Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É necessário esse trafo ?


Matthwus

Posts recomendados

Bom dia @Matthwus

 

Procure o datasheet do LM7812 que ele usa para regular 12 Volts na saída. Ele possui uma tensão mínima de entrada para conseguir regular 12 Volts na saída. Abaixo dessa tensão, o regulador fica instável. Por isso ele usa 24 Volts na entrada, para garantir a tensão de saída.

 

O trafo pode ser com outras tensões de saída, desde que respeite a tensão máxima e mínima de entrada suportada pelo LM7812. Lembrar que quando a tensão do secundário do trafo passa pela ponte de diodos, ela vira uma tensão DC um pouco mais alta que quando era AC.

 

Eu te recomendaria um trafo de central de alarme, que aceita 110/220 na entrada e solta 15 Vac na saída. Após a ponte retificadora a tensão DC fica em torno de 20 Vdc. Esses trafos normalmente são só para 1 ou 2 Amperes... Enfim, depende da sua aplicação.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Matthwus

 

Procure o datasheet do LM7812 que ele usa para regular 12 Volts na saída. Ele possui uma tensão mínima de entrada para conseguir regular 12 Volts na saída. Abaixo dessa tensão, o regulador fica instável. Por isso ele usa 24 Volts na entrada, para garantir a tensão de saída.

 

O trafo pode ser com outras tensões de saída, desde que respeite a tensão máxima e mínima de entrada suportada pelo LM7812. Lembrar que quando a tensão do secundário do trafo passa pela ponte de diodos, ela vira uma tensão DC um pouco mais alta que quando era AC.

 

Eu te recomendaria um trafo de central de alarme, que aceita 110/220 na entrada e solta 15 Vac na saída. Após a ponte retificadora a tensão DC fica em torno de 20 Vdc. Esses trafos normalmente são só para 1 ou 2 Amperes... Enfim, depende da sua aplicação.

 

Abraço,

E se eu colocar o diodo na base do 7812 vou ter mais 0,7v na saída ? bem pesquisei e vi que a tensão no regulador precisa ser no minimo 2 volts a mais do que a tensão desejada na saída então para garantir é melhor 15v mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

 

Se você precisa de uma tensão diferente de 12 Vdc, eu sugiro utilizar um LM317 que é um regulador com tensão ajustável. Procure o datasheet dele. Você consegue configurar a tensão de saída em relação à tensão de entrada com ajuste de valores de resistor. Assim pode usar para gerar uma tensão de carga de bateria de 13,7 Vdc, por exemplo.

 

Essa ideia do uso do diodo me parece estranha... mas não sei dizer se é errada. Vale um teste prático pra confirmar.


Algo desse tipo:

 

Fonte-de-Alimenta%C3%A7%C3%A3o-1.5-Volt-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

 

Se você precisa de uma tensão diferente de 12 Vdc, eu sugiro utilizar um LM317 que é um regulador com tensão ajustável. Procure o datasheet dele. Você consegue configurar a tensão de saída em relação à tensão de entrada com ajuste de valores de resistor. Assim pode usar para gerar uma tensão de carga de bateria de 13,7 Vdc, por exemplo.

 

Essa ideia do uso do diodo me parece estranha... mas não sei dizer se é errada. Vale um teste prático pra confirmar.

Algo desse tipo:

 

Fonte-de-Alimenta%C3%A7%C3%A3o-1.5-Volt-

na verdade eu queria tensão com 12,8v, mas se realmente colocando o diodo aumentar 0,7v vai fica com 12,7 se ficar estável da para utilizar numa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se eu colocar o diodo na base do 7812 vou ter mais 0,7v na saída ? bem pesquisei e vi que a tensão no regulador precisa ser no minimo 2 volts a mais do que a tensão desejada na saída então para garantir é melhor 15v mesmo.

 

 

Sim Matthwus, basta colocar o Diodo no pino 2(que vai para o terra). Se você colocar 2 diodos, terá 1,4V a mais e assim por diante.

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Matthwus, basta colocar o Diodo no pino 2(que vai para o terra). Se você colocar 2 diodos, terá 1,4V a mais e assim por diante.

 

;)

@Rafaela-Sama.

Obrigado, mas no lugar do diodo pode ser um resistor ? como citei antes para o regulador ter 12v é preciso pelo menos uns 15v na entrada, se eu mudar a saída do regulado com diodo preciso aumentar a entrada também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaela-Sama.

Obrigado, mas no lugar do diodo pode ser um resistor ? como citei antes para o regulador ter 12v é preciso pelo menos uns 15v na entrada, se eu mudar a saída do regulado com diodo preciso aumentar a entrada também ?

No caso do trafo, é aquilo que falamos na sua outra fonte, é aconselhavel um trafo com 18v de saida para uma fonte de 13,8v, más as vezes você consegue com uma saida mais baixa, como foi o caso daquele seu trafo de 12v que depois de filtrado deu 18v. (se me lembro bem)

 

Coloque um trimpot ou potenciometro entre o pino GND e o negativo, com isso você regulará a tensão de 12v até o maximo que seu circuito gerar.

E com isso não precisa aumentar a entrada, deixe-a entre 15 e 24v  que é o que o datasheet manda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaela-Sama.

Obrigado, mas no lugar do diodo pode ser um resistor ? como citei antes para o regulador ter 12v é preciso pelo menos uns 15v na entrada, se eu mudar a saída do regulado com diodo preciso aumentar a entrada também ?

 

Olha que bacana estes links com conteúdo do site do Newton C Braga.

 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1076-art156

 

http://newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/4573-art634.html

 

Eu havia visto isto num de seus livros, fico contente que ele tenha parte do conteúdo em seu site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Encontre um transformador com um ou dois volta acima dos 12 Volts, para folga.. De qualquer modo ao retificares e filtrares um transformador que larga 15 Volts vai te dar uma tensão da ordem de 15Volts x raiz de 2  ou seja 15 x 1,41 = 21 Volts... por ai sobre o capacitor de filtro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller, @cesardelta1, @Rafaela-Sama.

 

Na verdade tenho um trafo de 18+18 aqui, quero utilizar esse circuito que postei como base mas preciso que a fonte forneça 12,8v queria saber se tem como colocar um resistor na base do regular para fazer com que a saída fique com 12,8v e como calculo esse resistor ?

 

lsaf.png

Como calculo o valor do resistor ? para saber a tensão de saída ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe calculo exato para esse resistor! Pois a corrente nesse pino varia conforme a intensidade da realimentação negativa interna do ci!

Mas sim da pra obter a tensão que você quer por resistor, o 7812 é igual o 317! No caso do 317 ele adiciona 1,2V se n me engano ou 1.5 não lembro... Ja no 7812 adiciona 12V!! Colocando diodo ai você n vai conseguir 12.7V certo, o diodo vai ficar é mais com uns 0,6V! Ainda mais que a corrente nesse pino e baixa, e alem disso eu pre polarizaria esse diodo para ficar ainda mais estavel! Com malha divisora você coloca nesse pino a tensão que quiser, assim se soma +12V e tera a saisa! Não ultrapassando dos limites do ci claro. Se você esperar amanha desenho um projeto bom pra você e posto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe calculo exato para esse resistor! Pois a corrente nesse pino varia conforme a intensidade da realimentação negativa interna do ci!

Mas sim da pra obter a tensão que você quer por resistor, o 7812 é igual o 317! No caso do 317 ele adiciona 1,2V se n me engano ou 1.5 não lembro... Ja no 7812 adiciona 12V!! Colocando diodo ai você n vai conseguir 12.7V certo, o diodo vai ficar é mais com uns 0,6V! Ainda mais que a corrente nesse pino e baixa, e alem disso eu pre polarizaria esse diodo para ficar ainda mais estavel! Com malha divisora você coloca nesse pino a tensão que quiser, assim se soma +12V e tera a saisa! Não ultrapassando dos limites do ci claro. Se você esperar amanha desenho um projeto bom pra você e posto!

