Ir ao conteúdo

(DUVIDA) instalo ou não um cooler para resfriar meu HD ?

Uill

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos do FCH , comprei um gabinete Scorpion Leadership Gamer,a minha duvida é a seguinte,ele vem com báias de 5,25,nisso vem com um suporte para parafusar os hds e assim encaixa-los numa boa nas báias,só q percebi que meu Seagate de 2 TB esta trabalhando a uma temperatura alta entre 39º a 46ºC , e embaixo desse suporte tem um opcional para parafusar um cooler,só q ai vem o medo...

isso pode danificar meu HD não é ? uma corrente de ar circulando perto da placa logica pode fazer com q ele se oxide ? e se eu usá-lo de ponta cabeça corro algum risco ?

obrigado desde ja !!!

Postado
Já tive dois discos rígidos da Seagate Sata 3 de 7200 rpm e as temperaturas ficavam abaixo de 40C.

Essa temperatura na faixa de 46C pode não estar entre as mais baixas mas ainda está dentro do aceitável.

Não é comum discos rígidos apresentarem problemas por conta de aquecimento mesmo em gabinetes mais simples.

Eu também não vi como sendo comum falar de problemas de oxidação de discos rígidos por uso de fans.

Inclusive existem gabinetes que permitem a instalação de uma fan frontal para a ventilação da gaiola dos discos rígidos.

Eu não sei como é esse suporte para colocar a fan que você mencionou.

No caso de você ter receios quando ao uso dessa fan soprando em direção a placa lógica do disco, teste então com fan soprando de cima para baixo.

Essa forma pode não ser a melhor mas ao menos imagino que a fan ajudaria a dissipar o calor acumulado embaixo do disco.

Postado

Fala Uill!

Não seria mais fácil colocar uma fan de 12cm na parte dianteira do Scorpion para arrefecer os HDs ali contidos? Eu pesquisei a respeito e vi que pode colocar uma fan entre o chassis e o painel dianteiro do gabinete. Veja:

DSC00017_zps5b673e30.jpg

Infelizmente a furação do gabinete não ajuda muito e pode haver um aumento do ruído, natural quando se acrescenta uma fan (ainda mais nessas condições de pouca abertura de ar). Mas não haveria problemas em relação a uma suposta oxidação da placa lógica porque o fluxo de ar "pegaria" a parte frontal do HD. Bem, já passei alguns anos usando uma fan na dianteira dessa forma e não vi, até então, sinais de oxidação nos HDs (entretanto, poeira vai encontrar a balde!).

Antigamente usava daquelas fans de HD (instaladas na parte de baixo, ventilando diretamente a placa lógica) e parei pela mesma suspeita que está tendo. Quanto a temperatura do HD em si, ela não é alarmante, como o Edson adiantou, porém parece que o gabinete não tá com fluxo de ar ideal. Como tá aí a localização do HD e a disposição das fans de gabinete, se houver alguma instalada.

Abraço Uill e um salve para o Edson!

Postado
Eu também não vi como sendo comum falar de problemas de oxidação de discos rígidos por uso de fans.

Eu já vi caso de oxidação com uso de ventoinhas.

Seguindo as dicas acima, o funcionamento do HD está em boas condições?há travamentos em suas tarefas?Há erros de S.M.A.R.T?Normalmente alguns programas de verificação de disco rígido já acusam a temperatura como 40° ou mais como alerta, sendo que a fabricante já informa a(s) temperaturas máximas ou tolerantes.

Obs: não sei qual o modelo desse HD, mas vai um link (datasheets) com uns modelos e suas devidas temperaturas:

http://www.seagate.com/files/staticfiles/docs/pdf/datasheet/disc/desktop-hdd-data-sheet-ds1770-1-1212us.pdf

Claro, você só vai entrar em estado de alerta quando o HD começar a falhar. O meu Seagate ST3500418AS 500GB fica na faixa de 39~41º (dependendo da temperatura ambiente)

Postado

Boa noite galerinha,Cabelo você me persegue kkk , então passado o problema com fonte Cabelo agora me vem o problema com temperatura,estou escrevendo isso direto do meu Scorpion ^^,então Cabelo acho q a solução seria instalar um Fan frontal mas de outra maneira rsr n quero ter q despenar meu Scorpion rsr , a frente das baias tem um monte de furações q possibilita a instalação de fan,vou ver se  cabe um de 120 mm espero \o ai dou um retorno,vlew toda a galera ai tomare q de tudo certo aqui \o/

Abraço Cabelo e pessoas \o/

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...