Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

  • Membro VIP
No lugar de estabilizador tenho usado autotransformador, é o resultado tem me agradado.

Alguém aí quer comentar sobre os mesmos?

Hugo

Se você está usando um autotransformsdor, deixe-me adivinhar, é porque a energia de baixa tensão ai no seu site é 220 Volts e você a rebaixa, com um autotransformador, para 110 Volts, correto?

Cite uma só boa razão para você não ligar seus equipamentos em 220 Volts... Será que eles não suportam essa tensão???

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No lugar de estabilizador tenho usado autotransformador, é o resultado tem me agradado.

Alguém aí quer comentar sobre os mesmos?

Hugo

reforçando a ideia do faller, se suportarem ligue-os em 220V... fontes em 220 costumam ter um rendimento maior em 220 do que em 127... T+ e não se esqueça NÃO USE ESTABILIZADOR, NÃO USE ESTABILIZADOR, NÃO USE ESTABILIZADOR, NÃO USE ESTABILIZADOR, NÃO USE ESTABILIZADOR, NÃO USE ESTABILIZADOR, NÃO USE ESTABILIZADOR, NÃO USE ESTABILIZADOR,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu não pretendo desvirtuar o tópico, mas dizem que perguntar não ofende,rs, eu gostaria de saber se existe algum tipo de filtro de linha, disjuntor, no-break, estabilizador ou qualquer coisa que possa ser ativada remotamente.

Consegui fazer funcionar o wake on lan no meu trabalho, é simplesmente fantástico, eu posso ir embora para casa assumir o controle do servidor e ligar e controlar remotamente todos os computadores e botar pra realizar todas as rotinas, mas a direção não vê com bons olhos deixar os equipamentos ligados na tomada, a medida padrão é desligar da tomada no fim do dia, se esse equipamento existe será uma mão na roda.

Não quero esticar muito a conversa e mais uma vez reforço que não pretendo desvirtuar o tópico uma vez que estamos falando da fronteira energia/pc, um simples sim ou não já me satisfaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqueles estalos q dá no estabilizador de vez em quando significa a tensão caindo ou aumentando? inclusive no Nobreak tambén dá até aquela luzinha apaga e ascende muda de uma p outra como se tivesse faltado energia e voltado rapidamente, isso significa o q, q ele funcionou ou seja cumpriu o papel de estabilizador da corrente?

Abraços :joia:

os estalos são do estabilizador ou no-break tentando corrigir a variação da energia, DIFERENÇA MORTAL: o estabilizador apenas muda de chave e o no-break ativa o inversor, ou seja se a variação for muito rápida (x<50milisegundos) o estabilizador nem "mexe", já o no-break ativa o inversor pois este tem um tempo de ação na casa dos 5~10 milisegundos, os estalos dizem praticamente assim:

Estabilizador= "a rede variou eu nao acompanhei, tentei consertar mas já era tarde aí eu voltei na minha config normal e dane-se sua fonte"

No-break= " a rede variou eu desliguei a rede e ativei pela bateria, quando ela retornou ao normal eu a conectei de volta impedindo a oscilação de chegar à sua fonte"

Agora se pensa em proteção contra descargas atmosféricas (raios & cia LTDA) procure um no-break com varistor mas ainda é meio arriscado dependendo de onde o raio cair, espero ter respondido sua duvida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os estalos são do estabilizador ou no-break tentando corrigir a variação da energia, DIFERENÇA MORTAL: o estabilizador apenas muda de chave e o no-break ativa o inversor, ou seja se a variação for muito rápida (x<50milisegundos) o estabilizador nem "mexe", já o no-break ativa o inversor pois este tem um tempo de ação na casa dos 5~10 milisegundos, os estalos dizem praticamente assim:

Estabilizador= "a rede variou eu nao acompanhei, tentei consertar mas já era tarde aí eu voltei na minha config normal e dane-se sua fonte"

No-break= " a rede variou eu desliguei a rede e ativei pela bateria, quando ela retornou ao normal eu a conectei de volta impedindo a oscilação de chegar à sua fonte"

