Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

A todos os defensores de estabilizador, aqui no tópico estamos demonstrando paramtros técnicos, estudados e testados na prática, eu mesmo trabalhei com projetos de nobreaks de alta performance, ja vi muito problema causado por estabilizsadores, não estamos dizendo que colocar o teu estabilizador no PC vai queirmar e pronto, estamos alertando que esse famigerado vai reduzir SIM a vida útil da tua fonte levando a inoperação mais cedo ou mais tarde, quanto a esse comentario aqui:

AFF, que loco DÃÃÃ.

Isso não tem nada a ver, se tu quer queimar o teu pc, liga ele direto na rede,

aposto com você que não dura uma semana.

O estabilizador - Como o nome já diz - Ele estabiliza a tensão para não ocorrer

variações em seu micro. Ele recebe 220V, Reduz a tensão, retifica, purifica através de capacitores, e mais, para melhorar a energia para o seu PC.

E em todos estabilizadores tem um ou dois fusíveis de proteção, e até sem esses fusíveis o PC não liga.

Então você pesquisa mais e traga algo mais convincente da próxima vez.

isakharan está offline Denunciar Mensagem Denunciar Mensagem

Amigo não me leve a mal, mas qual teu conhecimento com eletrônica? você tem alguma noção de como funciona um estabilizador e a tua fonte? sabe como é o sinal da rede elétrica, ou é mais algum curioso que acha que sabe algo?

MInha sugestão, se informe mais, pois o pessoal aqui, ninguém tirou isso da cabeça e saiu dizendo, isso são dados concretos quer você goste ou não.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que comentários inúteis do tipo "meu estabilizador é bom" ou "eu uso à tanto tempo e nunca tive problemas" são comentários dispensáveis e chegam a "insultar" (no bom sentido) a galera com conhecimento técnico que discute o assunto aqui. Trabalho com manutenção de PC mas não tenho conhecimento suficiente em eletrônica para duscutir com a galera que manja de eletrônica aqui, por isso leio e aprendo. Tanto que uso à 2 anos uma fonte Superflower 450W ligada num filtro de linha graças ao conhecimento da galera aqui e a fonte agradece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num país onde não temos conexão à terra nas tomadas (neutro da rede aterrado NÃO é terra) nada que faça proteção referenciada à terra pode funcionar. Procurem saber se isso é verdade ou não.

Baseado nisso só sobra a realidade de que quanto mais impedância eu conseguir colocar antes da fonte do meu micro melhor. Coloquem filtro de linha, estabilizador, patuá de mãe indutora do capacitor, o que quiserem mas PONHAM. Na hora do pico que vem da rede (procurem saber a quantidade e o tamanho dos picos que realmente ocorrem na rede elétrica e vocês vão me dar razão) eu quero ter tudo o que for possível antes da minha fonte e do meu micro. Eles são mais caros e importantes que um estabilizador.

Não briguem com a rede elétrica, nem com os fabricantes de equipamentos de proteção.

E principalmente não se arrisquem ouvindo conselhos dados em fóruns.

Querem um bom conselho? Façam uma verdadeira ligação à terra em suas casas. Isto é proteção de verdade. A partir daí a gente pode conversar sobre proteção.

P.S. Um corretor ortográfico também vai bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E principalmente não se arrisquem ouvindo conselhos dados em fóruns.

Por que estas dando conselho aqui então?

Vou repetir mais uma vez, o que está sendo discutido aqui é parametrado, com equipamentos para isso, não tem nenhum amador que tirou isso aqui da cabeça!

veja todos (eu disse todos os tópicos relacionados a proteção e equipamentos para esse fim), veja as fontes da informação, e apareça você com um argumento convincente, pois o que disse até agora foi a mesma coisa do pessoal que sente ofendido quando falamos em eliminar estabilizadores, que é procurar uma razão mesmo que mínima para estar certo.

Não briguem com a rede elétrica, nem com os fabricantes de equipamentos de proteção.

Ja disse ninguem aqui esta brigando, estamos provando uma teoria.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que estas dando conselho aqui então?

