Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

so vou dar meu depoimento...

estudei desenvolvimento de software aqui em recife, essa universidade tem na area de cursos tecnicos 8 salas com, em media, 10 computadores, por sala, ligados na parte da noite.

nenhum deles usa estabilizador....

eu uso pelo simples fato que preciso ligar minhas caixas de som, meu monitor, impressora e meu gabinete (um T gigante).

quando tinha um PIII ligado na mesma tomada que hoje eu uso meu pc atual houve uma queda de energia e na volta (repentina) meu HD foi pro espaço.

tenho uma barra de cobre com 2m fincada no chão, ligada a minha tomada trifase que tem um dijuntor separada para ela ligado direto no relogio.

então, o bom mesmo como TODO mundo disse é um no-break...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Toninho_Sv@20 jun 2004, 17:00

Eu postei sobre isso no dia 13 no fórum de Fontes e Energia Mas ninguém nem deu bola...

Eu li, mas não comentei nada por lá... assim como não pretendo fazer por aqui...

Só estou aqui aprendendo...hehe

Quando eu já tiver chegado a uma conclusão, dou uma opinião melhor...enquanto isso vou esperando a palavra da galera que entende dessa área... achei bem interessante

PS: Posso ligar a fonte do PC em rede 220V???(Direto, sem uso de estabilizador)

pode desde que coloque a chave seletora em 220 atrás da fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por oftd@05 jul 2004, 00:40

sim no final das contas o ideal para ter o pc seguro é:

tomada 3 pinos===>no-break de 2 baterias====> filtro de linha====>PC

gostaria de saber pois minha fonte tá fuçada minha placa mãe com problemas e meu hd começand a dar problemas devido a essa bendita variação de tensão

a eletropaulo por exemplo garante a tensão estavel dentro da faixa da fonte do micro.

o que estraga o HD é a ausencia de tensão durante mais de 16.6 milisegundos, por isso deve-se usar NOBREAK...

fácil não?

Já a fontede baixa qualidade, trabalhando nos extremos, com certeza terá problemas....

Placa maes baratas usam capacitores baratos no conversor podendo queimar a placa-mãe...

NUNCA LIGUE FILTRO DE LINHA APOS NOBREAK OU ESTABILIADOR

NUNCA LIGUE ESTABILIZADOR NA SAIDA DO NOBREAK E VICE-VERSA...

>

RESUMO DA OPERA:placa-mãe decente, fonte decente e nobreak :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por uBira@04 jul 2004, 19:08

Agora, perguntar para o gato se gosta de peixe, estas de brincadeira...

Eu apenas coloquei a posição deles, como eu disse, minha opnião não foi baseada na resposta deles e sim em minha propria experiencia, visto que já vi muitos casos de pessoas que não tinha estabilizadores e tiveram problemas, principalmente no HD.

Agora cada um sua opnião, eu não confiaria em ligar meu computador direto na tomada.

É lógico que existem estabilizadores de marcas ruins, na hora de comprar verifique se ele tem o selo do INMETRO, que significa q foi testado e aprovado.

Quanto ao uso do No-Break, com certeza é a melhor alternativa, só que tem todos tem condições de comprar um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alpha-X+05 jul 2004, 17:55-->
uBira@04 jul 2004, 19:08

Agora, perguntar para o gato se gosta de peixe, estas de brincadeira...

Eu apenas coloquei a posição deles, como eu disse, minha opnião não foi baseada na resposta deles e sim em minha propria experiencia, visto que já vi muitos casos de pessoas que não tinha estabilizadores e tiveram problemas, principalmente no HD.

Agora cada um sua opnião, eu não confiaria em ligar meu computador direto na tomada.

É lógico que existem estabilizadores de marcas ruins, na hora de comprar verifique se ele tem o selo do INMETRO, que significa q foi testado e aprovado.

Quanto ao uso do No-Break, com certeza é a melhor alternativa, só que tem todos tem condições de comprar um.

Caro Alpha...

Um NOBREAK custa o mesmo que um HD ou gravador de CD ou caixas de som creative ou webcam ou gabinete ou...

São tantos problemas com uma solução simples... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu uso estabilizador por 2 motivos:

- para largar 110V para meus periféricos (impressora, modem adsl, caixa de som, etc)

- para ter uma chave onde eu desligo tudo.

Fora isso, esses estabilizadores modernos que usam relé são uma b*sta. Esses dias, lá onde trabalho, tinha 2 micros um do lado do outro, um ligado num estabilizador e outro direto na tomada de 220V. Deu uma quedinha na luz, o que estava ligado direto seguiu funcionando, e o que estava ligado no estabilizador reiniciou.

Ou seja, é mentira dos caras, estabilizador que mereça esse nome são apenas os que trabalham com tiristores. Com relé é desestabilizador.

Eu já trabalhei numa fábrica de no-breaks e estabilizadores (BK), trabalhei no laboratório de desenvolvimento, e o próprio engenheiro chefe me disse que estabilizador e nada é a mesma coisa... E ele estava se referindo a estabilizadores "de verdade", com tiristor.

Para mim, se vendessem uma caixa com 8 tomadas atrás e uma chave na frente faria o mesmo efeito de um estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por uBira@06 jul 2004, 14:45

Um NOBREAK custa o mesmo que um HD ou gravador de CD ou caixas de som creative ou webcam ou gabinete ou...

No meu caso que trabalho para pagar a faculdade e o salário é contadinho, comprar um desses equipamentos não é tão simples assim não. Ah não ser que você me mostre alguem bom que custe o mesmo preço de um pad mouse rssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu uma quedinha na luz, o que estava ligado direto seguiu funcionando, e o que estava ligado no estabilizador reiniciou.

>

Esse caso depende da qualidade da fonte......não do estabilizador.....

Algumas desligam em 95V outras em 90V....é assim mesmo...

O tempo de interrupção também entra aqui, alguns aceitam 8ms outras não....

Por isso existe fonte de 300 reais e de 30 reais, guardada a proporção da potencia delas obvio...

>

Alpha, restrição orçamentaria é mais um motivo para ter nobreak...parcela-se em até 10x nas casas bahia....22 reais/mes...é abdicar do cinema e da balada...em um unico fim de semana... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a fonte do micro é chaveada ela transforma a tensão que entra nela (110 ou 220 AC) em tensão DC, depois disso tem um circuito que chaveie esta tensão DC de forma que fique 12, 5, e assim por diante. Então acho que variações não causam muito mal ao PC pois na saída da fonte a tensão estará sempre regulada. Alguém me corrija se estiver falando besteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

na minha opiniao o maior culpado de tudo sao as companias de energia do brasil q sao umas bombas... onde já se viu a tensão chegar a 160 volts no q teria de ser proximo de 110 a 127... ai é claro q queima lampada e explode com tudo...

Um filtro de linha sim q é uma tranquera não passa de um espansor de tadas uma baita b osta q inventarao q não filtra nem vento...

eu to usando estabilizador aqui em casa e recomento o uso tipo é claro q o estabilizador daqui é banzinho NHS eu tenho 3... ele é pesadinho pesa 1 quilo por ai e tem um transformador dentro e não só os rele q nem tu falou... e como você falou q o rele desliga só um fio (ex.) e q pode ser o neutro e o q ira continuar ligado seria um fase e assim iria passar eletrecidade e causar choque___ eu não concordo com você pois o rele desliga os dois fios e não só um como dito ao menos aqui nos meus estabilizadores... e tem mas a fonte do pc também funciona de estabilizador e muito boa em... ela sozinha já faz um bom trabalho mas um estabilizador ajuda muito...tem gente q chama esses filtro de linha de estabilizador vai ver você ta c confundindo amigo... ou então eu q to mal pode ser eu não curso nada e nunca fiz curso so tenho o 2 grau heuahe

Essa foi minha opiniao e sou contra e recomendo o uso de estabilizadores aprovados pelo inmetro e recomendo a todos para pedir a um tecnico especializado a verificar a energia da sua casa, e também verificar a sua fonde do computador...

eu to sem micro e talvez possa demorar para retornar a ver este topico...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu troquei minha placa de video que tinha queimado depois de uma 'queda de energia" :( . Deve ter queimado porque a energia veio mais forte do que o pc aguenta, uma sobretensão. Sem falar que o computador está ligado em tomada 110 (aterrada corretamente) mas descobri que o fusível do estabilizador é de 220 volts deve ser porque ele é bivolt <_< . Tenho estabilizador sms revolution 2 bivolt.