Agora se pensa em proteção contra descargas atmosféricas (raios & cia LTDA) procure um no-break com varistor mas ainda é meio arriscado dependendo de onde o raio cair, espero ter respondido sua duvida

Lembre-se que nobreaks simples possuem estabilizador, então primeiro eles tentam corrigir a variação, se não deu ai sim eles ativam a bateria. E essa de nobreak não deixar a variação passar eu não concordo, ele é um estabilizador 99% do tempo, só quando faltar energia que a bateria é ativada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os estabilizadores estão agora sujeitos às novas normas, aqueles que não seguirem as normas NÃO PODERÃO SER COMERCIALIZADOS!

Normas:

- Saída sempre 110 independente da entrada

- Adição de filtro de linha

- adição de controladores de tensão

- adição de tanta coisa que não da para lembrar de cabeça

Li isso domingo se bem me lembro na revista "O SETOR ELÉTRICO" (que eu acho muito bom para ser sincero, sempre com bons artigos, porém eles visam mais a área da elétrica que da eletrônica), aparentemente estão queredo corrigir esses erros fatais que os estabilizadores vagabundos expuseram nossos equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só quando faltar energia que a bateria é ativada.

É aí que se engana, NÃO É só quando "cai a força" quando ocorre uma variação de tensão p/ valores abaixo ou acima dos níves normais ele TAMBÉM ativa o inversor ok, se duvidas leia o manual tá escrito, e comprovado por testes de laboratórios realizados por mim na facu bl???

Para comprovar o que estou lhe falando, pergunte a quem possui um nobreak (decente) em uma rede com oscilações porque de vez enquando o nobreak liga o inversor sem ter caído a força.

Todos os estabilizadores estão agora sujeitos às novas normas, aqueles que não seguirem as normas NÃO PODERÃO SER COMERCIALIZADOS!

É difícil falar em "seguir regras" num país onde até há uma fiscalização honesta (INMETRO) mas não há uma aplicação efetiva da lei.

Exemplo:

Quem não consegue comprar uma fonte gamer? e não preciso dizer qual o resultado dos testes de carga.

teria que ficar escrevendo um mês para citar todos os equipamentos reprovados nos testes e que são vendidos sem restrições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É aí que se engana, NÃO É só quando "cai a força" quando ocorre uma variação de tensão p/ valores abaixo ou acima dos níves normais ele TAMBÉM ativa o inversor ok, se duvidas leia o manual tá escrito, e comprovado por testes de laboratórios realizados por mim na facu bl???

Para comprovar o que estou lhe falando, pergunte a quem possui um nobreak (decente) em uma rede com oscilações porque de vez enquando o nobreak liga o inversor sem ter caído a força.

Claro, concordo.

Se o nobreak diz manter a saída com variação de 6% para mais ou menos, primeiramente ele tenta fazer isso com o estabilizador interno, se não der mais com o estabilizador ai ele passa para a bateria.

Vejamos um exemplo:

http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=N038

Estabilizador interno: com 4 estágios de regulação.

Função TRUE RMS: permite uma melhor regulação de tensão de saída.

Forma de onda senoidal por aproximação: retangular PWM controle de largura e amplitude.

Características de entrada:

Variação máxima de tensão para regulação de +6% -10% (89V - 138V)

Variação máxima de tensão em modo rede 89V - 143V

Características de saída:

Regulação: +-5% (para operação em bateria) +6% -10% (para operação em rede)

Minhas conclusões:

Possui um estabilizador de quatro taps para tentar regular a tensão em uma faixa de +6% -10% em relação aos 115V nominais, uma estabilização porca, que de estável não tem nada, a saída ficaria entre 108.1V e 121.9V, isso, quando na entrada, estiver entre 89V e 138V (essa diferença entre entrada e saída só é possível com um estabilizador), passando dessa faixa de entrada só agora a bateria entra em ação, com uma onda retangular :unsure:.

Para mim isso não é muito diferente de um estabilizador, é um estabilizador com uma bateria, só isso.

