Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

pelo que eu entendi a fonte do pc tem trabalho dobrado na ocilaçao da energia.

Seria isso mesmo pessoal?

e triplicado ao cubo quando você coloca um estabilizador. matemática simples:

1 oscilação da rede

+ 1 correção da fonte

= 2 saída normal

1 oscilação da rede

+ 1 tentaviva de regulação da estabilizador

+ 1 correção da fonte

+ 1 retorno do estabilizador ao normal

+ 1 correção da fonte

= 5 saída normal

Vejam como a fonte trabalhou muito mais com uso do estabilizador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
# Momentos culturais: "De fato, a maioria dos estabilizadores de tensão usados em microcomputadores são inúteis.". "No breaks possuem um tempo de resposta bem melhor, e cumprem com seu papel, além, é claro, de permitirem um tempo maior para que você salve seu trabalho ou enviarem sinais para que o sistema encerre seu funcionamento de modo correto."

E por fim, dúvidas:

1) Posso ter apenas um Computer Protector PRO (minha rede é de 220V) e a partir dele ligar diversos componentes (impressora, modem, roteador, som, monitor, etc) por meio de uma simples extensão ligada ao filtro? OU, seria melhor adquirir mais um filtro a fim de ligar os demais componentes que porventura sobrem por falta de tomada?

Resposta: Podes sim a partir dele ligar outros equipamentos e para tal multiplique suas tomadas agregando algum elemento como esse dai:

Extensocomtomadas.jpg

Só respeite que a potência total gerenciada pelo mesmo seja inferior a limitação do mesmo que é de 3.300 Watts em 220 Volts.

2) Faz algum sentido ligar o estabilizador/módulo no filtro? Ou acaba dando na mesma inutilidade?

Resposta: Acho que não. Diria que até mesmo irá atrapalhar mais...

3) Minhas caixas de som e roteador são 110V, nesse caso, vou ter de usar o estabilizador/módulo de todo jeito ou posso fazer alguma "gambiarra" pra liga-los ao filtro?

Resposta: O correto seria desde o princípio teres usado ai um autotransformador para criar uma linha de 110 volts a partir dos 220 Volts sacados do filtro da Clamper. Mas como já tens o estabilizador (kilos deles) useo se problema.. Da próxima vez que for adquirir alguma coisa para ligar ai, faça como fez com seu refrigerador, máquina de lavar roupa... Compre-a na tensão de trabalho dai. Se o Vendedor não tiver, deixe-a com ele. Se todo mundo fizesse assim, não sei aonde ele enfiaria o que não conseguisse vender (não diga)...

4) Recentemente (há 3 dias atrás pra ser mais exato), minha placa de vídeo foi pro espaço, estava apresentando artifatos (riscos, erros de renderização, pontilhamentos, etc.), existe a possibilidade de o módulo ter tido alguma influência nesse processo? (Favor ver config. da assinatura).

Resposta: Não diria que necessariamente exista um vínculo ai, nesses dois eventos..

5) Pretendo comprar a placa HD 4870. Minha fonte possui a especificação de: +12V1: 25A e +12V2: 18A. Basta simplesmente somar as 2 amperagens pra concluir que suporta essa placa de vídeo ou tem algum outro cálculo obscuro/obtuso no meio disso tudo? No site do fabricante existe uma nota de que a fonte precisa ter no mínimo 450W.

Resposta: Faça o mais simples. Olhe na etiqueta de sua fonte, que é na verdade a carteira de identidade da mesma.. Veja:

Zalman500-HP-1.jpg

Está lá o fabricante afirmando que, de modo combinado, as linhas de 12 volts conseguiriam entregar até 408 Watts. Meu amigo.. 408/12 = 34 Amperes em modo combinado nas linhas de 12 volts.

Existe outro modelo de 500 Watts da Zalman, que é esse dai: ZM500-RS

ZalmanZM500-RS.jpg

Com uma potência combinada um pouco maior, de 432 Watts o que dá 432/12 = 36 Amperes de modo combinado ai nessas linhas de 12 Volts..

Quanto ao seu Momento Cultural, nem acho que um no-break seja solução não... Não acho ele mais rápido que o estabilizador, e, esses mais simples, ao gerarem o fazem sob forma de onda retangular...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Andei pesquisando sobre o assunto na internet e sempre me deparei com comentários desse forum, me parece que aqui é a Meca do assunto.

Mas, porque existem os establizadores?

Tenho um PS3 e utilizo num "transformabombador". Aqui aonde moramos a tensão é 220v, Seria o correto utilizar um transformador 220v para 110v (700VA) e um filtro de linha?

Se for usar um filtro de linha usariamos entre a tomada e o transformador ou entre o transformador e o aparelho?

TOMADA > FILTRO > TRANSFORMADOR > PS3

OU

TOMADA > TRANSFORMADOR > FILTRO > PS3

Agradeço sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estabilizador é uma herança maldita da época em que as fontes dos mais diferentes equipamentos como televisores ou mesmo computadores eram fontes lineares.

As fontes lineares eram muito suscetíveis a variação da tensão de entrada AC. Uma variação da tensão AC fazia com que a saída da fonte também variasse. Em televisores isso dai era facilmente detectável pela redução da amplitude da excursão vertical do feixe de elétrons e o efeito era mais ou menos o seguinte:

QuedadatensoACemtelevisoresantigos.jpg

Ai entrava o estabilizador para buscar esses volts perdidos ao se ligar o chuveiro, por exemplo.

Só que lá pelos idos das décadas de 70/80, as fontes chaveadas começaram a tomar conta dos mais diferentes equipamentos. Esse tipo de fonte, que hoje equipa praticamente todos os equipamentos é extremamente menos suscetível a variação da tensão AC, inclusive podendo trabalhar num padrão que virou quase que obrigatório que é a faixa de 100-240 VAC +-10%. Ou seja, desde 90 VAC até 265 VAC tudo o que vier vem numa boa e a fonte vai garantir as tensões estáveis para o equipamento alimentado, desde um carregador de celular até um TV de LCD de 50 e todas polegadas...

Lá nos idos dos anos 80 ficou muito fácil de se notar que a altura da imagem na tela da teve não mais alterava quando de uma queda de tensão, estivesse ou não o televissor sendo alimentado por um estabilizador. Foi desse modo que o estabilizador abandonou os televisores...

O mercado tinha que encontrar uma nova aplicação para o estabilizador. Essa época era exatamente aquela aonde a informática pessoal estava se iniciando no Brasil, e previa um futuro brilhante, com o crescimento que todo mundo sabe qual é...

O estabilizador necessitava de um novo pato.. digo comprador, para sua subesistência..

Ai começou a catequisação do "nunca ligue um PC sem estabilizador"....

Os mais importantes "achólogos" afirmavam essa besteira.. Defendido com unhas e dentes de um lado, e assustado do outro, o comprador com medo de perder seu precioso PC, caríssimo à época se comparado com a atualidade, tascou e assimilou em seu mais recôndito gen que PC sem estabilizador seria problema na certa. Virou herança genética. Alguns jovem atualmente os tem sem nem mesmo saber para quê, por quê. Aliás, devo melhor redigir essa frase. Eles os tem pois garantem por bagagem genética recebida dos pais que o estabilizador irá garantir o investimento no PC protegendo-o de raios, furacões, erupção vulcânica e bico de papagaio...

Essa é a história associada a essa inutilidade que às vezes supera aquela de alguns políticos até... Seja qual for seu PC, seja você rico ou pobre, remediado ou bem sucedido, se você no Brasil conseguir ter em casa um PC, muito provavelmente terá a seus pés uma tralha dessas dai, quase pegando fogo de tão quente, a fazer Tlec, Tlec o tempo todo.. Lá pelas tantas, um belo dia você vai ligar seu PC e ele não liga. Enviado a conserto volta refeito com o seguinte recado do técnico... "Sua fonte morreu.... Nada mais queimou no PC mas isso é por causa que você tinha estabilizador ai..."

E você paga, fica feliz e acredita, mal sabendo que o principal responsável pela morte prematura de sua fonte foi justo ele, o "bestabilizador"

Ou você tem as fontes de seu televisor assim também afetadas. Tenho aqui em casa um dos televisores com mais de 12 anos de uso. Ainda trabalhando sem nenhum problema até agora.. Tenho visto dia-após-dia reclamações de fontes mortas nos fóruns de informática, todas servidas por estabilizador..

Se queres ler algumas discussões de fórum acerca do que estamos falando leia:

Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Qual é a proteção elétrica ideal para um PC doméstico?

Uma boa fonte substitui um estabilizador?

Como tornei útil um estabilizador!

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

Aterrei a tomada do PC - Ele está seguro agora??? Não!!!

As doenças Elétricas e seus Remédios

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho um parente que comprou uma TV LCD Full HD, toda cheia das frescuras, mas tinha dias que ele tava com o PC sem ligar porque o estabilizador tava pifado e me perguntou qual melhor estabilizador pra ele comprar porque já fazia 5 dias que ele tava sem usar o PC porque não podia ligar sem estabilizador. A TV LCD novinha tá ligada direto na tomada, num "T", mas o PC não pode!!! Falei pra ele q nao tinha problema ligar direto no filtro, ele tem um clone bem fraquinho, ligado antes do estabilizador. Liguei direto, mas ele já foi me faland: Se queimar você vai me dar outro PC novo! Tá lá já tem várias semanas, sem estabilizador, só no régua clone. Fiz ele economizar mais de 100 reais num estabilizador novo acima de 300VA, porque falei q se for teimar em por estabilizador, q pelo menos não compre um de 300VA. O antigo queimou de tão quente que ficava, tenho certeza q foi isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Efetivamente, o estabilizador domestico, alem de todas as inutilidades citadas, ainda desperdiça energia elétrica, devidos as perdas e aquecimento.

Uma boa fonte chaveada consegue estabilizar as tensões DC, com uma varia da rede AC de +/- 25%. Outra coisa; o mercado está cheio de fontes fantasma, leia-se por ex. fonte ATX 450 W, não é verdade. Uma boa fonte deve informar todos os dados reais, ex. 450 W reais (RMS). As otimas vem com correção de fator de potencia (PFC), além das informações de potencia real, % de variação e nivel de ruido. São + caras, muito seguras e eficientes, custo/benefício garantido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, vamos comprar um estabilizador para nossa tv,um para nosso som,DVD,PC e etc. rsrsrsrsrs:D.

Se realmente esse fosse o caso.

Vamos fazer o seguinte: instalação elétrica correta em nossas residencias com aterramento e comprarmos nobk em vez de estab. para melhor seg. de nossos PCs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, vamos comprar um estabilizador para nossa tv,um para nosso som,DVD,PC e etc. rsrsrsrsrs:D.

Se realmente esse fosse o caso.

Vamos fazer o seguinte: instalação elétrica correta em nossas residencias com aterramento e comprarmos nobk em vez de estab. para melhor seg. de nossos PCs.

Nobreak....

Só para relatar, hoje abri um TS Shara UPS Professional 1300, surpresa, de proteção não encontrei absolutamente NADA lá dentro, nenhum varistor sequer!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses nobreaks disfarçados, nada mais são do que um estabilizador, com reles, que ao detectar queda de tensão comutam para um circuito inversor com uma bateria.

Um nobreak de verdade, é de longe beeem diferente desses caras ai, usa a mesma topologia de uma fonte chaveada, logo possui a rapidez de uma fonte de PC, acoplada a um inversor e um circuito chaveador a MOSFET, que o permite a trabalhar em altas frequencias, alem do mais um nobreak mesmo possui para gerenciar suas funções um Processador de Sinais para essa função e não microcontroladores de 8bits como esses nobreaks fajutos.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Excelente tópico.

Comprei um PC novo e fiquei pensando se meu estabilizador de 300VA ia aguentar a fonte de 600W dele e mais o resto pendurado (monitor, impressora...), comecei a pesquisar sobre estabilizadores na internet, fiquei horas lendo tópicos em fóruns, principalmente os do faller e por fim DECRETEI A MORTE DE MEU ESTABILIZADOR! Agora é peça de museu! Obrigado pelos esclarecimentos faller e outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, obrigado pelos ótimos argumentos sobre o porque não usar estabilizadores.

Tópico antigo, não li todo, vi as primeiras quase 10 paginas e parti pro final, onde você fechou o assunto pra mim de vez. Posso não ter lido muitos outros bons comentários, muitas paginas, mas foram as 3 razões que fazem um estabilizador ferrar a fonte que por fim me convenceu.

Vi uma pessoa hilária (pra mim) que argumentava com muita força e segurança o “nada” do que sabia. Tomara que ninguém tenha levado ele a sério (msg 67 do Satoro pagina 5).

Ai gente, abaixo os links do Faller que você deveria ver antes de comprar um estabilizador.

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-pfc-ativo/677836?p=3633194#post3633194

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, você tem toda razão. Eu moro em Santa Catarina e a nossa rede elétrica é de 220V; quando se vai comprar um computador, o vendedor quer empurrar um estabilizador; o estabilizador recebe os 220V da rede e sai 110V pro PC; acontece que as fontes de computador quando na posição 110V, internamente existe um dobrador que aumenta a tensão de 110V para 220V que é a tensão de trabalho da fonte e aí sim ela reduz pras tensoes de trabalho do computador. E aí eu pergunto: qual a função desse etabilizador alem de ficar chaveando com os reles? Mais seguro é usar um filtro de linha na entrada e pronto. Sem esquecer, claro, de selecionar corretamente a tensão da rede. Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, você tem toda razão. Eu moro em Santa Catarina e a nossa rede elétrica é de 220V; quando se vai comprar um computador, o vendedor quer empurrar um estabilizador; o estabilizador recebe os 220V da rede e sai 110V pro PC; acontece que as fontes de computador quando na posição 110V, internamente existe um dobrador que aumenta a tensão de 110V para 220V que é a tensão de trabalho da fonte e aí sim ela reduz pras tensoes de trabalho do computador. E aí eu pergunto: qual a função desse etabilizador alem de ficar chaveando com os reles? Mais seguro é usar um filtro de linha na entrada e pronto. Sem esquecer, claro, de selecionar corretamente a tensão da rede. Abraço a todos

Foi justo por isso dai que você está falando que, há algum tempo, cansado de ver usuários fazendo essa tal conversão ***** 220=> 110 => 220 de novo, só para gastar energia, que redigi esse tópico pois alguns sabem disso mas ninguém comenta, não existe a disseminação dessa informação e o povo vai na lábia do vendedor fazendo essa asneira toda...

Tópico: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi justo por isso dai que você está falando que, há algum tempo, cansado de ver usuários fazendo essa tal conversão ***** 220=> 110 => 220 de novo, só para gastar energia, que redigi esse tópico pois alguns sabem disso mas ninguém comenta, não existe a disseminação dessa informação e o povo vai na lábia do vendedor fazendo essa asneira toda...

Tópico: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Abraço..

Curioso que eu sempre liguei o computador e a televisão e outros eletrodomesticos no estabilizador/transformador. (Fazia isso porque uma vez o técnico que consertava os eletrodomesticos aqui disse que em 110v os aparelhos duravam mais pois trabalhavam com uma tensão menor... Como eu não entendia nada de eletrônica, acreditei)

Ontem minha televisão começou a ficar sem a cor vermelha na parte de cima da tela... logo pensei "putz, estagou a televisão".

Medi as tensões na saida do estabilizador e aparentemente estava tudo ok.

Ai me lembrei deste tópico e resolvi ligar a televisão diretamente nos 220v (fase - neutro) da tomada, e como por um milagre, a imagem voltou ao normal.

Não deu outra, retirei o estabilizador também do pc e deixei tudo em 220v, agora só uso o estabilizador por que o switch e o roteador wireless só trabalham em 110v. O resto esta ligado diretamente na tomada.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não deu outra, retirei o estabilizador também do pc e deixei tudo em 220v, agora só uso o estabilizador por que o switch e o roteador wireless só trabalham em 110v. O resto esta ligado diretamente na tomada.

