Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Junior951

Queda de energia pode ter danificado componentes?

Recommended Posts

Olá,

Estava usando o pc semana passada quando caiu um raio e o pc desligou, subindo aquele cheiro forte de queimado.. depois disso não conseguia ligar o computador mais.

Hoje, uma semana depois.. resolvi tentar ligar uma ultima vez antes de sair para comprar uma nova fonte, o pc ligou e aparentemente esta funcionando normalmente.

Minha dúvida é : Algum componente pode ter sido danificado? Se sim, quais seriam minhas opções? É recomendável a troca de fonte ainda?

Fonte : 600W a GS600 Corsair.

Aproveitando o tópico, qual compensa mais.. Um bom filtro de linha ou um Nobreak 1.5Kva?

Obrigado.

Edit: Correção.. não chegou a ser uma queda de energia. Caiu um raio e o pc simplesmente deu um estalo e desligou. Energia nem chegou a 'piscar'.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Estava usando o pc semana passada quando caiu um raio e o pc desligou, subindo aquele cheiro forte de queimado.. depois disso não conseguia ligar o computador mais.

Hoje, uma semana depois.. resolvi tentar ligar uma ultima vez antes de sair para comprar uma nova fonte, o pc ligou e aparentemente esta funcionando normalmente.

Minha dúvida é : Algum componente pode ter sido danificado? Se sim, quais seriam minhas opções? É recomendável a troca de fonte ainda?

Fonte : 600W a GS600 Corsair.

Aproveitando o tópico, qual compensa mais.. Um bom filtro de linha ou um Nobreak 1.5Kva?

Obrigado.

Primeira coisa a saber é que o que danifica componentes do seu PC não é a queda de energia em si e sim o surto de energia que pode acompanhar esta queda de energia. Sabendo disso, esses shortbreaks (nobreaks de baixo custo) se provam inúteis para o seu caso. Portanto, para se proteger contra isso usa-se os chamados Protetores contra surtos (anti-Surge), que no Brasil são chamados basicamente de Filtros de Linha. Óbvio que não pode ser qualquer filtro, tem que ser um com proteção contra surtos e de qualidade.

Este é o melhor filtro de linha que existe na atualidade: http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/clamper-multi-protec-o-preto-1.html

Com relação à integridade da fonte, se saiu fumaça quer dizer que algo foi danificado. Não tenho conhecimento técnico suficiente para dizer o que pode ter queimado, mas certamente o amigo @faller saberá.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius

Obrigado pela rápida resposta.

Não chegou a sair fumaça da fonte(eu pelo menos não notei), caiu o raio, o pc desligou e veio aquele cheiro de queimado. Tentei ligar a máquina durante esse dia todo e não tive sucesso, até hoje.

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius

Obrigado pela rápida resposta.

Não chegou a sair fumaça da fonte(eu pelo menos não notei), caiu o raio, o pc desligou e veio aquele cheiro de queimado. Tentei ligar a máquina durante esse dia todo e não tive sucesso, até hoje.

Entendi. Bom, agregar proteção contra isso é fácil, já foi indicado como, agora se a fonte danificou somente alguem com conhecimento para lhe dizer. Já citei o Faller no seu tópico, já já ele da um pulo aqui.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais