Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Fábio Pavan

Como eu crio um jogo em Batch

Recommended Posts

Olá,

eu quero fazer um remake do Space Invaders em Batch (scripts .bat), eu quero saber com faço para os inimigos se moverem, quando o jogador pressionar "esquerda", o canhão se mexer, quando apertar "espaço" atirar (o objeto seria um "I"). Obrigado, estou o editor SciTE :).

----------------------------------------------------------

Batch, são os problemas (vírus) e as soluções

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredite, criar elementos gráficos em Batch, ainda que estes sejam rodados em uma interface de linha de comando é uma tarefa extremamente cansativa, mas não é impossível.

Caso você esteja falando do usuário apertar a tecla com a seta para esquerda e tal, creio que será difícil simular esta ação, o que você poderia é ao o usuário apertar 'A' por exemplo, comumente utilizado por jogos no WASD ao invés de seta para cima, esquerda, direita, baixo, que então aparecesse o canhão se movendo.

aí no caso você teria que utilizar variáveis e condicionais:

:interfaceREM aqui é a interface:actionplayerset /p act=if %act%==w goto:movecannonif %act%==s goto:shotcannon else goto:actionpalyer:movecannonclsREM aqui é o canhão sendo movidoset /p acta=if %acta%==s goto:shotcannon else goto:movecannon:shotcannonclsREM Aqui é o canhão sendo atiradopause>nul

Note que no lugar de REM (que indica comentários em Batch) você deverá usar echo para exibir em cada linha os caracteres ASCII responsáveis por formar a ilustração desejada.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, mas sobre eu o echo eu já sabia que ele exibe o texto na tela, mas acho que faltou um @echo off no começo. Não vou fechar este tópico, pois todo mundo sabe algo mais sobre o código Batch, se tiver algo sobre interessante sobre o código Batch, mesmo que não seja sobre o desenvolvimento de jogos, poste aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade, eu esqueci do @echo off no começo.

Mas quanto ao echo estava falando para você utilizá-lo como uma forma de exibir os canhões, os inimigos e tal.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais