Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

Postado Originalmente por Diogo Rios+16 out 2004, 21:07QUOTE (Diogo Rios @ 16 out 2004, 21:07) Deep_Blue@15 out 2004, 16:46

Putz, cara levou tempo pra eu ler todas as mensagens daqui ... a cabeça tá doendo ...

Mas uma coisa que não parei de pensar: Eu moro em casa, tenho como fazer um rombo na minha parede pra sair um fio preu meter numa barra no chão e garantir meu aterramento.

Como vocês resolvem o problema de aterramento, por exemplo, de um cliente que mora no 19º andar ?‼? Joga um fiozinho pela janela até o térreo? Compra um multimetro com uma perninha um pouquinho maior? Algo que de pra alcançar o 20º andar? :blink:

Largando a zoação de lado, e concordando com a ideia do nobreak online, como é que vocês fazem o aterramento?

Preguinho na parede? Marretada pra abrir um rombo na parede e meter a vara? (não caiu bem hehe) ou liga na torneira?

Alguém me tira esta dúvida pls!  :P

Cara, um prédio desses com certeza foi previsto em seu projeto um sistema de aterramento, não só para computadores, mas tambem para: Refrigerador, lavadora de roupas, chuveiro eletrico, etc,...~

Se não tive, não precisa jogar um cabo desde o vigesimo andar ao térreo, basta tem um pouco de trabalho para achar a ferragem, que com certeza existe, dentro de colunas de sustentação, que serve como um terra eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas se mora em CASA, então o trabalho é mais fácil! Vai depender da localização da tomada em relação ao lado externo da casa(área livre) onde poderá enterrar a(s) haste(s).

Veja o meu caso. A tomada do PC fica na lateral da casa e do lado externo fica uma área livre. O trabalho que tive foi somente fazer um furo na parede para passar o fio(no fundo da cx da tomada);

No lado externo, abri um rasgo na parede(1.5m + ou -) para encobrir o fio e reboquei para cobrir(poderia ficar exposto sem problemas);

Quebrei o piso de cimento, abrindo uma pequena vala para separar as 2 hastes a uma distância de 2.4m(adotada conforme a haste) que neste caso tinha 2.4m) e usei um fio sólido de 6mm² de espessura. Quanto mais grosso melhor, mas mais difícil será para conectar na tomada!

Lembrando que para subir até a tomada, o fio pode ser deixado com o isolamento termoplástico. Sendo ideal, desencá-lo, somente entre as 2 hastes, no meu caso.

Após fazer uma conexão bem feita, usando para isso 2 conectores em cada haste, cobre-se o rasco no piso de cimento e pronto. Ninguém nem vai perceber que tem um aterramento perfeito(quase) dando-me a segurança que preciso para meu PC.

Lembro que não sou Pedreiro, mas se precisar botar a mão na massa, é comigo mesmo...... :D

Não venham dizer que não sabem onde comprar o material!

Cimento> Material de Construção;

Barro> No quintal deve ter ou vide item anterior;

Ferramenta para o trabalho> Material de Construção ou USE uma colher de cozinha! Seja criativo!

Fio, Hastes, Conectores e Tomadas se precisar> Material Elétrico.

Inteligência e desenvoltura> Entre as orelhas esquerda e direita> interior da caixa encefálica(crânio)! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Simples! Para ser perfeito, completo, 100% dentro das Normas, teria que haver um Projeto que detalhasse todos os procedimentos, cálculos da Resistividade do solo, cálculos elétricos, também fosse medido com um equipamento adequado(Megômetro de Terra), etc

Só por isso não é 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigos,

sou mais um que li tudo isso,

estou com dor de cabeca e durmindo,

todos parecem genios da eletrônica,

mas cada um fala uma coisa,

tenho um estabilizador eletrônico enermax 1000va,

uso ele ou não ?

se sim ele aguenta pc, monitor, modem adsl, aparelho de som, impressora, hub ?

ou so o pc mesmo ?

ou nem o pc ?

sobre o aterramento aqui no meu predio a tomada é so de 2 pinos,

qual a melhor maneira de descobrir se existe aterramento aqui ?

se não existir aterramento, vale a pena fazer um ? como ? moro no terceiro andar.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uso ou não uso? Se nunca deu problemas antes, use!

