Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda fonte + carregador


caolne

Posts recomendados

Bom dia pessoal, estou precisando de ajuda

Há um tempoi atrás, montei uma fonte com 3 LM338k em paralelo seguindo o esquema do datasheet, e está funcionando as mil maravilhas, variação de 1,5 até 18V, corrente de até 15 amperes, proteção contra curto e sobreaquecimento, está perfeita.

Como tenho umas baterias chumbo-ácido de 12V resvolvi usar como carregador, e esqueci uma carregando e adivinha?! é ela não aguentou e pifou, então resolvi montar o carregador sugerido pelo mestre Faller, escolhi este pois não precisa resistor de amostra no negativo, a chave na posição 2 a saída fica ligado direto na fonte e esta funciona como uma fonte convencional, na posição 1 o circuito carregador entra antes da saídae passa a funcionar como carregador, porém esta última etapa não está funcionado, quando eu coloco na pósição 1 os dois led´s se acendem e não há tensão na saída mesmo apertando o botão para forçar início de carga nada acontece somente o led na base do TIP147 que se apaga, já desmontei e montei de novo, revisei tudo e continua com o mesmo problema, o que pode estar acontecendo?

post-396695-0-15327100-1395410181_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a bateria que estiver carregando, tiver entre 13 e 13,7v o circuito entenderá que que a bateria está carregada.

Não carregue uma bateria com mais de 10% de sua corrente nominal, provavelmente ela irá ferver ou colar as placas das células.

Se a bateria for de 60Ah carregue-a com no máximo 6A se for de 70Ah com 7A e assim por diante.

Usando 15A você carregaria uma bateria de caminhão de 150Ah, fora que esse circuito do carregador não me parece feito para entregar 15A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cesardelta, agradeço o interesse, eu esqueci de falar,

quando a chave está para a fonte ela entrega até 15 amperes

quando está para o carregador a corrente é limitada em 6 amperes pelo resistor no emissor do tip147,

a bateria que estou tentando carregar está com 10 volts e tem capacidade de 90Ah, sei que leva um tempinho a mais, mas prefiro não danificar mais uma bateira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...