Vou repetir mais uma vez, o que está sendo discutido aqui é parametrado, com equipamentos para isso, não tem nenhum amador que tirou isso aqui da cabeça!

veja todos (eu disse todos os tópicos relacionados a proteção e equipamentos para esse fim), veja as fontes da informação, e apareça você com um argumento convincente, pois o que disse até agora foi a mesma coisa do pessoal que sente ofendido quando falamos em eliminar estabilizadores, que é procurar uma razão mesmo que mínima para estar certo.

Ja disse ninguem aqui esta brigando, estamos provando uma teoria.

abs.

Não caia na pilha de "alguns" ^_^, eles não acrescentam em nada um fórum conceituado como esse onde temos a oportunidade de aprender com pessoas que realmente entendem do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Num país onde não temos conexão à terra nas tomadas (neutro da rede aterrado NÃO é terra) nada que faça proteção referenciada à terra pode funcionar. Procurem saber se isso é verdade ou não.

Baseado nisso só sobra a realidade de que quanto mais impedância eu conseguir colocar antes da fonte do meu micro melhor. Coloquem filtro de linha, estabilizador, patuá de mãe indutora do capacitor, o que quiserem mas PONHAM. Na hora do pico que vem da rede (procurem saber a quantidade e o tamanho dos picos que realmente ocorrem na rede elétrica e vocês vão me dar razão) eu quero ter tudo o que for possível antes da minha fonte e do meu micro. Eles são mais caros e importantes que um estabilizador.

Seja bem-vindo ao fórum do Clube do Hardware, rbormann. Eu não costumo moderar esta área, mas não pude deixar de observar que o seu comentário chamou bastante atenção de outros membros. Todos aqui podem debater, desde que a abordagem seja sensata, cordial e com embasamento. Sendo assim, você é bem-vindo, assim como todos os outros membros.

Não briguem com a rede elétrica, nem com os fabricantes de equipamentos de proteção.

Neste ponto você adentrou em uma esfera que não pode ser definida com apenas uma frase. "Brigar" com os fabricantes de equipamentos de proteção é um direito que o consumidor tem e deve exerce-lo, principalmente por se tratar de componentes que podem trazer risco de morte ao usuário. Então os consumidores devem sempre estar atentos aos mínimos detalhes, principalmente aqueles que são voltados para a questão da segurança e não apenas para as questões estéticas e de preços, como acontece em muitos casos.

E principalmente não se arrisquem ouvindo conselhos dados em fóruns.

Querem um bom conselho? Façam uma verdadeira ligação à terra em suas casas. Isto é proteção de verdade. A partir daí a gente pode conversar sobre proteção.

Esse tipo de comentário, além de ser dispensável, mina a sua credibilidade por ser contraditório.

Um fórum bem administrado e organizado tende a reunir uma grande quantidade de informações valiosas que podem ajudar muitas pessoas a resolver ou evitar problemas. Dentre os participantes deste fórum, há técnicos em Eletrônica, engenheiros elétricos e muitos outros profissionais ligados à área que, com grande senso de colaboração e cordialidade, compartilham seu conhecimento com outros membros. Devo dizer a você que soou desrespeitoso com todos esses colaboradores dizer que não se deve dar ouvidos a conselhos dados em fóruns.

Recomendo que se concentre no conteúdo técnico que está em foco e evite comentários desabonadores sobre o fórum e seus participantes.

P.S. Um corretor ortográfico também vai bem.

Obviamente, para maior clareza na expressão das ideias, recomendamos aos usuários que escrevam corretamente e evitem gírias. O fórum possui um corretor ortográfico, mas ele precisa ser atualizado constantemente, pois conforme o tempo passa, vão surgindo novas gírias e palavras com grafia incorreta.

Para entender melhor o funcionamento do fórum e sua estrutura, recomendo que leia as Regras Gerais.

Regras Gerais:

Boa sorte e sucesso.

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num país onde não temos conexão à terra nas tomadas (neutro da rede aterrado NÃO é terra) nada que faça proteção referenciada à terra pode funcionar. Procurem saber se isso é verdade ou não.

Baseado nisso só sobra a realidade de que quanto mais impedância eu conseguir colocar antes da fonte do meu micro melhor. Coloquem filtro de linha, estabilizador, patuá de mãe indutora do capacitor, o que quiserem mas PONHAM. Na hora do pico que vem da rede (procurem saber a quantidade e o tamanho dos picos que realmente ocorrem na rede elétrica e vocês vão me dar razão) eu quero ter tudo o que for possível antes da minha fonte e do meu micro. Eles são mais caros e importantes que um estabilizador.

