Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

Redes elétricas comprovada cientificamente ou por experiência que há sobre-tensão sustentada ou sub-tensão sustentada, o estabilizador serve como paliativo, mas temos que analisar tb o tipo de equipamento a ser alimentado, sua fonte. Por que disso?

Pegamos por exemplo uma geladeira típica 220V. Ela não dará partida se a rede tiver em 190V por exemplo, essa condição costuma além de provocar perda de alimentos, forçar o motor da geladeira. O estabilizador de tensão consegue jogar a mesma pra uns 205V e a geladeira assim pode dar partida. Mas se for um computador, 190V estraga ou não o permite dar partida? Não!

O Guia de construção de fontes ATX diz que as mesmas têm que operar corretamente em no mínimo e em carga máxima dentro das faixas:

230V nominal: de 180 até 265V

115V nominal: 90 - 135V

Isso está no Guia de construção ATX pra quaquer um ver.

Uma fonte com PFC Ativo então estrapola isso aí e trabalham automaticamente de 80-270V.

Se foram feitas medições, se foi constatado que a tensão está fora dos limites definidos pelo desenvolvedor da fonte, se o problema não está no cabeamento elétrico da casa ou prédio e a companhia elétrica diz que não pode fazer nada à respeito, os dispositivos instalados estão queimando com frequencia por essa razão ou funcionando erraticamente, porque não usar um regulador de tensão?? Nesse caso é a solução!

Então, digamos que você tá lá naqueles confins dá africa ou lá numa comunidade rural, bem longe do transformador da região e precisa instalar PCs numa escola de uma pequena comunidade carente. Geralmente a rede elétrica dessas bandas é bem inconstante, pode passar o dia inteiro em baixa tensão e com cortes totais frequentes, você precisará então de um estabilizador ou nobreak com estabilizador.

O estabilizador é um remédio, o que acontece em nosso país é que o remédio é prescrito sem a menor razão, sem a menor necessidade! Nem é prescrito, já vem de brinde!! :(

Não há uma análise de caso à caso, as pessoas compram estabilizadores porque é "padrão". O vício no mesmo é tão grande que nem mais reconhecemos o vício, virou algo normal como beber água. A rede elétrica muitas vezes passa o ano inteiro oscilando entre 100-130V, sempre dentro do limite e a pessoa tá lá disperdiçando energia com um estabilizador inutil!

Toma aí o exemplo de um caso de uso de estabilizador na áfrica

2431202518_96dcd910fb_b.jpg

2431202516_8652099b6a_b.jpg

Mais fotos em:

http://www.flickr.com/photos/richard_milena/

Uma fabricante internacional de equipamentos condicionadores de energia, inclusive estabilizadores, TEAL, diz:

Reguladores de tensão devem ser prescritos com cautela por que os mesmos podem reduzir a confiabilidade do sistema elétrico. Só os use caso comprovadamente e/ou por experiência tenha se constatado problemas de tensão.

É como o efeito colateral de um remédio, as vezes mesmo com certos efeitos colaterais, ainda é melhor manter o remédio.

Provavelmente algumas décadas atrás, quando as fontes não suportavam oscilações maiores do que 5-10% na rede elétrica, que com certeza era menos confiável que nossa rede de hoje, muito mais modernizada, alguém viu que seus negócios iriam à falência se não tomassem logo uma atitude, quando as fontes chaveadas começaram a aparecer no mercado e se tornarem comuns e as pessoas começaram a ver que suas TVs não precisavam mais daqueles reguladores manuais de tensão - aqui em casa tem um jogado nas bagunças até hoje, da marca "KRON". Então, com a popularidade dos PCs crescendo, alguém muito esperto e se aproveitando do desconhecimento da massa, passou a fazer um marketing em cima do mercado informático crescente dizendo que os sensíveis eletrônicos de um computador pessoal precisava de regulagem de "tensão" iguais as velhas televisões e geladeiras. Nossa, uma máquina tão moderna e eram piores que televisões antigas?? Tenho certeza que alguns devem ter pensado nisso na época então, "fazer o que, todos tão usando estabilizadores, devem ser necessários mesmo..." E ai a coisa foi ficando, ficando, o marketing de que os mesmos protegem os eletrônicos foram tomando proporções gigantes e deu no que deu, "opcionais" foram sendo acrescentado nesses dispositivos, filtros de linha, coisa e tal e agora são considerados indispensáveis e estranhamente, só pra computador, que tem fontes de natureza iguais a de uma TV, DVD...

Não é nenhuma teoria conspiratória mirabolante isso aí, é muito possivel ser exatemente esse o motivo pros estabilizadores existiremem nosso país, como existem hj. Não dizem que o mundo é dos espertos?? Pois é...

Sobre choques, contrate um eletrecista bom e instale DR's na sua casa pra ficar tranquilo.

Editado:

Zanzando pelo FlickR olha com a imagem que me deparo. Dêem uma olhada no estado da coisa, mas agora olhem a propaganda lá no fundo: You can trust Shilpa. A Reliable Voltage Stabilizer - Você pode confiar no Shilpa. Um confiável estabilizador de tensão... Esse fabricante aí sabe bem como divulgar seu produto! hauhauhau!

1243983492_1a56e9a2c1_b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sei se ja foi perguntado antes, mas então afinal, qual é a função real (onde ele pode ser usado eficientemente) do estabilizador domestico? é apenas um produto inútil com a intenção unica de lucro?

veja em uma msg atrás q postei onde explico o modo correto de uso do estabilizador, resumindo estabilizador é somente onde a rede é diferente do q você precisa ex: na tomada tem 110 e o aparelho (geladeira) é 127 aí sim você usa um estabilizador pra q o motor trabalhe mais folgado, mas ligar estabilizador em aparelhos com fonte chaveada( PC, TV, DVD, etc...) é só pra aumentar os lucros da loja e do fabricante, sem falar q estabilizador em fonte chaveada é TOTALMENTE desnecessário !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, um estabilizador é bom desde que você o use pra sue devido fim e sua rede seja uma porcaria ex:

você mora no sítio da vovó (fim da linha da cpfl) e lá você pegou um multimetro e leu 100Vac, digamos q você vai ligar a geladeira de 127 como???

Aí nesse caso você usa um estabilizador q irá pegar esses 100V e converter pra 127 ou o mais proximo disso.

O maior engano é achar q o estabilizador "ARRUMA A REDE" em suas oscilações, vale lembrar que a maioria das oscilações é tão rápida q o estabilizador "NEM VÊ" devido ao seu retardo de funcionamento, estou conduzindo testes em lab. onde estamos determinando o tempo de ação dos estabilizadores, as preliminares já indicam : O ESTABILIZADOR NÃO FUNCIONA EM OSCILAÇÕES MENORES QUE 50ms !!!

A maioria das oscilações que temos em nossa casa é na faixa de até 20ms, ou seja: até seu estabilizador chavear o pico de energia já atingiu a fonte e ela já controlou a situação em seus gates (transístores que fazem o chaveamento da mesma) quando o estabilizador agir ele fará a fonte agir de novo forçando-a duas vezes em uma única oscilação da rede.

Se quiser proteção de verdade pra seu pc NÃO USE ESTABILIZADOR deixe a fonte trabalhar livre, ela sofrerá menos, caso sua rede sofra de picos, surtos e etc... use um nobreak.

É mais barato pagar 200 reais num nobreak do que ficar pagando 150 reais toda vez q for trocar a fonte por que "caiu a força" "deu pico na energia".

Ps. mencione 150 baseado em uma fonte q todos gostam a 700W wireless da gamer (uma #$%¨&*).