E os tlecs que ele faz podem ser tanto do estabilizador (que já sabemos faz mal, pode gerar surtos de tensão) quanto do chaveamento rede-bateria (com um intervalo sem tensão de uns 8ms, também não muito bom).

Continuo afirmando: Nobreak barato = Estabilizador com bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim isso não é muito diferente de um estabilizador, é um estabilizador com uma bateria, só isso.

E os tlecs que ele faz podem ser tanto do estabilizador (que já sabemos faz mal, pode gerar surtos de tensão) quanto do chaveamento rede-bateria (com um intervalo sem tensão de uns 8ms, também não muito bom).

1° - Antes de afirmar veja o que escrevi entre parenteses "DECENTE", isso quer dizer um nobreak de verdade por isso estão de fora todos essses baratos.

2° - Variações de até +-15% na rede é NORMAL, a companhia tem que entregar 127V, mas meça com um multímetro e vera que de manhã é uma coisa a tarde é outra e a noite quando o consumo aumenta é menor ainda, então o "estabilizador" embutido no nobreak serve para manter em 115V a saída quando a entrada varia nessa faixa que repito é normal e permitido.

3° - a maioria dos nobreak's trabalham em PWM, aí lhe pergunto qual o problema desse tipo de onda para uma fonte chaveada???

4° - existe sim nobreak's de sinal senoidal, eu tenho um, MANAGER III 1400va SMS (veja no site), mas se a forma de onda não interfere na fonte para que então saída senoidal??? simples, quem disse que eu ligo só pc nele??? com esse tipo de onda eu posso ligar meus dois monitores da yamaha, minha mesa behringer, meus dois monitores lcd e a luz do estúdio sem problemas, garantindo proteção e suprimento de força a qualquer situação.

ia esquecendo aquele programinha que vem o UPSILON2000 é show de bola pra monitorar a rede...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de um no-break,vocês irão de APC ou SMS?

Comparando os 2 filtros de linha,de 6 da APC e de 8 da SMS que eu tenho aqui e só pela bitola do cabo de alimentação dos filtros iria de APC.

Este no-break aqui é bom?

http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=0000036815999&idDept=7192&src=

Ou em deste é mais garantido?

http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=0000049958218&idDept=7192&src=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1° - Antes de afirmar veja o que escrevi entre parenteses "DECENTE", isso quer dizer um nobreak de verdade por isso estão de fora todos essses baratos.

2° - Variações de até +-15% na rede é NORMAL, a companhia tem que entregar 127V, mas meça com um multímetro e vera que de manhã é uma coisa a tarde é outra e a noite quando o consumo aumenta é menor ainda, então o "estabilizador" embutido no nobreak serve para manter em 115V a saída quando a entrada varia nessa faixa que repito é normal e permitido.

3° - a maioria dos nobreak's trabalham em PWM, aí lhe pergunto qual o problema desse tipo de onda para uma fonte chaveada???

4° - existe sim nobreak's de sinal senoidal, eu tenho um, MANAGER III 1400va SMS (veja no site), mas se a forma de onda não interfere na fonte para que então saída senoidal??? simples, quem disse que eu ligo só pc nele??? com esse tipo de onda eu posso ligar meus dois monitores da yamaha, minha mesa behringer, meus dois monitores lcd e a luz do estúdio sem problemas, garantindo proteção e suprimento de força a qualquer situação.

ia esquecendo aquele programinha que vem o UPSILON2000 é show de bola pra monitorar a rede...

Vou responder em ordem:

1- Poderia citar um nobreak offline sem estabilizador (só esse seria decente no meu ponto de vista).

2- Claro que a rede varia, e as fontes foram feitas para tolerar isso, uma fonte de monitor ou uma atx com pfc ativo funciona de 90 a 264V, qual a necessidade de alimentar uma fonte dessas com 115V "estáveis"?

Já não foi provado que estabilizar a tensão para um PC é desnecessário, e que esses estabilizadores e nobreaks são prejudiciais aos PCs??

