Ir ao conteúdo

Problemas com clock do processador

Visitante

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, 

Estou com uma baita de um problema, tenho um DELL XPS14 (4Gb RAM 1333, GT420M) e meu i5-480M está operando bem abaixo da frequência que deveria. A frequência dele é de 2.66GHz e com Turbo Boost vai para 2.93GHz, mas atualmente opera entre 1,14~1,17 com picos de 1,38GHz. 

Sei que ha uma tecnologia que faz a freqüência baixar quando há pouco uso, o problema é que a frequência não aumenta nunca, nem com jogos, nem com testes de stress. Mesmo em jogos pesados como BF4 a frequência não passa de 1,17. Fiz testes com o Aida64, e a mesma coisa, o uso do processador fica cravado em 44% no Gerenciador de Tarefa do Windows 8.1. 

Todos os drivers estão atualizados, já tentei desativar a tecnologia SpeedStep na BIOS e não resolveu, fiz tudo o que achei na net e nada resolveu. Sou leigo, e pensei que talvez um núcleo tivesse queimado, mas no Gerenciador de tarefas do Windows aparecem os 2 núcleos(+2 Threads) funcionando, então acho que essa possibilidade está descartada.

Meu computador tem 3 anos de uso, e esse problema começou há mais ou menos 1 ano, quando notei uma grande diferença de performance principalmente no carregamento de alguns jogos.

Gostaria que alguém me ajudasse a resolver este problema

OBS: Há, e antes que falem isso, está sim em Alto Desempenho com tudo em 100%( tanto no mínimo quanto no máximo) nas configurações de energia do processador.

Postado

Procure na BIOS alguma opção descrita como "SpeedStep", se estiver habilitado, desabilite.

Já o fiz amigo, não mudou absolutamente nada =/

Postado

Bom, eu consegui resolver, mas é curioso.