Pesquisei sobre estabilizadores e descobri que existem modelos que possuem uma proteção contra sub e sobretensão que custam poucos reais a mais e que não são vendidos nas lojas, acredito que a grande maioria mesmo dos estabilizadores vendidos nas lojas não possuem esta proteção. Acho uma sacanagem :angry: os fabricantes não incluirem essa proteção em todos os estabilizadores. Eles dizem que essa essa proteção é opcional :wacko: acreditam nisso!

Vejam aqui modelos da sms e notem que existem modelos idênticos que não possuem proteção de sobretensão e modelos que possuem proteção (modelo PROT):

modelo recente e mais vendido na maioria das lojas hoje em dia, e que não possui proteção de sobretensão:

http://www.sms.com.br/UserInterface/visual....aspx?codigo=56

http://www.sms.com.br/UserInterface/fichas...olutionIIL.aspx

este modelo tem proteção, mas você pode ver que existe um modelo idêntico (o que deve ser vendido nas lojas) que não possui proteção. O meu é idêntico a esse que não tem proteção, ele não possui PROT na descrição do modelo na parte de trás:

http://www.sms.com.br/UserInterface/visual....aspx?codigo=57

http://www.sms.com.br/UserInterface/fichas...tionIITRUE.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E afinal de contas, termos técnicos à parte, se o estabilizador é eficiente (suponhamos que sim), dirijo uma pergunta àqueles que defendem o uso do estabilizador: por qual eu devo optar, como não comprar uma "caixa de tomadas", e sim um estabilizador de verdade? Se forem objetivos, citando marcas e modelos, eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... não entendo o motivo de tanta ira para com os pobres estabilizadores. Todos eles exercem suas funções com boa eficiência. O que eu reparei, é que muitas pessoas querem que, além de ser um estabilizador, ele também controle a tensão.

Antes de mais nada, alguém aqui que reclamou do estabilizador sabe pelo menos qual a função dele ?!?! Bom, como o próprio nome diz, ele estabiliza... estabiliza o que ?? A forma de onda da tensão. Essa é a função para a qual ele foi criado... ou seja, ele trabalha para que a sua fonte tenha uma forma de onda de tensão próxima ( ou muito próxima ) à senoidal. Ou seja, ele tenta amenizar os efeitos das harmônicas.

Então, se ele faz a forma de onda ficar senoidal, tanto faz se a tensão está muito acima ( sobretensão ) ou muito abaixo ( subtensão ). Se ela vai senoidal, ele fica feliz.

Eu não acredito que ainda tem pessoas que queiram que o estabilizador faça tudo !! Só falta aparecer alguém aqui reclamando que o estabilizador não fez o almoço, não levou as cartas no correio, não colocou o gato para fora... é brincadeira...

Se o estabilizador além de estabilizar a forma de onda ( daí vem o nome dele ), também regulasse a tensão e outras funções que querem delegar à ele, ele passaria a se chamar Bombril... e é lógico que estabilizadores que façam outras funções, custem mais caro. Ora, um carro básico custa o mesmo tanto que um modelo de luxo ?!?! Então porque um estabilizador que faz mais do que as funções determinadas à ele deveria custar o mesmo tanto que um modelo que faz o básico ?!?!

Muitas vezes, a culpa é do próprio usuário mané que inventa de fincar uma estaca para, supostamente, fazer um "terra" e "proteger" o computador, porque fulado que é amigo de ciclano que é amigo da prima da namorada de não-sei-quem, disse que isso protege o computador... tenha paciência. Se alguém faz isso, também deve se proteger num dia de chuva, com uma telha de zinco debaixo da maior árvore que encontra não é mesmo ??

