Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CMOS Checksum Bad em Asus A8V


UMARIZAL

Posts recomendados

Amigos, já tratei de assuntos relacionados à este PC aqui e aqui, somente para constar.

 

O problema é uma mensagem de erro "CMOS Checksum Bad" ao ligar o PC (boot) orientando a pressionar F1 para entrar no Setup ou F2 para carregar os valores padrão e seguir. Horário, Data e todas as configurações do Setup da placa-mãe (Asus A8V) voltam ao padrão de fábrica.

 

Minha primeira reação foi substituir a bateria da placa-mãe, porém, não resolveu.

 

Depois, fiz testes com o Memtest nos pentes de memória por várias horas sem qualquer erro apresentado e depois, testei várias combinações com os pentes de memória que tenho disponíveis (3 x 1Gb Corsair e 3 x 512Mb Kingston) e nada. Todos 400Mhz rodando em Dual Channel (aos pares, ex. 2x1Gb + 2x512Mb, ou somente 2x1Gb), a 128bits. Ah, antes limpei os contatos o máximo que pude com borracha e papel, deixando-os muito limpos.

 

Não sei o que fazer... como tenho dois processadores em mãos (um Opteron 180 e um Athlon 3000+, ambos socket 939), e o erro ocorre com ambos os processadores.

 

Estou usando a versão de BIOS mais recente (0229) compatível com ambos os processadores citados. Eu mesmo fiz a atualização da BIOS, que ocorreu perfeitamente sem erros (dei boot, atualizei a BIOS, desliguei o PC, removi a bateria e liguei por uns 5~10min o jumper Clear CMOS, depois, recoloquei o jumper na opção correta, coloquei a bateria no lugar e liguei o sistema entrando no Setup e selecionando "Load Default").

 

Lembrando que o sistema funciona perfeitamente, estou com Windows 7 64bits instalado e como citado aqui, só não funciona o Cool'n'Quiet no Windows 7 64bits, mas no XP 32bits funciona. Tanto com o Opteron 180 quanto com o Athlon 3000+. Estou citando apenas para informá-los, mas não creio que tenha qualquer relação com o CMOS Checksum Bad apresentado aleatoriamente no boot.

 

Rodei jogos sem travar, embora com performance comprometida, principalmente relacionado às limitações do sistema, em: Fifa 2012, Civilization V e Sim City 4.

 

O único problema é de vez em quando, no boot, zerar a configuração do Setup e apresentar a mensagem "CMOS Checksum Bad", de resto, tudo normal.

 

------

 

Um outro problema que ocorria já com outra combinação (usando uma K8N + Sempron 64) é uma demasiada energização do gabinete (case), que talvez não tenha nada a ver com o erro CMOS Checksum Bad, mas não posso deixar de relatar aqui.

 

Algumas vezes com os pés descalsos ao tocar de leve o gabinete senti um choque muito fraco, mas fui verificar e o multimetro apresentou aproximadamente 5V de carga!!!

 

Fiz vários testes removendo a fonte, etc e nada... verifiquei atrás da placa-mãe e não há contato com o gabinete, exceto pelos pontos de apoio padrão (6 pontos). Não há fios descascados e não tenho fio terra nas tomadas da casa (talvez uma das razões).

 

Além disso, fui fazendo testes e verifiquei que ao remover o cabo de vídeo (DVI) que liga a placa de vídeo ao monitor (LCD da LG), a carga existente no gabinente cai para 0,5v aproximadamente, aceitável para um conjunto sem aterramento, não?

 

Engraçado que mesmo estando computador e monitor desligados da rede elétrica (tomada), continuam com carga por tempo indeterminado.

 

Testei a carga com o multímetro colocando o negativo no metal (ferro) do vitrô da sala, chumbado à parede, e o positivo em qualquer ponto metálico do case.

 

Imagino que isto não tenha nada a ver com o problema do CMOS Checksum Bad, afinal, esta energização "excessiva" do gabinete já ocorria no outro sistema, que funcionou desde 2006 sem nunca apresentar qualque tipo de problema.

 

 

Desde já, obrigado.

 

----- Editado ------

 

O problema da energização do gabinete resolvi invertendo a posição do cabo e energia na tomada, acreditem se quiserem... li isso pesquisando pelo Google e pensei: "não custa tentar"... e resolveu.

 

Agora só resta o problema da mensagem "CMOS Checksum Bad". Será que se comprar um novo chip EEPROM com a BIOS da placa gravada nele poderá resolver o problema?

