Ir ao conteúdo

Placa de som, ou placa On-board dá conta do recado?

Makken

Posts recomendados

Postado

Bom dia, senhores! gosto muito de ouvir música no computador e queria mais qualidade para as músicas, os filmes e jogos (jogo muito raramente).

Tenho uma Asus P8H77-V que funciona com áudio On-board VIA VT1708S 8-Channel High Definition Audio CODEC.

Fiquei em dúvida entre duas placas de som:

A ASUS DGX 5.1 PCI Express e a Creative Sound Blaster Z ou ZX PCI Express (parece que a diferença nesse caso, entre as Creatives, é que uma tem um módulo controlador áudio box: ZX).

Claro que há uma enorme diferença de preço entre essas duas.

Mas gostaria de saber qual seria a diferença sonora imediata em relação ao meu som On-board na aquisição desses modelos Off-board. Algum de vocês já teve essa experiência?

Digo, a qualidade sonora vai melhorar drasticamente com a DGX e com a Sound Blaster Z?

Postado

Sim, sua placa tem saída óptica SPDIF, para maior resolução de áudio. Então, com essas caixas 2.1 na analógica, acho que não vale a pena você comprar uma placa de áudio. Para você ter uma ideia, eu sempre usei o áudio onboard das Asus (sempre na saída óptica). Agora estou usando uma Gigabyte também com chip VIA 10 canais hd. Uso um receiver Sony 5.1 há mais de dez anos, e o legal é que ele identifica a saída do som ajustando automaticamente. Por exemplo, se mudo a trilha de um filme de Dolby para DTS, ele já faz o ajuste. O mesmo para som estéreo (PCM 48), jogando o áudio nas 5 caixas. Não sei se todos os receivers ou home teathers com entrada digital fazem isso automaticamente, mas com certeza se você plugar caixas com entrada digital nessa saída digital onboard de sua Asus, o som vai ser bem melhor.

Postado

Então, se você quiser melhor qualidade, acho que sim, pois você não está usufruindo o áudio digital que sua placa mãe já oferece.

Postado

Com essas caixas você só terá ganho de potência. Para maior qualidade de áudio, como eu disse, você precisa procurar um receiver (são bem caros) ou então um home theater com entrada (não saída) digital óptica (para conectar diretamente à saída óptica do PC). Os atuais geralmente têm ao menos Dolby Digital, Dolby Pro Logic II e DTS (se tiver DTS-HD, melhor ainda). 

Postado

Não necessariamente, Makken. A grande desvantagem do home theater é que, com o tempo, o leitor de DVD ou Bluray dará problema, mas nada que impeça você de continuar utilizando o aparelho para entrada de áudio de outras fontes. O receiver, exatamente por ser "receptor", tem a vantagem de trazer um número maior de entradas em relação ao home theater. Mas ainda acho que um home theater vale mais a pena, considerando o preço dos receivers.

Esse modelo da Samsung já daria pra quebrar o galho, por exemplo:

http://www.fastshop.com.br/loja/home-theater-samsung-blu-ray-3d-ht-f5500kzd-preto?feature=similaritems&source=product&cm_sp=chaordic_similaritems_product_SGHTF5500_PRD 

Ou esse aqui, mais em conta, mas com a metade da potência:

http://www.submarino.com.br/produto/113352361/home-theater-blu-ray-3d-samsung-ht-f4500-zd-500w-hdmi-e-usb?epar=102414&utm_source=buscape&utm_medium=cpc&utm_campaign=bp&WT.mc_id=Buscape&WT.mc_ev=Click&opn=COMPARADORESSUB 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!