Caiu um raio e ele subiu pela haste de aterramento que você fez, a culpa é de quem ?!?! Do estabilizador ?!?! Um raio veio da rede elétrica e sai arrebentando tudo o que encontra pela frente, até chegar ao seu estabilizador, a culpa é dele ?!?! Pode acreditar, se ele fosse especificado para suportar a tensão de um raio que viesse de onde for, ele ia fazer a forma de onda desse raio ficar bonitinho e passar tudo para o seu computador e não ia sofrer quase nada, afinal, ele tá lá para isso...

Última dúvida: Quem reclama do estabilizador testou as tensões nas tomadas de saída com um osciloscópio, e não com um multímetro certo ?!?! Se foi, então está corretíssimo em reclamar, mas da forma de onda, e não da tensão !! Agora, se mediu apenas com um multímetro... :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o próprio nome diz estabilizador serve para "estabilizar" a tensão, dentro do estabilizador tem um transformador que na maioria dos estabilizadores tem 3 tapes de saída, um com relação 1:1 (num 220/220 ou 110/110) outro com tensão um pouco maior e outro com tensão um pouco menor, quando a tensão da rede sobe acima de um valor regulado no estabilizador ele chaveia por um relê o tape um pouco menor, quando a tensão da rede desce abaixo de um valor regulado no estabilizador ele chaveia através de um segundo relê o tape um pouco maior, e assim a grande maioria dos estabilizadores domésticos funcionam, um estabilizador não modifica a forma de onda da tensão que deve ser uma senóide, junto com quase todos os estabilizadores tem um filtro de linha, que normalmente é um capacitor de 100nF supressor de ruídos (de alta freqüência), este está em paralelo com a rede elétrica na saída do mesmo, uma bobina em série com o fase, e um varistor de 10K em paralelo com a rede elétrica na entrada do mesmo, este último serve para colocar a entrada em curto e queimar o fusível do mesmo caso tiver uma sobretensão na rede elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabaram-se os problemas com as quedas de tensão ( e sobretensão também ). Basta apenas colocar um estabilizador e pronto !! A tensão fica estável em um valor... se fosse tão simples assim, em horários de pico e de madrugada, a tensão seria redondinha em 127V ( 110V na saída do estabilizador ) ou 220V.

É óbvio que a tensão não varia instantâneamente na saída do estabilizador, ela não varia dessa forma na rede... mas me diz uma coisa... qual é o terceiro tape ?!?!?! Bom, eu sei que pode ser 110V/220V, 110V/110V OU 220V/220V e o outro ?!?!

Claro que a forma de onda deve ser uma senóide, com certeza alguém que mora em um lugar hipotético onde a forma de onda seja assim na tomada não precisa usar nada, porque provavelmente a tensão será bonitinha. Fizemos testes aqui simulando uma queda de tensão, e a tensão caiu na mesma proporção na saída do estabilizador. O que deveríamos fazer então ?!?! Porcessar o fabricante ?!?! Se for assim, vamos processar todos e ficar ricos...