 

Tirei o Windows 7 64bits, mesmo sabendo que não existia muitas chances de ter alguma relação e coloquei o Windows XP 32bits... o problema persiste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a energia, te aconselho a fazer aterramento se morar no térreo ou comprar um módulo isolado caso more em Ap. A inversão da tomada é valida pela questão da posição da fase, neutro e terra padrão dos equipamentos de eletrônicos, porém, se der algum curto na tua rede, energisa os dois cabos e teu pc vai pro espaço. Quanto a mensagem da bios, pode ser mal contato do integrado, solda fria ou o integrado com defeito, tenta forçpar o CI e refaz a s soldas, caso não funcione, parte pra compra de outro CI, ok. Posta aqui o resultado. Abraços e epero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a energia, te aconselho a fazer aterramento se morar no térreo ou comprar um módulo isolado caso more em Ap. A inversão da tomada é valida pela questão da posição da fase, neutro e terra padrão dos equipamentos de eletrônicos, porém, se der algum curto na tua rede, energisa os dois cabos e teu pc vai pro espaço. Quanto a mensagem da bios, pode ser mal contato do integrado, solda fria ou o integrado com defeito, tenta forçpar o CI e refaz a s soldas, caso não funcione, parte pra compra de outro CI, ok. Posta aqui o resultado. Abraços e epero ter ajudado.

 

Obrigado pelas dicas.

 

Sobre o aterramento, fica complicado fazer, mas sei da importância. Quanto à possível curto na rede, acho difícil, temos quadro com disjuntores que numa eventualidade irão desarmar e além disso, uso um estabilizador (fotos abaixo):

dfzngz.jpg

10qkxhk.jpg

 

Ontem, removi o chip EEPROM da BIOS e limpei seus contato com borracha e passei bastante em uma folha de papel, que ficou bem suja. Recoloquei-o e desde então não deu mais problema, mas ainda não tenho certeza se o problema foi resolvido.

 

Já desliguei e liguei o computador várias vezes e nada de "CMOS Checksum Bad" até agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse erro geralmente é causado pela Bateria da Placa Mãe, já trocou ?

 

Minha primeira reação foi substituir a bateria da placa-mãe, porém, não resolveu.

 

Já havia citado que sim... de qualquer forma, obrigado pelo toque ;)

 

Pelo visto, resolvi o problema... agora ficou a dúvida sobre qual era a causa:

  • A energização do gabinete ocasionada pela falta de aterramento, solucionado "improvisadamente" pela inversão dos pinos da tomada;
  • Possível mau contato no chip EEPROM da BIOS, solucionado após a devida limpeza com borracha e papel dos contatos do chip.

Imagino que uma destas foi a solução do problema...

 

Estou com o sistema assim agora, funcionando perfeitamente:

 

Placa-mãe: Asus A8V (soquete 939)

Processador: Opteron 180 (@2400Mhz)

Memória: 3Gb DDR 400Mhz Dual Channel (2x 1Gb + 2x 512Mb)

Vídeo: XFX ATI Radeon HD4650 AGP 1Gb

HD: 580Gb SATA2 (2 x Seagate, 80Gb + 500Gb) rodando em SATA 1 por falta de compatibilidade da placa-mãe com SATA 2.

Fonte: Huntkey 400W (real)

Monitor: LG LCD L1760TQ-BF (17")

Estabilizador: Advanced MX1000

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza foi a limpeza do CI amigo a inversão da tomada resolve apenas o vazamento de energia(em parte).

 

Será que é melhor fazer uma regravação da BIOS nestas condições atuais?

 

Quanto fiz a atualização não deu nenhuma mensagem de erro, mas se estava tendo essa "instabilidade" será que a gravação realmente foi feita 100% como informado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparece assim: CMOS checksum Bad

CMOS date/time Not set

Press F1 to run SETUP

Se for, troque a bateria, nao resolveu, o responsável è um transistor que bloqueia o uso da bateria quando o pc esta ligado aumentando a vida util. Esse transistor esta em aberto, ou seja, ele bloqueou o uso da bateria mesmo com o pc desligado. Sendo assim, só um tecnico pra te ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparece assim: CMOS checksum Bad

CMOS date/time Not set

Press F1 to run SETUP

Se for, troque a bateria, nao resolveu, o responsável è um transistor que bloqueia o uso da bateria quando o pc esta ligado aumentando a vida util. Esse transistor esta em aberto, ou seja, ele bloqueou o uso da bateria mesmo com o pc desligado. Sendo assim, só um tecnico pra te ajudar

 

Como já disse anteriormente, o problema já está resolvido... não deu mais o erro "CMOS Checksum Bad" depois que eu limpei os contatos do chip EEPROM da Bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...