@mroberto98

Se eu colocar esse resistor de 100 ohms na base dele será que realmente fica com 12,8V igual a simulação que fiz ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloque um diodo ou se quiseres um pouco mais de tensão dois diodos em série, do terminal de terra do LM7812...  É tão crítico essa tensão de 12,7 Volts dai???

 

Se necessitares de precisão dessa tensão em vez de usar o LM7812 use um LM317, esse sim te dá resolução e estabilidade na casa dos milivolts..

 

Para que tenhas uma ideia, um circuito assim poderia te dar na saída uma tensão de 12,8 Volts cravada e se necessitares pode até botar, para ajuste, um pequeno trimpot..

 

R1 = 220 Ohms e  R2 um resistor de 1.800 Ohms em série com um potenciômetro de 500 Ohms

https://www.dropbox.com/s/bfctnod3d8dnqac/LM317%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20tipica.jpg

 Com esses valores poderias regular, no potenciômetro, tensão de saída na faixa de 11,47 até 14,31 Volts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, 

 

 

Teste este circuito em anexo.

 

Fiz o ajuste do 317 para 12,8 Volts com 1 Ampère de corrente. Tente simular no Protheus (eu não tenho instalado aqui).

 

Caso a tensão tenha ficado baixa, ajuste o valor de 4k7 para outros valores, como 5k... 5k6...

 

Depois conta pra gente se funcionou.

 

 

Abraço!

 

 

post-716138-0-74015500-1395229917_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, 

 

 

Teste este circuito em anexo.

 

Fiz o ajuste do 317 para 12,8 Volts com 1 Ampère de corrente. Tente simular no Protheus (eu não tenho instalado aqui).

 

Caso a tensão tenha ficado baixa, ajuste o valor de 4k7 para outros valores, como 5k... 5k6...

 

Depois conta pra gente se funcionou.

 

 

Abraço!

Nesse pc estou sem o proteu vou ver se tenho a instalação dele aqui no pendive ai instalo se precisar da instalação avisa que eu faço upload dela.

 

resistor:

4k7 ->12v

5K -> 12,7v

5k1 -> 12,9v

5k5 -> 13,8v

 

bem provavelmente um equipamento feito para funcionar em 12,8v deve funcionar a 13,8v né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu caro, 

 

 

Teste este circuito em anexo.

 

Fiz o ajuste do 317 para 12,8 Volts com 1 Ampère de corrente. Tente simular no Protheus (eu não tenho instalado aqui).

 

Caso a tensão tenha ficado baixa, ajuste o valor de 4k7 para outros valores, como 5k... 5k6...

 

Depois conta pra gente se funcionou.

 

 

Abraço!

Com esses valores por ti aportados a tensão de saída vai ficar por volta dos 11,7 Volts. Isso teoricamente, pelo cálculo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor não arriscar!

 

Certa vez queimei um produto que usava uma fonte chaveada de 4,7 volts e coloquei uma de 5,5 volts... Tudo depende do limite máximo do circuito. Se você não conhece o circuito em detalhes, melhor não arriscar.

 

Coloque o 5k1 em 12,9 Volts e não terá problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor não arriscar!

 

Certa vez queimei um produto que usava uma fonte chaveada de 4,7 volts e coloquei uma de 5,5 volts... Tudo depende do limite máximo do circuito. Se você não conhece o circuito em detalhes, melhor não arriscar.

 

Coloque o 5k1 em 12,9 Volts e não terá problemas.

Bem se eu deixar o 7812 com um resistor de 180 ohms na base ele libera os 12,8v mas não sei quanto a estabilidade ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita teimosia!!! Kkkkkkkk ja demos varias soluções, se você quer saber a estabilidade vai ter q montar você mesmo! Ou espere daqui a pouco eu posto um circuito para esse 7812 regulado por resistor para exatamente 12.8V

kkkkk o circuito total vai ter 2A sera que se colocar um dissipador com cooler e pasta térmica só o 7812 segura os 2A ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...