Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eu confesso: sou um formatador!

Visitante

Posts recomendados

Sei que muitos aqui torcem o nariz para pessoas que diante de qualquer problema mais sério, formatam o HD ao invés de procurarem uma solução mais técnica somente removendo o vírus ou configurando determinado programa.

Acontece que para o leigo a formatação ainda é o caminho mais rápido e eficaz. Com a facilidade proporcionada pelo Windows 7, só não formata o HD quem não sabe ler. Juntamente com o desenvolvimento do sistema operacional da Microsoft, que facilita demais a formatação, também a maior rapidez do hardware (processador e RAM) faz com que uma formatação e instalação do Win 7 ocorra rapidamente.

Depois é só instalar aquele CD contendo todos os drivers faltantes, mais os programas básicos e em 50 minutos temos a máquina pronta para uso, totalmente enxuta e com o sistema operacional e demais programas íntegros.

De que adianta ficar editando o registro quando dezenas de DLLs já foram para o espaço após dezenas de instalações e desinstalações de programas? 

O tempo que se gasta para editar registro e reinstalar arquivos faltantes eu formato e instalo o S.O. junto com os demais programas.

Tudo bem que para um técnico o apelido de "formatador" pega mal, mas para mim que sou leigo a formatação é muito boa.

Hoje mesmo formatei um  HD de um dos meus desktops. Comprei uma base AOC para o meu monitor 23" LG e a porta DVI estava justamente na frente da coluna da base, no que tive de utilizar a porta HDMI que, com o Catalyst antigo não visualisava a função de overscan, para que eu colocasse em 0% a fim de evitar as bordas na resolução 1920 x 1080.

Formatei o HD e pronto, tudo está funcionando redondinho, instalei o Catalyst novo e resolveu tudo.

Portanto formatar é a melhor solução. Infelizmente a tecnologia conspira contra certas profissões. Com o desenvolvimento de novos programas e novos hardwares, formatar o HD ficou fácil, rápido e prático.

Houve um tempo em que pessoas ficaram ricas vendendo e consertando máquinas de escrever. Limpavam os caracteres, trocavam a fita, limpavam o cilindro.... hoje esta profissão é passado. O técnico que não procura se aprimorar (redes, etc) não terá espaço a não ser como um mero espetador de placas e formatador profissional.

O golpe de misericórdia nos técnicos veio com os livros do Gabriel Torres. Os livros dele são tão bons que a gente aprende tudo sobre hardware, redes e montagem de micros e nunca mais precisa chamar um técnico!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente formartar é a melhor das solucoes sempre que nao for inviavel, pois geralmente a maioria de 99,9% nao tem conhecimento suficiente para analisar profundamente um SO e resolver problemas etc. É mais pratico, seguro e garantido de resolver sem sequelas ou reiteracoes de problemas simplesmente formatar.

Link para o comentário

eu so tentava resolver ao maximo muito antigamente quando o acesso a internet e até aos sistemas operacionais era mais complicado, porque você ficar formatando e tendo q baixar trocentas atualizacoes em cima de um modem 56k ninguem merecia.. mas hj em dia? com banda larga e facilidades mil? é muito mais garantido fazer logo o servico certo

alem de q se for uma contaminacao por virus, por mais q você remova e tudo aparente estar em perfeita ordem você nunca saberá a real extensao dos danos causados e se há resquicios ainda.. e eu como sou meio perfeccionista nesse aspecto nao penso 2x

• Curtir 1
Link para o comentário

eu so tentava resolver ao maximo muito antigamente quando o acesso a internet e até aos sistemas operacionais era mais complicado, porque você ficar formatando e tendo q baixar trocentas atualizacoes em cima de um modem 56k ninguem merecia.. mas hj em dia? com banda larga e facilidades mil? é muito mais garantido fazer logo o servico certo

alem de q se for uma contaminacao por virus, por mais q você remova e tudo aparente estar em perfeita ordem você nunca saberá a real extensao dos danos causados e se há resquicios ainda.. e eu como sou meio perfeccionista nesse aspecto nao penso 2x

Não somente no que se refere aos vírus como também e principalmente pela própria integridade do sistema operacional e programas que lhe dão suporte. Como eu mencionei, quando se desinstala programas o registro pode ser "canibalizado" e começam os travamentos e a lentidão. Verificar a integridade do registro e editá-lo se preciso consome mais tempo do que a formatação do HD.

