Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

pois é não tiro sua razão, mas como me pediu aí vai.

quando disse que "não tinha problemas" me refiro ao pequeno tempo em que o nobreak entra pra suprir o surto ou queda de tensão ok.

agora se você vai usar o nobreak por um péríodo meio longo, maior do que 1 minuto, é sem dúvida que se deve usar um senoidal, a propósito se você souber de alguem tenho um senoidal da SMS o manager 3 senoidal 650VA (360W real)

pra vender trocar sei lá, ele tá bl, no lugar eu coloquei um

manager 3 senoidal 1300VA (800W real) com soft UPsilon2000 pra monitorar ok

T+ e parabéns pela msg, só ficou meio grande... hehehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo lendo todas as 64 paginas do topico não consegui convencer a si mesmo de que o uso de estabilizadores causa problemas ao micro

Jura que você teve mesmo paciência para ler 64 páginas? Sério mesmo?

E ainda não se convenceu? Isso é o que eu chamo de tempo perdido. É a mesma coisa do que ler um livro grande para no final dizer: "Li tudo, mas não entendi nada da história". :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal este outro topico também pode ajudar o nosso amigo Ohack

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/482317?highlight=voce+viu+tlec

Outro motivo de encostar esse "tijolo", é a perda de energia que ele tem por causa do transformador. Imagina só, você deixa de comprar uma fonte barata com eficiência de 75% para comprar uma de 85% e gasta uma nota com isso para ter uma economia na conta de luz, aí você vem com o "tijolo" e joga os 10% fora. Não serve pra nada e ainda você paga pra usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mesmo lendo todas as 64 paginas do topico não consegui convencer a si mesmo de que o uso de estabilizadores causa problemas ao micro

Duas observações ao amigo com dificuldades de decisão ai:

1) O Estabilizador stressa a fonte de seu PC. Não atrapalha ao PC como um todo, a menos que a fonte venha a estragar, é claro...

2) O seu desapontamento com a descoberta dos potenciais problemas que ele trás, é absolutamente normal e compreensível, e até mesmo retrato essa questão psicológica nesse post aqui, que gostaria que você lesse: http://www.guiadohardware.net/comunidade/razoes-estabilizadores/970570/5.html#post4379828

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Estou um pouco fora do assunto pois sou novo aqui e n li todos os posts, n estou acompanhando o tópico, mas vou dar minha opinião!

Trabalho com infomratica a 6 anos, e des d ntão tive problemas com estabilizadores, o pricipal problema ra q os estabilizadores eram mais fracos q as fontes do pc, normalmente establizadores de 300VA são vendidos, e todos sabemos q um pc completo, tudo bunitinho com impressora, comsome bem mais q isso, ai começa os problemas, e sem contar q num teste de bancada, com um multimetro comum, notei q n estabilizavão grande coisa n em, cehvada dar saidas entre 100 e 130V, o q dizia establizado em 115V na embalagem!

Bom, a 2 anos montei uma lan-house, e TODOS os meus 12 micros trabalhão SEM establizadores, e nunca tive problemas com isso, troquei 2 fontes até hoje, e uma foi porque o cooler paro, então, particularmente, eu c n for pra usar um estabilizador bom (decente) é melhor na usar!

Desculpem meu portugues, ta uns 5ºC agora aqui no sul, nem sinto os dedos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o seguinte, antes de existir INMETRO nós ficavamos muita na mão de lojistas, amigos, parentes, 'fulano que disse' etc.

Agora nesse ponto, hoje temos o INMETRO que faz com que os produtos que carregam o seu selo realmente cumpram o que prometem e estes são exaustivamente testados em laboratórios.

Então para quem tem dúvida se esse ou aquele é bom, compre os aparelhos que tem o selo do INMETRO, você terá a garantia que se a empresa diz que vai proteger o seu aparelho o selo do INMETRO garante que ele está dizendo a verdade.e você está levando para casa um aparelho com qualidade.

Só isso que tenho a adcionar.

[]'s

só que ultimamente tem empresas que andam falcificando o selo do inmetro ou seja andam colocando oselo do inmetro sem tem a autorização do mesmo

então devemos tomar cuidado com os produtos que compramos hj em dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afinal, os estabilizadores tem alguma serventia?

Em uso com computadores?

Não, não, não...

parei pois não posso escrever não infinitas vezes... kkkk

devemos tomar cuidado com os produtos que compramos hj em dia

Alguém por favor me diz: onde está escrito no teste do inmetro "estabilizador pra pc"

estabilizador é pra se usar com aparelhos que "sentem" a diferença de tensão como motores (geladeira, ventilador, lampadas...) e NÃO com aparelhos que possuem fontes chaveadas (pc, tv lcd,)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só que ultimamente tem empresas que andam falcificando o selo do inmetro ou seja andam colocando oselo do inmetro sem tem a autorização do mesmo

então devemos tomar cuidado com os produtos que compramos hj em dia

Com ou sem falsificações nada muda:

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
"Não usem estabilizadores" não vamos falar qe eles são um problema!!!

Minha opinião sobre isso: é q nada é totalmente seguro...mas ai, tem niveis de proteção,

filtro..estabilizador...nobreak.......tudo depende do bolso do usuario.

pelo que eu entendi o problema nao é proteçao e sim que a fonte do pc tem trabalho dobrado na ocilaçao da energia.

Seria isso mesmo pessoal?

Melhor você darem uma olhada nesse tópico aqui do que eu ficar repetindo tudo isso de novo: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

E se duvidarem da capacidade de uma fonte em resolver os problemas relativos a variação de tensão da rede elétrica olhem esse tópico aqui antes de falar essa besteira de novo: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller eu entendi o q você quis dizer MAS lamento informar que do ponto de vista teórico isso acontece mas na prática é o tal do "não faz diferença"

embora a tensão de alimentação da fonte seja alternada eu lhe garanto ela entra contínua nos mosfet de chaveamento daí a existência daqueles ENORMES capacitores na fonte, eu sei perfeitamente do "stress" ao qual você se refere, mas como falei, o nobreak doméstico é para a falta de energia em tempo curto algo que gira em torno dos 2~3 minutos, esse tempo de stress na teoria sim estraga a fonte mas para fins de comparação seria o mesmo que dizer "não pise no freio do seu carro pois esquenta a pastilha" T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu acho q a tese dos nossos amigos sobre estabilizadores e depois nosso amigo falando sobre os filtros de linha sao muito boas, e de fato as reles enviam pulsos eletromagneticos e isso pode ou nao afetar o micro.

mas se nao usarmos o estabilizador estamos sujeitos as constantes variações de tensão podendo danificar mais o micro do q as simples reles, e outro fato q acontece muito e quando chove e começa a cair raios, alguns deles podem cair nos fios da rede eletrica e vim direto pro nosso estabilizador e assim apenas queimar o fusivel do estabilizador, imagina se nao tivese um estabilizador????

meus estabilizadores ja me salvaram de muitas, uma vez caio um raio e ele salvou minha tv e meu pc( ligados em estabilizadores diferentes).

ja os filtros de linha nao tenho a mesma confiança do q a do estabilizador, ja vi muita gente se ferrar por usar somente o filtro, caiou um raio e esplodio o monitor e o micro.

mas isso e decisão de cada um, meu pc nunca deu pau por causa das reles mas ja queimei muita fonte usando ele direto na tomada, a corrente subia demais e estourava minha fonte como pipoca.

e essa minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
mas se nao usarmos o estabilizador estamos sujeitos as constantes variações de tensão podendo danificar mais o micro do q as simples reles

Não são os relés que danificam a fonte, mas sim a Fcem (Força Contra Eletro Motriz)gerada na abertura dos contatos dos mesmos em um ambiente indutivo (você faltou a essa aula lá no colégio??)

Quanto a tensão oscilar na entrada da fonte, dê uma boa olhada ai e veja se sua percepção ainda fica desse modo quando veres que a fonte que usei para o teste ai o filmete recebeu a tensão de entrada variando desde 30 até 254 Volts AC e manteve as tensões do PC estáveis como rocha. Depois me fale: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

e outro fato q acontece muito e quando chove e começa a cair raios, alguns deles podem cair nos fios da rede eletrica e vim direto pro nosso estabilizador e assim apenas queimar o fusivel do estabilizador, imagina se nao tivese um estabilizador????

meus estabilizadores ja me salvaram de muitas, uma vez caio um raio e ele salvou minha tv e meu pc( ligados em estabilizadores diferentes).

Se o dispositivo de proteção não contar com uma boa proteção, geralmente oferecida por varistores e centelhadores a gás, geralmente usados nas réguas de proteção, o fusível somente irá se queimar se uma corrente muito grande passar por dentro de seu equipamento. Com a derivação de varistores essa corrente necessária para queima do fusível passa pelo caminho alternativo do varistor e não por dentro de seu equipamento, protegendo o mesmo. Se a corrente tiver que passar por meu equipamento, ai já era..

Veja ai o princípio de trabalho de uma proteção contra surtos..

Rguadeproteoprincpiodefuncionamento.jpg

E por isso que o mundo inteiro usa réguas de proteção contra surtos e só os provincianos desse nosso Brasil ainda usam estabilizadores. Veja ai um grande magazine como tem dessas réguas de proteção contra surtos. Podes procurar nesse mesmo magazine, nos EUA, não encontrarás nenhum estabilizador..

http://www.antonline.com/c_x-Surge-Protectors-x_0_8719_3_0_A_1_0.htm

Ao total são 336 diferentes dispositivos de proteção...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo paranormalman, vamos a termos práticos!

você ja viu fonte de TV, ou LCD, DVD entre outros queimando? ou reiniciando esses equipamentos? provavelmente não é muito comum certo!

agora fontes de PC eo porbre micro reiniciando quantas vezes vocÊ ja o viu queimar hein?

várias eu acredito!

estabilizadores so tem para proteção um fusível que como o faller disse so ira abrir se uma corrente superior a suportada por esse componente passar por ele!

em sua maioria não possuem um filtro contra ruidos / EMI...seu literalmente mecanismo de correção de tensão é lento e sem referencia nenhuma, seu contato pode abrir la no pico da senóide por exemplo somando a indesejada FCEM com a tensão da rede, ai terras um show de fogos! ou simplesmente ir dimunuindo a vida util da sua fonte!

espero que não me entenda mal!

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...outro fato q acontece muito e quando chove e começa a cair raios, alguns deles podem cair nos fios da rede eletrica e vim direto pro nosso estabilizador e assim apenas queimar o fusivel do estabilizador, imagina se nao tivese um estabilizador????

Vamos então falar de um exemplo prático...

Em dezembro do ano passado um dos meus clientes me ligou e disse que caiu um raio por lá e o pc parou de funcionar. Ele usava, um estabilizador + fonte genérica.

Resultado = placa mãe queimada (R$230), modem queimado (R$25) , hd cheio de bad blocks (setores defeituosos) (R$200).

Total - R$455 + 60 (mão de obra) = R$515 (ui, que facada)

a, e o estabilizador???

Só queimou o led do power, mas ainda tá funcionando beleza.

e a fonte???

Tamb não queimou e ainda tá funcionando.

Então depois deste episódio eu o recomendei trocar o estabilizador por um bom filtro R$ R$100 e uma boa fonte de alimentação R$220. Total R$ 320

Viu só, R$515 > R$320.

ja os filtros de linha nao tenho a mesma confiança do q a do estabilizador, ja vi muita gente se ferrar por usar somente o filtro, caiou um raio e esplodio o monitor e o micro.

Aqui estamos falando de filtros de verdade e não esses de R$19,99 que vende no supermercado.

Olha aqui um que eu uso e recomendo:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

mas isso e decisão de cada um, meu pc nunca deu pau por causa das reles mas ja queimei muita fonte usando ele direto na tomada, a corrente subia demais e estourava minha fonte como pipoca.

e essa minha opinião.

Tudo bem, cada um tem sua opinião...

Mas, destas muitas fontes que você viu pipocar... quantas delas eram fontes genéricas? E quantas eram fontes de verdade, o que o pessoal conhece como "fonte de potência real".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho q a tese dos nossos amigos sobre estabilizadores e depois nosso amigo falando sobre os filtros de linha sao muito boas

Esse é o problema das pessoas. Não existe tese alguma neste tópico, existe FATOS CIENTÍFICOS que demonstram o quanto todo mundo é tapeado por este engodo chamado estabilizador.

Mas de quando em quando sempre tem um que vem, lê pelas metades e já fala "a tese é boa... mas eu tenho a minha opinião e vou ficar com ela". Isso não é opinião, é ignorância.

E paranormalman, me parece, pelo seu relato, que a área onde você mora é bem sujeita a variações bruscas de tensão por motivos diversos. Neste caso meu amigo, leia os tópicos do companheiro faller que você vai começar a perceber que de todos os meios disponíveis para se proteger equipamentos elétricos contra estes surtos, o estabilizador é, de longe, o pior e mais inadequado. Vá no link que ele indicou que de lá você terá acesso a vários outros links bacanas de tópicos que exploram o tema.

E, por fim, como o amigo Verlison citou, se for pra julgar um filtro de linha, que seja um filtro de linha de verdade (nos links que falei para você explorar você terá, em algum momento, o que um verdadeiro filtro de linha deve possuir para ser de fato chamado assim) e não aquelas meras extensões disfarçadas de filtro de linha com 10 tomadas, que é provavelmente o que teu amigo tinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apos ter lido o que meus amigos de forum disseram, e alguns topicos do faller.

gostaria de saber se um filtro de linha daqueles q vemos na internet funcionan ou nao?

estou pensando em fazer um com os restos mortais do meu estabilizador(depois de ter lido uns topicos do faller desmontei meu estabilizador de nojo)e se posso utilizar o transformador do estabilizador para deixar a tensão de saida 110?

como esse

filtro127-FT.jpg ou

filtro220-FNT.jpg

um e para 110volts e o outro e para 220 volts caso eu use o transformador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabilizador protegendo contra descargas e efeitos dos raios? Efeitos indiretos talvez o estabilizador consiga proteger, mas não o estágio de estabilização em si que faz esse papel - a correção de tensão - mas o varistor colocado entre Fase e Neutro presente em qualquer filtro de linha que se preze. Pra resumir bem o que se necessita pra uma proteção contra raios vou por em tópicos abaixo

- Equipotencialização de todas as linhas elétricas aterradas - importantíssimo!

- DPS - Dispositivo Protetor de Surtos - parecem com o formato dos disjuntores, mas protegem contra picos de tensão de alta energia e devem ser dispostos na entrada de energia e nos quadros de disjuntores.

- Colocação de DPS's em todas as linhas de energia metálicas - de sinal e de força.

- Colocação de protetores no ponto de uso - após a tomada. Se quiser manter o estabilizador, problema de cada um, eu já desisti dessa discussão, mas que esse pelo menos tenha proteção entre Fase-Neutro por meio de varistores e proteção telefônica - caso você use o telefone pra acessar a internet, sem esquecer do aterramento equipotencializado ou a proteção telefônica não serve pra nada.

Depois dessas coisas básicas aí acima, seu PC vai ficar 95% protegido. Po, depois de tudo isso não dá pra garantir 100%? Infelizmente não! Proteção 100% contra raios, só a proteção divina porque até desligado seu PC pode receber um pulso eletromagnético forte e se queimar - raríssimo, quase ficção científica, mas pode acontecer sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Prezados gurus da eletrônica,

Após ter lido vários posts e diversos comentários, posso afirmar que tive uma saraivada de emoções:

# Raiva: Ao perceber que tenho 3 estabilizadores e um famoso módulo isolador que, segundo faller profetizou em outro post: "afinal você é um ser superior, e está isolado, de corpo fechado..."

# Crises de riso: "A neurolinguística explica... Estável, isolado, protegido, resguardado, e ainda por cima, com os pés aquecidos..." (faller)

# Momentos culturais: "De fato, a maioria dos estabilizadores de tensão usados em microcomputadores são inúteis.". "No breaks possuem um tempo de resposta bem melhor, e cumprem com seu papel, além, é claro, de permitirem um tempo maior para que você salve seu trabalho ou enviarem sinais para que o sistema encerre seu funcionamento de modo correto."

E por fim, dúvidas: (Peço perdão se já foi perguntado anteriormente, não li TODAS as respostas =P)

1) Posso ter apenas um Computer Protector PRO (minha rede é de 220V) e a partir dele ligar diversos componentes (impressora, modem, roteador, som, monitor, etc) por meio de uma simples extensão ligada ao filtro? OU, seria melhor adquirir mais um filtro a fim de ligar os demais componentes que porventura sobrem por falta de tomada?

2) Faz algum sentido ligar o estabilizador/módulo no filtro? Ou acaba dando na mesma inutilidade?

3) Minhas caixas de som e roteador são 110V, nesse caso, vou ter de usar o estabilizador/módulo de todo jeito ou posso fazer alguma "gambiarra" pra liga-los ao filtro?

4) Recentemente (há 3 dias atrás pra ser mais exato), minha placa de vídeo foi pro espaço, estava apresentando artifatos (riscos, erros de renderização, pontilhamentos, etc.), existe a possibilidade de o módulo ter tido alguma influência nesse processo? (Favor ver config. da assinatura).

5) Pretendo comprar a placa HD 4870. Minha fonte possui a especificação de: +12V1: 25A e +12V2: 18A. Basta simplesmente somar as 2 amperagens pra concluir que suporta essa placa de vídeo ou tem algum outro cálculo obscuro/obtuso no meio disso tudo? No site do fabricante existe uma nota de que a fonte precisa ter no mínimo 450W.

Acho que só são essas minhas dúvidas e, mais um vez, desculpe se alguma delas já foi respondida anteriormente.

Abraços a todos e grato pelas informações!!

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...