Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

Postado Originalmente por Halfar@19 ago 2004, 08:19

Que droga esta historia toda...

Tenho uma máquina boa que alem do cabo de energia ligo também o cabo do monitor direto na fonte. Estou há anos assim, sem nenhum estabilizador.

Aí estes dias comprei umas pecas antigas de computador, fui ligar a energia e o monitor na fonte, aí foi só fumaça fedida... queimei o estabilizador e pelo jeito queimou a placa também...

Então conversei com técnicos e eles disseram que não era bom ligar os dois na fonte, que tudo deveria ser ligado em um estabilizador..

Aí fiquei apavorado com minha máquina nova, que tudo estava ligado na fonte, e corri e comprei um estabilizador para ligar tudo nela... achando que a estou protejendo....

Agora vejo esta matéria sobre os estabilizadores...

O meu Deus.... será que não dá para fazer nada em informática com tranquilidade...???

puts no seu caso é muito zica mesmo, mas sem querer aumentar este tópico, mas aquela "tomada que tem na fonte do computador sobresalente" é só um jumper da fonte, ou seja se você ligar o monitor nela ou no estabilizador é a mesma coisa, éla é totalmente independente do resto da fonte, seria uma extensão, tem alguns técnicos que não recomendam ligar o monitor ali, mas isso é só pela bitola do fio principal, eu particulamente não acredito que comprometa alguma coisa em um pc até porque o fio é muito curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:angry:

Não vou entrar muito na polêmica, mas achei legal as mensagens postadas mas vejam bem: Eu comprei junto com o computador um estabilizador e notei que ele armava e desarmava os relés direto e nem chovendo estava para justificar variações na rede. Resolvi abri-lo para constatar o que eu já sabia: os fios internos de ligação da tomada na placa estavam mal soldados e davam mal contato e por isto, o danado ficava armando e desarmando, quase queimando meu micro. Estabilizador " Made in Paraguai" dá nisto. Cuidado com o que você compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Romeromgo@15 ago 2004, 19:38

Eu sou novato mas assim, estou a apenas 5 anos no ramo da informática, terminei o curso técnico de 3 anos na instituição Feevale de Novo Hamburgo - RS, o meu avô tinha ano passado uma escola de informática de 15 anos com no minimo 20 pc´s, e cada um com estabilizador e hoje possuo uma empresa de vendas e assistencia tecnica de computadores. Nesta escola de informatica ja tive varios casos onde estabilizadores com mais de 3 anos, SMS, ENERMAX e por aí vai com o selo do INMETRO estavam causando travamentos nos computadores, sendo q estavam corretamente aterrados, porém a escola situava-se numa galeria, e não posso afirmar a qualidade da rede eletrica que provavelmente era baixa devido à estar alimentando varios computadores não só na empresa, por isso concordo que o estabilizador não garante a subtensão mas ajuda na hora da sobretensão o qual também é de detonar um micro, mas não posso garantir a minha tese por estes q foram os unicos a dar problemas pois tinha mais de 3 anos, então tome cuidado pois os componentes dos estabilizadores podem estar desgastados e não funcionam com eficiência. Eu tenho um no meu comp, mas só até arranjar $$ para comprar um no-break, mas ficar sem estabilizador é perigoso pois digamos q a porcaria da companhia eletrica dê pane e da uma sobretensão de 250volts, vai-se um comp e ganha-se um churrasco de chips :cry: . ta comprido este texto né :ZZZ: ? mas sei lá, quis expressar a minha opnião, com todo devido respeito a quem defende o não uso destes ditos "estabilizadores"

Conclusão

Estabilizador = Protetor básico

No-break = Garantia de proteção

Filtro de linha = extensão de tomadas para cx de som e modem adsl :joia:

Concordo plenamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As variações de tensão na rede eletrica são comuns e previstas nos projetos de uma RDU, rede de distribuição urbana, é fácil culpar a concessionaria pelos disturbios na Rede, mas a maior parcela da culpa e do proprio consumidor, que utiliza equipamentos em locais e horarios inadequados, causando sobre cargas na rede e aumentando as variações de tensão.

Outra forma de pertubar o sistema eletrico são os famosos "macacos" - desvios, que além de ser crime prejudica todos nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Diogo Rios@12 set 2004, 17:02

:tantan: Não acho boa a ideia de dispensar o estabilizador, no meu caso nunca tive problemas com queima de equipamentos e sempre usei estabilizador, não vejo nenhuma vantagem em não usa-ló.

Acho que voce não entendeu que, para o estabilizador, a ausencia de tensão passa direto...e isto prejudica os componentes do micro.

Também acho que não ficou claro que sua fonte já é projetada para trabalhar na faixa de tensão de 90 a 130V, dispensando o estabilizador.

Estes são os pontos da discussão.

Use nobreak e seja feliz. :P

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema é que na teoria, o estabilizador deveria servir melhor ao que se propõe, mas devido ao tempo com o chaveamento por relés, se for o caso, a fonte responde muito mais rápido. Não sou contra estabilizador, mas tô cada dia mais discrente de sua necessidade de uso para o micro!

Para outro tipo de aparelho, a vantagem é evidente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@13 set 2004, 10:40

O problema é que na teoria, o estabilizador deveria servir melhor ao que se propõe, mas devido ao tempo com o chaveamento por relés, se for o caso, a fonte responde muito mais rápido. Não sou contra estabilizador, mas tô cada dia mais discrente de sua necessidade de uso para o micro!

Para outro tipo de aparelho, a vantagem é evidente.

OS RELES RESPONDEM ENTRE 4 ms E 16ms.

O PROBLEMA É QUE 16 ms DESARMA A MAIORIA DAS FONTES.

MAS ISSO SÓ SERIA PROBLEMA SE A tensão CAISSE ABAIXO DE 90V NO ULTIMO TAP....AI....voce PRECISA MAIS DO QUE NUNCA DE UM NOBREAK... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara...

entendo td sua preocupação com a chaveação d alta freqüência... mas acredite c quiser... precisa preocupah muito não...

c usa uma fonte(ao menos espero!!) dentro do teu gabinete q consegue filtrar chaveações d alta freqüência... isto limita um bocado os erros q podem ser causados....

agora imagine então o caso d um nobreak..... você acha q vale mais a pena usar um??

ele chavea tb!! e ai??

chaveamento é uma coisa importante mas esse chaveamento q ocorre não é estão demolidor não!

^_^!

c você tiver mais sobre esse assunto me contacte plz....

Túlio Magno

Técnico eletrônica e estudante de Eng Eletrica

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer criticar o meu amigo mas ja que esta ai todo mundo tem direito de opnar!!!!

não concordo com isso pois ja trabalho com informatica ja faz um bom tempo

e nunca vi um computador travar por causa disso, atualmente os estabilizadores

que estão no mercado atende bem o que os micros consomem e as oscilacoes da rede. Tambem sou formado em eletroeletronica e tenho um bom conhecimento sobre isso. não tem como os reles jogarem nenhum tipo de tensão de Ripple(Ruido) pois os que os reles estão chaveando é a forma como o trafo fica ligado

em uma determinada oscilaçao. Os fabricantes de estabilizadores colocam os reles de forma a não gerar nehum ruido na rede, mesmo que este venha a gerar, sera

filtrado pelo trafo ou por algum diodo que estiver ligado por ali

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Estou aqui mas não manjo diretamente nada, gosto de eletrônica mas não sei nada, só pra tirar algumas dúvidas. Eu sempre liguei meu micro diretamente na tomada, estou vacilando, posso queimar meu micro. E mudando de assunto, alguém de vocês sabe como montar um circuito que faça com que leds pisquem , ligados o circuito e leds submetidos a 3v dc. se4 alguem souber aguardo resposta.

Estou aqui aprendendo e tirando dúvidas.

Falo ai galera.... :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema é devido ao tipo de chaveamento dos taps do transformador. Ligado diretamente na rede, a fonte percebe estas oscilações, mas que não são vistas como interrupções da alimentação. No caso do estabilizador, durante o instante de mudança de um tap para o outro, a saída passa por um instante sem tensão(teoricamente) devido ao relé. É isto que faz com que este equipamento seja tão discutido.

Nos aparelhos microcontrolados talvez a resposta seja bem melhor, mas nos modelos com chaveamento por relés, é inevitável.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olah pessoal

tenho lido tudo quanto vem sendo postado sobre os estabilizadores de tensão aqui no forum do Clube do Hardware e tenho uma importante observação a fazer.

discordo de que a conclusão sobre essa discussão seja a de, definitivamente, não se utilizar os estabilizadores, ao menos em instalações comerciais e em ambientes de rede.

Os modernos estabilizadores não mais utilizam a técnica de chaveamento entre vários taps de um trasformador, seja através de componentes semicondutores ou por - menos ainda - contatos mecânicos de relés, que produzem faiscamentos e altos dv/dt que provocam ruídos eletromagnéticos.