Bem vindo amigo a era da energia pura da tomada, sem frescuras, sem "lendas urbanas" como essa do seu técnico ai...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade e a seguinte pessoal,

dentro dos estabilizadores domesticos que possuimos, o que existem são relés que não passam de chaves que ficam chaveando tentando impedir uma brusca variação de tensão. O que acontece é que qualquer chave, quando acionada, gera pulsos eletromaganéticos de alta freqüencia e estas são estramamentes nocivas a sistemas digitais como é o caso dos computadores, ou seja estabilizadores podem ocasionar travamentos (Dependendo da sensibilidade do computador) e isto tem um agravante, os estabilizadores normalmente são ligados após os filtros de linha, isto significa que os pulsos gerados pelo chaveamento do estabilizador não são filtrados. Segundo, as atuais fontes produzidas para computadores são bastante robustas e podem funcionar perfeitamente diretamente na rede se achar-se necessario pode-se adicionar um filtro de linha.

Quero deixar claro que esta crítica se restringe expecificamente aos estabilizadores domesticos que não oferecem nenhuma proteção eficiente ao microcomputador, é claro que existem estabilizadores industrias mais complexos e caros que realmente valem a pena possuir, dentre as vantagens destes estabilizadores valem a pena ressaltar, estes possuem transformadores issoladores que sua razão de transformação é de 1/1, ou seja, esses transformadores nem elevam nem baixam a tenssão, então qual a função deles realmente?

Como o proprio nome sugere estes tranformadores issolam totalmente as saidas dos estabilizadores de sua entrada, isto é feito para assegurar que depois de desligado não ha a minima possibilidade de choque eletrico nas saidas do estabilizador. Já os estabilizadores domesticos não possuem esse tranformador e quando desligado ele barra somente um dos fios da entada do estabilizador. Em redes monofásica onde a pinagem da tomada estiver correta o estabilizador cortará a fase, que é justamente o responsavel pelo choque eletrico, mas em lugares onde a pinagem estiver invertida o neutro(terra da rede) será barrado e o fase passará normalmente, isto é muito comum acontecer pois uma tomada invertida funciona perfeitamente e nem todas as pessoas que se dispoem a fazer instalações eletricas possuem estas informações o pior é quado é rede é bifásica ou seja sempre uma das fase estará passando livremente. O problema nisto é que a maioria das pessoas quando desligam os estabilizadores e abrem o micro afim de fazer algum tipo de manutenção acreditam estar totalmente protegidas contra choque o que é um terrivel engano principalmente se a parte a ser acessada for a fonte de alimentação.

Pra terminar meus conselhos são os seguintes:

# Não usem estabilizadores domestico, seu mico funcionará perfeitamente direto na rede

# Se assim mesmo você não quer ligar seu micro diretamente na rede compre um estabilizador um pouco mais caro, vale a pena.

# Nunca confie na isolação de estabilizadores domesticos

Sei que este tópico vai ser polemico, mais a principio quero esclarecer que estas informações que aqui passei são bem fundamentadas e levantadas por professores experientes de eletrônica e eletrotecnica. Sou estudante de eletrônica (segundo semestre) e me disponibilizo a tirar as duvidas que sugirem e que estiverem ao meu alcance de responder.

T+ :bye:

AFF, que loco DÃÃÃ.

Isso não tem nada a ver, se tu quer queimar o teu pc, liga ele direto na rede,

aposto com você que não dura uma semana.

O estabilizador - Como o nome já diz - Ele estabiliza a tensão para não ocorrer

variações em seu micro. Ele recebe 220V, Reduz a tensão, retifica, purifica através de capacitores, e mais, para melhorar a energia para o seu PC.

E em todos estabilizadores tem um ou dois fusíveis de proteção, e até sem esses fusíveis o PC não liga.

Então você pesquisa mais e traga algo mais convincente da próxima vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo de energia mas vou dizer na prática:

Aqui na minha cidade a tensão é de 220v q varia de 200 a 240, muita gente aqui até tenta não usar estabilizador mas o pc dura com sorte menos de 6 meses e a fonte estoura. As vezes parece q vai entrar em colápso de tanto estalo. Absurdamente dando picos. Acho q erradicar os estabilizadores depende do lugar. ai na tua city a 110v e muito diferente da maioria do brasil. Aqui até play 2 tem de usar estabilizador.

E digo q uma fonte a 220v trabalha pior doque a 110V. Não sei explicar porque mas o PC a 220v não trabalha de forma confiável, a fonte dura bem menos.