Aterramento em prédio que não dispõe dele é uma dor de cabeça. Neste caso, o Módulo isolador seria o mais indicado.

Quanto a usar todos esses equipamentos ligados no estabilizador, se funcionou até hoje e não queimou, deve segurar sim. Em caso de suspeitas, basta desconectar o aparelho de som e observar.

Não deve haver aterramento em seu prédio. Infelizmente, no Brasil, as construções estão muito aquem das normas técnicas....

Procure um eletricista predial e veja o que pode ser feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@27 out 2004, 08:18

Uso ou não uso? Se nunca deu problemas antes, use!

Aterramento em prédio que não dispõe dele é uma dor de cabeça. Neste caso, o Módulo isolador seria o mais indicado.

Quanto a usar todos esses equipamentos ligados no estabilizador, se funcionou até hoje e não queimou, deve segurar sim. Em caso de suspeitas, basta desconectar o aparelho de som e observar.

Não deve haver aterramento em seu prédio. Infelizmente, no Brasil, as construções estão muito aquem das normas técnicas....

Procure um eletricista predial e veja o que pode ser feito.

tipo, quando eu fui compra o estabilizador, ganhei um de3sconto estão grande que comprei 2.

so estava usando 1 e deixei o outro quardado.

o estab. derreteu......

comecei a usar sem estab. meu pc queimou.

agora q montei meu pc novo tava pensando em colocar o estab. que esta novinho nunca usado aqui.

porém antes de liga-lo, resolvi ler esse topico, agora não sei mais de nada....

Continuo na mesma, uso ou não ???

com ele deu problema, sem ele deu mais problema ainda........

Sobre o que ligar no estab. ele possui 1000va, portanto deve existir alguma forma de calcular o que eu posso ligar nele....

tipo minha fonte é de 480w, quantos va ela consome ??

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

A fonte não não consome quase nada sozinha! Quem consome muito é a carga, seu PC é a carga.....e o que tiver ligado no estabilizador.....Comprou 2 e não comprou um nobreak? :ahh:

Se era de 1000VA e queimou, ou não presta ou tem coisa demais ligado nele! Agora me vêio um pensamento sombrio! Se te deram um praticamente de presente, não seria para desfazer-se deles?!!!!!!

Outro detalhe. Se deu problema com estabilizador e mais ainda sem ele! Creio que o problema mesmo é sua rede elétrica, que pode sofrer oscilações de mais e o estabilizador nem deu conta!

O módulo estabilizador e isolador faz o serviço de 2 equipamentos! Isola da rede, dando mais proteção e segurança e também estabiliza.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que perca de tempo... :tantan: Mesmo assim, vou filosofar como vocês!

Estabilizador, diriamos, é uma forma primitiva de nobreak... claro!, claro!, um estabilizador não suporta vinte equipamentos em gambiarra nele, mas acredito que o PC tem menos chance de queimar, a fonte e sei lá... quando conectado a ele, que se não estivesse. Sei o que é um relé, e sei que este lindo dispositivo pretinho funciona direitinho como a ideia original de sua criação! que é interromper uma insignificante ação (desligar) quando pede a trilha do circuito (trilha, criada com um pontinho de lógica) que pare uma operação. Putz... e este tópico está imenso!... Lembre-se o papai é o estabilizador... e o neto é os nobreaks de hoje e já estão inventando, uma fonte com um pequeno circuito interno contra explosões! hehe! Desculpem a brincadeira... mas usem estabilizador para televisão ou geladeira, ainda mais quem mora perto de estações hidrelétricas. Ah... se meu pai tivesse usado...

~ = onda de telefonia e de redes elétricas, geralmente...