Texto de Daniel Augusto, 5°ano Eng. Elétrica,

digitado por André Augusto (irmão)

eis a msg aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
A verdade e a seguinte pessoal,

dentro dos estabilizadores domesticos que possuimos, o que existem são relés que não passam de chaves que ficam chaveando tentando impedir uma brusca variação de tensão. O que acontece é que qualquer chave, quando acionada, gera pulsos eletromaganéticos de alta freqüencia e estas são estramamentes nocivas a sistemas digitais como é o caso dos computadores, ou seja estabilizadores podem ocasionar travamentos (Dependendo da sensibilidade do computador) e isto tem um agravante, os estabilizadores normalmente são ligados após os filtros de linha, isto significa que os pulsos gerados pelo chaveamento do estabilizador não são filtrados. Segundo, as atuais fontes produzidas para computadores são bastante robustas e podem funcionar perfeitamente diretamente na rede se achar-se necessario pode-se adicionar um filtro de linha.

Quero deixar claro que esta crítica se restringe expecificamente aos estabilizadores domesticos que não oferecem nenhuma proteção eficiente ao microcomputador, é claro que existem estabilizadores industrias mais complexos e caros que realmente valem a pena possuir, dentre as vantagens destes estabilizadores valem a pena ressaltar, estes possuem transformadores issoladores que sua razão de transformação é de 1/1, ou seja, esses transformadores nem elevam nem baixam a tenssão, então qual a função deles realmente?

Como o proprio nome sugere estes tranformadores issolam totalmente as saidas dos estabilizadores de sua entrada, isto é feito para assegurar que depois de desligado não ha a minima possibilidade de choque eletrico nas saidas do estabilizador. Já os estabilizadores domesticos não possuem esse tranformador e quando desligado ele barra somente um dos fios da entada do estabilizador. Em redes monofásica onde a pinagem da tomada estiver correta o estabilizador cortará a fase, que é justamente o responsavel pelo choque eletrico, mas em lugares onde a pinagem estiver invertida o neutro(terra da rede) será barrado e o fase passará normalmente, isto é muito comum acontecer pois uma tomada invertida funciona perfeitamente e nem todas as pessoas que se dispoem a fazer instalações eletricas possuem estas informações o pior é quado é rede é bifásica ou seja sempre uma das fase estará passando livremente. O problema nisto é que a maioria das pessoas quando desligam os estabilizadores e abrem o micro afim de fazer algum tipo de manutenção acreditam estar totalmente protegidas contra choque o que é um terrivel engano principalmente se a parte a ser acessada for a fonte de alimentação.

Pra terminar meus conselhos são os seguintes:

# Não usem estabilizadores domestico, seu mico funcionará perfeitamente direto na rede

# Se assim mesmo você não quer ligar seu micro diretamente na rede compre um estabilizador um pouco mais caro, vale a pena.

# Nunca confie na isolação de estabilizadores domesticos

Sei que este tópico vai ser polemico, mais a principio quero esclarecer que estas informações que aqui passei são bem fundamentadas e levantadas por professores experientes de eletrônica e eletrotecnica. Sou estudante de eletrônica (segundo semestre) e me disponibilizo a tirar as duvidas que sugirem e que estiverem ao meu alcance de responder.

T+ :bye:

aqui em casa a energia acabou mais de 10 vezes no mesmo dia e o pc nao queimou porque tinha estabilizador se nao tinha queimado a energia ocilava muito

Intel Core2 Duo CPU E4500 2,20 Ghz

Hd 250 Sansumg ram 2048 Mb video 256Mb Intel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será ???? :ahh: :ahh: :ahh: :ahh:

Acabou de acabar a energia aqui hehe.

Quem desligou primeiro ?

O PC da minha irmã que ela nun deixa ficar sem estabilizador aff...

O meu foi o ultimo, com PFC ativo.

Antes deu uma pá de ocuilações dava para escutar muitos tlecs de longe.

Agora a energia voltou e está aqui.

É um tanto sem base o que você disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O estabilizador SOHO por mais caro que seja hoje, não difere em nada de um modelo caro. O que diferencia o preço no nosso mercado é o tamanho do transformador, do resto é a mesmissima coisa.

