Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ronaldo brandao mafra

Idéias extravagantes sobre refrigeração

Recommended Posts

Muita gente está cansada com o barulho emitido pelos ventiladores e com a poeira que acumula dentro do gabinete de seus computadores! E, aqueles que são adéptos do overclock e daquelas placas de vídeo super fumegantes vão ter o que precisam: silêncio e suas máquinas bem frias, para jogar o mais exigente jogo em 3D, vídeo em alta definição, internet super banda larga, etc e tal! E, aqueles que o consumo de enerigia tá lá nas alturas e não tem mais espaço para colocar mais nada dentro do gabinete? Mágica?

A primeira coisa a fazer é transformar o gabinete do computador em uma caixa selada onde o ar interno não possa escapar para o exterior (nem o ar exterior poderá entrar = poeira, umidade, perdas). Na parte lateral do gabinete ficaria a placa fria de uma bomba de calor (tipo usada em qualquer geladeira). Todo ventilador interno (da fonte, da cpu, da placa de vídeo ou o circulador geral ou refrigeração líquida) jogariam seus "calores" para esta parte fria (e sem umidade não haverá condensação). O ventilador da fonte não jogaria ar para fora do gabinete e sim trocaria o ar interamente. Como todos os ventiladores são internos, ficaria fácil colocar externamente absorvedores acústicos. A bomba de calor e seu dissipador ficariam em outro gabinete.

Há a outra opção de usar uma bomba de calor eletrônica para cada dispositivo e um refrigerante líquido com dissipador de calor externo ao gabinete do computador (neste caso não haveriam ventiladores ou exaustores).

Agora só falta fazer as contas e colocar em prática! Não são soluções fáceis de serem implementadas e o custo será de alguns mil R$!

Será que alguém gostou das idéias?!

Más, a solução ideal não é nenhuma destas!

A solução está em fazer uma espécie de ar condicionado externo. O ar trocado será todo interno. Ou seja, o ar que circula dentro do gabinete do computador circulará também no refrigerador (em circuito fechado). O ar quente será recolhido na lateral superior do gabinete e o frio alimentado na lateral inferior. Do ar frio que entra partirão mangueiras que direcionarão o mesmo ao processador, a placa de vídeo, à fonte, ,,, A quantidade de ar frio emitido a cada dispositivo pode ser feito por simples estrangulamento da respectiva mangueira. Aí é só fazer o isolamento térmico da caixa do computador e da mangueira de ar frio que liga o refrigerador/circulador com o gabinete da cpu. A mangueira de ar quente não precisa de isolamento. O refrigerador pode ser do tipo de uma geladeira comum ou por células peltier. Valeu?!

No fim das contas haverá muito calor na placa quente do refrigerador e em seus motores! Coisa de 800W ou mais! Que tal usar esta energia para aquecer a água de sua casa? Assim, este calor não ficaria no local onde está seu computador e ficaria em um lugar útil. Precisaria de mais duas mangueiras uma para a água mais fria ...! Soluções tecnológicas! A unidade de resfriamento deve ser ligada antes do computador. O último não pode manter-se funcionando sem que o primeiro não esteja funcionando! Portanto, será preciso que haja um circuito eletrônico, à parte, para controlar a temperatura e o funcionamento do todo! E, se houverem não um só computador, mas, vários? Aí, a unidade de fesfriamento deverá ser capaz de bombear KWs! Dá para fazer uma piscina quente! Que luxo! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×