___ = onda dos sonhos... mas não alcançada, por conta da infraestrutura

_~__ = já está de bom tamanho o que o meu estabelizador faz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jesus cristo loop!

>

Não existe perca....e sim perda...

>

Nobreak e estabilizador são coisas distintas...

>

Muitos estabilizadores "escrevem" 1000VA e suportam apenas 250W, a relação custuma ser 0,5 a 0,7...ou seja, 1000VA e 700W nos bons...inclusive a norma que vigora foi feita para evitar essa enganação por conta de uns fabricantes que jogavam no mercado um estabilizador 250W como 1500VA declarado...

>

"pede a trilha do circuito"....jesus cristo loop...tome cuidado para não levar choque..bzzz..essas coisas não existem...o rele, aquela caixinha preta, apenas troca a relação do transformador para manter a tensão estavel em certo valor pré-determinado pelo fabricante...as trilhas estão presentes realizando as conexões no lugar de um monte de fios..

>

e cuidado a todos com estabilizador para geladeira, existem modelos apropriados para isso...nem todos servem...

>

Insistirei até cair a ficha: sua fonte não necessita de nada, ela foi criada para trabalhar com qualquer tensão entre 90 e 140V, mas quando falta tensão, voce precisa do nobreak, o estabilizador deixa passar a falta de tensão e seu HD gruda! :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

trabalhei num fabricante, como projetista, durante 10 anos.

Para competir em preço, a unica forma sem sonegar impostos é roubar na potencia.

Menor empilhamento do trafo, fio mais fino, carretel menor e lamina sem vergonha que apresenta perdas em vazio de até 14W, isso mesmo, o trafo esquenta sem carga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, já li o tópico inteirinho e fiquei com mais dúvidas do que eu tinha antes sobre usar ou não um estabilizador. Mas "tudo bem"... :rolleyes:

Sobre os estabilizadores, eu tenho uma duvidazinha: Pelo que eu li, os estabilizadores não foram feitos para estabilizarem a tensão, no entanto, eles podem deixar a tensão variar tanto como acontece aqui como o meu? => Exemplo real que aconteceu ontem (05/11/2004): Por curiosidade, resolvi "medir" com um multímetro a tensão da tomada da parede e estava em 118V oscilando um pouco (isto com um chuveiro 220V ligado). Com o estabilizador ligado nesta tomada* , rapidamente eu verifiquei a saída do mesmo e estava em 118V também. Quando o chuveiro foi desligado, eu ainda estava com o multímetro "ligado" a uma das tomadas de saída do estabilizador e ele deu um estalo e derrubou a tensão para 103V, então eu verifiquei a tomada da parede e deu 120V.

Hoje de manhã, a tomada da parede estava com 117V e o estabilizador estava com 99V em sua saída.

Neste exato momento, fiz uma medição e deu 118,4V na tomada da parede e a saída do estabilizador está oscilando (muito) entre 101V e 103V. (somente o monitor e as caixas de som estão ligados ao extabilizador.)

Tudo bem que esta não é a função do estabilizador mas, ele pode variar a tensão de saída tão bruscamente e deixá-la tão baixa?

Depois dessa, eu passei a ligar meu computador direto na tomada da parede, fiz a coisa certa?

* => Na parede, tem duas tomadas uma ao lado da outra e enquanto uma alimentava o estabilizador, a outra eu usava para fazer as "medições".

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, eu nunca usei um estabilizador, só um filtro de linha que eu acho que não serve para nada, é o pc na tomada, eu uso isso desde que tive um 486, e nunca usei um estabilizador... pois nunca deu problema... acho que só o aterramento faz o mesmo servico do estabilizador, onde o morimotto disse num dos e-books dele.

isso é sorte mesmo? nunca queimei uma peca... mas eu vi que meu irmão no exercito ele tava com um k6-2, ele saiu e quando voltou tava tudo queimado, o problema, a tomada enviava somente 75v, e isso fez uma barriga no processador, ele que disse mas não vi.

esses problemas ocorrem na tensão que vem de fora ou de outros N fatores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por uBira@03 nov 2004, 22:02

trabalhei num fabricante, como projetista, durante 10 anos.

