Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Agente K

É hora de trocar a placa mãe?

Recommended Posts

Boa noite, há dois dias meu desktop começou a apresentar os seguintes comportamentos:

1. Trava momentaneamente durante o POST, quando ele vai testar as portas IDE/SATA.

2. Windows congela do nada, e apenas o mouse se move. Me forçando a apertar o "Reset".

Nota: Nas duas situações, o LED do HD fica aceso constantemente, sem piscar.

Nota 2: Após pressionar o reset, o Windows não inicia mais, me informando que um arquivo de sistema foi corrompido ou apagado.

Testes e verificações que realizei:

Fonte: Tensões estão corretas.

Memórias: OK (passou no Memtest86+).

HD: OK (Saúde Excelente no freeware HD Sentinel) / S.M.A.R.T.: Sem erros.

Trocando cabo SATA ou mesmo plugando o capo em outra porta SATA resolve temporariamente o problema.

Depois de um tempo (algumas horas), o computador volta a apresentar as falhas citadas.

Configuração:

CPU AMD Phenom 8450 X3.

Mobo Foxconn M61PMV AM2/AM2+

HD 1TB Samsung HD103SJ

GPU AMD Radeon HD 6450 1GB

Unidade óptica: LG GH24NS95

RAM: 4GB DDR2 800MHz (pentes sem marca).

Nota 3: Esse computador tem 4 anos de uso.

Ao que tudo indica, é a mobo que não está legal, mas queria a opinião de vocês para confirmar, por que se for isso, terei que trocar também a CPU e as memórias.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Seu HD é excelente!!!!!

Eu creio que isso seja ausência de DLL na pasta System32, ou o chip BIOS....

Visualmente, não tem nenhum componente danificado na placa mãe?? Capacitor estufado, "CI RACHADO/TRINCADO"???

Que erro exatamente mostra no Post? algo com DLL? Existe um erro que ocorre principalmente com windows XP em que uma DLL é deletada da pasta System32, e ai é só baixar a DLL, colocar o HD como slave em outro PC e recolocar a DLL na pasta correspondente e o problema se resolve...

Ou o Chip BIOS pode estar com mau contato (acredite isso acontece), a solução pra isso, é retirar o chip BIOS do slot dela, e raspar as perninhas dela com uma faquinha ou coisa parecida, recolocar e testar se deu certo...Sempre marcando a posição em que ela esta, se colocar invertido vai por a placa em curto e os coolers vão surtar...Tem a simbologia do pino 1 no chip e na placa não tem erro...

Compartilhar este post

Link para o post

O erro que dá é no windows, \System32\Config\System is missing or corrupt.

Agora aconteceu de novo.

Mensagem do BIOS: A disk read error has occured.

Como falei trocando a porta sata faz voltar a funcionar temporariamente.

Lá vou eu formatar de novo o PC...

O Windows já não inicia mais.

Acho que vou trocar tudo mesmo. Essa maquina aqui já era...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo faça o seguinte tente formatar seu computador, se não conseguir é defeito no seu HD,

se você conseguir e não resolver seu problema teste sua fonte,pode estar faltando energia para placa mãe e HD,

e por ultimo você verifica a placa mãe o defeito pode ser apenas algum capacitor estourado, sendo fácil a troca.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Fonte que fonte cara você ta maluco? não tem nada a ver, a placa mãe trabalha com baixa tensão constante e precisa, e não pode nem oscilar senão se desliga na hora...

você vai ter que formatar sim, da pra resolve recolocando a pasta system 32 tbem....mas se tiver com vírus vai acontecer de novo.. Formate que é melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Formatar as vezes funciona, as vezes não.

E todas as vezes  que consigo reinstalar o Windows trava do nada durante o uso... e fica corrompido.

Já é 5ª vez que formato a máquina.

Mas aí só troco de porta SATA, o S.O. volta a iniciar, mas fica lento... isso quando não congela tudo e me obriga a formatar de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fonte que fonte cara você ta maluco? não tem nada a ver, a placa mãe trabalha com baixa tensão constante e precisa, e não pode nem oscilar senão se desliga na hora...

você vai ter que formatar sim, da pra resolve recolocando a pasta system 32 tbem....mas se tiver com vírus vai acontecer de novo.. Formate que é melhor...

Ja arrumei muito pc dando tela asul no windows trocando a fonte amigo, pode acontecer sim, faltar energia para o hd e ele travar.

Formatar as vezes funciona, as vezes não.

E todas as vezes  que consigo reinstalar o Windows trava do nada durante o uso... e fica corrompido.

Já é 5ª vez que formato a máquina.

Mas aí só troco de porta SATA, o S.O. volta a iniciar, mas fica lento... isso quando não congela tudo e me obriga a formatar de novo.

Ta muito vago amigo, pode ser HD, placa-mãe, memoria (o que acho meio difícil).  Só mesmo realisando testes, trocando 1 por 1 e testando.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais