Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é usado nos aplicativos Android


Giovanne Oliveira

Posts recomendados

Olá gostaria de saber o que é usado nos aplicativos android? Como eles são feitos? 

Eu sei que são feito pela linguagem Java, porém o que devo aprender alem de Java?

 

Em outro tópico meu, um usuário disse para eu aprender: APIs do android, XML e SQL. Gostaria que vocês me falassem mais o que devo aprender para programar para android

 

Obs: Não precisa dizer que tenho que estudar, Logica de programação, Algoritmos e etc... Pois eu vou fazer isso. Só quero que me falem o que estudar em Android, pois em um futuro bem próximo vou estudar Java e depois vou iniciar na programação com a plataforma android. 

 

segue uma lista do que vou estudar:

  1. Algoritmo
  2. Logica de programação
  3. Portugol
  4. Pascal
  5. C
  6. C++
  7. Java
  8. Android
O Portugol eu vou usar na lógica de programação e o Pascal vou aprender para ter uma base no C em seguida vou para C++ e Java e em seguida android. porém existi "subcategorias" do android que deveriam entrar nessa lista, como APIs do android, XML, SQL e mais o que vocês sugerirem. imagino que ficaria assim
 
 
... .... ....
... .... ....
... .... ....

7° Java

8° Android

  1. APIs do Android
  2. XML
  3. SQL
  4. ...
  5. ...

Desculpe ter fugido um pouco do assunto de inicio mais eu precisa demostrar que já tinha uma ordem de aprendizado e que só faltava algumas coisas do Android.

 

Não estou pedindo matéria de estudo, estou pedindo que me informe o que estudar, porém não me importo que me passem cursos, Apostilas em PDF ou DOC, ou videos. mais peço que segá tudo de graça.

 

Eu já tenho um site para fazer o curso grátis porém conteúdo a mais é sempre melhor!

 

desculpe por qualquer coisa e desde de já agradeço! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Então,

 

Se o seu foco é o desenvolvimento android.. podes estudar assim:

 

  1. Algoritmo
  2. Logica de programação(inclui o portugol para exercitar a lógica)
  3. Java(inclui o XML e SQL)
  4. Funções oferecidas pela SDK Android(API)

 

Pascal, C e C++ são desnecessários neste caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu não vou me focar somente em desenvolver para android, vou desenvolver também para  windows, linux e outras plataformas, assim como também pretendo desenvolver jogos, por isso java e C++ por causa do C++ vou fazer C para começar a se familiarizar com linguagens grandes, e então parti para C++ e Java. Pascal eu vou aprender para se poder ter uma ótima base na programação assim saber conseguir "trabalhar" melhor com C 

 

Para melhor entendimento:

 

Portugol vou usar para entender logica de programação

Pascal vou aprender para ter uma base de programação e se sair melhor em C

C vou aprender para se familiarizar com grandes linguagens

 

E então daqui eu começo nas linguagens que vou me focar C++ Java e Android

C++ pois é uma linguagem de alto nível muito usada e pedida

Java porque é uma linguagem multiplataforma, que com ela posso criar aplicações para qualquer sistema

Android porque é estar no momento e parece que vai continuar assim, parece ser uma plataforma que tem futuro 

 

Eu quero ter varias linguagens no meu currículo pois no futuro quando começar a trabalhar isso vai ser essencial, fora que vai me facilitar para quando eu entrar em uma faculdade                           

 

 

 

  1. Java(inclui o XML e SQL)
  2. Funções oferecidas pela SDK Android(API)

 

Pelo que entendi XML e SQL estar incluído no Java ou seja aprendendo java vou aprender XML e SQL?

Que funções são essas?

É só isso que preciso aprender para desenvolver aplicativos .APK (android)

 

Obs: Não precisa falar sobre as linguagens C, C++, Java, e etc... vamos falar somente do android. E a respeito da lógica como eu disse anteriormente eu vou fazer talvez eu comece esse mês mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Entendo, sua posição... mas tem alguns erros que precisam ser corrigidos.

