Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Thiago F. Alves

RESOLVIDO AJUDA - Pulso -> Impulso

Recommended Posts

Caras, estou com o seguinte problema:

Preciso fazer um dispositivo que, ao se acionar um botão, faz com que uma saida "pulse" apenas uma vez independente do tempo que o botão ficar perssionado. pesquisei o LM555.. no datasheet dele tem um exemplo, mas se eu mantiver o botão pressionado, a saida fica pulsando constantemente.... Alguém me dá uma luz ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Você está usando o que na entrada? Um pulsei na entrada? 1Hz? TTL? RDL? CMOS?

PULSE*

Fiz estas perguntas acima porque dependendo da energia de drenagem do Fan out precisará mascarar o sistema com algum transistor , ou resistor etc, mas a grosso modo se bem me lembro ( e o que barateia um projeto) e o BOTÃO DE PULSO NA.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, me desculpa mas não entendo muito disso, então não posso responder a sua pergunta. mas vou explicar detalhadamente meu objetivo.

Estou elaborando como trabalho para faculdade um tiro ao alvo com um lazer-point constituído de duas partes. a primeira é o alvo, onde coloquei sensores de luminosidade (essa parte foi toda ligada num arduino e está funcionando perfeitamente).

Agora a parte que estou com dificuldades é a "arma"... vou usar um módulo lazer que é igual aos encontrados em uma caneta com lazer-point e um botão de pressão no gatilho. o quê eu preciso que aconteça é que ao acionar o botão, o lazer acenda por um período curto e depois apague, mas se o botão continuar apertado, continue apagado.. ou seja, para "disparar" o lazer novamente, seria preciso soltar o botão depois aciona-lo novamente!

espero que possam ajudar!

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante

Entendi, bem eu acho que da para adaptar esse botão o qual me referi, usei ele em projetos ele era assim, da um pulso e pronto pois dentro dele tem um contato intermediário que se não me falha a memória encostou, ele da o disparo se você segura, o cursor fica até em baixo como se fosse um trip de alta impediência, e só quando a mola retrai que pode repetir o processo. É bem mecânico o princípio, para uma arma acredito que isso de certo. Caso contrário se for baixas tensões e correntes vai ter mais gastos com jogatina de resistor e porta AND se bem me lembro tem uma que tem um atraso de 10 nano segundos, é rápido mas o suficiente para fazer um Amplificador operacional sentir a variação do pulsinho, que seria o delay natural quando um circuito integrado faz a troca e ou a comutação da porta.

Espero que tenha dado uma luz aí para você e sua equipe....como diria meus amigos no Senai," isso é um projeto" hehehehe.

IMPEDANCIA* - desculpe os erros de grafia, o Tablet me "Corregi" .

Botão de pulso NA* = Normalmente aberto.

Ou seja, em contexto de nível lógico eqüivale a zero.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais