Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte variável 1,5 a 30V


Matthwus

Posts recomendados

Gente achei na net um esquema de fonte variável de 1,5v até 30v tenho em casa um trafo de 18 +18 por 5A, Redesenhei o esquema e queria saber de vocês se isso funciona numa boa e também qual a função de C3 (capacitor 3) e do C4 (capacitor 4).

Sei que a tensão de pico nos capacitores de entrada vai ser de 25,4v mas posso utilizar capacitores de 25v ?

 

post-598359-0-08569100-1394202061_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

 

Finalidade desses capacitores é apenas a filtragem de altas frequências. Os capacitores eletrolíticos são péssimos em altas frequências, e se tiver alguma interferência pode afetar o CI regulador e só Deus sabe qual a tensão que pode aparecer na saída.

 

Use capacitores maiores do que 25V, senão logo vão inchar e você vai ter de trocar.

 

Cuidado com a dissipação nos transistores.... se voce usar por exemplo 3,3 volts na saída com 5A os dois transistores vão dissipar quse 100 Watts de calor !!!! Precisa de um excelente dissipador para poder manejar isso.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

 

Finalidade desses capacitores é apenas a filtragem de altas frequências. Os capacitores eletrolíticos são péssimos em altas frequências, e se tiver alguma interferência pode afetar o CI regulador e só Deus sabe qual a tensão que pode aparecer na saída.

 

Use capacitores maiores do que 25V, senão logo vão inchar e você vai ter de trocar.

 

Cuidado com a dissipação nos transistores.... se voce usar por exemplo 3,3 volts na saída com 5A os dois transistores vão dissipar quse 100 Watts de calor !!!! Precisa de um excelente dissipador para poder manejar isso.

 

Paulo

Ok obrigado não pretendo usar tensão menor que 5V no máximo assim testar alguns leds, mas o circuito está ok ? pode montar ele ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

 

Eu usaria um circuito mais elaborado, com mais proteções. Veja este aqui, está prontinho, e muda pouca coisa:

 

http://r2network.wordpress.com/2012/01/29/fonte-ajustavel-pra-bancada/

 

Paulo

@aphawk é que estou procurando as trilhas para amontar a pcb, ali tem as trilhas mas com os componentes queria só as trilhas para fazer termo transferência, bem deixei um comentário lá para ver se o cara me manda o projeto assim tem como eu pegar só as trilhas, porém as que eu acho o pcb elas não suportam 5A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o que você quer é ter o prazer de montar uma fonte com todos os componentes e proteções ou você quer apenas uma fonte ajustável, protegida e funcional? Se for a segunda opção monte um circuito usando apenas o LM338 (5A) e terá uma ótima fonte.

 

http://proesi.com.br/lm338k-circuito-integrado.html

 

http://www.pdp-11.nl/viperpit/altimeter/lm338-psu.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o que você quer é ter o prazer de montar uma fonte com todos os componentes e proteções ou você quer apenas uma fonte ajustável, protegida e funcional? Se for a segunda opção monte um circuito usando apenas o LM338 (5A) e terá uma ótima fonte.

 

http://proesi.com.br/lm338k-circuito-integrado.html

 

http://www.pdp-11.nl/viperpit/altimeter/lm338-psu.gif

Gostei até tenho um LM338 aqui em casa acho que vou montar seu projeto pois tenho todos os componentes em casa até o potenciômetro, o 1N4002 pode ser substituído pelo 1N4007 né ? tem alguma ideia de como faço para testar meu LM338 pois não sei se o mesmo está funcionando ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade montar uma fonte simples dessa sem circuito impresso chega a ser 100 Vezes melhor do que usar um circuito impresso. O CI tem de obrigatoriamente ir sobre um ótimo e enorme dissipador se quiseres alguma coisa de bom ai.. Repara que se por acaso precisares tirar dessa fonte alguma coisa como 1,5 Volts a 5 amperes vai restar sobre o CI algo como 25-1,5 = 23,5 Volts que se multiplicado por 5 Amperes vai dar uma dissipação de quase 120 Watts. Para dissipar isso dai vais ter de colocar um dissipador do tamanho de meio tijolo pelo menos e muito bem aletado.. Fora disso a fonte se bloqueia, entra em proteção..  Talvez até tenhas de colocar ar forçado sobre esse dissipador..

 

Note se tens ai transformador de 18+18V x 5 A só vais conseguir ajuste de tensão, com o LM317, para fornecimento de 5 Amperes de 1,25 Volts até alguma coisa por ai perto dos 18 Volts mesmos o que é ótimo para bancada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

estou com o Faller, isso vai esquentar que você vai poder fritar um ovo nela.... Tem de caprichar na dissipação, pois uma coisa é voce ter dois 2n3055 dissipando 60 watts cada um, e outra é ter só um LM338K gerando 120 watts. Acho melhor usar ventilação forçada, como o mestre Faller já havia indicado.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma rápida olhada no manual do step down.

É incrível o que esse integrado pode fazer, mas acredito que os kits à venda no Ebay possuem restrições de corrente, de dissipação e talvez de limitação de indutor.

No manual, tem em algum lugar que informa algo sobre o dissipador e não é apenas o CI soldado na PCB. É um componente dissipador. Como está, a temperatura vai subir muito para condições de muita carga.

Quanto ao indutor. A fonte trabalhando em cerca de 150kHz necessita de um indutor menor que em 20kHz, mas este indutor me pareceu bem pequeno para o diâmetro do fio a ser enrolado nele. Mas pode até ser que esteja certo.

Quanto ao layout da placa. No manual informa que o layout é importante. Até incluem um ou dois layouts.

Outro detalhe é sobre a qualidade do eletrolítico na saída. O manual também mostra a qualidade necessária.

Este kit, vendido no Ebay, mesmo com algumas limitações parece ser muito legal e a um preço absurdamente baixo, para o que ele pode fazer.

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites




@MOR

 

tem algum circuito de uma boa fonte regulável que seja de fácil montagem para esse meu trafo de 18+18 por 5A ?

aqui tem umas imagens de um dos dissipadores que eu tenho.

 




Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O mesmo esquema já postado deve lhe servir.

http://www.pdp-11.nl/viperpit/altimeter/lm338-psu.gif

Pode usar sim esse esquemático só troque o potenciômetro por um de 2k ohms, o ajuste da tensão vai ser melhor, mais facilitado..

 

Com aquele seu dissipador para garantir 5 Amperes na saída só mesmo com um fan insuflando ar sobre o conjunto dissipador CI..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que vi no datasheet do LM338K, o pino 1 é o ajuste o 2 é a entrada a carcaça é a saída, mas virando ele como vou saber qual é o 1 e o 2 ? Tenho aqui também um TIP147 F, fica melhor ?

 

Serio!!! Não entendi sua pergunta acerca dos pinos.. O material mais o datasheet e suficiente para que você identifique os pinos, vendo de qualquer lado viável de se enxergar os pinos..

Qual e realmente a sua duvida????

 

O sufixo F também serve e não e melhor nem pior... 

Mas se queres fonte até 5 Amperes não necessita de circuito auxiliar não, só o CI resolve..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serio!!! Não entendi sua pergunta acerca dos pinos.. O material mais o datasheet e suficiente para que você identifique os pinos, vendo de qualquer lado viável de se enxergar os pinos..

Qual e realmente a sua duvida????

 

O sufixo F também serve e não e melhor nem pior... 

Mas se queres fonte até 5 Amperes não necessita de circuito auxiliar não, só o CI resolve..

No datasheet tem ele virado mostrando os pinos mas e se eu virar ele invertido ? tipo a foto se eu virar ele pode inverter os pinos 1 e 2.post-598359-0-33532600-1394372496_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matt.