Acho q uma fonte real, de boa qualidade até pode dispensar o estabilizador. Mas isso não é a realidade do brasil, nem todos podem comprar uma fonte destas, q custa em média 200 R$, 90% dos PCS usam fonte genérica no Brasil, e voc quer abulir o estabilizador. A positivo manda uma mmmmmmmmmm de 250W. q é isso? não da pra por nem uma VGA descente. e ela ainda vai ter q segurar picos na marra. Tudo pela bagatela de 50 R$, a se fosse fácil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AFF, que loco DÃÃÃ.

Isso não tem nada a ver, se tu quer queimar o teu pc, liga ele direto na rede,

aposto com você que não dura uma semana.

O estabilizador - Como o nome já diz - Ele estabiliza a tensão para não ocorrer

variações em seu micro. Ele recebe 220V, Reduz a tensão, retifica, purifica através de capacitores, e mais, para melhorar a energia para o seu PC.

E em todos estabilizadores tem um ou dois fusíveis de proteção, e até sem esses fusíveis o PC não liga.

Então você pesquisa mais e traga algo mais convincente da próxima vez.

Se é assim me explica porque meu PC, montado em 2005, ainda funciona hoje. Porque meu velho Pentium 3, de 2000, com fonte genérica, ainda funciona...

Os dois sempre estiveram ligados direto na tomada (ou no máximo com um filtro de linha) por todo esse tempo. AH, A ENERGIA AQUI É 220VOLTS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AFF, que loco DÃÃÃ.

Isso não tem nada a ver, se tu quer queimar o teu pc, liga ele direto na rede,

aposto com você que não dura uma semana.

O estabilizador - Como o nome já diz - Ele estabiliza a tensão para não ocorrer

variações em seu micro. Ele recebe 220V, Reduz a tensão, retifica, purifica através de capacitores, e mais, para melhorar a energia para o seu PC.

E em todos estabilizadores tem um ou dois fusíveis de proteção, e até sem esses fusíveis o PC não liga.

Então você pesquisa mais e traga algo mais convincente da próxima vez.

Amigo, me desculpe a forma que vou dizer, mas, você sabe como funciona um fusível?

Pelo seu comentário "E em todos estabilizadores tem um ou dois fusíveis de proteção, e até sem esses fusíveis o PC não liga", acho que você não deve entender realmente como ele funciona.

Não quero "dar pau" só quero ajudar.

Então vamos lá, imagina uma bricadeira de cabo de guerra (sim aquela que até gente grande brinca) onde dois grupos puxam a corda pra ver qual grupo é mais forte.

Certo, agora imagine que em algum ponto desta corda esteja quase arrebentando. Se os grupos fizerem muita força, esta corda arrebenta certo? E em que ponto ela irá arrebentar?

R. No grupo das mulheres. :lol:hêêêê:lol:!!!!! ERRADO:angry:.

Justamente onde ela já estava quase arrebentando (que é a parte mais frágil).

Então:

Fusível = Parte mais frágil da rede (corda)

E se a corda arrebenta, não existirá mais nada interligando os 2 grupos, e a brincadeira acaba.

Seria como você pegasse um alicate e cortasse o fio, por isso seu PC não liga se o estabilizador tiver sem fusível.

Entendeu!?

Vou deixar o resto com nosso amigo Faller que nos ajuda tanto aqui no fórum sobre esta questão. É melhor que eu ficar explicando tudo de novo.

Aqui está um post recente onde ele explica pra que serve os estabilizadores.

OBS: Dá uma lida também nos links embaixo do tópico.

Estabilizador é uma herança maldita da época em que as fontes dos mais diferentes equipamentos como televisores ou mesmo computadores eram fontes lineares.

As fontes lineares eram muito suscetíveis a variação da tensão de entrada AC. Uma variação da tensão AC fazia com que a saída da fonte também variasse. Em televisores isso dai era facilmente detectável pela redução da amplitude da excursão vertical do feixe de elétrons e o efeito era mais ou menos o seguinte:

QuedadatensoACemtelevisoresantigos.jpg

Ai entrava o estabilizador para buscar esses volts perdidos ao se ligar o chuveiro, por exemplo.

