Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar ou Não Pasta Térmica/VRM/Memória/GPU


perera18

Posts recomendados

Boa Tarde,

 

Pouca coisa se fala sobre o assunto então resolvi abrir esse tópico.

 

Obs. Como o assunto se trata em específico das GPus postei no fórum de VGA e falaram que o lugar correto é aqui então espero que ajudem.

 

Usar ou não pasta térmica para substituir o adesivo térmico/Pads/Elastômero enfim qualquer nome?

 

http://imgur.com/a/gKYXS -----------> Imagens da GTX 580

 

Sempre tem alguém que fala coisas mas nunca tem certeza ou informações técnicas para responder, então espero que alguém com alguma base possa usar esse tópico para ajudar MUITAS pessoas com o assunto.

 

No meu caso vou usar como exemplo talvez ajude a esclarecer. Tenho uma GTX 580 da ZOGIS, depois de algum tempo (- de 1 ano de uso) apresentou uma falha. Não tenho nenhuma SS para mostrar.

 

-->Falha<-- Durante qualquer uso seja no Youtube ou dentro do BF3 ou até no LOL o sinal de vídeo sumia e depois de alguns segundos (10 s talvez ou menos) o sinal voltada mas apresentava uma mensagem de erro na barra de ferramentas do Win (do lado do relógio onde fica os ícones que estão em operação) - Mensagem : +ou- isso (Ocorreu um erro com o driver de vídeo XXX.XX e teve de ser fechado)

 

Depois disso ficou sem apresentar mas os erros, durante alguns meses tive que formatar e testei diferentes tipos de drives da GeForce. Usei Win 7, Win 8 e agora to no Win 8.1. Detalhe MUITO IMPORTANTE........ Ela sempre funcionou!

 

Só depois esse mesmo erro voltou acontecer, mas o prazo da garantia que no caso era de 1 ano já era xDDDD Huehuehueheu

 

Depois virou festa, sempre o mesmo erro e agora depois de 2 anos e pouco de uso com ela cansei e resolvi abrir e limpar, troca pasta enfim tudo. Pra surpresa encontrei a placa úmida na região dos reguladores de tensão, memória  e tal. Imagens dentro do link IMAGUR http://imgur.com/a/gKYXS

 

Esse elastômero/borracha ou sei lá o que liberou um tipo de óleo na placa talvez seja isso o causador dos meu problemas, já retirei ele só que agora fica as perguntas. Troco por um adesivo térmico ou posso usar pasta térmica? Arctic Silver 5 pode usar?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@perera18, Opa, fala "vizinho" :D

 

Em hipótese alguma use Pasta térmica (principalmente a AS5) no VRM da VGA, a maioria é condutora de eletricidade e pode (certamente) vai "matar" a sua VGA ou causar danos no VRM. Para ele só serve thermal pad/adesivo térmico.

Nas memorias, só caso a pessoa for usar algum waterblock que especifique no manual dele que é para usar pasta termica nelas (a maioria esmagadora usa thermal pad's/adesivo térmico), mesmo assim tem que ser uma camada finíssima e que não escorra para os lados.

Fora que o thermal pad/adesivo térmico é grosso, se você usar pasta térmica no lugar dele ela não vai chegar nem a encostar no dissipador.

 

Essa umidade é normal, pois o thermal pad/adesivo térmico solta uma especie de silicone, e esse silicone não conduz eletricidade ou danifica a placa.

Como pelas fotos o thermal pad/adesivo térmico está bom, não tem necessidade de troca não.

 

Resumindo: Pasta térmica só para a GPU e thermal pad/adesivo térmico para as memorias e VRM.

 

@edit, Quanto ao "driver parou de funcionar", recomendo que leia esse tópico aqui.

 

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, eu tive problemas de temperatura em meu pc com altas temperaturas, eu resolvi tirar todos os dissipadores e trocar pasta térmica de boa qualidade e funcionou! Abaixou 15°c, eu só não recomendo trocar um adesivo plastico que fica em cima de mosfets pois o mesmo foi feito pra eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lauro.m.s1379

 

valeu pela dica meu rei, vou manter a borracha mesmo. Só vou tentar secar um pouco antes de colocar de volta, ainda nesse FDS vou resolver isso tudo e vou fazer o que o @Jonny Henrique  falou tmb sobre alterar o registro. Putz nunca tinha pensado nisso. SÉRIO!! NUNCA achei que poderia resolver dessa forma, espero que funcione vamos ver depois xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se esqueça de postar os resultados aqui @perera18  :cool:

Olha como você vai "secar" isso ai, essa umidade é normal e benéfico para o thermal pad/adesivo térmico, pois sem isso ele vira um "farelo".

 

 

Abraços.

Exato devido a alta temperatura, é como tirar óleo de torresmo é só da uma tostada que a gordura começa a sair.... OOOOOOO torresmo!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas notícias!!! 

 

GPU limpa, pasta AS5, os mesmos pads até agora não travou ou deu a mensagem do Kernel e blá blá blá. O PC ta ligado já faz umas 4:30 h e NADA  :lol:

 

Feliz que não perdi uma placa ainda  :D  :D  :D

 

A temperatura não posso falar porque não lembro ou tinha anotado tmb, nunca foi o problema isso. Mas anotei agora para verificar se depois to tempo que fala de 200 horas de uso pra melhorar a temperatura enfim caso pra verificar depois.

 

Posso falar que não fiz nenhuma alteração do Registro ou da tensão ainda.

 

Segui apenas alguns conselhos do tópico que o @Jonny Henrique me passou e outros que encontrei no YouTube.

 

Os meus passos foram:

 

- Retirei a GTX 580 do PC - Limpei, troquei a pasta AS5 agora e etc...;

 

- Desinstalei os Drivers na nVIDIA pelo Revo Uninstaller Pro (30 dias licença); Ou podia ser pelo Win mesmo no Painel de Controle.

 

- Usei o DDU - Display Driver Uninstaller (Antigo Driver Sweeper eu acho) - Detalhe que nessa parte pedi pra ele retirar TUDO da nVIDIA até a pasta que fica no HD C:/NVIDIA

 

- Instalei o CCleaner para dar uma geral no sistema e registro principalmente;

 

- Baixei do site da nVIDIA o ultimo driver (Era o mesmo que eu usava) 335,23

 

- Reinicar em Modo de Segurança ---> Execute o driver da Nvidia como administrador, escolhendo a opção personalizada e marcando Instalação Limpa.

Ainda nessa parte antes de instalar eu NÂO marquei as opções Driver do 3D Vision e Driver de controle do 3D Vision (Achei uma cara no Youtube falando pra não marcar isso)

 

- Instalado apenas o Driver Gráficos e Driver de Áudio HD

 

- Não instalou o GeForce Experience, ainda bem. Reiniciar normal.

 

-Depois achei outra informação - Dentro do Painel de controle da nVIDIA - Definir a configuração PhysX - Selecionar o GeForce GTX 580 como padrão e aplicar.

Se isso revolve ou não NÂO SEI mas não custa tentar

 

Até agora ta 100%. Já botei pra rodar o BF3, LOL e Diablo 3.

Mais notícias mando depois.

 

Obrigado @lauro.m.s1379 e @Jonny Henrique 

Pagar um gelo ainda não dá mais se quiser mando um video pelo Zap Zap 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...