Ir ao conteúdo

Problemas com clock do processador

Visitante

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, 

Estou com uma baita de um problema, tenho um DELL XPS14 (4Gb RAM 1333, GT420M) e meu i5-480M está operando bem abaixo da frequência que deveria. A frequência dele é de 2.66GHz e com Turbo Boost vai para 2.93GHz, mas atualmente opera entre 1,14~1,17 com picos de 1,38GHz. 

Sei que ha uma tecnologia que faz a freqüência baixar quando há pouco uso, o problema é que a frequência não aumenta nunca, nem com jogos, nem com testes de stress. Mesmo em jogos pesados como BF4 a frequência não passa de 1,17. Fiz testes com o Aida64, e a mesma coisa, o uso do processador fica cravado em 44% no Gerenciador de Tarefa do Windows 8.1. 

Todos os drivers estão atualizados, já tentei desativar a tecnologia SpeedStep na BIOS e não resolveu, fiz tudo o que achei na net e nada resolveu. Sou leigo, e pensei que talvez um núcleo tivesse queimado, mas no Gerenciador de tarefas do Windows aparecem os 2 núcleos(+2 Threads) funcionando, então acho que essa possibilidade está descartada.

Meu computador tem 3 anos de uso, e esse problema começou há mais ou menos 1 ano, quando notei uma grande diferença de performance principalmente no carregamento de alguns jogos.

Gostaria que alguém me ajudasse a resolver este problema

OBS: Há, e antes que falem isso, está sim em Alto Desempenho com tudo em 100%( tanto no mínimo quanto no máximo) nas configurações de energia do processador.

Postado

Procure na BIOS alguma opção descrita como "SpeedStep", se estiver habilitado, desabilite.

Já o fiz amigo, não mudou absolutamente nada =/

Postado

Bom, eu consegui resolver, mas é curioso.

Eu desativei a tecnologia SpeedStep na BIOS, e quando eu ligo o computador, a frequência continua limitada á 1,17GHz, mas quando eu coloco o notebook em modo "suspenso" e retorno da "suspensão" a frequência fica normal, atingindo normalmente os 2,66GHz. Agora sempre que ligo tenho que suspender/"desuspender" para ficar normal.

Ja havia desativado a SpeedStep varias vezes antes, mas nunca havia colocado em modo de suspensão com essa tecnologia desabilitada.

Creio que seja um bug, como resolver em definitivo não sei, mas fazendo os procedimentos acima eu consigo jogar normalmente pelo menos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!