Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

hum...

boa essa norma...mas nao adianta sem especificar os valores tecnicos...

sabe porque aqui no brasil vende muito estabilizador??

porque é cultura !!!

você compra uma maquina o vendedor pergunta...

você ja tem estabilizador?

como se fosse essencial para o funcionamento perfeito do micro...

vendo esse topico acabei de crer q os brasileiros sao desinformados e ignorantes quanto a essas opiniões aqui discutidas...

vira para o vendedor e fala q o estabilizador reduz o tempo de vida do micro...

ele vai te bater....rsrsr

vai teimar até o fim q eu estou errado...

dar milhoes de explicações...

não é verdade??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa... realmente o pessoal é bastante cabeça dura...

bem, vou dar o meu relato aqui... uso computador há cerca de 20 anos... e desde sempre eles foram ligados em estabilizadores... agora eu acredito fortemente que uma das principais causas disso é o fato de boa parte da rede no Brasil ser 220V enquanto que os componentes foram por muitos anos 110V... com isso o estabilizador entrava em cena e acabou se tornando um item fundamental...

hoje em dia tudo é bivolt...

o que me convenceu? 2 argumentos...

o primeiro é, porque eu devo ligar o meu computador em um estabilizador mas não a minha geladeira, meu forno de microondas, meu DVD, minha tv de LCD novinha, e todos os outros eletrodomésticos na minha casa? porque só a fonte do meu PC é incapaz de se segurar sozinha enquanto tudo mais é auto suficiente... isso não faz o menor sentido...

e outra... eu comprei uma fonte de R$550,00... não faz o menor sentido colocar um item (qualquer que seja ele) de 50 - 100 reais para "proteger" a minha fonte 500% a 1000% mais cara...

realmente é uma quebra de paradigma... e quebras de paradigmas são complicadas...

no dia que a minha fonte chegou, eu achei um absurdo ligá-la no estabilizador... o que eu fiz? tirei o estabilizador e liguei ela direto na parede... na tora... sem frescura...

só de não ter aqueles tlecs malditos já é um alívio... mas além disso, o PC torna-se muito mais estável... parece que o estabilizador fica segurando a fonte... é um troço esquisito...

faller e rau... vocês são guerreiros... haja paciência para discutir há anos a mesma coisa com esse bando de cabeça dura... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entrei nessa "guerra" tem menos de 2 anos, o faller e outros que até ja cairam fora tão ai a uns 4 a 5 anos. Eu sou um que ainda convivo com o estabilizador, mas dentro de um nobreak somente por causa da funcionalidade do nobreak em manter o PC ligado em pequenas quedas de energia e só. Vivo com esse mal do estabilizador socado lá dentro do nobreak...

Mas a APC não tem muito tempo lançou uma versão com meio estabilizador. Ele só mete o bedelho quando a tensão cai pra abaixo de 100V e uma vez só, compensando em 12% a baixa. Infelizmente no Brasil só existe a versão 110-127V desse modelo. Ainda nao achei nenhum sem estabilizador... Mas essa nobreak da APC é uma boa, primeiro porque ele nao faz conversoes de tensão, a versao internacional 220Volts dele, lançada recentemente no exterior, entra 220V e sai 220V e tb tem um meio estabilizador de só 1 estágio, da mesma forma aumenta a tensão em 12% quando muito baixa. To enxendo o saco da APC pra trazer essa versão pro Brasil tão bem como seus protetores anti-surto que aliais é uma recomendação que te faço:

Evite ligar a fonte diretamente na tomada, compre pelo menos um bom filtro supressor de surtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entrei nessa "guerra" tem menos de 2 anos, o faller e outros que até ja cairam fora tão ai a uns 4 a 5 anos. Eu sou um que ainda convivo com o estabilizador, mas dentro de um nobreak somente por causa da funcionalidade do nobreak em manter o PC ligado em pequenas quedas de energia e só. Vivo com esse mal do estabilizador socado lá dentro do nobreak...

Mas a APC não tem muito tempo lançou uma versão com meio estabilizador. Ele só mete o bedelho quando a tensão cai pra abaixo de 100V e uma vez só, compensando em 12% a baixa. Infelizmente no Brasil só existe a versão 110-127V desse modelo. Ainda nao achei nenhum sem estabilizador... Mas essa nobreak da APC é uma boa, primeiro porque ele nao faz conversoes de tensão, a versao internacional 220Volts dele, lançada recentemente no exterior, entra 220V e sai 220V e tb tem um meio estabilizador de só 1 estágio, da mesma forma aumenta a tensão em 12% quando muito baixa. To enxendo o saco da APC pra trazer essa versão pro Brasil tão bem como seus protetores anti-surto que aliais é uma recomendação que te faço:

Evite ligar a fonte diretamente na tomada, compre pelo menos um bom filtro supressor de surtos.