Um nobreak barato é a mesma coisa que um estabilizador de qualquer preço + função de energia de emergência. Algumas marcas internacionais de nobreak possuem uma qualidade superior na montagem, proteção anti-surto, filtragem de ruidos e qualidade superior de matéria prima usada na fabricação desde o transformador aos componentes. Geralmente os transformadores de um nobrea importado de marca famosa é muito melhor construido do que um nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre fui contra estabilizador...

É muito lento, além dos relés não serem muitos seguros, porém se tratarem de pequenas bobinas, podendo queimar-se muito facilmente, sendo então algo inútil e caro para mim...

Eu prefiro o filtro de linha, onde apenas queimará o fusível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui em casa a energia acabou mais de 10 vezes no mesmo dia, e o pc nao queimou, porque tinha estabilizador, se nao, tinha queimado. a energia ocilava muito.

Intel Core2 Duo CPU E4500 2,20 Ghz

Hd 250 Sansumg ram 2048 Mb video 256Mb Intel

Acho incrível como alguns usuários tem a capacidade de voltar no tempo. Por exemplo, para ter certeza do que diz, o Renan deve ter voltado no tempo, ligado o pc direto na tomada, e consequentemente o pc queimado, aí ele pensou "é realmente o estabilizador fez diferença, impediu que meu pc queimasse". -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho incrível como alguns usuários tem a capacidade de voltar no tempo. Por exemplo, para ter certeza do que diz, o Renan deve ter voltado no tempo, ligado o pc direto na tomada, e consequentemente o pc queimado, aí ele pensou "é realmente o estabilizador fez diferença, impediu que meu pc queimasse". -_-

Você viu meu contra argumento ?

Só que quando eu postei ele foi no presente.

MAs está certo.

As pessoas falam, sempre usei e nunca tive problemas, pensam que qualquer coisa queima o PC e o estabilizador salva.

Acho que para os preguiçosos de ler seria legal alguém aqui fazer um resumo de sobre não usar estabilizadores.

- O Estabilizador é lento em suas correções

- A fonte chaveada tem uma boa faixa de tensão que suporta

- Estabilizador no seu tlec gera aquela onda esquisita

- Para quem tem PFC ativo é sem pensar em estabilizador

Não sei mais, depois lembro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi sim ;)

pois é, é por isso que prefiro os argumentos muito bem fundamentados.

Postado Originalmente por Fábio JS Pereira viewpost.gif

Se eu não usar estabilizador, quem é que vai pagar o meu prejuízo quando queimar tudo ?

Você está se precipitando, esses pulsos gerados são fracos e além disso existe a fonte dentro do PC, mais uma proteção.

Não concordo com a sua tese.

iaí será q apareceu alguém pra pagar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende o que você entende por seguro.. Se for aqueles estabilizadores que se tinha, e se tem na maior parte das residências até hoje, saiba que no tocante a proteção contra surto de tensão, eles não tem nada, enquanto uma boa régua de proteção tem.

Mais. Os estabilizadores ficam atrapalhando a sua fonte, tentando desesperadamente fazer o que não necessita e o que não deve ser feito, que é desligar seu PC a todo instante, a cada tlec, e ligando-o de novo em um tap com uma tensão maior ou menor em 6 a 8 volts. Um filtro/proteção contra surtos não faz isso dai..

Só isso.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto a quedas de energia, o filtro tem algum sistema de segurança?

