Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
GabrielH

Controladoras de FAN - Sera que necessito?

Recommended Posts

Bom galera, sou bem fraquinho quando o assunto é o apontado no titulo, em meu gabinete eu tenho 4x coolers de 120mm

2x Sickleflow entrada para MB + adaptadore Molex (estão ligados direto na fonte pelo adaptador molex) (Superior e traseiro)

1x Xtraflow entrada para MB - adaptador molex (esta ligado na MB) (Lateral)

1x XingLing tambem + molex de 120mm (aqueles que vem com o gabinete) (frontal) (esse eu acho que nao da para lgiar na controladoras, a menos que nela venha adaptadores certo?)

gostaria de saber uma coisa, vale o investimento em uma controladora de fan? estava olhando umas da NZXT analogicas 120+/- e umas digitais 130 +/-

eu jogo jogos porém nao muito pesados, (BF3 medium - NFS pro Street - Ultra Left2 - alto e mais alguns irrelevantes)

nesses jogos é normal o PC esquentar, os FAN rodam a 1,8k RPM +/- e boa.

o que esta lgiado direto na MB faz um barulho chato, tipo, ele forca um pouco, para... muito tenso isso, como se fosse quedas...

vale a pena ligar os 3x cooler master (menos o ja ligado) na MB e configurar la na Bios para deixar no modo silencioso? preciso trocar o frontal por um melhor? (nao queria mexer nele) ou vale a pena mesmo comprar o trem la para deixar eles em 20% +/-  e quando for jogar aumentar para nao derreter o PC?

ja que quando nao uso jogos, uso no maximo o PS CS6 e nao esquenta demais, o resto é leitura, facebook, o forume demais foruns, sei la!

ficou meio confuso mas é tenso mesmo.

nao quero comprar online a menos que estejam muito barato, e mesmo com o frete ainda vale a pena! Pois na minha cidade tem esses modelos aqui:

http://www.oemshop.com.br/controladora-de-cooler-nzxt-sentry-2~1070~139~25~cooler~controladores

http://www.oemshop.com.br/controladora-de-cooler-nzxt-mesh~1071~139~25~cooler~controladores

(a vista e na conversa eles baixam mais ainda como de praste, ou seja, nao quero gastar mais que 100 reais, estourando 115.)

***o duro que esta indisponivel, mas isso nao sera para agora mesmo, mas espero que ate maio eu compre.

Obs.: vale a pena ja pegar uma pasta termica?

essa daqui dizem ser legalzinha e esta 20 reais: https://www.oemshop.com.br/pasta-termica-cooler-master-ic-value-v1-1.5gr~897~117~25~cooler~pasta-termica

**a minah é aquelas Scat de 5 reais 15g kkkkkkkkkkkk

grato galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cade a galerinha do UP?

eai, sera que é necessario?

lembrando que se for efetuar a compra so depois de maio, motivo explicado no topico meu de over lock!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala GHS!

Pena que ultimamente tô rapidão nos posts. É que tem peças do meu possante pra tudo que é lado e cada vez que olho pra zona que tá aqui, me arrependo mais e mais por entupir o micro de fans e cia...Limpar tudo, aí caramba! Mas a respeito do controlador, depende muito do que seria "esporro" pra você. Eu por exemplo, fico tranquilão com as 9 fans (5 Vortex, 2 CM Excalibur (CPU), 1 Shark e 1 Blower Fox2) girando nos 100% em 100% do tempo (só não tô tranquilão agora com eles parados, AUAUHAUHAU!!).

GHS, se não for o fator "decorativo" um ponto determinante, pode-se optar por fans de perfil silencioso e garantir o fluxo de ar pelo gabinete, além de refrigerar diretamente o HD e a VGA. A CPU, o que fará diferença é o CPU_Cooler que escolher na "tacação" de over que pretende. Se as fans dão conta da exaustão do ar quente resultante do arrefecimento do processador, maneiro. Você pode tranquilamente deixar a fan com maior capacidade de fluxo, o Xtraflo (se for R4, é PWM) na função PWM da placamãe e os outros, um pouco mais silenciosos, podem ser ligados diretamente na fonte, já que eles não são PWM, não fará diferença mesmo.