Haha, pior eu que ainda não tomei vergonha na cara e ainda utilizo meu estabilizador adquirido há 10 anos atrás como um multiplicador de tomadas. É o famoso comodismo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha, pior eu que ainda não tomei vergonha na cara e ainda utilizo meu estabilizador adquirido há 10 anos atrás como um multiplicador de tomadas. É o famoso comodismo...

Multiplicador de tomadas...kkkkkkkk eu também uso para este fim... pretendo comprar um no break....fora o fato de quedas repentinas de energia, sabe pra que ele servirá ? um multiplicador de tomadas mais moderninho..rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha, pior eu que ainda não tomei vergonha na cara e ainda utilizo meu estabilizador adquirido há 10 anos atrás como um multiplicador de tomadas. É o famoso comodismo...

Eu fazia a mesma coisa.

Resultado:

Tres computadores, camara digital, notebook, sofá, tv, rack tudo queimado devido a um incêndio na sala do meu AP causado por um esquema muito parecido com o seu.

Se você vai continuar nesse esquema sugiro você fazer um seguro contra incêndio da sua casa rapidinho...

Provas: dê uma olhada na página 54 deste post...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de Linha SMS 5 Tomadas.

0062323.jpg

Sei que não é o melhor do mundo, mas ajuda? Sabem me dizer se ele é 110v/220v? E também se não for pedir muito, quais aparelhos não é recomendado ligar nele (isso em um computador), como modem, monitor.. existe alguma recomendação para não ligar algum periferico do computador à estes filtros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Haha, pior eu que ainda não tomei vergonha na cara e ainda utilizo meu estabilizador adquirido há 10 anos atrás como um multiplicador de tomadas. É o famoso comodismo...

Eu comprei um "filtro de linha" SMS com 8 tomadas, justamente por essa necessidade de "multiplicar" tomadas ehehehe. Eu já abri ele e ví que de filtro só tem o nome na embalagem e não me decepcionei pois esperava isso hehehe. Custou R$20.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Prezados,

comprei há uma semana uma LCD 47", que custou 2 meses de salário.

Hoje, ela aparentemente desligou/ligou sozinha por uma fração de segundo, como se tivesse havido uma falha na rede elétrica. Entretanto, outros equipamentos (o próprio computador) continuaram funcionando normalmente.

Pensei então: preciso comprar um estabilizador para proteger a TV, o mais rápido possível !!

Há duas horas atrás, comecei a procurar dicas sobre bons estabilizadores para comprar, li os comentários sobre a 14373:2006 da Abinee, achei ótimo que tenham definido novas regras e etc...

Mas daí comecei a ler comentários sobre "será que precisa de estabilizador" e então cheguei aos textos do Faller e tbém do Morimoto.

Fiquei bem impressionado. Confesso que toda vida usei estabilizador para garantir o bom funcionamento do computador; sou engenheiro eletricista/subárea eletrônica, e por isso pude acompanhar mais ou menos bem a exposição do Feller sobre a zona que o estabilizador faz com o sinal da rede, para proteger o computador, com as imagens de osciloscópio inclusive.

Assim acabei por me convencer, corretamente espero, dos seguintes pontos, que são a razão do meu depoimento no tópico:

- pelo que foi apresentado nestes anos de existência deste tópico, bem como corroborações de outros tópicos e sites, o estabilizador poderia ter função, ou pelo menos apelo comercial, quando as fontes lineares eram usadas em PCs e não se usavam as chaveadas, há 30 anos;

- recomenda-se trocar o mais rápido possível o estabilizador por um protetor de surtos ou 'bom' filtro de linha, arrisco esta recomendação embora não tenha comprado ainda;

- penso que um estabilizador que você já tenha comprado poderia ser usado como um termômetro da saúde de sua instalação elétrica, da seguinte forma:

> desconecte qualquer equipamento que esteja conectado nele, ou seja, ligue-o em uma tomada qualquer da casa e deixe-o chorando sozinho;

> a quantidade de tlec-tlec que ele fizer por unidade de tempo poderá lhe dar uma medida rudimentar de quão boa está a tensão(tensão) da instalação da sua casa: enquanto você está em casa, ele fez 10 tlecs num dia? 20? nenhum? Em uma semana? E quando sua geladeira starta o compressor? E quando o danado do vizinho liga um motor elétrico? E se tem algum comércio próximo que está gerando afundamentos na rede? Todos estes eventos podem, talvez, ser tlec-zados pelo seu estabilizador.

Aproveito para pedir dicas de bons protetores/filtros de linha, sorry se foi postado algo recente nas últimas semanas.

Grato,

Marchesi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Assim acabei por me convencer, corretamente espero, dos seguintes pontos, que são a razão do meu depoimento no tópico:

Parabéns pelas suas deduções, todas bem centradas e corretas no meu entendimento.

Essa sua indicação de filtro/proteção é uma das melhores, senão a melhor, disponível nesse nosso Brasil atualmente. Isso se sua alimentação for de 110 (ou 127 Volts).

Para 220 Volts é que a porca torce o rabo aqui nesse nosso Brasil. Ainda tenho que indicar como das melhores a da Clamper , de modelo Compute Protector Pró. Essa ai de baixo..

ComputerProtectorPr.jpg

bem-vindo ao grupo daqueles que desejam energia pura para seu PC...

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

comprei há uma semana uma LCD 47", que custou 2 meses de salário.

Hoje, ela aparentemente desligou/ligou sozinha por uma fração de segundo, como se tivesse havido uma falha na rede elétrica. Entretanto, outros equipamentos (o próprio computador) continuaram funcionando normalmente.

Pensei então: preciso comprar um estabilizador para proteger a TV, o mais rápido possível !!

Há duas horas atrás, comecei a procurar dicas sobre bons estabilizadores para comprar, li os comentários sobre a 14373:2006 da Abinee, achei ótimo que tenham definido novas regras e etc...

Mas daí comecei a ler comentários sobre "será que precisa de estabilizador" e então cheguei aos textos do Faller e tbém do Morimoto.

Fiquei bem impressionado. Confesso que toda vida usei estabilizador para garantir o bom funcionamento do computador; sou engenheiro eletricista/subárea eletrônica, e por isso pude acompanhar mais ou menos bem a exposição do Feller sobre a zona que o estabilizador faz com o sinal da rede, para proteger o computador, com as imagens de osciloscópio inclusive.

Assim acabei por me convencer, corretamente espero, dos seguintes pontos, que são a razão do meu depoimento no tópico:

- pelo que foi apresentado nestes anos de existência deste tópico, bem como corroborações de outros tópicos e sites, o estabilizador poderia ter função, ou pelo menos apelo comercial, quando as fontes lineares eram usadas em PCs e não se usavam as chaveadas, há 30 anos;

- recomenda-se trocar o mais rápido possível o estabilizador por um protetor de surtos ou 'bom' filtro de linha, arrisco esta recomendação embora não tenha comprado ainda;

- penso que um estabilizador que você já tenha comprado poderia ser usado como um termômetro da saúde de sua instalação elétrica, da seguinte forma:

> desconecte qualquer equipamento que esteja conectado nele, ou seja, ligue-o em uma tomada qualquer da casa e deixe-o chorando sozinho;

> a quantidade de tlec-tlec que ele fizer por unidade de tempo poderá lhe dar uma medida rudimentar de quão boa está a tensão(tensão) da instalação da sua casa: enquanto você está em casa, ele fez 10 tlecs num dia? 20? nenhum? Em uma semana? E quando sua geladeira starta o compressor? E quando o danado do vizinho liga um motor elétrico? E se tem algum comércio próximo que está gerando afundamentos na rede? Todos estes eventos podem, talvez, ser tlec-zados pelo seu estabilizador.

Aproveito para pedir dicas de bons protetores/filtros de linha, sorry se foi postado algo recente nas últimas semanas.

Grato,

Marchesi.

Olá, Marchesi!

O que eu creio que aconteça pra TV ter desligado e o PC não é a folga com que trabalham as fontes. Se o seu PC usa uma fonte boa e com folga de potência, provavelmente a da TV usa uma fonte dimensionada pra operar bem perto do consumo máximo da TV.

