de LM317  ou TIP147, se for o LM338, geralmente se prende-o através de parafusos com porcas, nem é preciso fazer a rosca, basta fazer o furo por onde  o parafuso passe tranquilamente.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tomazelli,

Eu sei sim, já fiz muito isso, é bem tranquilo mesmo :)

@Rafael,

Na Proesi tudo é muito caro. Eu achei o dissipador de dois tipos pro TO-3 na Solda Fria, já com os furos, a loja é ótima:

http://www.soldafria.com.br/dissipador-18300640-a-km1640-com-furo-p-2730.html

http://www.soldafria.com.br/dissipador-18300680-a-km1680-com-furo-p-2731.html

O problema mesmo é o LM338. Achei ele no Compomil e no Compmil por preços bem mais interessantes, tipo $8, porém, o mínimo de comprar lá é $69 e eu não acho nada interessante além dos LM´s.

@faller,

Peguei só metade desse trafo (18v) e meti no LM317 mesmo no esquema recomendado pelo Datasheet do fabricante com a proteção. Conforme você sugeriu, vou botar nessa pequena fonte um trafo menor, 12+12 mesmo de 1.5A e com esse trafo maior, montar uma outra fonte mais robusta.

E pra fechar, eu preciso também no futuro de uma fonte de baixa corrente (300mA) e alta tensão (300, 400v) para circuitos válvulados. Você sugerem algum circuito? Achei um modelo com um MOSFET mas estou um pouco desconfiado dessa abordagem. (Preferem que eu crie outro tópico?)

http://www.eleccircuit.com/the-variable-high-voltage-power-supply-0-300v/

Obrigado a todos

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não usaria pegar somente a metade do enrolamento e sim faria uma fonte com dois diodos, assim:

https://www.dropbox.com/s/27y66mcrmzxu2fu/retificador%20de%20onda%20completa.jpg

 

Conforme o projeto do transformador usando somente a metade ele pode perder em eficiência. Faça a retificação de onda completa, com dois diodos e ambos os enrolamentos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@faller,

 

Desculpe 'reviver o tópico.

 

Uma última dúvida. Você disse que seria necessário dois trafos para fazer duas fontes e que um trafo 18+18 (3 fios no secundário) não dá pois o trafo precisa ter isolação galvânica.

 

Bom, esse meu trafo 18+18, eu abri o papelão para acessar os fios dos enrolamentos. Vi que lá nesse nível, temos 4 fios, sendo que dois são soldados e que formam o "meio" (o nome é center tap, se não me engano) do enrolamento.

 

Com isso, constatei que temos dois enrolamentos de 18v no secundário. Eu isolei esses fios unidos e coloquei mais um fio, fazendo com que no secundário e tenha 4 fios (dois para cada enrolamento).

 

A dúvida agora é, esses enrolamentos tem um isolamento galvânico?

Como é um trafo de 3 ampéres, imagino que cada enrolamento possa dar ao sistemas apenas 1,5 ampéres (apesar da espessura do fio esmaltado ser maior que isso), correto? O limite vem do campo magnético projetado no pra mimário, certo?

 

Imagino que eu tenha agora dois enrolamentos com isolamento galvânico, portando, com isso eu posso fazer uma fonte simétrica com dois LM338? (Li num post seu daqui que para fontes simétricas com dois LM338 são necessários dois trafos)

 

O circuito seria mais ou menos assim:

 

post-342500-0-75301400-1395331760_thumb.

 

Mais uma ver obrigado.

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se tiveres um multímetro por ai verifique se tem continuidade entre um enrolamento e outro.... 99% de certeza de que não deve ter e sim tens ai um trafo com dois secundários de 18 Volts e com a metade da corrente inicial.. Faça retificação com ponte de diodos e terás teu problema resiolvido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...