Agora vejamos... ocorreu uma queda de tensão, e a tensão foi de 127V para 110V. Bom, como sobrou somente um tape do transformador, ele muda para esse tape ( que eu não sei qual é e supondo que o tape seja para isso ). Pronto, a tensão ficou normal... mas agora ocorreu uma queda maior ainda, e a tensão foi para 90V. Como o estabilizador vai regular isso ?!?! Ele não tem acumulador de energia para compensar, se tivesse não seria estabilizador. Se considerarmos somente as variações discretas de tensão, e contabilizarmos de 10 em 10, temos pelo menos 12 ou 13 variações de tensão ( todos para baixo, até zero ) na tensão de 127V, e 22 em 220V ( já desconsiderando a queda à zero, que no caso seria uma interrupção ), temos no mínimo 12 variações em 127V e 22 em 220V. Só com UM tape ele regularia a tensão ?!?! Como ?!?! Como ele regula a tensão se ele tem somente UM transformador e não possui nenhum tipo de acumulador de energia ( e se tivesse, nem seria um no-break, pois este se desliga da rede quando ocorre uma variação de tensão, o estabilizador nunca faz isso ). Ou seja, ele teria que compensar, teria que medir a tensão na entrada e calcular quanto precisaria gerar para manter a tensão constante. Eu não conheço estabilizador tão inteligente assim... ). Ou no caso, ele teria algum componente que trabalha como um regulador de tensão como os que existem para alta tensão ?? ( Não estou levando em consideração no caso, os capacitores por razões óbvias... se ele usasse os capacitores para isso, haja capacitor !! )

Bom, pelo menos deve ser por causa do relé que eles são uma porcaria... se a tensão sobe ou cai e ele tem que chavear por relé o computador já era. O relé é muito lento para isso... como o CassianoBH disse, tem componentes mais rápidos do que ele.

Quem recebeu o email da SMS tem um tesouro em mãos. Caso ocorra uma queda de tensão e o equipamento ligado ao estabilizador queimar ( isso vale para uma sobretensão ), a responsabilidade é toda do fabricante ( e não da concessionária de energia ), pois a tensão caiu e o estabilizador não fez a tensão ficar no nível adequado ( ou subiu e ele novamente não estabilizou a tensão ). Faça um teste, mande um email novamente para a SMS e diga que o seu computador queimou devido à uma queda de tensão e cobre uma solução. Eles não vão nem pensar duas vezes antes de te mandar fazer isso da concessionária. Por que, se o estabilizador é quem deveria corrigir a tensão ?!?! E depois, pergunte à todos que tiveram problemas com estabilizadores: Quando ocorreu uma queda, o computador reiniciou ou no caso, deu algum tipo de inconveniente ?? Por que ?? Será que o estabilizador regulou a tensão ??

Nem adianta vir me dizer que para variações grandes de tensão, o estabilizador não funciona mesmo. Ora, então para que eu vou usar ele ?!?! Para regular variações pequenas eu ligo direto na tomada, não faz diferença para a minha fonte, já que ela é 100V~240V...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

110/110, 220/220, 110/220 e 220/110 são relações entrada/saída, tapes eu me refiro a saídas do transformador que está dentro do estabilizador, vou tomar como exemplo um estabilizador com relaões entrada/saída 220/110, ou seja relação 2:1, dentro do estabilizador há um transformador que normalmente tem 3 tapes de saída, com relações de mais ou menos 2:0.95, 2:1 e 2:1.05, quando a tensão da rede está normal, ou seja 220V, o circuito que controla a tensão da rede chaveia para a saída o tape com relação 2:1, se a tensão da rede sobe acima de um nível ajustado no circuito que já citei acima chaveia o tape com relação 2:1.05, e quando a tensão da rede desce abaixo de um nível ajustado o circuito chaveia o tape com relação 2:0.95.

Um estabilizador não gera e nem armazena energia para estabilizar a tensão de saída (pelo menos não estes domésticos) e para a fonte de um computador se a tensão for 120 em vez de 110 quase não há diferença, ele é usado em um computador para aumentar a tensão da rede quando ela está muito baixa (em torno de 190V) ou diminuir quando a tensão da rede está muito alta (em torno de 245V) e não para deixar a tensão sempre exata. Seria preciosismo demais querer deixar a tensão na entrada da fonte sempre com 110 ou 220 volts exatos.