Não briguem com a rede elétrica, nem com os fabricantes de equipamentos de proteção.

E principalmente não se arrisquem ouvindo conselhos dados em fóruns.

Querem um bom conselho? Façam uma verdadeira ligação à terra em suas casas. Isto é proteção de verdade. A partir daí a gente pode conversar sobre proteção.

P.S. Um corretor ortográfico também vai bem.

Diz pra não seguirmos conselho de forum e deu certos conselhos duvidosos, aí sim aceito o "não seguir conselhos de foruns".

Seu conceito de aterramento está longe da verdade. O simples ato de ligar os equipamentos ao fio terra não concretiza uma proteção pros equipamentos em si, mas sim pras pessoas, mas até pra que se consiga um bom sistema de proteção para as pessoas vai passar muito água no rio ainda, porque ainda assim só o fio terra não garante proteção das pessoas contra choques elétricos. Nesse assunto há 1 "zilhão" de coisas que devem ser seguidas pra se conseguir que em conjunto um sistema de aterramento ofereça tanto proteção para as pessoas como para os equipamentos.

AFF, que loco DÃÃÃ.

Isso não tem nada a ver, se tu quer queimar o teu pc, liga ele direto na rede,

aposto com você que não dura uma semana.

O estabilizador - Como o nome já diz - Ele estabiliza a tensão para não ocorrer

variações em seu micro. Ele recebe 220V, Reduz a tensão, retifica, purifica através de capacitores, e mais, para melhorar a energia para o seu PC.

E em todos estabilizadores tem um ou dois fusíveis de proteção, e até sem esses fusíveis o PC não liga.

Então você pesquisa mais e traga algo mais convincente da próxima vez.

Você conhece como funciona uma fonte de DVD ou gravador de DVD de sala? De uma TV, de um receptor de TV, de um video-cassete, de um receiver, de um mini-system? Todos funcionam de forma igual à fonte de um PC, de uma impressora, de um monitor, todas têm a mesma natureza de funcionamento e nem por isso todas elas estão ligadas num estabilizador pra funcionar direito. Tua TV queima em uma semana? Teu DVD, teu som...? Meu, faz uma revisão na tua instalação elétrica então e procura a origem de tanto disturbio elétrico porque isso não tá normal! Tua rede interna pode tá toda mal dimensionada, mal distribuida...

Enfim, pela forma que você escreve, se vê que não sabe como uma fonte chaveada funciona, muito menos como um estabilizador funciona! Estabilizador retifica tensão??? Aff, dê um estudada no que é retificar uma tensão! Isso a fonte do seu PC faz! Mas é algo absolutamente diferente do que pensa.

Estabilizador purifica a energia por meio de capacitores? E uma fonte chaveada faz o que pelo amor de Deus? E de forma muito melhor! Muito melhor ainda se for uma fonte boa que possui todo um estágio de filtragem AC em sua entrada, com indutores capacitores cerâmicos e poliester classes "Y" e "X" e até varistores em algumas.

Dá pra perceber que você não sabe mesmo como um estabilizador típico funciona. Se dizer que é por meio de capacitores, aí você tá mais por fora ainda.

Tá, mas quer dizer que estabilizador purifica a energia, e o que um contato eletromecânico faz com essa mesma onda elétrica? Você saberia dizer? Pra facilitar, to falando de um relé, que nada mais é do que um interruptor elétrico automático que abre e fecha um contato mecânico. O que que um relé pode provocar numa energia "purificada" pelo estabilizador?

Ah, o estabilizador purifica e reduz a tensão? E que vantagem existe em reduzir uma tensão? A única vantagem é poder ligar um equipamento que só funciona em 110-127V, mas pra isso existe transformadores. Do resto reduzir a tensão de 220 pra 115V só gera perdas elétricas em calor e logo, desperdício de energia.