As tecnologias mais avançadas de projeto desse tipo de equipamento utilizam uma bateria que se carrega com a tensão da rede e fornece tensão para um circuito inversor, que produz uma onda senoidal perfeita através, inclusive, de um microcontrolador.

Devido ao uso de bateria ser mais vantajoso (para esse fim) do que retificar diretamente a tensão proveniente da rede elétrica, essa tecnologia de estabilização é mais comumente usada em no-breaks, onde questões comerciais e de mercado influem no sentido de tornar menos rentável a produção de estabilizadores, e não no-breaks, usando essa tecnologia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um aparte: voce nunca verá ou conseguirá fazer um diagnostico que o culpado por determinado defeito no micro é o estabilizador.

Caso conheça de forma global o funcionamento e as interações entre causa e efeito, o maximo que voce pode fazer é suspeitar.

O topico é sério, ainda percebo que alguns não captaram a diferença entre mudança do valor de tensão e ausencia desta.

A mudança é inocua para a fonte, dai não precisa de estabilizador.

Fonte chaveada não precisa de estabilizador, inclusive já comentei sobre isso e da minima vantagem caso a tensão fosse constante e no limite inferior ou superior da faixa especificada para a fonte.

A ausencia é danosa para todo o conjunto.

Pensem nisso. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É o que tá faltando uBira, quem queira pensar e postar! Estão esquecendo que o forum aceita todos, independentemente do nível de conhecimento de cada um, mas para postar sobre determinados assuntos, muita gente devia tomar um "semancol".....

Se nada conhece do assunto, aproveite para aprender um pouco, mas não queira ensinar o "nada" que conhece!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, cara levou tempo pra eu ler todas as mensagens daqui ... a cabeça tá doendo ...

Mas uma coisa que não parei de pensar: Eu moro em casa, tenho como fazer um rombo na minha parede pra sair um fio preu meter numa barra no chão e garantir meu aterramento.

Como vocês resolvem o problema de aterramento, por exemplo, de um cliente que mora no 19º andar ?‼? Joga um fiozinho pela janela até o térreo? Compra um multimetro com uma perninha um pouquinho maior? Algo que de pra alcançar o 20º andar? :blink:

Largando a zoação de lado, e concordando com a ideia do nobreak online, como é que vocês fazem o aterramento?

Preguinho na parede? Marretada pra abrir um rombo na parede e meter a vara? (não caiu bem hehe) ou liga na torneira?

Alguém me tira esta dúvida pls! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Deep_Blue@15 out 2004, 16:46

Putz, cara levou tempo pra eu ler todas as mensagens daqui ... a cabeça tá doendo ...

Mas uma coisa que não parei de pensar: Eu moro em casa, tenho como fazer um rombo na minha parede pra sair um fio preu meter numa barra no chão e garantir meu aterramento.

Como vocês resolvem o problema de aterramento, por exemplo, de um cliente que mora no 19º andar ?‼? Joga um fiozinho pela janela até o térreo? Compra um multimetro com uma perninha um pouquinho maior? Algo que de pra alcançar o 20º andar? :blink:

Largando a zoação de lado, e concordando com a ideia do nobreak online, como é que vocês fazem o aterramento?

Preguinho na parede? Marretada pra abrir um rombo na parede e meter a vara? (não caiu bem hehe) ou liga na torneira?

Alguém me tira esta dúvida pls! :P

Cara, um prédio desses com certeza foi previsto em seu projeto um sistema de aterramento, não só para computadores, mas tambem para: Refrigerador, lavadora de roupas, chuveiro eletrico, etc,...~

Se não tive, não precisa jogar um cabo desde o vigesimo andar ao térreo, basta tem um pouco de trabalho para achar a ferragem, que com certeza existe, dentro de colunas de sustentação, que serve como um terra eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wandim@16 out 2004, 22:04

A pouco tempo, um teste do INMETRO reprovou um penca de estabilizadores! Isso prova que estabilizador num estabiliza nada!

E olha que foram marcas bem conhecidas heim... num vou citar aqui nomes, pois acho que num fica legal.

Pelo menos poste o local onde você consegui estas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ao contrário, informando as marcas, estaria contribuindo com a divulgação da informação.

E também, o fato do INMETRO ter condenado algumas marcas, tem muita importância sim, pois assim, tentarão melhorar e os aprovados serão destacados.

Sem a informação completa, vira um mero comentário infundado!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...