Outra coisa que queria até alertar que há uma "incompatibilidade" do Sentry2 em relação ao Xtraflo, a fan não roda normal se instalado em um Sentry2 (não saberia dizer se é problema da NZXT ou apenas nesse modelo). Tempos atrás, marquei bobeira em recomendar esse controlador a um amigo do fórum sem saber desse problema, mesmo com o site oficial não dizendo nada sobre.

E em relação ao CPU_cooler que irá usar no over, GHS? Tá sossegado nessa questão?

Abraço!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera, sou bem fraquinho quando o assunto é o apontado no titulo, em meu gabinete eu tenho 4x coolers de 120mm

2x Sickleflow entrada para MB + adaptadore Molex (estão ligados direto na fonte pelo adaptador molex) (Superior e traseiro)

1x Xtraflow entrada para MB - adaptador molex (esta ligado na MB) (Lateral)

1x XingLing tambem + molex de 120mm (aqueles que vem com o gabinete) (frontal) (esse eu acho que nao da para lgiar na controladoras, a menos que nela venha adaptadores certo?)

gostaria de saber uma coisa, vale o investimento em uma controladora de fan? estava olhando umas da NZXT analogicas 120+/- e umas digitais 130 +/-

eu jogo jogos porém nao muito pesados, (BF3 medium - NFS pro Street - Ultra Left2 - alto e mais alguns irrelevantes)

nesses jogos é normal o PC esquentar, os FAN rodam a 1,8k RPM +/- e boa.

o que esta lgiado direto na MB faz um barulho chato, tipo, ele forca um pouco, para... muito tenso isso, como se fosse quedas...

vale a pena ligar os 3x cooler master (menos o ja ligado) na MB e configurar la na Bios para deixar no modo silencioso? preciso trocar o frontal por um melhor? (nao queria mexer nele) ou vale a pena mesmo comprar o trem la para deixar eles em 20% +/-  e quando for jogar aumentar para nao derreter o PC?

ja que quando nao uso jogos, uso no maximo o PS CS6 e nao esquenta demais, o resto é leitura, facebook, o forume demais foruns, sei la!

ficou meio confuso mas é tenso mesmo.

nao quero comprar online a menos que estejam muito barato, e mesmo com o frete ainda vale a pena! Pois na minha cidade tem esses modelos aqui:

http://www.oemshop.com.br/controladora-de-cooler-nzxt-sentry-2~1070~139~25~cooler~controladores

http://www.oemshop.com.br/controladora-de-cooler-nzxt-mesh~1071~139~25~cooler~controladores

(a vista e na conversa eles baixam mais ainda como de praste, ou seja, nao quero gastar mais que 100 reais, estourando 115.)

***o duro que esta indisponivel, mas isso nao sera para agora mesmo, mas espero que ate maio eu compre.

Obs.: vale a pena ja pegar uma pasta termica?

essa daqui dizem ser legalzinha e esta 20 reais: https://www.oemshop.com.br/pasta-termica-cooler-master-ic-value-v1-1.5gr~897~117~25~cooler~pasta-termica

**a minah é aquelas Scat de 5 reais 15g kkkkkkkkkkkk

grato galera!

Olá amigo.

O investimento em um controlador é mais visando conforto do que desempenho.

Eu uso e particularmente acho extremamente útil. Tenho 2 Aerocools Shark em meu gabinete, que são excelentes fans, porém no período de maior tranquilidade, principalmente a noite quando a utilização é básica (Internet, Edição de textos etc), elas acabam incomodando bastante.

Claro que decidir gastar esse valor em um controlador é algo pessoal, se você achar que sim, eu recomendo, pois como já dito é bem útil. No meu caso acho um valor muito alto, então confeccionei meu próprio controlador. Super simples, fácil e funcional, além do gasto ser mínimo (Algo na faixa dos 10,00).

Caso tenha interesse.

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1012399-controlador-de-fans-caseiro/

Sobre a pasta térmica, eu sou adepto a ideia de que qualquer uma serve, resultado satisfatório mesmo apenas trocando o cooler.

Um exemplo simples são as pastas de prata, consideradas de excelente qualidade, mas que custam mais da metade de um cooler modelo torre básico como o Hyper Tx3, onde se compararmos o desempenho o cooler ganha disparado, pois além de ser um investimento definitivo, possui muito mais custo benefício.

Forte abraço

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Voadão!