Vou usar na seguinte configuração:

GA-G31M-S2L 775P 174,00

CORE 2 DUO E8400 3.00/1333 6MB LGA775 BOX 512,00

512MB GF 8800GTS DDR3 787,00

x2 DDR2-800 1GB KINGSTON 140,00

HD 250GB SATA2 SAMSUNG 7200 136,00

FONTE ATX OCZ STEALTHXSTREAM 600W REAIS 308,00

GABINETE COLOR MASTER CM ELITE 333 RC-333-KKN1-GP 138,00

Fone/microfone SATELLITE AE-335 24,00

CAIXAS DE SOM K-MEX SP-R205 200W USB PRETA 22,00

Não há problemas de não usar estabilizador então? Desculpem tantas perguntas, é que estou fazendo o possível para não der problemas quando meu computador chegar. :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E quanto a quedas de energia, o filtro tem algum sistema de segurança?

Não há problemas de não usar estabilizador então? Desculpem tantas perguntas, é que estou fazendo o possível para não der problemas quando meu computador chegar. :D:D

Segurança quanto a queda de energia, ai depende.. Para manter seu PC ligado, mesmo na queda de energia, somente um no-break. Para fornecer proteção contra possíveis surtos de tensão, transientes, picos possivelmente gerados no instante de uma queda de energia, sim o supressor de surtos vai ajudar, mas vai deixar seu PC desligar, ele não vai segurar a alimentação, pois não tem essa função..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segurança quanto a queda de energia, ai depende.. Para manter seu PC ligado, mesmo na queda de energia, somente um no-break. Para fornecer proteção contra possíveis surtos de tensão, transientes, picos possivelmente gerados no instante de uma queda de energia, sim o supressor de surtos vai ajudar, mas vai deixar seu PC desligar, ele não vai segurar a alimentação, pois não tem essa função..

Na verdade eu só quero manter a integridade do computador nessas quedas, sei que ele vai desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu só quero manter a integridade do computador nessas quedas, sei que ele vai desligar.

E o que te faz acreditar que o estabilizador mantém a integridade do seu computador nesses eventos de queda de luz?

Pra começo de história, a queda de luz em si pode causar no máximo um corrompimento de arquivo, o problema maior está no seu retorno, especialmente se é queda com retorno veloz, esse tipo de queda e retorno pode causar surtos de corrente em fontes chaveadas, pra isso só um nobreak pra resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu deus parece até guerra !! 4 anos !!

eu tenho um notebook...

eu posso ligar ele na energia sem a bateria ??

pois eu li em alguns foruns q se conectado muito tempo a bateria na energia ela da pau...

e mais uma pergunta...

eu devo usar filtro de linha ou estabilizador (desses de 50 reais) ??

Obrigado!

PS: Notebook da DELL inspirom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que quem defende estabilizador para tudo está lutando de fuzil sem munição ...

Muita gente aqui nun tem argumentos...

mas cara se nao usar estabilizador vamos usar o que ??

igual no meu caso...

nao vou usar um no-brake para um notebook tem q ser filtro ou estabilizador(se é q notebook precisa de estabilizador)...

concorda??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
mas cara se nao usar estabilizador vamos usar o que ??

igual no meu caso...

nao vou usar um no-brake para um notebook tem q ser filtro ou estabilizador(se é q notebook precisa de estabilizador)...

concorda??

Não use nada!!!

No seu TV você usa o que???

No seu Amplificador você usa o que??? E no DVD??? E na sua nova TV LCD???

Se você quiser colocar alguma proteção contra surtos, coloque uma boa régua com protetores contra surtos de tensão, tanto para seu TV, quanto para o Amplificador quanto para o PC.. ou a TV LCD..

Mas se não quiser colocar nada, não coloque... Se você tem ai um estabilizador comprado antes de 2008, saiba que faz tempo, muito tempo que você não tem nada ai, além de uma tralha que fica desligando e religando desnecessariamente seu PC, e lhe dando a sensação de que seu PC estaria protegido.. Pois você de proteção não tinha nada, nunca teve..

