Ir ao conteúdo

O intel graphics é usado junto a placa de video?

Gabriel Procópio

Posts recomendados

Postado

Eu estou prestes a comprar um novo processador, mas minha duvida é o seguinte:

Eu ja tenho placa de video, e quero um processador intel, só que não sei se o intel HD grapics dele vai ser usado, não quero pagar algo que não irei usar sendo que ja tenho placa de video, porque se for assim eu compro um AMD FX, que não tem esse processamento grafico dedicado

Então por favor me ajudem, essa é minha duvida, eu tendo placa de video, o intel graphics sera usado mesmo assim?

Postado

Já ouvi que isso pode ser feito com as APU's da AMD e determinadas placas de vídeo radeon. Acompanharei o tópico pra saber também sobre a plataforma intel.

Postado

É complicado. Depende do conjunto placa-mãe, placa de vídeo e processador. Conheço a Synergy, da Nvidia, em notebooks mais caros, que desliga a placa dedicada quando não é utilizada e passa a usar o vídeo integrado do processador. Mas eles não queriam liberar a tecnologia pra PC. Isso lá nos idos de 2011-2012. Por fim, liberaram. Se chama Optimus e funciona nos chipsets H61 e Z68, mas o processador deve ter as instruções necessárias, e também nem todo fabricante de placa de vídeo, que usa o chipset nvidia, habilita a opção - coisa de economia de materiais. Nunca pesquisei a sério isso porque normalmente a placa de vídeo já diminui muito o desempenho (e consumo) quando não é necessário. Desligar totalmente só seria interessante para extrema economia de energia, como no caso dos notebooks. Aliás, esse foi o argumento da Nvidia na época.

De qualquer forma, a GPU integrada mais simples da Intel - HD2000, é fraca demais. Pra assistir um filme em HD não pode ligar pra lags, se não, só incomoda. Uma HD 4000 já impõe mais respeito. Também acho que é só aumento de custo ter GPU integrada sendo que se utiliza uma placa de vídeo offboard.

Postado

As outras vgas da intel eu não conheço, mas a Intel HD4000 tem um desempenho similar ao de uma antiga geforce 8600gt , ou seja roda tudo que a 8600gts roda( jogos e videos)... Falo isso porque eu tenho uma HD4000 no meu note e fiquei impressionado  com o desempenho dela. , como tinha uma 8600gts no desktop, pude fazer a comparação ... 

Uma coisa é certa, os processadores Intel são mais caros que os AMD não por causa da VGA embutida , mas pelo market e pela demanda mesmo...  É um AMD vendido contra 20 Intel .... Até no Py tem época que é complicado encontrar AMD dependendo do modelo porque como a demanda é mais baixa, os lojistas mantém menos unidades em estoque...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...