Cara, você sabe pra que q serve um fusível?? Parece que não! Se você tira o fúsivel é lógico que nada vai ligar! Da mesma forma aconteceria se você desligasse o(s) disjuntor(es) em sua casa! Mas pra que serve mesmo um fusivel? Resumidamente serve pra duas coisas:

Sobrecarga: Se você ligar um excesso de equipamentos o fusivel (ou disjuntor) em minutos ou segundos, dependendo do nível da sobrecarga se romperá, evitando um aquecimento de todo o conjunto que conduz a eletricidade.

Curto-circuito: Se houver um contato direto entre dois fios de um circuito elétrico, de forma instantânea um fusivel se abre ou um disjuntor desarma.

E os estabilizadores que possuem dois fusiveis nada mais é do que um pro nível de corrente em 115V e outro pra 220V, ele auto-seleciona qual o fusivel correto - acontece em muitos estabilizadores SMS e isso não quer dizer que a proteção é melhor porque tem dois fusiveis!

Acho que você que precisa trazer algo mais convincente da próxima vez!

Não entendo de energia mas vou dizer na prática:

Aqui na minha cidade a tensão é de 220v q varia de 200 a 240, muita gente aqui até tenta não usar estabilizador mas o pc dura com sorte menos de 6 meses e a fonte estoura. As vezes parece q vai entrar em colápso de tanto estalo. Absurdamente dando picos. Acho q erradicar os estabilizadores depende do lugar. ai na tua city a 110v e muito diferente da maioria do brasil. Aqui até play 2 tem de usar estabilizador.

E digo q uma fonte a 220v trabalha pior doque a 110V. Não sei explicar porque mas o PC a 220v não trabalha de forma confiável, a fonte dura bem menos.

Acho q uma fonte real, de boa qualidade até pode dispensar o estabilizador. Mas isso não é a realidade do brasil, nem todos podem comprar uma fonte destas, q custa em média 200 R$, 90% dos PCS usam fonte genérica no Brasil, e voc quer abulir o estabilizador. A positivo manda uma mmmmmmmmmm de 250W. q é isso? não da pra por nem uma VGA descente. e ela ainda vai ter q segurar picos na marra. Tudo pela bagatela de 50 R$, a se fosse fácil!

Seis meses e a fonte estoura?? Te digo com certeza que não tem nada a ver com o fato do não uso do estabilizador. porque que a fonte do DVD não estoura ou do gravador de DVD novinho da sala? Ambos são iguais um computador, le, processa e grava dados digitais. E aquelas TV's com HD dentro ou um receptor da Sky com HD dentro tb? Quem é que liga eles num estabilizador, me diga!

porque o Play 2 precisa de estabilizador? Um transformador abaixador de 220V pra 110V não resolveria o problema e de forma mais barata? Liga o transformador na saida de um bom filtro de linha e não terá problema com queima.

Em que você se baseia que uma fonte trabalha pior em 220V?? Numa crença sua apenas? Qual embasamento técnico pra afirmar isso? Nossa, e os 80-90% do mundo que operam em 220-240V? Tão todos ferrados, todos vão ter que comprar transformadores ou seus computadores vão dar zica:

WorldMap_Voltage%26Frequency.png

Você sabia que as correntes ("corrente" num condutor elétrico) são mais baixas em 220V exigindo fiações menos robustas em toda instalação? Sabia que dentro de qualquer fonte de PC a tensão recebida em 110V passa por um dobrador de tensão que recoloca 220V novamente no seu devido lugar? Sabia que o dobrador de tensão junto com o maior nivel de corrente na entrada da fonte contabiliza uma perda de 2-5% de energia ou de eficiência elétrica? Sabia em qualquer fonte trabalha mais fria em 220V devido ao nivel mais baixo de corrente e a não necessidade de dobrar a tensão? Então por que você afirma que operar em 220V é pior do que em 110V? Por que diabo então um fabricante coloca uma chave seletora de tensão em suas fontes que te permite opera-la em 115 ou 230V?? Não tem lógica alguma tua crença que 220V é pior!