Ao operar com uma fonte folgada, seus capacitores conseguem reter energia por mais tempo durante eventos de afundamento de tensão ou corte total. Por exemplo, o Guia de desenvolvimento de fontes ATX exigem que elas passem, sem causar variação superior a 5% nas tensões de saída, por eventos de queda total de energia, com carga máxima na fonte, por 1 ciclo de rede, algumas fontes conseguem até mais mesmo em carga máxima. Então, operando com folga, provavelmente elas segurarão ai, 50, 80ms ou mais, sem o aparelho se desligar. Um estabilizador em nada ajudaria nesses casos de corte total ou mesmo que parcial, já que o tempo de resposta dos estabilizadores à relé mais velozes, é de 2 ciclos de rede, 33.2ms. Se sua TV se desligar com um afudamento severo de 16.6ms, o estabilizador não vai ter serventia alguma.

Em casos severos, de quedas constantes, recomendo um nobreak senoidal, um desse tipo indicado ai abaixo é uma grande pedida, além de proteção anti-surto generosa e filtragem de ruidos, possui baterias e onda pura senoidal na saida. Apesar de mais caro que os nobreaks comuns, ele tem um design q não vai ficar destoado na sala de estar e não faz os incomodos clicks de relés:

http://www.apc.com/products/family/index.cfm?id=310

Foto interna de um dos modelos:

apcs15interior.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá Pessoal!

Utilizo os meus equipamentos ligados diretamente a rede elétrica já a uns 13 anos.

Nunca tive problemas com equipamentos, tampouco redução de vida útil dos equipamentos.

Tive esta conclusão após trabalhar em uma empresa a qual fabricava "filtros de linha" e "estabilizadores de tensão", tirando o nobreak o resto não passa de beijamins ou como no nordeste é conhecido como "T" para se ligar equipamentos.

Tenha em mente de apenas adquirir uma boa fonte de potência real que seja suficiente para fornecer energia de qualidade para o seu pc.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Pessoal!

Utilizo os meus equipamentos ligados diretamente a rede elétrica já a uns 13 anos.

Nunca tive problemas com equipamentos, tampouco redução de vida útil dos equipamentos.

Tive esta conclusão após trabalhar em uma empresa a qual fabricava "filtros de linha" e "estabilizadores de tensão", tirando o nobreak o resto não passa de beijamins ou como no nordeste é conhecido como "T" para se ligar equipamentos.

Tenha em mente de apenas adquirir uma boa fonte de potência real que seja suficiente para fornecer energia de qualidade para o seu pc.

Abraços.

Concordo com "quase" tudo o que você diz, mas vejamos..

Fazendo uma analogia meio "podre" diria.. O fato de você ter passado algum tempo sem seguro para seu carro e não o terem roubado nesse tempo, absolutamente não dá a garantia de que ele não vai ser roubado jamais.

Você ter trabalhado numa empresa que faz, fazia ou fez réguas de proteção e dizer que elas não passavam de uma benjamim não me espanta nem um pouco. Mas não são essas as recomendadas para proteger seu PC..

Por acaso era assim o interior das réguas que essa empresas fazia???

ProteodaAPC.jpg

Ou assim:

5Protetores.jpg

Desse modo não me parece muito prudente você balizar por baixo e sim, o que seria muito mais útil, recomendar que se desse a devida atenção ao que se compra, para não comprar os "benjamins" malfadados..

Dai a dizer que proteção é inútil vai uma enorme diferença, e os depoimentos estão ai para quem quiser ver. Ainda ontem vi um.. Ai está..

http://adrenaline.com.br/forum/4102552-post1281.html

Claro que o benjamin não teria segurado essa dai e seu proprietário estaria comum modem queimado e quem sabe a etapa de rede da placa-mãe..

Quanto a questão da fonte, sim sempre é muito mais útil se comprar uma boa fonte que comprar uma genérica e colocar um estabilizador.. Costumo dizer:

"Estabilizador é como remédio de tarja preta, só deveria ser aplicado em condições muito especiais, com recomendação e dimensionamento de quem entenda e sempre sabendo de seus efeitos colaterais.."

Ou de uma maneira muito mais poética, como outro dia vi por ai escrito..

"Estabilizador é igual a zagueiro gordo, sempre chega atrasado, não vai evitar o gol e quando vai ajudar o goleiro a se levantar, ainda pisa no saco dele..."

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveito para pedir dicas de bons protetores/filtros de linha, sorry se foi postado algo recente nas últimas semanas.

Grato,

Marchesi.