3- http://forum.clubedohardware.com.br/ups-nobreak-x/544906

4- Não tem o que responder aqui, você não fez perguntas. Mas duvido que esse nobreak te entrega uma energia protegida, proteger um pouco ele protege (filtro de linha bom protege mais), o problema são os surtos que o próprio estabilizador dele coloca na rede de saída...

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/482317?t=482317&highlight=voc%EA+viu+tlec

http://adrenaline.com.br/forum/3940762-post979.html

Continuo afirmando, nobreak só se há muitos problemas com queda de energia, proteção não é tarefa deles.

E se eu for comprar um nobreak algum dia desses irei procurar por um sem estabilizador interno ou online. Só em ultimo caso mesmo comprar um line interactive.

No caso de um no-break,vocês irão de APC ou SMS?

Comparando os 2 filtros de linha,de 6 da APC e de 8 da SMS que eu tenho aqui e só pela bitola do cabo de alimentação dos filtros iria de APC.

Este no-break aqui é bom?

http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=0000036815999&idDept=7192&src=

Ou em deste é mais garantido?

http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=0000049958218&idDept=7192&src=

No geral os nobreaks APC são melhores, filtros de linha mais completos e estabilizadores menos intrometidos. Só fique longe dos modelos bivolt, as reclamações são muitas.

Se precisa de um nobreak com entrada bivolt e saída 115V recomendo então SMS, mas fique com os modelos Net 3, Net 4 ou Manager III Senoidal, ou então os modelos das linhas empresariais, os outros modelos mais simples e mais baratos são meio duvidosos.

Os que você citou: O primeiro, 600VA, é bivolt e o pessoal reclama que esquenta bastante, mas há um modelo monovolt 115V que é bom. O segundo é de 1300VA, monovolt, um nobreak muito bom, inclusive o estabilizador interno só age em um momento, quando a tesão está muito baixa, e ele aumenta um pouco ela, para economizar bateria, isso é bom pois seus equipamentos vão sofrer menos. Mas não há como compará-los, principalmente pela grande diferença na potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3° - a maioria dos nobreak's trabalham em PWM, aí lhe pergunto qual o problema desse tipo de onda para uma fonte chaveada???

Para que você entenda a diferença do stress que acarreta na fonte o uso de um tipo de forma de onda e de outro tipo, você terá que entender como se dá, em uma fonte, a retificação da tensão da rede (ou do no-break) e o armazenamento de energia, sob a forma de tensão, em um capacitor eletrolítico..

Tentando tornar a coisa fácil...

Tente entender como a rede elétrica é retificada e a energia acaba sendo acumulada sob a forma de tensão ai nesse emulador de um retificador.

Agora entenda que a energia da rede ou do no-break, somente conseguirá fluir da tomada da rede, ou do no-break, durante o tempo em que houver uma variação de tensão de entrada e que a tensão de entrada seja maior que a tensão já armazenada no capacitor..

Exercite esse modelo com o seu mouse, fazendo a linha vermelha (seu controle do tempo) andar..

Verá que a corrente somente fluirá desde a entrada até o capacitor quando essas condições que eu citei acontecerem..

Ou seja, mesmo com uma tensão de entrada senoidal a rede elétrica conseguirá alimentar o capacitor em parte do tempo do ciclo, digamos em 20% desse tempo..

A corrente média que seu PC demanda da rede digamos seja de 10 Amperes. Como ela é suprida somente em 1/3 do tempo do ciclo, seu valor de pico deverá chegar a no mínimo 3 vezes mais (na verdade chega a 10 vezes mais) isto é 10 x 3 = 30 Amperes.

Isso dai estressa toda a entrada da fonte, seus diodos, as chaves, a rede, as tomadas, tudo...

A fonte com PFC ativo resolve esse problema dai, fornecendo corrente sincronamente com a tensão de entrada, o tempo todo..

Mas não é ai que eu quero chegar. É na tensão retangular...

Imagine, pois não tenho emulador desse caso, seu PC senndo alimentado não pela forma de onda senoidal, mas sim por uma forma de onda retangular, típica de um no-break senoidal por aproximação, ou pseudo senoidal ou cioisa que o valha..

Vai ai as formas de onda para ajudar mna mentalização...

Formasdeonda.jpg

Olhe ai aquela forma de onda retangular e imagine a mesma driveando aquele diodo para alimentar o mesmo capacitor...

Se antes, com a forma de onda senoidal, existia um tempo para o capacitor trocar energia com a rede, agora, com a forma de onda retangular esse tempo tende a zero.. A corrente que antes assumia valor de 3 a 10 Vezes o nominal que seu PC pedia, agora assume valores muito, mas muito maiores, sendo apenas limitada pela incapacidade às vezes de seu no-break oferecer mais corrente..

Desse modo existe a possibilidade de arriar a saída do no-break, existe a possibilidade de alta perda por IxR, existe o absurdo de seu no-break trabalhar o tempo todo mas somente poder realmente ofertar energia para seu PC em um ontervalo de tempo ínfimo, muito pequeno, e desse modo, nesse intervalo de tempo, os elementos de entrada da fonte, diodos, bobinas filtros, fusível,termistor etc são submetido a um stress muito maior, diminuindo suas vidas úteis.

Isso sem falar na parafernália de distorção harmonica gerada, na RFI e EMI, geradas, ou seja ... Um rascunho do inferno...

Desse modo errado está você quando diz que a forma de onda retangular não atrapalha... Quer gerada por PWM ou o que valha... Atrapalha sim e muito..

Mais que isso. Tão logo a forma de onda suba para seu patamar mais alto, ou mais baixo, o cenário muda completamente e seu no-break paas a oferecer corrente contínua a carga, seja ela qual for.

Por isso não se deve colocar elementos magnéticos em um no-break desse tipo. Não aguentam pois elementos magnéticos cujo princípio se baseia na indução não respondem a corrente contínua. Ou vocè já viu algum transformador aplicado direto, sem nada mais, em uma tensão contínua, para elevar ou reduzir a tensão??? Jamais...

Desculpe-me pela extensão do post, mas isso dai não é fácil de fazer passar.. Não sei se fui claro, mas se tiveres alguma dúvida adicional, por favor pergunte..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi!Depois de ler essa história toda sobre os tipos de ondas aí acho q o melhor negócio que fiz foi ter comprado um filtro de linha deste:

http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=0000049960204&idDept=7192&src=

Estou com fonte,monitor,modem e roteador ligados nele.

Pras tomadas de pino redondo acabei comprando um SMS de 8 tomadas mesmo,já citado no meu post anterior...

Agora,são incríveis estes filtros nacionais com tomadas paralelas!

Os plugues são maiores do q a área da tomada então fica muito complicado de ligar uma ao lado da outra.

A tomada adjacente fica quase inutiizada!:eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não entendo muito de eletrônica mas vou apenas citar minha experiência neste caso, tinha um estabilizador SMS de 600VA, meu computador tinha fonte de 250w real. Toda vez que dava uma baixa de tensão ele reiniciava, dai um colega que estuda eletrônica no CEFET-PB me disse que as fontex atx tem uma ótimo nível de estabilização, bem melhor do que os estabilizadores. Então resolvi fazer o teste, deixei meu pc ligado direto no 220v e me surpreendi, uma vez a energia baixou tanto que as lampadas florescentes de casa apagaram, mas surpreendentemente o pc continuou ligado, só o monitor apagou.

Não quero dar pitaco na resposta de ninguém, mas depois que comecei a usar apenas a fonte na tomada ligada a um filtro de linha( apenas para proteção com fusível ), nunca mais tive problemas no pc. Ótimo post cara, parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo muito de eletrônica mas vou apenas citar minha experiência neste caso, tinha um estabilizador SMS de 600VA, meu computador tinha fonte de 250w real. Toda vez que dava uma baixa de tensão ele reiniciava, dai um colega que estuda eletrônica no CEFET-PB me disse que as fontex atx tem uma ótimo nível de estabilização, bem melhor do que os estabilizadores. Então resolvi fazer o teste, deixei meu pc ligado direto no 220v e me surpreendi, uma vez a energia baixou tanto que as lampadas florescentes de casa apagaram, mas surpreendentemente o pc continuou ligado, só o monitor apagou.

