Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor indo pro saco?


Jorno
Ir à solução Resolvido por albert_emule,

Posts recomendados

Pelas fotos dá para dizer se esse cap sólido azul está começando a estufar? (clique nas fotos para ampliar)

IMG_0474.jpgIMG_0478.jpgIMG_0484.jpg

 

A placa ainda funciona normalmente (de vez e nunca aparece um risco preto em alguma parte de algum jogo mas nunca sei se é o jogo bugando ou a placa... mas acontece tão pouco/é tão pequeno/rápido que nem ligo), compensa fazer uma troca preventiva ou deixa quieto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa foto deve ser melhor para ver:

IMG_0475.jpg

 

 

Na pratica você deve substituir logo eles todos.

 

Se trabalha com manutenção, compre um medidor de ESR. 

 

Ainda estou fazendo o curso técnico de eletrônica, meus conhecimentos ainda são bem limitados (até agora só foi teoria básica de funcionamento dos componentes) e a experiência com o ferro de solda não muito grande (mas até agora não tive dificuldades).

A placa é minha mesmo, estava limpando o pc, trocando a pasta térmica da vga e acabei percebendo esse capacitor com a mancha amarelada em cima do "16v" e com o topo ligeiramente arredondado.

A placa ainda funciona satisfatoriamente (de vez em quando aparece bem rapidamente algum pequeno risco preto ao fundo do cenário de algum jogo, não sei se é artefato ou driver/jogo mal feito), o maior medo é deixar esse capacitor quieto e depois o dano ser maior, então resolvi vir aqui perguntar se está no ponto de fazer uma troca preventiva ou se estou fazendo tempestade em copo d'água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno, o capacitor com descrição em azul já vazou!, substitua ele antes que o circuito queime de vez!

 

Troco apenas ele ou troco os vermelhos também? (externamente os vermelhos estão perfeitos)

Para trocar ele só preciso me preocupar com pegar um de 1000uFx16v ou tem alguma outra característica a mais que tenho que me preocupar?

O capacitor em questão está do lado do VRM de uma 9800GTX+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na foto mostra um capacitor que já foi pro saco, não não encontrar um solido novo igual, tenta arrumar um eletrolítico de baixa resistência, aqueles tarjados com temperatura máxima de 105 graus,(1.000uf 16V 105°) se não encontrar o jeito é apelar para os comuns de(1000uf 16V 85°).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na foto mostra um capacitor que já foi pro saco, não não encontrar um solido novo igual, tenta arrumar um eletrolítico de baixa resistência, aqueles tarjados com temperatura máxima de 105 graus,(1.000uf 16V 105°) se não encontrar o jeito é apelar para os comuns de(1000uf 16V 85°).

O maior problema é o limite de altura, esse ai fica praticamente encostado no dissipador.

Essa foto é de uns 3 anos atrás mas mostra a vga com o dissipador:

dsc01878bc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta bem apertado mesmo, o de eletrolítico é bem maior, vai tem que comprar no mercado livre ou em outro lugar, não sei como é as eletronicas da sua cidade pois aqui é difícil de encontrar capacitor solido( o que tem é de sucatas).

 

Na hora do desespero de usar, pode optar usar dessa forma....

110419-capacitor-da-placa-me-do-notebook

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Jorno!

 

Não sei se pode ajudar, mas se não achar um capacitor sólido de bobeira em alguma sucata, encontrei no ML capacitores eletrolíticos Panasonic com a mesma capacitância e tensão (105ºC). Como a localização do capacitor vazado está na ponta da placa, acho que dá para colocá-lo paralelamente à VGA para conseguir montar o cooler adequadamente (vai ficar feio a pampa, mas o lance é funcionar): 

 

(13 peças): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-541113476-capacitor-eletrolitico-panasonic-1000uf-16v-105-13-pecas-_JM

 

Pena que não achei sólido novo com as mesmas características em lugar algum...

 

Boa sorte nos procedimentos, Jorno!

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei capacitores eletrolíticos desse modelo no Ebay. O problema é que os terminais não são redondos e sim chatos e finos para ocupar menos espaço, além de ficarem dispostos dobrados e encostados na base inferior, que é de plástico.

Sinceramente não sei como seria para soldar, com ferro de soldar, estes capacitores. Com soprador de ar quente também acredito que daria problema, tanto no capacitor, por ter que aquecer ele todo até o calor alcançar a sua base, como nos componentes adjacentes.