 

 

 

 

 

Pascal eu vou aprender para se poder ter uma ótima base na programação assim saber conseguir "trabalhar" melhor com C 

 

Não é aprendendo pascal que aprenderás base para C.  Pascal seria mais indicado se você tivesse intenção de aprender Delphi que é Object pascal.

 

 

 

C++ pois é uma linguagem de alto nível 

 

Pelo contrário amigo, C/C++ são linguagens de baixo nível. Ou seja, age diretamente no hardware. 

Mais baixo que isso.. só Assembly e Binário.

 

 

 

Pelo que entendi XML e SQL estar incluído no Java ou seja aprendendo java vou aprender XML e SQL?

 

Sim, basicamente você vai aprender manipular XML, fazer consultas no banco de dados(SQL), através de bibliotecas específicas que o java possui.

 

 

 

É só isso que preciso aprender para desenvolver aplicativos .APK (android)

 

 

Para desenvolver aplicativos android, basicamente precisarás de: 

  • Uma IDE(ambiente de desenvolvimento) sugestão: eclipse
  • Ter instalado a ultima versão do JDK do java
  • Ter instalado a ultima versão do SDK Android
  • Aprender a criar documentos XML(ele tem estrutura parecida com as marcações html)
  • Aprender a criar um banco de dados e suas ações (Create, Read, Update. Delete )
  • Aprender Java
  • Aprender a manipular o XML em java
  • Aprender a fazer requisições ao banco de dados em java.
  • Aprender a construir a GUI do software com o XML

 

Para jogos... além de aprender o que esta na lista:

  • Aprender conceitos básicos de jogos
  • Aprender a usar alguma engine gráfica para jogos
  • Física
  • Colisão

PS:

Sei que você quer aprender e ter muitas linguagens no curriculum.. mas não tem necessidade de fazer tudo isso numa tacada só como quer...  eleja uma e estude ela bem afundo... por exemplo  como você quer fazer jogos.. é imprescindível que estudes  orientação a objetos...  em qualquer linguagem que  for aprender.

 

PS2:

Por experiência própria, esqueça o pascal... até mesmo portugol

no momento que você pula para C\C++.. Java... php....  tudo muda..  e tudo aquilo que você se dedicou.. vai para o "brejo".

 

Por sugestão...  e para você não perder tempo...  escolha uma linguagem para começar.... por exemplo.. C ou java

e aprenda o mais fundo possível.. 

Se eu tivesse que escolher uma das duas.. certamente escolheria java.  é uma linguagem muito fácil de entender. e dá para fazer muita coisa legal com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi o que você falou porém: 
 

Não é aprendendo pascal que aprenderás base para C.  Pascal seria mais indicado se você tivesse intenção de aprender Delphi que é Object pascal.

Não vou usar como base para o C necessariamente, vou usar como base para iniciar na
 

Pelo contrário amigo, C/C++ são linguagens de baixo nível. Ou seja, age diretamente no hardware. 
Mais baixo que isso.. só Assembly e Binário.

 Acho que não fui muito especifico quando disse: "Alto Nível" eu quis dizer Alto nível de importância, não de programação, como fico parecendo. Eu sei que ela é considerada uma linguagem de MÉDIO nível, pois combina características de linguagens de alto e baixo níveis.
 
Você acha que com esses dois cursos eu já garanto uma boa base?
 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

 

 

Eu sei que ela é considerada uma linguagem de MÉDIO nível,

Isso foi o que você leu na wikipédia :D

 

Eu aprendi na faculdade que ela está na lista das linguagens de baixo nível.(não vem o caso agora.)

Um exemplo disso.. que um loop infinito... ou erro de programação pode torrar seu processador.

 

Sobre os links que você postou...sim. terá uma boa base sim.

Estude bastante a base do java,( inclui manipulação de dados e abstração do BD , manipulação de xml(principalmente pois o layout do android é feito em xml)  )

depois estude java orientada a objetos

e depois disso estude a API do android.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...