Algo que danifica mais as fontes que uma variação de tensão são as frequências harmônicas (sujeira na rede elétrica), parte disto pode ser resolvido com um filtro de linha, coisa que o estabilizador já possui (pelo menos a maioria deles).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem recebeu o email da SMS tem um tesouro em mãos. Caso ocorra uma queda de tensão e o equipamento ligado ao estabilizador queimar ( isso vale para uma sobretensão ), a responsabilidade é toda do fabricante ( e não da concessionária de energia ), pois a tensão caiu e o estabilizador não fez a tensão ficar no nível adequado ( ou subiu e ele novamente não estabilizou a tensão ). Faça um teste, mande um email novamente para a SMS e diga que o seu computador queimou devido à uma queda de tensão e cobre uma solução. Eles não vão nem pensar duas vezes antes de te mandar fazer isso da concessionária. Por que, se o estabilizador é quem deveria corrigir a tensão ?!?! E depois, pergunte à todos que tiveram problemas com estabilizadores: Quando ocorreu uma queda, o computador reiniciou ou no caso, deu algum tipo de inconveniente ?? Por que ?? Será que o estabilizador regulou a tensão ??

Nesse caso o fúsivel que existe no estabilizador não iria proteger o equipamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ulissesbr@20 jul 2004, 13:52

110/110, 220/220, 110/220 e 220/110 são relações entrada/saída, tapes eu me refiro a saídas do transformador que está dentro do estabilizador, vou tomar como exemplo um estabilizador com relaões entrada/saída 220/110, ou seja relação 2:1, dentro do estabilizador há um transformador que normalmente tem 3 tapes de saída, com relações de mais ou menos 2:0.95, 2:1 e 2:1.05, quando a tensão da rede está normal, ou seja 220V, o circuito que controla a tensão da rede chaveia para a saída o tape com relação 2:1, se a tensão da rede sobe acima de um nível ajustado no circuito que já citei acima chaveia o tape com relação 2:1.05, e quando a tensão da rede desce abaixo de um nível ajustado o circuito chaveia o tape com relação 2:0.95.

Um estabilizador não gera e nem armazena energia para estabilizar a tensão de saída (pelo menos não estes domésticos) e para a fonte de um computador se a tensão for 120 em vez de 110 quase não há diferença, ele é usado em um computador para aumentar a tensão da rede quando ela está muito baixa (em torno de 190V) ou diminuir quando a tensão da rede está muito alta (em torno de 245V) e não para deixar a tensão sempre exata. Seria preciosismo demais querer deixar a tensão na entrada da fonte sempre com 110 ou 220 volts exatos.

Algo que danifica mais as fontes que uma variação de tensão são as frequências harmônicas (sujeira na rede elétrica), parte disto pode ser resolvido com um filtro de linha, coisa que o estabilizador já possui (pelo menos a maioria deles).

Por estas relações que acabou de descrever, então pode-se concluir que o estabilizador serve para... porcaria nenhuma, já que estas relações são para corrigir pequenas variações de tensão ( já que nenhuma destas variações causarão danos à fontes de qualidade, que aceitam 100V~240V ). Vale mais a pena investir em fontes boas do que em estabilizadores, pelo que você está expondo. Só não entendi por que a relação sobe quando a tensão de entrada sobe... se a tensão da rede aumenta, e o tape aumentar, a tensão aumenta mais ainda na saída. Se a tensão cai e o tape diminui, a tensão na saída cai mais ainda... ( por exemplo, se a tensão da rede cai para 190V, em uma relação 2:1 a tensão seria aproximadamente 95V no secundário, se usar essa relação que você citou quando a tensão de entrada cai, de 2:0,95 a tensão cairia ainda mais para 90V mais ou menos ).

E nesse último parágrafo, você disse o que eu também disse, e que é a real utilidade dos estabilizadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lidisoft@19 jul 2004, 19:02

Eu acho que incentivar a não utilizar os estabilizadores é uma irresponssabilidade.

O meu é certificado pelo InMetro e se ele  dá a garantia, com o que  devo preocupar?

E não é todo mundo que tem como obter($$$$$$$) um establizador profissional ou um nobreak.

CUIDADO!

>

O LOGO DO INMETRO SÓ GARANTE QUE O FABRICANTE não IRÁ MENTIR NA POTENCIA DO DISPOSITIVO E QUE A CAIXA METALICA ESTA ATERRADA ADEQUADAMENTE.

SÓ ISSO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...