Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Módulo Ultrassom para medir Distânsia


Sr. Ohm da Silva

Posts recomendados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Eu tenho uns quatro aqui em casa já usei para medir nível (Testei em um balde, mas pretendo testar em uma caixa de agua), tem uma imprecisão de 3mm, etc. Como o amigo acima falou é praticamente dado, no aliexpress ou ebay você compra 10 por uns 30 reais. Em anexo estou deixando um documento geral sobre esse sensor e o código na plataforma aduino.

HCSR04 Datasheet.pdf

HCSR04 - Sensor Ultrasonico (Arduino) Cód.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr. Ohm da Silva e @paulosev,

Fazem uns quinze anos saiu numa revista inglesa uma montagem maravilhosa : usava um Pic , um servomotor desses de radiocontrole, e dois transdutores de ultra-som que eram montados no servomotor, assim quando mandava girar o servo, mudava a direção dos transdutores; tinha alguns CIs analógicos para amplificar a recepção, e o PIC era ligado ao PC pela serial.

O cara fez um SONAR !!!!!! O troço dava uma vonta completa em uns 20 segundos, e na tela do PC aparecia uma tela de radar, com os obstáculos , era impressionante de se ver !

Creio que fazer algo assim hoje é bem mais fácil e bem mais preciso, pois esses módulos tem muito mais diretividade e sensibilidade, podendo cobrir tranquilamente 3 metros.

Olha aí uma ideia legal de se fazer com isso e um Arduíno, só precisa fazer um programinha em Vb no PC para desenhar a tela.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

    É bem legal, uma vez eu vi um que achei incrível lá na Hack a Day, o do link abaixo é inferior, mas mesmo assim é massa, pelo custo é algo excepcional.
- http://makezine.com/2013/10/07/an-arduino-radar-installation/

    Agora um que achei *****, foi um projeto com esses sensores ultrassónicos para Deficientes Visuais, foi o do link abaixo:
- http://www.instructables.com/id/Haptic-Feedback-device-for-the-Visually-Impaired/

Já pensei em fazer um projeto de triangulação em pequena escala para localização de um objeto no centro, mas preferi tentar usar um sistema de triangulação com ondas de radio, só não sei se o arduino da conta, devido a velocidade da luz, enfim é um projeto que quero montar esse ano, para entender um pouco mais a matemática envolvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulosev

Ondas de rádio significa uma Radar.... Nesses casos não é o processador que tem de ser rápido, e sim o sensor que vai receber a reflexão do sinal de rádio enviado. Afinal Radar já existia na década de 1940....

Se é para fazer triangularização, acho que o mais importante é determinar a direção com muita precisão.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...