Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
cesar3m

O que um hacker consegue descobrindo o IP de outra pessoa?

Recommended Posts

Lembrando que conseguir acesso root tendo SOMENTE o endereço de IP não é das coisas mais fáceis e comuns, independentemente das vulnerabilidades. Depende de que "hacker" estamos falando..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se algúem num jogo online te ameaçou falando que pode descobrir seu ip nem encana, reporta o cara que é mais fácil e sem sofrimento.

Um cracker de verdade não perde tempo fazendo ameaças, ele tem alvos bem definidos.

att

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nós usuários domésticos não devemos preocupar, tanto, quando alguém fala que sabe nosso IP. O problema é quando rodamos muitos serviços e estes ficando esperando conexões. E, esses programas (servidores) que ficam esperando essas conexões que seriam as brechas de entrada para invasão. Logo, se você não roda servidores, não há com que se preocupar se alguém saber apenas seu IP. Nós usuários comuns devemos em preocupar em manter o navegador atualizado, flash, java, leitor pdf e o sistema operacional atualizado. Assim, caso sejamos redirecionado para um site malicioso, reduzimos a chances de termos nosso computadores comprometido.

Sasser e blaster foram  exemplos de uma situações onde as pessoas corriam o riscos pelo simples fato de estar conectado na internet, se o sistema estivesse vulnerável. Me parece que no inicio, todos estavam vulneráveis até a microsoft lançar o patch de atualização. Isso porque este tipo de malware atacava e comprometia o computador da vítima, sem que a pessoa fizesse nada, bastando estar conectado na internet - o worm varria a a rede procurando por IPs que estivessem com o sistema operacional vulnerável. Nesse época o Windows XP não tinha, por padrão, um firewall. Parece que depois desse incidente que contaminou não sei quantos milhões de computadores na internet, a microsoft implementou o Firewall.   (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

Contudo, como os computadores de uso pessoal possuem  nativamente um firewall, esse tipo de ataque está mais difícil. Mas, o problema é que precisamos acessar páginas na inernet, ler emails, jogar,instalar programas  etc... tudo isso envolve programas, que se estiverem vulneráveis ou comprometido (caso de um programa modificado), podem sim permitir a invasão de nossos computadores.

Portanto, alguém apenas saber um IP de um usuário conectado na internet, isso não representa um risco para maioria dos usuários domésticos. Agora, se você roda servidores, como de de um jogo, pode ter certeza, o cenário muda completamente! E, nesse caso, existe riscos.

• Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post

leva meu joinha @OpaioX 

círúrgico

Compartilhar este post

Link para o post

A galera reunida de novo aqui! :bandeira:

E tem mais um detalhe, os tempos mudaram e raramente recebemos o IP público em nosso PC doméstico. Normalmente estamos atrás de NAT feito por um modem ADSL, cable modem, roteador wireless ou outro dispositivo numa rede corporativa que este sim, detém o IP público (que aparece em qualquer comunicação externa, inclusive no log de cada site que você visita). De posse deste IP um atacante vai ter que atacar o seu este dispositivo (e não seu PC) e como o @OpaioX bem comenta, se não tiver nenhum serviço vulnerável ou mal configurado escutando nele "de fora pra dentro", nada acontece. Mesmo que ele comprometa seu dispositivo de borda, ainda tem que ter a habilidade para chegar ao seu PC a partir dele, o que renderia outro tópico pra discutir a dificuldade que o @Mog.Lucas comenta. ;)

Abraços!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

o que os crackers mais fazem é rastrear portas de serviços como compartilhamento de arquivos, terminal services, vnc, teamviewer, etc... para poder tomar controle do pc e transforma-lo em um zumbi ou puxar senhas. tive um cliente que teve seu servidor invadido e o mesmo foi transformado em um servidor de jogos :P

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo teor da pergunta, como ele usou "pessoa" entendi que eram usuários domésticos. Para servidores realmente a coisa muda completamente, até porque neles tem que haver serviços rodando (portas abertas). Do contrário perde-se o sentido da palavra servidores. :D

Abraço!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Consegue descobrir poucas mas importantes coisas.

Se ele souber exatamente onde está localizado sua máquina pelo endereço IP ele pode ir no Google Earth e observar sua casa, onde você mora, as ruas de acesso e saída da sua casa...

Depois ele vai no Facebook e ao encontrar o seu perfil ele pode planejar um sequestro relâmpago ou assalto de acordo com suas posses, o que você diz ter ou de fato tem, seus hábitos de escola, faculdade, trabalho... Pode até assaltar sua casa quando você sair de viagem e comunicar despreocupadamente tal fato em alguma rede social.

Difícil acontecer? Sim, mas impossível não é, lembrando que vagabundos passam o dia inteiro planejando como dar prejuízo para os outros.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Estou tão errado assim ?  :(

Li as respostas e concordo com todas elas.  :lol:

Mas ao ler o título do tópico me ocorreram outros pensamentos: depende do meu contrato com o provedor, não ? Se tenho IP fixo, tudo bem, está tudo ok! Mas a grande maioria dos internautas tem IP dinâmico... então pensei que - diante de um caso destes - bastaria que eu desconectasse e reconectasse minha internet! Não?

Porém, como o colega @OpaioX colocou (muito bem!) qualquer serviço pode dar margem... inclusive e - neste caso - mesmo para quem tem IP dinâmico, um serviço de DDNS, certo ? Que inclusive é um serviço simples de um usuário doméstico como eu !?...

:confused:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais