Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC pra jogos


Posts recomendados

Estou com uma oportunidade pra montar um PC, já que o meu já está quase obsoleto.

Minha atual configuração é um E2180 (vulgo Pentium Dual Core) e uma GT240, incrivelmente capaz de levar meu PC nas costas até o Assassin's Creed 3.

 

Tenho um orçamento que varia entre 2000 e 3 mil reais, mas não sei se vale a pena enfiar todo o meu dinheiro pra pegar, por exemplo, uma GTX 780?

 

A base que eu montei seria mais ou menos:

Gigabyte GA 970A UD3 (que me apontaram como a melhor opção com bom potencial pra overclock e com dois slots pra um SLI ou Crossfire)

AMD FX 8320 (melhor que o i5 4670k em maioria dos benchmarks por 300 reais a menos, com potencial gigante de overclock pra cima de um 4770k de série)

Fonte de 600 W Corsair

 

 

Eu tenho memórias 1333, por enquanto não preciso melhores porque, como podem ver, minha CPU não libera mais que 800 nelas, e eu antes de ter mais performance em memórias preciso de um outro HD também.

 

Agora a dúvida:

Vale a pena mais adquirir:

GTX 770 - 1200~1400 reais

HD7950 - 900~1000 reais

 

ou então ir pra cabeça e pegar uma GTX 780 a 2000 reais?

 

Façam recomendações, amigos, se puderem.

 

Obrigado pelo seu tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para jogos o i5 sai na frente do fx por ter um desempenho single core bem superior, e como são raros os jogos que se beneficiam de vários núcleos(mais de 4 no caso), particularmente eu partiria pro i5.

Agora se você preferir ficar com o fx mesmo, melhor partir para o 8350, já que pretende fazer overclock. 

Para over vai ter também que pegar uma fonte melhor. Uma de 750w de uma boa marca te permitem um over agressivo e um SLI/Crossfire se quiser. 

Memorias pode manter as 1333 mesmo, não há diferença entre elas e as 1600 para jogos.

Sobre a placa de video, a GTX 770 é um pouco superior, mas se pretende comprar uma posteriormente para fazer um sli/cross, eu ficaria com a HD 7950 pelo preço mais em conta ou até mesmo com a GTX 760.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maioria dos jogos de hoje em dia usa bem a função de múltiplos núcleos, ao menos pelo que eles mesmos dizem, mas tu tem algum benchmark ou artigo falando sobre os jogos e o multicore?

Como eu disse, até 4 núcleos. Deve dar pra contar nos dedos de uma mão os que usam mais que 4. 

CPU_03.png

ARMA 3 é um jogo que demanda muito CPU e mesmo ele não se beneficia dos 8 núcleos do fx.

A série civilization também demanda muito CPU:

55339.png

Entre outros. E note que são usados versões do i5 mais antigas que o 4670k(3570 no primeiro e 2500 no segundo) !!!!

Tem mais testes aqui: 

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/core-i5-4670k-4670-4570-4430_5.html#sect0

http://www.anandtech.com/show/7003/the-haswell-review-intel-core-i74770k-i54560k-tested/7

E procurando acha mais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. No Cpubenchmark.net e no Cpuboss que são os meus referenciais de pesquisa até o momento o 8320 parece melhor pra tudo do que o 4670k, pior, obviamente que o 4770k, mas custa menos da metade do preço, e só perde pro 4670k (inclusive o 4770k perde também) em performance de um único núcleo.

 

Então 4670k vs 4770k, obviamente o 8320 e o 8350 tem muito melhor custo benefício, mas vale a pena investir, digamos 1100~1300 no 4770k? É uma diferença de 600 reais sobre o 8320, entretanto a MB que eu vou poder pegar pro 4770k tem Pcie 3.0 também, já os com Am3 não tem essa opção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. No Cpubenchmark.net e no Cpuboss que são os meus referenciais de pesquisa até o momento o 8320 parece melhor pra tudo do que o 4670k, pior, obviamente que o 4770k, mas custa menos da metade do preço, e só perde pro 4670k (inclusive o 4770k perde também) em performance de um único núcleo.

 

Então 4670k vs 4770k, obviamente o 8320 e o 8350 tem muito melhor custo benefício, mas vale a pena investir, digamos 1100~1300 no 4770k? É uma diferença de 600 reais sobre o 8320, entretanto a MB que eu vou poder pegar pro 4770k tem Pcie 3.0 também, já os com Am3 não tem essa opção...

Esses que você citou só usam benchmarks sintéticos e muitas vezes com resultados duvidosos. O negocio é procurar testes que mostram desempenho "na vida real", como jogos, winrar, photoshop. Nesses casos as vezes o 8350 se mostra melhor quando o programa consegue usar mais de 4 núcleos. 

Se você está mais focado nos jogos, o 4770 não vale a pena não. O ganho é bem baixo, pois como eu disse, são poucos jogos que conseguem usar mais de 4 núcleos.  E mais, o 4770 é basicamente um 4670 com hyperthreading. 

Agora que você citou pcie 3.0, nesse quesito também não há diferença. As placas de vídeo atuais mal conseguem usar toda a banda do pcie 2.0!

O 8320 pode até ter um custo/benefício bem melhor que o 4670k, mas o 8350 não, visto que ele custa em média R$ 700, pouco a menos que o i5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E com a diferença entre o 8320 e o 8350, o que eu economizo boto em um cooler e boto em overclock, já que a única diferença entre eles é o clock, o resto é idêntico, até mesmo os mais altos só aumenta o consumo e o clock, basicamente eles pegam a mesma base e metem mais potência pura, o que dá pra fazer com um overclock.

8320 eu posso comprar uma fonte e talvez um cooler e botar em OC, já os Intel ficariam stock e ainda gastaria o dobro, não sei se ainda não é até uma opção melhor em performance além de em preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E com a diferença entre o 8320 e o 8350, o que eu economizo boto em um cooler e boto em overclock, já que a única diferença entre eles é o clock, o resto é idêntico, até mesmo os mais altos só aumenta o consumo e o clock, basicamente eles pegam a mesma base e metem mais potência pura, o que dá pra fazer com um overclock.

8320 eu posso comprar uma fonte e talvez um cooler e botar em OC, já os Intel ficariam stock e ainda gastaria o dobro, não sei se ainda não é até uma opção melhor em performance além de em preço.

Em geral a qualidade dos chips do 8350 é melhor que as do 8320, possibilitando um overclock mais seguro e mais agressivo. Os 8320 tem mais dificuldade em se manter estáveis em clocks altos. É algo mais ou menos como os processadores "desbloqueáveis" da própria AMD.

Mas claro, você pode dar sorte e pegar um 8320 que suba até 5 ghz com pouco esforço, e no caso seria um ótimo custo/benefício.

Particularmente eu pegaria um 4670 sem o K mesmo(ou até mesmo um modelo mais barato), com uma placa mãe que possibilitasse SLI/Cross mais barata que eu achasse.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou com o 4670K então, é um pouco mais do que eu pretendia gastar com processador, mas é um processador recente com tecnologia nova, talvez "dure" mais como top de linha do que os outros, a grande questão é achar uma placa mãe agora que tenha "power phases" o suficiente pra aguentar bem um overclock básico, já que, reza a lenda, os Haswell correm muito quentes.

 

Procuro alguma placa mãe que seja boa, preciso talvez 2 slots PCIE 3.0 (PCIE 3 faz muita diferença pra um SLI no futuro) e que tenha também um slot PCI que seja usável (que não fique embaixo do PCI Express, senão a placa obstrui) pra minha plaquinha de áudio da Creative que eu não troco por nada hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E uma sem Cross nem SLI (acho que vou com a GTX 770, dificilmente vou precisar de SLI pra rodar algo em um monitor pelos próximos anos) que seja ao menos decente? Porque tem aquele negócio, uma placa boa com muitas power phases mantém a temperatura da CPU bem mais baixo do que as porcarias, além de ter, obviamente, slots PCIEx e PCI também pra outras placas que eu possa usar (placa de áudio)...

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-541941219-placa-me-asus-b85m-e-intel-lga1150-usb-30-b85-sata-6gbs-_JM

 

Essa me interessou um pouco, mas não sei sobre ela...

Outra coisa interessante que me assustou até foi ver quantas dessas placas de quarta geração intel estão vindo com a porta serial, a verdinha, de mouse daqueles mais antigos, da época do windows 98....


Me recomendaram esta pelas power phases e pelo heatsink pra Overclock.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-536269603-placa-mãe-gigabyte-ga-b85m-d3h-lga-1150-usb-30-4-geraco-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do fato de MUITAS placas 1150 virem com porta serial do tempo dos dinossauros outra coisa que dá pra perceber é que os fabricantes ou não tem boa vontade quanto ao SLI da Nvidia em relação ao Crossfire ou deve ser bem mais difícil de dar suporte... mesmo os z87 que são mais alto padrão não trazem esse suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do fato de MUITAS placas 1150 virem com porta serial do tempo dos dinossauros outra coisa que dá pra perceber é que os fabricantes ou não tem boa vontade quanto ao SLI da Nvidia em relação ao Crossfire ou deve ser bem mais difícil de dar suporte... mesmo os z87 que são mais alto padrão não trazem esse suporte.

Realmente... , placas com suporte a SLI em geral só na casa dos R$600 pra cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou com a Asrock Z87 Extreme3, uma das mais baratas no ML, ainda tem ótimas power phases, o chipset que tu recomendou, além de ter PCIE 3.0 e outro PCIE com suporte pra SLI.

É um pouco de gasto, mas provavelmente se paga nos próximos anos.

 

Muito obrigado pela ajuda, Matadorbn, tua ajuda não pode ser valorada.

Vou ir acho com a Asrock Z87 Extreme3, o i5 4670k e com a gtx 770.

Pra comparar com o que eu ia fazer:

Eu tava certo na cabeça pra ir com o FX 8320, com a GA-970A-UD3P e com a HD 7950.

Óbvio que vou terminar gastando uns mil reais a mais, mas acho que a ideia atual vai durar muito tempo no topo ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Asrock é uma ótima placa!

Esse i5 com GTX 770 vai ficar monstro!!! Não vai ter problema em rodar jogos no máximo por um bom tempo. E se achar necessário daqui a uns anos, pode colocar mais uma 770 ou pegar um i7 4770k com um bom sistema de refrigeração liquida e colocar pra rodar la na casa dos 5Ghz  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...