Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
wertyu

Passar pano no computador produz energia estática?

Recommended Posts

A empregada de casa passa um pano no gabinete do PC e isso sempre me deixou meio encucado, isso produz energia estática, é prejudicial para o computador, se for feito enquanto está ligado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo atrito é potencial gerador de eletricidade estática, que não faz mal algum se não acumulada.. Se acumulada pode alcançar alguns mil volts e desse modo irromper uma faísca de onde está acumulada até um caminho para a o equilíbrio (descarga) .. Essa faísca é potencial geradora de problemas no caminho que ela faz, se por placas com componentes semicondutores etc e tal..

Sua empregada não vai futricar nas placas e circuitos do PC vai????  Se não, a pior coisa que poderia acontecer é ela levar um beliscão (pequeno choque) tal qual se leva ao arrastar os sapatos em um carpete e depois tentar abrir uma porta, dessas de modulados de escritório, com montantes de alumínio. Chega dar de ver a faísca que parte de nossa mão para o trinco da porta ao aproximarmos a mão do trinco..

 

outros muitos fatores definirão a condição de um corpo armazenar, acumular ou não eletricidade estática, o principal é a umidade relativa do ar.. Dificilmente há o armazenamento se a umidade for superior aos 70% de umidade relativa do ar...  A própria umidade do ar se encarrega de dissipar a energia armazenada..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×