Nós, formatadores, sofremos  com o preconceito existente em relação ao ato de formatar quando se pode procurar com lupa eventuais problemas no registro e na integridade do sistema mas sejamos honestos: formatar ainda é a solução mais eficaz e menos demorada de se consertar um sistema operacional danificado.

As bibliotecas ficam completas, o lixo vai embora e o registro fica enxuto. Pelo menos até a próxima formatação!  :eiei:

Link para o comentário

Eu pergunto para quem é contra a formatação: por que é contra? É tão fácil e rápido, porque não formatar?  Porque não fazer se você tem tudo em mãos? Uma formatação por ano seria o ideal. Não deixo de formatar minhas máquinas sempre que possível. E, eu recomendo que as pessoas formatem pelo menos uma vez por ano. Mas a formatação completa, que apague até os rootkits. 

Já tive problema com alguns computadores após instalar alguns programas legítimos, como aquele famoso gplugin para acessar banco. Tive uma incompatibilidade e erros grotescos. Acha que eu perdi tempo remover um programa que parece até um malware de tão difícil remoção? Formatei a máquina.

Agora, isso eu falo por mim e para minhas máquinas. Tem pessoas que por vários motivos teriam problema para formatar. Por isso elas fazem de tudo para não formatar. Mas como já foi dito no post - DVD SP1 do Seven + drivers (cd) + banda larga =  formatação com menos de 2 horas e com principais programas, atualizações  instalados (isso depois que coloquei meu SSD DE 256GB) A máquina é muito rápida para instalar o sistema e instalar as atualizações. Com os SSDs mais um motivo para não ficar sem formatar!

• Curtir 2
Link para o comentário

É aquela velha história que as pessoas mais instruídas tem com as chamadas "ferramentas facilitadoras" ... vou citar um exemplo, em fóruns de Web Design é muito discutido o uso de ferramentas como o Dreamweaver, alguns acham que essas ferramentas prejudicam o aprendizado e que tornam o cara mais preguiçoso, já outros afirmam que, se bem utilizadas e tendo os conhecimentos básicos de HTML e CSS, são muito úteis.

Nada contra quem tem maior grau de instrução, afinal conhecimento nunca é crime, o ponto é que tem certas coisas que não precisam ser resolvidas do jeito difícil. Tudo bem que tem certos problemas que podem ser resolvidos sem formatar a máquina (isso não significa dizer que a solução vai ser fácil) 

• Curtir 1
Link para o comentário

Rsssssssssss, eu gastaria muito mais tempo reinstalando tudo que tem no PC do que reinstalando o Windows, agora se se faz uso ou se é útil isto tudo é outra questão, isto fora todos os 150 updates do windows, drivers, rede, compartilhamentos, um Ccleaner aqui sempre ajuda, se somente eu usasse o PC nem de anti virus careceria, o problema é a patroa e os guris...

• Curtir 2
Link para o comentário

Não somente no que se refere aos vírus como também e principalmente pela própria integridade do sistema operacional e programas que lhe dão suporte. Como eu mencionei, quando se desinstala programas o registro pode ser "canibalizado" e começam os travamentos e a lentidão. Verificar a integridade do registro e editá-lo se preciso consome mais tempo do que a formatação do HD.

Nós, formatadores, sofremos  com o preconceito existente em relação ao ato de formatar quando se pode procurar com lupa eventuais problemas no registro e na integridade do sistema mas sejamos honestos: formatar ainda é a solução mais eficaz e menos demorada de se consertar um sistema operacional danificado.

As bibliotecas ficam completas, o lixo vai embora e o registro fica enxuto. Pelo menos até a próxima formatação!  :eiei:

Sobre os travamentos no registro, é só usar os milagrosos otimizadores como CCleaner.

Link para o comentário

OU tacar Linux nessas máquinas todas.... eu gosto muito mas não migro pra ele por causa dos meus jogos/emuladores/programas que infelizmente o Wine não consegue executar sem bugs. Mas no geral, quando percebo que a pessoa não usa programas específicos que só o Windows tem eu recomendo o Linux Mint mesmo... pelo menos dores de cabeça com vírus NUNCA MAIS.

• Curtir 1
Link para o comentário

@dawson600

Rsssssssssss, eu gastaria muito mais tempo reinstalando tudo que tem no PC do que reinstalando o Windows, agora se se faz uso ou se é útil isto tudo é outra questão, isto fora todos os 150 updates do windows, drivers, rede, compartilhamentos, um Ccleaner aqui sempre ajuda, se somente eu usasse o PC nem de anti virus careceria, o problema é a patroa e os guris...

São tantas situações que,  e analisando-as, percebe-se que algumas, as vezes, e melhor tentar resolver alguns problemas do que formatar. Computador compartilhado é complicado mesmo ehehehehe 

• Curtir 1
Link para o comentário

@dawson600

São tantas situações que,  e analisando-as, percebe-se que algumas, as vezes, e melhor tentar resolver alguns problemas do que formatar. Computador compartilhado é complicado mesmo ehehehehe 

Sobre computadores compartilhados,fiquei sem mexer no pc durante 4 dias, quando voltei descubri que o avast detectou 3 falsos positivos e tinha 4 programas de toolbar e home instalados no pc.

• Curtir 2
Link para o comentário

Sobre computadores compartilhados,fiquei sem mexer no pc durante 4 dias, quando voltei descubri que o avast detectou 3 falsos positivos e tinha 4 programas de toolbar e home instalados no pc.

Resolvi esse problema comprando o notebook pra mim...  :D é chato demais ter que dividir a máquina com alguém kk

• Curtir 2
Link para o comentário

Em uma ou duas vezes, fiz uma formatação que era completamente desnecessária .

Isso pois, a tela congelava abruptamente, pensando ser algum problema do Windows, lá fomos...

Após a reinstalação, o problema continuou.

E que só resolvi depois que troquei a placa de vídeo...

• Curtir 1
Link para o comentário

Em primeiro lugar gostaria de dar os parabéns ao criador do tópico: @GirafaFeroz

Em segundo lugar, confessar: sou um formatador !  :D

E agora vamos contribuir...  :lol:

Em casa temos 3 notes (um para cada "pimpolho" e o meu). Lógico que a gurizada vive baixando coisas: jogos diversos, mods do Minecraft, daí vem as instalações do Hamachi, Baidu isso e Baidu "em quilo" etc, etc... <_<

Então meu note sempre fica mais "reservado", digamos, no sentido de ter sempre um note 100% funcional. Então me divirto formatando (às vezes) os notebooks da gurizada !  ;)

Tenho o Avast! Internet Security pago para 3 PCs, e o Office 2010 Home & Student original, que me dá direito a 3 licenças "home". Ao (re)instalar o Office nestes equipamentos o Product Key (mesmo original) - às vezes - não ativa o software, sendo necessário fazer uma ligação para um 0800 e passar/receber códigos para a reativação do produto... acho que é isto que o @Jorno se referiu, não ?

Outra coisa: um dos notebooks tinha o W7 Home Premium de 32bits instalado e com 4 Gb de RAM... ou seja só usava 3 Gb ! Não contei "um" para formatá-lo com a versão de 64 bits e a mesma product key funciona normalmente - caso alguém não saiba... 

Claro que tenho um HD externo para backup e lá de vez em quando (só as vezes!  :P ) eu também formato o meu notebook, né !?!  :rolleyes:

Ah! Só um detalhe... para quem tem o SP1 é menos ruim, mas já passou da hora de ter um SP2, certo !?! São mais de 1Gb de atualizações...  :eek:

• Curtir 3
Link para o comentário

Tenho o Avast! Internet Security pago para 3 PCs, e o Office 2010 Home & Student original, que me dá direito a 3 licenças "home". Ao (re)instalar o Office nestes equipamentos o Product Key (mesmo original) - às vezes - não ativa o software, sendo necessário fazer uma ligação para um 0800 e passar/receber códigos para a reativação do produto... acho que é isto que o @Jorno se referiu, não ?

Isso mesmo, o produto não ativa e tem que ligar para o 0800 falar com o atendente semi-surdo que até seu vizinho ta escutando os códigos mas o cidadão pede para repetir em voz mais alta  :lol:

• Curtir 1
Link para o comentário

• 1 ano depois...

Há mais de um ano atrás concordei (e ainda concordo) com este "recurso"... a formatação!  ;)

Sugiro apenas a leitura deste Tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1120499-limite-de-ativa%C3%A7%C3%B5es-formata%C3%A7%C3%B5es-do-windows-7-voc%C3%AA-sabia/

... para que não tenham surpresas futuras e desagradáveis...  :(

Curtam!

:lol:

• Curtir 2
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...