Então não se assuste quando lhe digo... Não use nada no lugar de um estabilizador e você estará melhorando muito..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada impede de os 2007 ou anterior já vierem em conformidade com a nova norma, procure pelos dados na etiqueta do estabilizador. A maioria dos estabilizadores da APC por exemplo nem precisaram entrar em conformidade com a nova norma, com exceção de 1 modelo que tiraram de linha já tem tempo. A APC é uma marca mundial. Pra saber se o estabilizador ta dentro da nova norma, veja sua etiqueta os dados:

NBR 143373:2006 - essa é a ultima norma que entrou em vigor em Jan/2008.

Mudanças:

A nova norma NBR 14373:2006 exige obrigatoriamente que os estabilizadores tenham recursos técnicos que antes eram opcionais, como: a) Filtro de linha - reduz os ruídos provenientes da rede elétrica; B) Protetor contra surtos da rede elétrica - proteção contra descargas elétricas; c) Desligamento automático - desliga a saída do estabilizador

quando a rede elétrica estiver fora das condições de operação; d) Protetor térmico - proteção adicional contra sobrecarga; e) Aumento da faixa de tensão de entrada - 45% em redes 110V, 115V,120V e 127V e 40% em 220V; f) True-RMS - permite o funcionamento correto do estabilizador em redes elétricas distorcidas; g) Sensor de potência - desliga o estabilizador quando o usuário utilizar equipamentos que excedam a potência do estabilizador. Os fabricantes tiveram um ano para a adaptação dos produtos conforme as mudanças previstas na norma atualizada. Assim, os certificados

emitidos de acordo com a norma de 1999 perderam validade desde 1º de janeiro último. No entanto, os comerciantes que ainda possuírem equipamentos certificados pela versão antiga poderão continuar a vender o produto até o fim do estoque.

Só tem um único porém. Não sei porque motivo a norma não definiu valores técnicos pra essas novas exigências, simplesmente fala que tem que ter, mas isso não é o suficiente! Vejamos o filtro de linha e proteção anti-surto:

O filtro de linha, agora é obrigatório, nossa só em 2008 a parte mais importante de uma proteção passa a ser obrigatória! Mas apenas disseram que tem q ter e nada mais.

Um bom filtro de linha possui capacitores e indutores e ambos possuem especificações técnicas relativas à efetividade da filtragem (nível de corte e uma faixa frequencial pré determinada) e segurança. Exemplo de um capacitor de filtragem:

Protetores certificados pela UL1449, por exemplo, só podem usar capacitores classe X ou Y, a nossa norma não fala nada disso até onde sei! Esses capacitores são muito mais seguros pra operarem numa rede de corrente alternada, mas ainda vemos produtos com capacitores pra uso geral recebendo corrente alternada 220V ou mais. Apesar de terem sido feitos pra operar até 250 ou 275V, não passam em testes de transientes de alta tensão, podendo pegar fogo ou explodir. Raros são os estabilizadores, mesmo dentro da nova norma, que vem com indutores dedicados ao filtro de linha.

A proteção anti-surto antigamente tb não era obrigatória, mas muito importante. Não especificaram nada com relação as especificações desse estágio, apenas novamente disseram que tem que ter. Ué, um varistor de 7mm é uma proteção anti-surto, basta o fabricante por essa pecinha de 10 centavos lá e ta em conformidade com a nova norma! Quem entende do assunto sabe que um varistor desse tamaninho, colocado apenas entre Fase-Neutro, não vai ajudar pra muita coisa não, muito menos contra algumas ações de raios! Um belo protetor possui varistores em paralelo, de 20mm ou maior, protegidos por fusiveis termicos e colocados na configuração Fase-Neutro, Fase-Terra e Neutro-Terra.

Essa nova norma não fez mais do que os fabricantes já deveriam fazer desde início da década de 90 ou pra trás. Os poucos estabilizadores q você acha em paises de primeiro mundo, possui proteções com especificação muito mais bem elaborada que os nossos e há anos possuem todas essas exigências ai da norma atual. A diferença é que lá fora muito pouca gente compra esses produtos, só em casos de real necessidade. Aqui não, vende como água, em 98% dos casos sem necessidade e um produto com proteções duvidosas. Estranho isso, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...