Claro que decidir gastar esse valor em um controlador é algo pessoal, se você achar que sim, eu recomendo, pois como já dito é bem útil. No meu caso acho um valor muito alto, então confeccionei meu próprio controlador. Super simples, fácil e funcional, além do gasto ser mínimo (Algo na faixa dos 10,00).

Caso tenha interesse.

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1012399-controlador-de-fans-caseiro/

Uma alternativa excelente que me passou batido.

Valeu NF!!

Compartilhar este post

Link para o post

fala gaelra, opa, 

vou estar vendo isso dai tudo certinho então!

e ler o do colega @NIGHT FALL aqui!

rsrs

algumas observacoes:

o que seria decorativo?

eles ter leds?

kkkkkkkkkkkkkk rapaza, se for isso eu sou a favor tambem

quando fui comprar (epoca que motnei o PC) nao tinha enhum cooler funcional de qualidade, apenas esses e com led, o que nao me interessa muito, prefiro mais os AF da Corsair ou Excalibur :D

outra coisa, sobre o Nzxt, credo, nao sabia disso ano, então seria jogar grana no mato.. mas o modelo so para esse CM?

então, é necessario pelo conforto, o duro é gastar 120 dilmas com algo que poxa, realmente vale a epna?

meu pai e mae usam o PC e reclamaram para mim do barulho que ele faz.. kkkkkk ai eu explico, nao mas é que tem 4x cooler...

hoje eu sou besta mas deveria ter comprado 2x apenas....

enfim..

vou estudar esse caseiro ai!

PS.:

sobre o overlock e up's

seguitne:

primeiro de tudo:

GTX 760

depois 

2x 4GB Corsair

e assim vai, no caso do CPU Cooler, estou pensando ainda se vou fazer OC nesse PC... subir la para 4GHz... caso na.. bom, tudo esta confuso.

eu tenho em amos apenas 200 reais + os valroes das vendas das pecas a ser trocada (480)  redondo 700 conto.. isso nao paga nada :(

ou seja, vou esperar a grana ate maio e ver o que compro! e partir deste mes em diante!

sei la, nao consegui me explressar direito eu acho.. tudo ficou e esta confuso! kkkkkkkk

mas muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

De volta!

GHS, primeiro tem que se decidir o que seria prioridade para você. A placa de vídeo pode-se customizar a velô da(s) fan(s) delas através do EVGA Precision X. Eu faço isso com a minha 660ti "doidona" (1123MHz) e nunca passou dos 75ºC em full, mesmo sob temperatura ambiente beirando os 40ºC. As memórias não geram muito calor, a não ser que barbarize no over delas. Só vejo um cuidado especial mesmo é em sua CPU.

Se realmente estiver usando o coolerbox do FX (creio que seja o FX-6300, ou tô enganado?), é muito provável ter que mudar para um aircooler melhor dimensionado. Nesse caso, fuzilará dois coelhos em uma só rajada:

-Ruído interno diminuirá bastante em idle, porque não terá a fan do coolerbox rodando a milhão para compensar a ineficiência do dissipador;

-Garantirá maiores possibilidades de overclock.

Aí é questão de pesquisar e ver qual aircooler fará a função, cabendo no bolso. Um deles seria o Mymax Arctic Fox, vi por R$ 75 ( http://www.pichau.com.br/home/categoria/familia_pai_id:140,order:b/cooler-para-processador ) e ainda poderá colocar uma segunda fan para o sistema "push-pull" (aí entraria o R4 na jogada). Só não saberia dizer se a capacidade deste cooler resistirá o over desejado, mas como ele atura TDP de um FX-8350 (125W), já pode-se ter uma ideia a respeito. Também vale fazer umas medições no gabinete e no banco de memórias para saber se haverá algum problema de espaço, apesar que esse cooler é bem estreito...

Na minha opinião, GHS, adote a ideia do "Controlador Super-Fan NF" e se quiser investir mais em arrefecimento, a melhor saída é um aircooler, caso esteja usando o coolerbox, claro!

