Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU esquenta com torre em pé e esfria com torre deitada (Mistério)


Marcel Oliveira

Posts recomendados

Acabei de formatar um computador na empresa e enquanto fazia todas as atualizações do windows percebi que ele estava ficando meio lento depois de começar a usa-lo.

Eu achei que o motivo era eu ter instalado o Windows 7 64bit em uma maquina com apenas 1GB de memora-ram (Site da MS diz que o minimo é 2GB para versões 64bits do W7).

 

Baixei um programa SPECCY para identificar todos os hardwares da maquina para ver qual modelo de memoria eu deveria comprar para expandir para 2GB, e para a minha surpresa o programa mostrou que a temperatura da CPU estava altíssima. Ai fiz vários testes e até instalei uma nova ventoinha na traseira da torre, mas a temperatura continuava alta.

 

Numa das vezes que fui mexer com o computador ainda ligado, eu deitei a torre para ficar mais fácil de olhar/manusear e NA HORA A TEMPERATURA COMEÇOU A DESPENCAR e ficou normal.

 

Achei muito estranho, fechei a tampa lateral e levantei novamente a torre, e NA HORA A TEMPERATURA COMEÇOU A SUBIR e ficou muito alta em menos de 30 segundos.

 

E é esse o meu problema agora.. A temperatura da CPU (e consequentemente depois a da Mobo tb) fica muito alta com a torre em pé e segundos depois q eu deito a torre a temperatura fica baixa novamente... é coisa de segundos, levantou sobe a temp., deitou desce a temp. conforme imagens em anexo.

 

Alguém já ouviu falar dessa loucura e como solucionar?

post-715837-0-09275400-1393700441_thumb.

post-715837-0-12358400-1393700446_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já reparou se o cooler do processador está funcionando bem?

 

Mas acredito que o dissipador do processador está mal colocado. Sugiro que revise isso, passe nova pasta térmica (uma fina camada, sem exagero) e recoloque o dissipador em seu lugar.

 

Observe bem se ele fica bem rente à superfície do processador e bem firme.

 

Pelo o que você relatou aqui, é provável que seja isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler da CPU continua rodando, tanto com a torre em pé quanto deitada, e funcionando bem, pois senão não iria diminuir a temperatura quando deito a torre.

 

Pode ser que o cooler esteja com alguma folga sim, e deitado a gravidade ajuda a melhorar o contato do cooler com a CPU.

 

Vou comprar pasta térmica e fazer o teste. Depois posto aqui.

 

Se alguém mais tiver outra opinião/Sugestão, fique a vontade para compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença de temperatura é muito grande para questões de mal contato, creio.

 

Deixe o PC deitado (frio) e coloque pra rodar o CPU em 100%. Vejaem quanto vai a temperatura. E veja em idle também. Preferencialmente com o aida64.

 

Estou achando que deitar ou colocar em pé esta fazendo ele ficar em idle ou ficar em 100% de uso (por qualquer maldito motivo que seja).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença de temperatura é muito grande para questões de mal contato, creio.

 

Deixe o PC deitado (frio) e coloque pra rodar o CPU em 100%. Vejaem quanto vai a temperatura. E veja em idle também. Preferencialmente com o aida64.

 

Estou achando que deitar ou colocar em pé esta fazendo ele ficar em idle ou ficar em 100% de uso (por qualquer maldito motivo que seja).

 

Ambos os testes de temperatura foram feitos em iddle, logo depois de ligar o computador e esperar não ter mais nada para carregar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora. Veja bem. Estou tendo um problema similar. O micro deitado tem uma perda de desempenho catastrofica. Em pé não. Deitado o led vermelho fica aceso quase direto. Em pé acende de vez em quando.

 

Acho que é quando coloco deitado a placa esta entrando em curto por enconstar em alguma parte do gabinete. Faz sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora. Veja bem. Estou tendo um problema similar. O micro deitado tem uma perda de desempenho catastrofica. Em pé não. Deitado o led vermelho fica aceso quase direto. Em pé acende de vez em quando.

 

Acho que é quando coloco deitado a placa esta entrando em curto por enconstar em alguma parte do gabinete. Faz sentido?

 

 Não. É algo relacionado a ventilação mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido!

 

O problema realmente estava no cooler, que tinha 2 de suas perninhas de fixação quebradas (conforme imagem em anexo), com isso a torre em pé ocasionava um espaço entre o cooler e o processador, quando a torre ficava deitava a gravidade melhorava o contato do cooler com o processador.

 

Troquei o cooler por um baratin de 20 reais e a temperatura está maravilhosos 32 graus.

 

Obrigado pela ajuda.

post-715837-0-97626800-1394161695_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...