Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Análise de circuito por malha


Visitante

Posts recomendados

Bom dia senhores, meu nome é Gilberto, sou novo no Clube do Hardware, creio que aqui irei conseguir resolver e contribuir com a comunidade.

No presente momento anexo um esquema de circuito que preciso descobrir a tensão nos terminais A e B e preciso de resolve ele pelo método das Malhas, já tentei pela superposição, teorema de thevenin e nada da certo, estou a um dia inteiro tentando, cansaço mental ao extremo, agora 04:53, estou em uma tentativa desesperada que alguém possa me ajudar.

Segue o anexo da imagem. Desde já agradeço pela atenção e me disponibilizou sobre eventuais notificações de quaisquer natureza, grato e um bom dia a todos.

post-717533-0-40389700-1395129255_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores, meu nome é Gilberto, sou novo no Clube do Hardware, creio que aqui irei conseguir resolver e contribuir com a comunidade.

No presente momento anexo um esquema de circuito que preciso descobrir a tensão nos terminais A e B e preciso de resolve ele pelo método das Malhas, já tentei pela superposição, teorema de thevenin e nada da certo, estou a um dia inteiro tentando, cansaço mental ao extremo, agora 04:53, estou em uma tentativa desesperada que alguém possa me ajudar.

Segue o anexo da imagem. Desde já agradeço pela atenção e me disponibilizou sobre eventuais notificações de quaisquer natureza, grato e um bom dia a todos.

você fala leis de kirchhoff ? cara fiz umas analises bem rápidas aqui e não tenho certeza não lembro bem mas acho que vai ser letra A, 5V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leis de Kirchoff também já tentei por ele, mas prefiro nem sitar pois seria pior ainda, daria muitas equações, eu teria de considerar as correntes que se dividem no ramo, seria um monstro, mas se você souber resolver por Kirchoff pode ser, mas daria listas de equações e substituições, eu acho que Malhas e thevenin são mais fáceis pois não tenho que considerar a corrente que se divide no cabo, a corrente que se une na ponta A é a da Ponta B, e eu pelo que entendi Kirchoff funciona bem em um circuito em série. Eu só preciso entender esse exercício, e ele é de prova, então não teria 20 minutos, e sim 2 minutos. :(

você fala leis de kirchhoff ?

Leis de Kirchoff também já tentei por ele, mas prefiro nem sitar pois seria pior ainda, daria muitas equações, eu teria de considerar as correntes que se dividem no ramo, seria um monstro, mas se você souber resolver por Kirchoff pode ser, mas daria listas de equações e substituições, eu acho que Malhas e thevenin são mais fáceis pois não tenho que considerar a corrente que se divide no cabo, a corrente que se une na ponta A é a da Ponta B, e eu pelo que entendi Kirchoff funciona bem em um circuito em série. Eu só preciso entender esse exercício, e ele é de prova, então não teria 20 minutos, e sim 2 minutos :(

Outro ponto importante que me lembrou é que nas Leis de Kirchorff dão muito certo com circuitos com apenas uma fonte geradora, com duas seria a Superposição, também já tentei e chego a tensões muito baixas. Quando faço as somas das correntes em cima do resistir equivalente.

você fala leis de kirchhoff ? cara fiz umas analises bem rápidas aqui e não tenho certeza não lembro bem mas acho que vai ser letra A, 5V.

Tem que dar 13 Volts segundo o gabarito.

Eu cheguei em 15

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta é 13V, como foi postado acima.

Não tem muito mistério, já que ele só quer saber a tensão entre os pontos A e B. Ou seja, pense em ligar as pontas de prova de um voltímetro nesses pontos do circuito, o que ele mediria? Existem duas possibilidades para responder esta pergunta:

- entre esses pontos está a fonte de 20V e o resistor de 10 ohms. Logo a tensão será uma combinação entre a tensão da fonte de 10V e a tensão deste resistor de 10 ohms.

- entre esses pontos está a fonte de 5V e o resistor de 20 ohms. Logo a tensão será uma combinação entre a tensão da fonte de 20V e a tensão deste resistor de 20 ohms.

Tanto faz o método que você vai usar, a única coisa que você precisa descobrir é o valor e o sentido da tensão sobre qualquer um desses dois resistores (já  adianto que nos dois casos será uma subtração).

 

[]s Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso te ajudar, mas tenta fazer uma engenharia reversa no anexo.

Já me ajudou a abrir a mente, pelo menos sei que a tensão no ponto AB será igual a somatória das quedas de tensão em cada componente, sendo as quedas sobre cada componente a diferença da tensão das duas fontes em cada um independente, Meu Deus, que diabos alguém vai fazer um circuito desse e gastar tanta energia nele mesmo?

Vou tentar fazer mas vai dar muito cálculo "para pouco tempo em uma prova"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores, meu nome é Gilberto, sou novo no Clube do Hardware, creio que aqui irei conseguir resolver e contribuir com a comunidade.

No presente momento anexo um esquema de circuito que preciso descobrir a tensão nos terminais A e B e preciso de resolve ele pelo método das Malhas, já tentei pela superposição, teorema de thevenin e nada da certo, estou a um dia inteiro tentando, cansaço mental ao extremo, agora 04:53, estou em uma tentativa desesperada que alguém possa me ajudar.

Segue o anexo da imagem. Desde já agradeço pela atenção e me disponibilizou sobre eventuais notificações de quaisquer natureza, grato e um bom dia a todos.

Resolvi assim olha: (Kirchhoff, Lei das Malhas)

 

fotosss.png

 

fotoooos.png

 

Veja se consegue entender, qualquer dúvida pergunte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta é 13V, como foi postado acima.

Não tem muito mistério, já que ele só quer saber a tensão entre os pontos A e B. Ou seja, pense em ligar as pontas de prova de um voltímetro nesses pontos do circuito, o que ele mediria? Existem duas possibilidades para responder esta pergunta:

- entre esses pontos está a fonte de 20V e o resistor de 10 ohms. Logo a tensão será uma combinação entre a tensão da fonte de 10V e a tensão deste resistor de 10 ohms.

- entre esses pontos está a fonte de 5V e o resistor de 20 ohms. Logo a tensão será uma combinação entre a tensão da fonte de 20V e a tensão deste resistor de 20 ohms.

Tanto faz o método que você vai usar, a única coisa que você precisa descobrir é o valor e o sentido da tensão sobre qualquer um desses dois resistores (já  adianto que nos dois casos será uma subtração).

 

[]s Daniel

Olá Daniel bom dia, bem, pelo que entendi essa é a análise da Superposição, sabendo- se que se eu curto circuitar as fontes terei 3 resistores em paralelo 20//10//10 = míseros 0,25 OHMs.

Então meu VRAB= VREQ

Onde VREQ = RAB . IAB.

Onde RAB = 0,25 OHM e

Onde IAB = Iva - Ivb

Então

Iva= VA / RAB = 20 / 0,25 = 80 A

Ivb= VB / RAB = 5 / 0,25 = 20 A

Logo:

80-20 = 60

VAB = RAB . IAB

VAB = 0,25 . 60

VAB = 15 Volts

Como chego acima , logo, eu me fudi na questão.

Então me explique onde estou errando abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Daniel bom dia, bem, pelo que entendi essa é a análise da Superposição, sabendo- se que se eu curto circuitar as fontes terei 3 resistores em paralelo 20//10//10 = míseros 0,25 OHMs.

Então meu VRAB= VREQ

Onde VREQ = RAB . IAB.

Onde RAB = 0,25 OHM e

Onde IAB = Iva - Ivb

Então

Iva= VA / RAB = 20 / 0,25 = 80 A

Ivb= VB / RAB = 5 / 0,25 = 20 A

Logo:

80-20 = 60

VAB = RAB . IAB

VAB = 0,25 . 60

VAB = 15 Volts

Como chego acima , logo, eu me fudi na questão.

Então me explique onde estou errando abraços.

 

Gilberto, 10//10//20 = 4 OHms

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...