Não quero dar pitaco na resposta de ninguém, mas depois que comecei a usar apenas a fonte na tomada ligada a um filtro de linha( apenas para proteção com fusível ), nunca mais tive problemas no pc. Ótimo post cara, parabéns.

Estranho o monitor ter desligado, ele estava direto na tomada também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto a aqueles no-breaks e estabilizadores com proteção para modem? Realmente serve pra alguma coisa? Que eu saiba somente se a tensão da dscarga for muito baixa caso contrário é tão rápido que passa direto pela proteção e queima os aparelhos do mesmo jeito. Correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto a aqueles no-breaks e estabilizadores com proteção para modem? Realmente serve pra alguma coisa? Que eu saiba somente se a tensão da dscarga for muito baixa caso contrário é tão rápido que passa direto pela proteção e queima os aparelhos do mesmo jeito. Correto?

Já vi vários estabilizadores com esse tipo de proteção e muitos ela é muito básica, como todo o resto.

Protetores nas linhas de telefone, antena, TV a cabo, não só funcionam como são muito recomendados, é mais fácil um surto (raio) entrar pelo telefone a entrar pela rede elétrica. Mas claro, deve ser um bom protetor, esses protetores podem ser integrados em filtros de linha ou nobreaks e também separados, apenas para proteger essas linhas. Um detalhe é que essas proteções só funcionam se tiver um local para descarregar o surto, um bom aterramento por exemplo, podendo, de modo não ideal, ser usado o fio neutro para descarga dos surtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Concordo totalmente que um no-break é muito melhor e seguro que o estabilizador, mas se voce nao precisa de um tempo pra desligar seu computador apos uma queda de energia, o estabilizador pode ser util apenas pra nao dar uma tensão muito alta no pc ...

uma coisa que nao aconselho a usar são os filtros de linha !!!

Comparando o preço de um estabilizador e um no-break para mim o estabilizador esta bom !

Abraços ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo totalmente que um no-break é muito melhor e seguro que o estabilizador, mas se voce nao precisa de um tempo pra desligar seu computador apos uma queda de energia, o estabilizador pode ser util apenas pra nao dar uma tensão muito alta no pc ...

uma coisa que nao aconselho a usar são os filtros de linha !!!

Comparando o preço de um estabilizador e um no-break para mim o estabilizador esta bom !

Abraços ...

Se leu, leu no máximo uma página do tópico.

Veja esse tópico, o assunto está mais resumido:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Veja que o estabilizador não impede de "dar uma tensão muito alta no pc", o estabilizador cria essa tensão (surtos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo totalmente que um no-break é muito melhor e seguro que o estabilizador, mas se voce nao precisa de um tempo pra desligar seu computador apos uma queda de energia, o estabilizador pode ser util apenas pra nao dar uma tensão muito alta no pc ...

uma coisa que nao aconselho a usar são os filtros de linha !!!

Comparando o preço de um estabilizador e um no-break para mim o estabilizador esta bom !

Abraços ...

Amigo, leia o tópico primeiro antes de mandar um post deste.

Depois de ler o tópico, me responda algumas perguntas...

- Por qual razão você "acha" que o nobreak é muito melhor e seguro que o estabilizador? (tirando a parte que ele tem uma bateria que segura carga por alguns minutos)

- Por que você diz que não aconselha a usar são os filtros de linha?

E depois que ler o tópico quero que pense se ainda poderá dizer "para mim o estabilizador esta bom !"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai! SExta feira 13? ressuscitando os mortos? Eu achei que este assunto já estava morto e enterrado em paz.

fiz uns testes aqui na empresa, a rede tá meia boca, quando o ar liga a rede dá uma queda até consideravel, tirei os estabilizadores de alguns pcs e estes não"tremem o monitor" quando o ar liga ou desliga, estes computadores, sem estabilizadores ligados direto na tomada, estão funcionando maravilhosamente bem obrigado.

Fico somente com uma dúvida: Afinal, os estabilizadores tem alguma serventia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...