Como seria feita a troca por um outro com características físicas semelhantes?

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok!

A pasta e o bico, tipo agulha, facilitam bastante.

Mas observe que na figura do colega, nem os terminais e nem o filete aparecem. Encontram-se embaixo do eletrolítico e sem espaço para o ar entrar.

Na sua figura tanto os terminais como os filetes estão disponíveis.

 

Esse vídeo é o que mais se aproxima da situação. Quase não há filete aparente.

 

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta bem apertado mesmo, o de eletrolítico é bem maior, vai tem que comprar no mercado livre ou em outro lugar, não sei como é as eletronicas da sua cidade pois aqui é difícil de encontrar capacitor solido( o que tem é de sucatas).

 

Na hora do desespero de usar, pode optar usar dessa forma....

110419-capacitor-da-placa-me-do-notebook

 

Fala Jorno!

 

Não sei se pode ajudar, mas se não achar um capacitor sólido de bobeira em alguma sucata, encontrei no ML capacitores eletrolíticos Panasonic com a mesma capacitância e tensão (105ºC). Como a localização do capacitor vazado está na ponta da placa, acho que dá para colocá-lo paralelamente à VGA para conseguir montar o cooler adequadamente (vai ficar feio a pampa, mas o lance é funcionar): 

 

(13 peças): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-541113476-capacitor-eletrolitico-panasonic-1000uf-16v-105-13-pecas-_JM

 

Pena que não achei sólido novo com as mesmas características em lugar algum...

 

Boa sorte nos procedimentos, Jorno!

 

Abraço!!

 

 

Então pessoal, acho que vou aproveitar e aposentar a bixinha mesmo, mas vou continuar procurando um capacitor para substituição pois vou ficar com essa placa para "coleção" (ou reserva mesmo, esperando uma outra oportunidade para ser usada) e também para ganhar experiência em reparo de placas, caso eu volte a precisar dessa habilidade.

Só espero que ela aguente até eu conseguir comprar uma nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Comprei capacitores eletrolíticos desse modelo no Ebay. O problema é que os terminais não são redondos e sim chatos e finos para ocupar menos espaço, além de ficarem dispostos dobrados e encostados na base inferior, que é de plástico.

Sinceramente não sei como seria para soldar, com ferro de soldar, estes capacitores. Com soprador de ar quente também acredito que daria problema, tanto no capacitor, por ter que aquecer ele todo até o calor alcançar a sua base, como nos componentes adjacentes.

Como seria feita a troca por um outro com características físicas semelhantes?

MOR_AL

 

Estes dias eu peguei uma placa com uns 13 capacitores destes, todos com ESR bastante elevadas. A placa não funcionava por isso.

O mais interessante é que nenhum estava estufado. Isso significa que se a placa do colega apresenta pelo menos um estufado, os outros também não estão lá estas coisas.

 

Observação:

Eu tenho um medidor de ESR caseiro. Ele não chega a medir com precisão, mas lhe dá uma deflexão num ponteiro de um VU onde você pode comprar com um capacitor novo de boa qualidade servindo de modelo.

 

Eu simplesmente substituí todos por eletrolíticos comuns de 105 graus.

Só precisa ter cuidado com a marca, pois alguns que são de marca duvidosa, já costumam vir com ESR elevada mesmo estando novo.

Minha escolha por capacitores comuns foi a felicidade na solda. Os que as trilhas eram muito fina para suportar o capacitor eu dei ajudinha com cola.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Reparo efetuado com um capacitor xing-ling (a marca é uma tal de PACE):

jRKwlPU.jpg

 

Foi o único 1000uF 25v 105°C que achei nas eletrônicas aqui perto.

E aproveitando que o assunto é capacitores, devo tomar algum cuidado especial para fuçar dentro de fontes de computador para descarregar os capacitores?

Pesquisando por ai vi muitas informações desencontradas, uns falam que é paranóia de técnico de CRT (que a fonte tem "bleed resistors" nos capacitores e bla bla bla), outros falam que precisa fazer algum tipo de procedimento (achei dos mais variados tipos) e no final da pesquisa fiquei sem saber o que é o correto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

psé mano, todas as fontes de pc que eu abri quando acabava de desligar os capacitores se descarregavam aos poucos, mas se alguma fonte não descarregar é só usar um resistor de 470r e encostar em paralelo com os capacitores de entrada (com a fonte desligada)

Aqui em casa só vou ter resistores de 1/4W, acho que esses não vão servir para isso, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...