Se você está se referindo ao LM338, observe que os dois pinos se encontram mais próximos de um dos furos. Isso permite identificar os pinos.

Desculpe a sinceridade.

Você já contou quanto tempo está tentando resolver este problema?

Se você tem dúvidas básicas como estas, seria melhor começar a estudar eletrônica básica. Tem muita documentação na net.

Com uma hora de estudo por dia, em pouco tempo você vai sanar estas suas dúvidas.

Do modo como você está encarando o problema, pode até conseguir montar sua fonte e colocar para funcionar, mas a cada novo projeto, vai passar por todas as dificuldades outra vez.

Estudando, investindo um pouco em eletrônica, você vai poder usar o seu cérebro para resolver os problemas e o fórum para tirar suas dúvidas.

É sempre um prazer tirar dúvidas, quando noto que houve um esforço anterior para entender o assunto. Nestes casos pode contar comigo.

Bons estudos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No datasheet tem ele virado mostrando os pinos mas e se eu virar ele invertido ? tipo a foto se eu virar ele pode inverter os pinos 1 e 2.attachicon.gifci.png

Você notou que a linha dos pinos e assimétrica com relação ao centro do CI???? Certo que não!!!! mas é assimétrico o eixo onde estão os pinos com relação ao centro do CI

Olhe pelo lado dos pinos. Ai você acha o pino certo??  Agora ponha o dedo no pino adj (ajuste) e vire o CI entorte o CI, coloque ele dentro da agua, em cima do roupeiro, mas sempre sem tirar o dedo do pino de adj. Pode ate mesmo enfiar o CI dentro dum saco cheio de feijão, sempre com o dedo naquele pino e, mesmo dentro do saco de feijão saberás que aquele e o pino de adj e o outro e o de entrada, e pasme, o invólucro a saída..

Então, qual é mesmo o teu problema????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você notou que a linha dos pinos e assimétrica com relação ao centro do CI???? Certo que não!!!! mas é assimétrico o eixo onde estão os pinos com relação ao centro do CI

Olhe pelo lado dos pinos. Ai você acha o pino certo??  Agora ponha o dedo no pino adj (ajuste) e vire o CI entorte o CI, coloque ele dentro da agua, em cima do roupeiro, mas sempre sem tirar o dedo do pino de adj. Pode ate mesmo enfiar o CI dentro dum saco cheio de feijão, sempre com o dedo naquele pino e, mesmo dentro do saco de feijão saberás que aquele e o pino de adj e o outro e o de entrada, e pasme, o invólucro a saída..

Então, qual é mesmo o teu problema????

Obrigado depois vou ligar o mesmo, não sei se ele está funcionando pois é meio velhinho já sabe alguma forma de testar sem precisar ligar ele ? digo testar com multímetro ?

Matt.

Se você está se referindo ao LM338, observe que os dois pinos se encontram mais próximos de um dos furos. Isso permite identificar os pinos.

Desculpe a sinceridade.

Você já contou quanto tempo está tentando resolver este problema?

Se você tem dúvidas básicas como estas, seria melhor começar a estudar eletrônica básica. Tem muita documentação na net.

Com uma hora de estudo por dia, em pouco tempo você vai sanar estas suas dúvidas.

Do modo como você está encarando o problema, pode até conseguir montar sua fonte e colocar para funcionar, mas a cada novo projeto, vai passar por todas as dificuldades outra vez.

Estudando, investindo um pouco em eletrônica, você vai poder usar o seu cérebro para resolver os problemas e o fórum para tirar suas dúvidas.

É sempre um prazer tirar dúvidas, quando noto que houve um esforço anterior para entender o assunto. Nestes casos pode contar comigo.

Bons estudos.

MOR_AL

Sim estou começando no senai, estou fazendo técnico em mecatrônica pra ver como é, sempre gostei dessas coisas eletrônicas mas as matérias de eletrônica digital e analógica começou faz uma semana ainda não vi muita coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...