Só que lá pelos idos das décadas de 70/80, as fontes chaveadas começaram a tomar conta dos mais diferentes equipamentos. Esse tipo de fonte, que hoje equipa praticamente todos os equipamentos é extremamente menos suscetível a variação da tensão AC, inclusive podendo trabalhar num padrão que virou quase que obrigatório que é a faixa de 100-240 VAC +-10%. Ou seja, desde 90 VAC até 265 VAC tudo o que vier vem numa boa e a fonte vai garantir as tensões estáveis para o equipamento alimentado, desde um carregador de celular até um TV de LCD de 50 e todas polegadas...

Lá nos idos dos anos 80 ficou muito fácil de se notar que a altura da imagem na tela da teve não mais alterava quando de uma queda de tensão, estivesse ou não o televissor sendo alimentado por um estabilizador. Foi desse modo que o estabilizador abandonou os televisores...

O mercado tinha que encontrar uma nova aplicação para o estabilizador. Essa época era exatamente aquela aonde a informática pessoal estava se iniciando no Brasil, e previa um futuro brilhante, com o crescimento que todo mundo sabe qual é...

O estabilizador necessitava de um novo pato.. digo comprador, para sua subesistência..

Ai começou a catequisação do "nunca ligue um PC sem estabilizador"....

Os mais importantes "achólogos" afirmavam essa besteira.. Defendido com unhas e dentes de um lado, e assustado do outro, o comprador com medo de perder seu precioso PC, caríssimo à época se comparado com a atualidade, tascou e assimilou em seu mais recôndito gen que PC sem estabilizador seria problema na certa. Virou herança genética. Alguns jovem atualmente os tem sem nem mesmo saber para quê, por quê. Aliás, devo melhor redigir essa frase. Eles os tem pois garantem por bagagem genética recebida dos pais que o estabilizador irá garantir o investimento no PC protegendo-o de raios, furacões, erupção vulcânica e bico de papagaio...

Essa é a história associada a essa inutilidade que às vezes supera aquela de alguns políticos até... Seja qual for seu PC, seja você rico ou pobre, remediado ou bem sucedido, se você no Brasil conseguir ter em casa um PC, muito provavelmente terá a seus pés uma tralha dessas dai, quase pegando fogo de tão quente, a fazer Tlec, Tlec o tempo todo.. Lá pelas tantas, um belo dia você vai ligar seu PC e ele não liga. Enviado a conserto volta refeito com o seguinte recado do técnico... "Sua fonte morreu.... Nada mais queimou no PC mas isso é por causa que você tinha estabilizador ai..."

E você paga, fica feliz e acredita, mal sabendo que o principal responsável pela morte prematura de sua fonte foi justo ele, o "bestabilizador"

Ou você tem as fontes de seu televisor assim também afetadas. Tenho aqui em casa um dos televisores com mais de 12 anos de uso. Ainda trabalhando sem nenhum problema até agora.. Tenho visto dia-após-dia reclamações de fontes mortas nos fóruns de informática, todas servidas por estabilizador..

Se queres ler algumas discussões de fórum acerca do que estamos falando leia:

Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Qual é a proteção elétrica ideal para um PC doméstico?

Uma boa fonte substitui um estabilizador?

Como tornei útil um estabilizador!

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

Aterrei a tomada do PC - Ele está seguro agora??? Não!!!

As doenças Elétricas e seus Remédios

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AFF, que loco DÃÃÃ.

Isso não tem nada a ver, se tu quer queimar o teu pc, liga ele direto na rede,

aposto com você que não dura uma semana.

O estabilizador - Como o nome já diz - Ele estabiliza a tensão para não ocorrer

variações em seu micro. Ele recebe 220V, Reduz a tensão, retifica, purifica através de capacitores, e mais, para melhorar a energia para o seu PC.

E em todos estabilizadores tem um ou dois fusíveis de proteção, e até sem esses fusíveis o PC não liga.

Então você pesquisa mais e traga algo mais convincente da próxima vez.

Amigo quero que me explique o seguinte:

1° você sabe o q é retificar uma tensão???

2° esse "purifica" quer dizer o q???

3° sem fusível NENHUM aparelho funciona, isso é óbvio!!!

4° porque ele reduz??? se el recebe 220 diminui pra 127, legal, então se el reduz quer dizer q se eu ligar ele no 127 ele vai reduzir também, vai sair quanto???

5° ANTES DE MANDAR OS OUTROS PESQUISAREM, pesquise você e não fale bobeiras ok.

Daniel Augusto, Engenharia bauru/SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AFF, que loco DÃÃÃ.

Isso não tem nada a ver, se tu quer queimar o teu pc, liga ele direto na rede,

aposto com você que não dura uma semana.

O estabilizador - Como o nome já diz - Ele estabiliza a tensão para não ocorrer

variações em seu micro. Ele recebe 220V, Reduz a tensão, retifica, purifica através de capacitores, e mais, para melhorar a energia para o seu PC.

E em todos estabilizadores tem um ou dois fusíveis de proteção, e até sem esses fusíveis o PC não liga.

Então você pesquisa mais e traga algo mais convincente da próxima vez.

AFF digo eu, com um comentário desses, nem vale a pena discultir!!

O cara leu a primeira página que é de 2004 (mas já estava correta) e pronto tirou suas conclusões.

De vez em quando aparece uma "uva" dessas por aqui.

abraçi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AFF, que loco DÃÃÃ.

Isso não tem nada a ver, se tu quer queimar o teu pc, liga ele direto na rede,

aposto com você que não dura uma semana.

Todos meus pcs foram ligados à rede, as ÚNICAS queimas que tive na minha vida foram por descargas elétricas pelo cabo de TELEFONE que queimaram o modem/placa de rede, e uma vez que liguei o computador em 220 sendo que a fonte dele estava marcado para 110V (uma trilha de proteção rompeu, depois de arrumado ela funcionou perfeitamente).

O estabilizador - Como o nome já diz - Ele estabiliza a tensão para não ocorrer

variações em seu micro. Ele recebe 220V, Reduz a tensão, retifica, purifica através de capacitores, e mais, para melhorar a energia para o seu PC.

O estabilizador DE VERDADE custa mais de 800 reais e REALMENTE estabiliza a tensão, mas são indicados para algumas aplicações industriais onde tem vários motores e outros equipamentos que puxam muita corrente e podem sim causar variações na rede. Esses estabilizadores que se compra por aí são bombas, a maioria não passou nas especificações das novas normas técnicas (alias, não conheço UM estabilizador vendido em lojas de informática que esteja dentro das normas!), os relés dele agem como geradores de pulso, a cada batida eles podem enviar mais de 3KV para dentro do teu pc por alguns microsegundos, ele é um autotrafo e não um isolador, logo não existe isolamento entre a rede e o computador, ja dando mais um ponto negativo em seu "milagre", ele não retifica a tensão e nem "purifica através de capacitores", quem retifica e "FILTRA" tensão é FONTE DC, que esse sim RETIFICA a tensão, e mesmo assim isso não MELHORA em nada a energia do pc, a tensão que vem da rede ja está muito bem dimensionada, e alias, a fonte do pc foi DIMENSIONADO para funcionar NA REDE 220V! Impressionante não é mesmo? :eek:

E em todos estabilizadores tem um ou dois fusíveis de proteção, e até sem esses fusíveis o PC não liga.

O fusível serve para estourar quando houver passagem muito alta de corrente, porém eles são lentos demais para salvar o seu pc caso o relé envie uma descarga de 3KV na saída :D

Se você abrir uma fonte de computador, verá que la dentro tem um fusivel, se você arranca-lo e colocar um fio de cobre no lugar, irá funcionar do mesmo jeito.

O fusível serve como proteção quando alguma coisa dá errado e está puxando mais corrente do que deveria, não é uma PROTEÇÃO DIVINA, colocando-o no seu circuito não irá garantir que ele irá estourar antes do resto do equipamento se você ligar ele em uma fonte ou estabilizador vagabundo.

Então você pesquisa mais e traga algo mais convincente da próxima vez.

Que tal você pesquisar e estudar mais e na próxima trazer uma resposta mais convincente que esse papo de vendedor :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...