Para competir em preço, a unica forma sem sonegar impostos é roubar na potencia.

Menor empilhamento do trafo, fio mais fino, carretel menor e lamina sem vergonha que apresenta perdas em vazio de até 14W, isso mesmo, o trafo esquenta sem carga...

Engraçado mesmo! :wacko:

Enquanto uns viram noite, fazendo calculos e mais calculos, aumenta uma lâmina aqui, modifica ali, calculos, calculos e calculos, tentando obter o melhor rendimento possível. E outros fazendo destas coisas.

Então, pra que estudar? Pra fazer besteira?

Pra que estes caras contratam Tecnicos e Engenheiros? Só pra gastar dinheiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe...

Faz-se o certo também.

voce tem o estabilizador cujo custo minimo hoje é US$10 e outro na faixa de US$35.

Pagam voce para fazer assim, voce vai dizer não e ficar desempregado para que?

Tome lixo..alias, dá mais trabalho e gasta-se mais horas de engenharia para se fazer não uma porcaria, mas algo no limite inferior do irresponsavel.

Mas tem gente que abusa, ele copia sua porcaria e reduz o custo ainda mais...

Hoje não se contrata mais tecnicos e engenheiros.

voce terceiriza a engenharia, sai mais barato....

Tem um fabricante que voce faz uso e faz isso....os projetos são comprados...e as vezes não cabe na caixa, por isso tem uma travessa adaptada de lado a lado da caixa... :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D ola galera

Concordo em algumas partes com o Mansonk2. Eu tenho vivenciado "Acho eu" uma perda de periférico (Monitor) por causa do estabilizador, mais isso porque ele estava do lado do monitor e isso causava muitas oscilações na tela assim q o mesmo operava mais creio q ele estando a uma distancia razoável digamos: uns 2 mt de distancia de toda a aparelhagem não causara nenhum distúrbio pelo contrario ele é muito fundamental para q seu micro esteja protegido contra alta tenções. Em questão da fonte do PC, ela é muito fraca a qualquer sobre carga o seu fusível se abre fácil mente e assim impedindo q essa sobrecarga queime mais componentes dentro do mesmo

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal

Ando lendo e analisando muita coisa relatada por técnicos e engenheiros da área e fiquei um pouco surpreso com uma afirmação de que o Estabilizador pode ser, em alguns casos, até melhor que um nobreak! Não discutirei essa afirmação!

Outra coisa que ocorre com os estabilizadores mais modernos e de qualidade, é que eles têm a característica de fornecer uma tensão senoidal(ideal), coisa que equipamentos mais antigos não conseguem. Essa característica é importante para manter uma energia com sinal de corrente e tensão com as características o mais próximo possível do indicado para o equipamento a ser alimentado.

Ainda estou pesquisando mais profundamento sobre isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:huh: Oi pessoal, é a primeira vez que estou acessando este forum.Aproveitando o gancho do estabilizador gostaria de uma opinião sobre aqueles estabilizadores de núcleo saturado(magneticamente).No caso de queda de tensão ele tende a sair da região de saturação fazendo c/ q a tensão se mantenha constante.Ele trabalha normalmente c/ ceifamento do pico da senóide.Este tipo teria se tornado obsoleto pelo peso apenas ou traria outros inconvenientes.Funcionaria bem c/ pc's?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:ahh: Pois é pessoal, já fui vitima de um estabilizador, atenção para aqueles antigos, que mostram uma potência que não corresponde a real, pois antigamente eles não seguiam normas ABNT, e para diferenciar o produto colocavam de tudo, 1000VA quando na verdade não passava de 300VA, ai um belo dia em minha bancada liguei duas maquinas em um microsol da vida, BELEZA..., uma sobretenção levou o estabilizador e com ele uma placa mãe...... CUIDADO!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...