Abraço!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Qualquer gabinete com mais de 3 fans de qualidade (com bom CFM) precisa de um controlador. Os controladores analógicos são melhores do que os controladores digitais na minha opinião. A noite ou de madrugada é que percebo que tenho um helicóptero dentro do quarto se não usar um controlador. Tenho e recomendo esse daqui, frente em alumínio escovado, bonito e eficaz:

6934.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ola, eu como sou amador em eletronica, fiz em meu gabinete em uma das tampas de 5,25' um controlador de fans e fiz usando um potenciometro de 470k e um transistor bc547 para um cooler de 300mA. Ficou tão bom que fiz mais quatro e coloquei tudo na mesma tampa, pra mim, funciona a dois anos. Custo por fan R$4,50. Se for uma fan acima de 300mA, o transistor tem que ser um tip 31.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

realmente,  é porque assim (quando voce fala de se decididr) eu pretendo tirar carteira ou pelo menos dar inicio em maio!

isso vai tomar meu dindin, que na verdade nao tenho tudo hehehehe

levando em conta isso mais meus 200-300 que to em maos, andei pensando e nao acho viavel comprar nada por enquanto!

triste mas é...

fiz um tecnico pelo senai de eletromecanica, e la envolveu aulas de eletronica, analogica e digital bem como quase um ano na area eletrica, então vou pegar umas apostilas, os diagramas do membro ali ja e parti para a guerra, ueehueuh

acho que ja da para economizar uma grana, ai quando estiver com mais eu compro!

isso ja fecha a controladora, sobre o CPU cooler (sim uso o 6300+cooler original) vou comprar quando estiver apto a fazer o OC, que vou fazer sim, porém vou estudar e como disse esperar a grana!

saindo disso me resta então as RAM novas da corsair ou Gskill (vegence e ripjaws) aqui estão ha 375 reais :DD

ai fecho o pacote delas + cpu cooler ( 475 acho que da)

ai sobra ainda o primeiro up, 760 que esta a 880 reais aqui tambem da zotac! :D

ou seja, tudo vai sewr proximo, o ultimo isso so para 2015 sera o gabinete, um corsair 300r...

ai acho que tudo vai dar certo!

a longo prazo então temos isso!

GTX+8gb+cooler+gabinete e a curto a controladora, que vou dar aquela lembrada e comprar os componentes! tenho 2 gabinetes parados aqui mais umas pecas, ai ja da para fazer o suprote! kkkk

galera, sem voce para dar as dicas ia ser tenso!

para finalizar:

pra agora (nao sei se realmente sera agora) mas a controladora

a partir de maio ja vejo possibilidades de iniciar os up's pesados!

mas em agosto ja terei um planejamento melhor!

eu sei que parece loucura, ou mentira, uehuhe, mas grana nao cai do ceu, e andei comprando coisas desnecessarias, e agora vejo o preju! :(

outro ponto chato é eu ter praticamente 18 anos :@

isso so piora.

mas agora esta decidido, meta para 2015 é ter tudo em maos!

agradeco demais a vocês e partiu pesquisar e dar aquela estudada. rsrsrs

att.

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

uma coisinha, andei olahdno esse evga ai, (também tenho)

da para dar um OC leve por ele?

minha 650 vai dar diferenca ou nem vale a pena arriscar?

sobre o fan, consegui reduzir o ruido!

kkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Retornando!

uma coisinha, andei olahdno esse evga ai, (também tenho)

da para dar um OC leve por ele?

minha 650 vai dar diferenca ou nem vale a pena arriscar?

Esse Precision X é muito bom, Gabriel. O problema que ele não é compatível com as VGAs AMD, mas funciona em qualquer VGA de bandeira nVidia numa boa. E em relação ao over na VGA, se achar que a temperatura dela em full estiver confortável, pode-se até estudar em fazer OC na GTX650, mas muito cuidado para não exagerar na dose, principalmente se mexer no VCore da placa. Esse processo deve-se fazer bem aos poucos testando exaustivamente cada mudança feita. Não é garantido também o over tornar-se muito efetivo nos jogos, desgastando a placa por causa de um ou dois FPS a mais...aí e melhor deixá-la em stock mesmo.

sobre o fan, consegui reduzir o ruido!

De qual fan? Do coolerbox ou da R4?

Abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

é, OC em 650 pensando bem acho besteira, kkk muito simples!

o Cooler é o xtraflow que esta na lateral, ligado na MB, ai fui na bios e dei uma mexida!

andei olahndo tambem e por mais que minha MB seja meio simples, ela permite diversas confgiruacoes!

vou tirar uns print mais tarde!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais