Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
atomicc

XP muito lento...mas foi feito manutenção...

Recommended Posts

Olá, forumeiros.

Sou técnico de informática e em menos de 1 ano formatei meu PC. Reinstalei tudo de novo (fiz tb um backup do Arquivo de programas e uso os programas que não necessitam de reinstalação). Contudo, ao perceber, depois de alguns meses que a máquina voltou a ficar lenta, fiz manutenção completa, deletando temporários, cache de Internet e etc. Uso um coquetel de aplicativos como CCleaner, Advanced System Care, Auslogic Defrag, Revo Uninstaller, etc. Assim, desinstalei tb o que não precisava mais, sendo que agora tenho bem menos programas do que no começo. Porém, apesar de fazer toda essa manutenção, o micro demora para dar boot, demora para abrir o Firefox ou o Chrome, demora para abrir um Excel ou Word, etc. Depois que liga o micro fica superlento, só depois de um tempo que volta ao normal, por assim dizer (por que logo depois demora a responder comandos). 

O micro inicia só com o básico, programas desnecessários estão desabilitados no boot, passei o Avast 2014 em tudo, bem como o Dr Web scanner e não acharam nada.

Gostaria de saber o que mais posso fazer pra voltar à velocidade normal, pois acho estranho tamanha lentidão. Não quero formatar de novo, pois dá umtrabalhão fazer um backup de um monte de coisas e depois reinstalar vários programas que preciso, pois trabalho com programação.

Desconfio que os novos software que usam Internet estão deixando-o lento, especialmente no começo. Mas é muito estranho.

 

Algum tem algum palpite?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um Athlon II X2 240 Dual-core, MB Asus M4A78, 2GB RAM, 2 Hds de (500+ 250 Gb)

O mais estranho é que antes rodaava rápido com essa configuração e até com mais programas instalados.

Sempre verifico a temperatura, está tudo OK e só qd está a passar de 60° é que eu coloco o EPU-4 Engine no modo Slow. De resto eu deixo no Auto e quando sinto a lerdeza já deixo no modo Avião.

Será que a CPU tá cansada de trabalhar? Tudo bem que já tem um tempinho de uso, mas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passe um scandisc com opção de correção, pode ser bad block, observe os programas que iniciam com o Windows.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou tentar o chkdsk de novo, o problema é que demora dias, acho um absurdo demorar tanto.. porém, o SMART diz que a HD velha de 250Gb tá com status OK embora o nº de reallocated sectors esteja caindo mas diz que ainda está num número bom (73). Já a HD nova tá com 100 ou seja não usou nenhum setor de realocação ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo eu acredito que a forma de se contar os setores realocados seja inversa ao que citaste viu, mas posso estar enganado, qual é a sua fonte ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Qual sistema operacional você está rodando? Você apagou o espaço livre pelo CCleaner? Eu pesquisei e achei que fazendo isso ele exclui arquivos que ficaram armazenados no HD, mesmo você tendo formatado. Você já testou o Spybot Search & Destroy? Tenta rodar a desfragmentação do próprio Windows, exclui arquivos temporários no Meu Computador, dados de restauração. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desfragmentação pelo Windows é inviável pois demora muito usa o Defragler que já ajuda um bocado, aproveita e pega o Ccleaner, é do mesmo desenvolvedor.

https://www.piriform.com/defraggler

A contagem dos erros é o campo RAW Value.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, ok, Dawson, obrigado.

 

Não creio ser coincidência, mas troquei um mouse USB que começou a dar problemas e agora parece que o micro tá mais rápido. É estranho, mas quem sabe era interferência do mouse? Antes disso tinha usado o DPC latency checker que acusava latência muito alta, mas achei difícil de acompanhar, pois praticamente qualquer driver isolado tinha a tal latência. Só que os drivers são os mais recentes do fabricante. O DPC continua acusando alta latência, mas aparentemente está mais espaçado agora.

Lembro que tinha uma opção no Windows (se era Regedit ou em outro lugar, não lembro) onde você podia diminuir os milissegundos de leitura do USB, pois o padrão é muito alto sem necessidade alguma. Mas já procurei na net e não encontro mais essa informação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vou te dar uma dica da parte eletronica da coisa, gostaria que você se certificasse de duas coisas:

1 - pasta térmica, (acredito que não seja o seu caso, pois você sendo técnico deve ter visto isso como primeira possibilidade.)

e

2 - os capacitores que estão pela placa mãe, se algum deles estiver inchado (parte superior) isso tende a aumentar a taxa de erraticidade dos dados, isso aumenta o ripple que causa uma ininteligibilidade dos dados, diminuindo o desempenho, tive problemas com uma Asrock há alguns anos, troquei os capacitores e o problema foi resolvido, isso tudo por que eu não usava uma fonte boa!

espero ter ajudado... e boa sorte!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×