Sem medo de ser feliz, SMS Manager III senoidal, tá uns 500 reais, mas bixo esse é o bixo!!!

sabe o q usei nele pra ver se é bom??? furadeira de 550W, e ele tocou na moral...

eu tenho dois no meu pc, um pra cpu e net (com BAT ext de 45Ah) e outro pra toda a tranquerada do pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O manager III Senoidal é uma das UPS Senoidal mais barata que encontramos no Brasil. Onde você achou por 500 reais? É 700VA, né?

E ai daniel, que fim deu aquele teste dos estabilizadores?

sim é do de 700VA (melhor dizer 450W real), no ML temum anúncio vendendo por 170 kda... na americanas.com tá 650 o novo (c/ usb)!!!

Não consegui terminar os testes, comecei a construir minha casa e F... tudo, nao tive tempo pra mais nada, mas não vou precisar terminar os preliminares e até onde foram os testes infelizmente TODOS revelaram "O ESTABILIZADOR NÃO SERVE PRA NADA QUANDO USADO COM FONTES CHAVEADAS"

sua única serventia é aquela da rede com tensão normal MUITO abaixo ou acima do padrão CPFL 120~127Vac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma página de discussão e agora o "must" é o filtro de linha.

O nobreak "condiciona" o sinal, se este possui um surto para cima(somado ao sinal AC) , o nobreak entra em operação, se há falta de energia, o nobreak também entra em operação.

E a maior parte das fontes chaveadas trabalha tranquilamente com sinais deformados e surtos no sinal senoidal.

Uma fonte da tv LCD ou plasma mais MO, custa mais que um nobreak.

Mas cuidado, muitos eletroeletronicos não gostam de sinais quadrados ou PWM provenientes do nobreak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mais uma página de discussão e agora o "must" é o filtro de linha.

O nobreak "condiciona" o sinal, se este possui um surto para cima(somado ao sinal AC) , o nobreak entra em operação, se há falta de energia, o nobreak também entra em operação.

E a maior parte das fontes chaveadas trabalha tranquilamente com sinais deformados e surtos no sinal senoidal.

Uma fonte da tv LCD ou plasma mais MO, custa mais que um nobreak.

Mas cuidado, muitos eletroeletronicos não gostam de sinais quadrados ou PWM provenientes do nobreak.

Me permita, colega, alguns pontos de discordância daquilo que por você foi colocado:

Afirmado por você: O nobreak "condiciona" o sinal, se este possui um surto para cima(somado ao sinal AC)

Dá-se nome de surto às interferências de curta, curtíssima duração, muitas vezes da ordem de micro ou mili segundos. Desse modo, a não ser que o no-break seja do tipo on-line, (caros, muitas vezes mais caros que seu PC) nem sequer vai conseguir iniciar sua operação para poder comutar para cima da geração do mesmo, no tempo do surto de tensão. Desse modo lhe digo, se esse no-break não dispor, internamente, de elementos de proteção que as boas réguas de proteção tem, os varistores, ou centelhadores a gás, ou diodos tranzorb, ou o que valha, que conseguem respostas em tempos da ordem de nano segundos, ele, o no-break, não vai fazer bulhufas em relação a qualquer surto de tensão que se apresentar.

Ele, o no-break, vai deixá-lo passar de liso para diante. Repito, a não ser que estejas falando de no-breaks on-line, dupla conversão, sempre ativos e sempre gerando energia (repito, caros e fora da realidade do usuário de informática doméstico). Esses surtos podem vir a danificar seu equipamento de informática de TV ou de som...

Desse modo, não penso em ser uma boa régua de proteção a redenção da lavoura, mas, em se tratando de proteção contra surtos ela se comporta melhor do que muitos dos outros dispositivos elétricos que se propôem a ofertar essa proteção. Sim no-breaks podem ter boas proteções também, mas quando o usuário necessita somente da proteção e não da ação de geração do no-break, muito mais barato é a adoção de uma boa régua de proteção.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diz o ditado: ''A necessidade faz o sapo pular''.

Ontem a noite o meu velho estabilizador Rag Tech em funcionamento diário há 10 anos, simplesmente fez um "clec" e desligou. Eu acho que foi um problema do interruptor dele que já não tava funcionando direito há um tempo (tava travado na posição de ligado).

De qualquer forma isso me assustou e eu acabei comprando um filtro de linha APC P6b. Enfim, adeus estabilizador. Dei ele para o meu avô pra ele aproveitar os componentes internos nas engenhocas dele hehe.

Falta só a fonte pra fazer uma boa dupla.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...