Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
qtigerq

Asus P5k Premium - Resetando a Bios

Recommended Posts

Galera, gostaria de ver se vocês conseguem me ajudar.

Sábado caiu um raio aqui perto de casa, e meu PC que estava na tomada, acabou pagando o pato.

A placa mãe é uma Asus P5k Premium.

Como ela está:

As vezes, quando ligo o PC, ele liga, roda as ventoinhas, mas não boota. Não bipa, não faz nada, apenas fica ligado.

As vezes, ele liga, e reinicia, e quando volta, fica ligado, mas ainda assim, não boota nem bipa.

E pra conseguir ligar, preciso tentar mais uma ou duas vezes.

Depois que liga, fica zero. Não dá nenhum problema. Consigo entrar na BIOS, e mexer em tudo. Consigo entrar no sistema, e usar (usando toda capacidade da máquina), pelo tempo que eu quiser.

O problema só volta, quando eu DESLIGO. Posso até mesmo reiniciar, que não tem problema.

Quando desligo, as vezes, acontece o problema, e as vezes, liga normalmente.

Dando essas infos, que a placa começou fazer isso depois de um raio, e que quando da este problema, a bios ZERA, será que conseguem me ajudar?

Olhando os capacitores, não percebi nada errado, mesmo porque eles são blindados ;/

Se puderem me ajudar, agradeço DEMAIS.

Um abraço, boa noite!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desmonta ele e remonta novamente, as vezes isso é provocado por algum mal contato, retira o CI da bios e recoloca, pode ter mal contato também. Posta aqui os resultado após os testes.

Troque a bateria CR2032 também. Não custa mais que 1 real.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já desmontei e montei.

O que seria CL da bios? Se for o chip, não dá, é soldado.

Também já troquei a bateria, tenho 3 aqui, e todas dão o mesmo problema.

Estou bem confuso ;/

Compartilhar este post

Link para o post

"Ci" é o chip mesmo.

Teste outra fonte de alimentação. Se puder, outro processador.

Compartilhar este post

Link para o post

então, eu já estou com a segunda fonte na verdade. Achei que poderia ser fonte, e troquei com um amigo meu.

O chip acredito que não dê pra tirar. Não sei identificar exatamente onde está o chip nesta placa, mas pelo que vi, tudo nela é soldado.

Processador eu não testei outro. Mas poderia ser processa? Pensei que como nunca da problema depois que liga, o processa estaria descartado.

Compartilhar este post

Link para o post

Teu micro é ligado a internet por um cabo, pode ser o CI da rede com problema, ou o da BIOS. Existem CIs gravados que você compra pela internet e são baratinhos, porém, se ele é soldado você precisa ter uma estação de ar quente pra trabalhar com os dois integrados. Toca com o dedo em todos os cis da placa e verifica se tem algum queimando o dedo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta tudo normal. Não estão superaquecendo.

Eu estava pensando, será que se eu tentar regravar a bios, não poderia resolver o problema?

Hoje tive mais uma informação.

Quando a MB não boota, ela sempre desliga primeira (ou reseta), e aí sim, volta a ligar, e fica ligada sem bootar, até eu desligar.

Percebi que se eu interromper esse fluxo, ou seja, quando ela reseta, eu desligo a fonte, e depois ligo ela manualmente de novo, a BIOS não reseta.

Fico feliz, pois sei que apesar de ser um erro chato, vou poder continuar usando a placa, sem ter que ficar configurando a bios a todo momento.

Será que isso da mais alguma pista sobre este caso?

Compartilhar este post

Link para o post

Se você tiver o conhecimento correto do procedimento, pode resolver sim, talvez a bios tenha corrompido com energia gerada pelo raio. Esse procedimento é meio arriscado se você não tiver o conhecimento necessário, o driver correto ou se faltar energia ou der alguma pane na hora da gravação. Corre o risco de você perder de vez tua placa. Cautela e mãos a obra que talvez funcione. Na net tem vários tutoriais de como fazer essa regravação. Boa sorte!!! Aguardamos sua resposta, ok.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o link onde você baixa o arquivo da tua bios e o utilitário gravador, mostrados na figura abaixo.

Baixa a última versão. Lembre-se dos riscos e faça por sua conta e risco. Boa sorte.

https://www.asus.com/Motherboards/P5K_PremiumWiFiAP/#support

*BIOS

*BIOS-UTILITIES

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que esse defeito foi gerado pela descarga energética e com isso te alterou algum ou alguns componentes da placa, portanto, tem que ser avaliada por uma empresa de recuperação de placa-mãe especializada! Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais