Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Gerador de Funções

xulapajj

Posts recomendados

Fala rapaziada, 

estou fazendo um gerador de funções para a faculdade. Nele preciso gerar ondas senoidais, quadradas e triangulares.

Podendo alterar intensidade e frequência do sinal.
Achei na internet vários circuitos pra começar o desenvolvimento. Não consigo fazer funcionar com nenhum deles.

Um deles funciona, mas não perfeitamente.

Estou usando ampop Lm324, resistores, capacitores e potenciômetros pra fazer variar a frequência e intensidade.

Mas o vou (saída) não esta senoidal.Esta ceifando. Antes estava ocorrendo o mesmo, mas era porque o ganho estava muito alto, e estava saturando. Mesmo após a correção a onda continua quadrada..
Algueem consegue ajudar?? é importante. Valeu

post-717114-0-23582900-1394761211_thumb.

post-717114-0-94788700-1394761213_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para você poder gerar ondas quadradas, triangulares e senoidais, é necessário produzir a onda senoidal a partir da onda triangular.

A onda triangular com cerca de 3V pico a pico, passa por um conjunto de diodos e resistores. A intenção é DEFORMAR a onda triangular para que ela se aproxime da onda senoidal.

Com este procedimento é comum se obter uma distorção harmônica entre cerca de 2% e 12%.

Eu estou projetando um gerador, que usa o LM324 como oscilador para gerar a modulação AM deste gerador.

Ainda não montei, mas simulei no computador e mostrou que os cálculos estão corretos.

http://www.4shared.com/office/KSo_5uzjba/Modulao_AM.html

No meu caso tive que forçar as ondas geradas para ter valores de tensão mínima próximo a zero volt e máxima em 1,26 V.

Na saída dos operacionais você encontra as tensões com baixa impedância e outros limites de tensão.

Aqui tem outro que projetei, montei e testei. Segue o link.

http://www.4shared.com/zip/qNhU-_K6ce/Modulao_para_discreto_Escolhid.html

A senha é MOR_AL

Por outro lado, acredito que o mais fácil para você seria usar o CI XR2206, que já trás tudo mastigado, pois acredito que seu professor pedirá o conteúdo teórico do que você vai lhe mostrar.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...