E em que o estabilizador ajudaria uma Jitek 250W que vem num positivo a ser melhor?? Te digo de forma curta e grossa: EM NADA MEU AMIGO!!! Qualquer filtro de linha que se preze segura qualquer pico que você diz que uma fontezinha vagaba teria que segurar. Isso é papel de um varistor presente tanto em estabilizadores, como em filtros de linha

Te digo que tem duas pessoas por indicação minha que está há 2 ano praticamente com fonte genérica, operando em 220V, só num filtro de linha. A fonte de um deles é pior que uma Jitek 250W...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
...E em que o estabilizador ajudaria uma Jitek 250W que vem num positivo a ser melhor?? Te digo de forma curta e grossa: EM NADA MEU AMIGO!!! Qualquer filtro de linha que se preze segura qualquer pico que você diz que uma fontezinha vagaba teria que segurar. Isso é papel de um varistor presente tanto em estabilizadores, como em filtros de linha

Te digo que tem duas pessoas por indicação minha que está há 2 ano praticamente com fonte genérica, operando em 220V, só num filtro de linha. A fonte de um deles é pior que uma Jitek 250W...

É verdade isto aí que o rau disse amigo.

Agora falando de porcaria eu tinha esta :mad:Jitek/Nilko 250W em 110~127V operando a 2 anos aqui com um estabilizador de 1000VA e num belo dia ela explodiu e o maravilhoso estabilizador continuou a funcionar...Viu como o estabilizador é bom:D. Ele funciona que é uma beleza, mas a função dele é atrapalhar a fonte e protegê-la que é bom nada:angry:. Mas também com uma Jitek não dá para fazer milagres, mas o provável é que neste caso ele tenha contribuído diretamente para ela estragar mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inclusive, as fontes são testadas quanto à eficiencia em 220/230V, pelo simples motivo de terem muito mais locais com essa tensão do que 110V (127V no Brasil). E porque a tensão de 220V tem em mais lugares? Porque é mais eficiente, exige menos corrente (praticamente a metade), sendo assim mais segura.

Motores elétricos 110V por exemplo (liquidificador, ventilador, ou qq outro equipamento que tem um eixo enrolado por fios de cobre), podem ser ligados em 110V ou mais porque a corrente presente nessas voltagens não excede a especificação do fio, na verdade tende a diminuir conforme a tensão aumenta, por isso funcionam, só que mais devagar.

Já um motor de 220V (380V, 440V e assim vai em motores mais potentes, industriais) não pode ser ligado em uma tomada 110V, pois logo queima, já que não são dimensionados para receber tanta corrente.

As industrias já utilizam voltagens maiores porque tendem a gastar menos energia elétrica .

Por isso algumaz casas tem rede 220V no chuveiro, que é o que mais gasta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num país onde não temos conexão à terra nas tomadas (neutro da rede aterrado NÃO é terra) nada que faça proteção referenciada à terra pode funcionar. Procurem saber se isso é verdade ou não.

Baseado nisso só sobra a realidade de que quanto mais impedância eu conseguir colocar antes da fonte do meu micro melhor. Coloquem filtro de linha, estabilizador, patuá de mãe indutora do capacitor, o que quiserem mas PONHAM. Na hora do pico que vem da rede (procurem saber a quantidade e o tamanho dos picos que realmente ocorrem na rede elétrica e vocês vão me dar razão) eu quero ter tudo o que for possível antes da minha fonte e do meu micro. Eles são mais caros e importantes que um estabilizador.

Não briguem com a rede elétrica, nem com os fabricantes de equipamentos de proteção.

E principalmente não se arrisquem ouvindo conselhos dados em fóruns.

Querem um bom conselho? Façam uma verdadeira ligação à terra em suas casas. Isto é proteção de verdade. A partir daí a gente pode conversar sobre proteção.

P.S. Um corretor ortográfico também vai bem.

Que contradição:

"E principalmente não se arrisquem ouvindo conselhos dados em fóruns".

"Querem um bom conselho? Façam uma verdadeira ligação à terra em suas casas. Isto é proteção de verdade".

Pessoal, quando o estabilizador cair no esquecimento espero que os fabricantes façam filtros que realmente mereça nossa confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, quando o estabilizador cair no esquecimento espero que os fabricantes façam filtros que realmente mereça nossa confiança.

Tomara...

Mas já existem filtros excelentes no mercado, de uma olhada nesse tópico ai:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232290

Lá você pode se guiar quanto à qualidade de cada filtro.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...