Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor solução para rede sem fio com 2 routers


mostovoym

Posts recomendados

Olá, boa tarde,

Há tempos que ando procurando uma solução melhor para rede que tenho em minha casa, mas até então, nenhuma solução foi plenamente satisfatória.

 

Vou começar explicando minha situação - complicada.

 

O ponto principal fica na parte da frente da minha casa. Meu quarto, onde o objetivo é fazer chegar o máximo de sinal possível, fica cerca de 30m para trás, com umas 5 ou 6 paredes no caminho e 1 andar acima.

Além disso, em alguns momentos, chega a haver 6 dispositivos ligados via wifi + cabo no meu quarto, + 2 pela casa.

No meu quarto, tenho um PC, com saída para um monitor e para uma TV, via HDMI, celular (meu e do meu irmão), tablet e videogame conectados. Somente meu pc e o videogame ficam cabeados. Facilitaria muito minha vida se eu pudesse consumir material na TV sem precisar do PC diretamente, seja por media server, por dlna, por streaming, por espelhamento dos tablets, etc.

 

A solução que encontrei e que adoto no momento é:

 

No ponto principal, coloquei um roteador TP-Link 941ND, e substitui a antena do meio por uma de 9dbi, multidirecional.

No meu quarto mesmo, coloquei um TP-Link 841ND (2 antenas de 5 dbi), configurado em WDS, para repetir o sinal.

Normalmente, a coisa não vai tão mal. Consigo alcançar praticamente 100% da velocidade contratada (vivo speedy 8mb) lá do meu quarto, embora a velocidade fique variando um pouco.

 

As limitações que encontro no sistema atual são:

 

-Se vou fazer uma rede local para disponibilização de arquivos de mídia (dlna, streaming,etc) de algum arquivo para um tablet/celular/tv, sempre dá muiiito lag.

-Nesse sistema, meu pc tem que ficar ligado sempre que vou assistir tv (midia baixada, ou mesmo netflix).

-quando há muitos dispositivos conectados, a internet fica muito instável.

-às vezes, alguns dispositivos ficam trocando de roteador (passam, automaticamente, da conexão do roteador do meu quarto para a conexão do roteador que está longe), o sinal fica fraquinho e a velocidade vai pro espaço. Isso é bem incômodo quando acontece com frequência.

 

Já pensei em aumentar a potência das antenas, mas não sei se adiantaria grande coisa, pois o problema creio que esteja mais no sobrecarregamento da rede do que no range do sinal. Outra coisa que não rola é mudar o ponto principal, infelizmente, pois isso vai além dos meus poderes... hehe. Nem tem condições de cabear a conexão entre os routers, porque meu quarto fica numa edícula, e quando tentei isso, o cabo não aguentou 1 mês diante da corrosão. Outra coisa que não deu certo foi colocar o 2º roteador mais no meio do caminho, porque aí o sinal do meu quarto fica bem mais fraco. O único jeito de o 2º router ficar no mesmo andar que meu quarto é ele ficando no meu quarto.

 

Pensei na seguinte solução, mas não sei até que ponto isso vai liberar a rede ou vai só deixá-la mais laggenta ainda:

 

Colocar um 3º router na jogada, que ficaria também no meu quarto. Aí, a ideia é cabear a conexão entre o 2º router e o 3º, e faço o seguinte: deixo o 2º como repetidor mesmo, em wds, e desligo a wifi dele.

Deixo o 3º para criar uma 2ª rede wifi, distinta da primeira (outro nome etc...). Assim, os dispositivos do meu quarto não ficariam trocando de rede (resolveria um problema), ele não ficaria sobrecarregado para a conexão local (dlna, media server, streaming, etc - resolveria outro problema), e diminuiria um pouco a sobrecarga de dispositivos conectador no mesmo roteador.

Pensei, inclusive, em pegar como 3º roteador, um daqueles que tem entrada usb para hd externos, o que já adiantaria muito minha situação em termos de compartilhamento de arquivos no meu quarto, e poderia deixar o pc desligado. Como, ao passar do tempo (e com o juntar de dinheiro), estou migrando para dispositivos apple, pensei logo em investir em um airport extreme, quando algum conhecido meu puder trazer de fora.

 

O que acham dessa solução? estou indo pela caminho errado ao adicionar mais um roteador no caminho? ou ele, de fato, pode resolver esses problemas que venho encontrando? há soluções mais simples? valeu!! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

configurar os roteadores com WDS funciona até a pagina 2 pois na prática a taxa de transmissão cai quase pela metade, e se o roteador que retransmite o sinal não estiver recebendo pelo menos 65% do sinal do ponto master, vai ocorrer lags e timeouts por perdas de pacotes. o ideal seria cabear as conexões dos roteadores e configurar os slaves como AP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Desconhecia os adaptadores PLC. Achei muito bacana mesmo.

Pelo que andei lendo, na minha casa, o único problema seria eventual interferência com o telefone sem fio. Mas acho que vale a pena o teste.

 

Pela net, os de 500mbps não encontrei à venda,  e os de 200mbps, além de estarem meio caros (R$ 280,00), só em uns 2 sites de confiança (aliás, encontrei alguns modelos no ML também). Será que dá para achar fácil na Santa Efigênia?

 

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas,

 

deixa eu pegar uma carona nesse barco, porque tenho um problema parecido e estou buscando soluções.

Tenho Vivo Fibra 50Mb e a Vivo instalou um router DLink DSL 2750b cujo range do wi-fi é precario mas ate onde pega ele vai aos 50mb.

 

Antes disso usava um Dlink DI-524 cujo range do wi-fi é maior e cheguei a testa-lo mas só consigo os 50mb (uso muito torrent) com cabo, no wi-fi fica limitado a 25/27mb.

 

É possivel usar o DI-524 como um repetidor de wi-fi do DSL 2750 ? tenho uma cabo que poderia ligar os dois entre os pontos desejados.

Caso possivel isso seria uma só rede wi-fi ? Digo os devices só encontrarão uma rede XYZ ?

 

Se sim podem me indicar os topicos que mostram como configurar isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui na Santa efigênia (é perto do trabalho), e, numas duas lojas, os caras praticamente discutiram comigo falando que a melhor solução seria eu colocar um daqueles extensores de wifi de tomada e colocar no meio do caminho.

Aí ficaria: 1º roteador -> extensor de tomada -> 2º roteador, em wds.

Fiquei meio receoso de não ficar bom.

Por outro lado, achei uma loja que vendia o Adaptador PLC por 140 mangos.

Vou tentar dar uma pesquisada nessa opção dos vendedores antes de fechar a compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ultima vez que comprei adaptadores PLC foi no mercadolivre, o preço do TPlink 200Mbps tava mais em conta que na Sta Ifigênia, mas lembre-se de que 200Mbps é o pico de transmissão, quando eles conseguem fechar um enlace muito bom, geralmente a velocidade é menor.

 

@rpazetti - Usar repetidores em WDS geralmente derrubam a velocidade de transmissão, para você que usa muita transmissão de arquivos, o ideal seria usar roteadores do padrão N (150/300Mbps) e interliga-los por cabo se possivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...