Ir ao conteúdo

Fonte prejudicada por mau tempo

Gaomon

Posts recomendados

Postado
No dia 19 de março eu estava jogando tranquilamente no meu PC bem no horário de almoço e de repente deu dois estouros aqui.

Eu estava com meu Headset e  mesmo assim me assustei com o barulho, acho que ele ainda foi mais forte porque o Headset dificulta ouvir o som do ambiente.

Não me lembro muito bem como foi, porque foi muito rápido e acho que fiquei meio fora do ar, mas lembro de ter ouvido uma explosão e bem mais alta do que essas explosões de fontes que vi no You Tube e uma mais baixa que me suou como um eco ou como se tivesse explodido alguma coisa na casa do vizinho também.

Só sei que foi uma explosão da fonte e acho que a outra foi do raio.

Estava com um Joystick na mão e comecei a levar choque, não foi tão forte e acho que me assustei mais com barulho que vinha de perto das minhas pernas.

Sem pensar larguei o Joystick (e o engraçado é que ele ainda funciona de boa), assim que o choque parou

pensei por alguns segundos e tirei o PC da tomada.

Logo após tirei a tampa do gabinete e cheirei, não senti nenhum fedor de fumaça ou algo do tipo, não vi nada preto por dentro.

Olhei para as peças e achei normal, menos a fonte, ela estava meio amaçada nas laterais, quase um pouco aberta.

Pergunta:

Será que queimou alguma coisa? Não senti cheiro de fumaça em nada, nem no estabilizador que queimou.

Era uma fonte genérica de 300 W, será que perdi meu HD, placa de vídeo e processador, Placa Mãe? O telefone e modem queimou e senti o cheiro de fumaça, sem contar que o modem parecia um chocalho.

Meu estabilizador queimou também, tento ligar ele e ele só fica vibrando e nem liga.

No dia em questão estava calmo e de boa, um baita sol, forte até. E de repente do nada começou a cair uns pinguinhos e logo em seguida deu um baita trovão.

Complemento:

Só queria saber por vocês, porque tem muita gente que mexe com informática que são uns mala!

Se eu falar tudo isso que disse aqui pra ele ele nem vai ver e vai dizer que queimou quase tudo e vai me enfiar a faca.

Mas eu acho que não queimou, porque não tinha cheiro de fumaça e nem ficou preto.

Se bem que nem o estabilizador tinha cheiro de queimado e não liga mais..

Especificação do PC:

Qbex, Core I3 3.4 GHZ

Memória de 4 GB 1 TB de HD

Placa de vídeo Geforce 9500

Segue a uma foto da fonte e a parte de trás do PC.

Nessas horas o google imagem é ótimo!

Não "é" ou "era" um PC muito bom, mas já me atendia bem para jogos.

post-615165-0-00040300-1395503494_thumb.

post-615165-0-51690800-1395503497_thumb.

Postado

;/

mais uma vitima do estabilizador . use somente uma boa fonte

E o engraçado também é que a minha tela que estava ligada diretamente na tomada não queimou.

Mas o PC que estava ligado no estabilizador queimou a fonte e quero continuar achando que foi só isso.

Então, para que serve o estabilizador? Será que deu perda total? ;/

Postado

Nosso amigo faller deu uma verdadeira aula sobre os danos que estabilizadores causam a seus equipamentos e bolso: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

Ah, sem querer ser chato, o correto seria "Mau Tempo".

Vou dar uma olhada no artigo, muito obrigado.

Vou dar uma olhada no artigo, muito obrigado.

Faz mais de 2 horas que estou tentando achar um artigo sobre danos por fonte ou algo do tipo e não encontro.

• Membro VIP
Postado

Tudo indica ter sido causada por energia derivada do raio que entrou pela linha telefônica e foi, via fonte e via estabilizador, se dissipar no condutor neutro que tem referência do aterramento la na sua entrada de energia...

Se tivesses ai um bom filtro de linha com adequadas proteções ao invés do inútil e prejudicial estabilizador talvez tivesses salvo alguma coisa. Vai saber...

O segredo da adequada energia e proteção para seu PC passa por uma boa fonte com PFC ativo e uma boa proteção que inclua proteger a entrada do ADSL

Postado

Tudo indica ter sido causada por energia derivada do raio que entrou pela linha telefônica e foi, via fonte e via estabilizador, se dissipar no condutor neutro que tem referência do aterramento la na sua entrada de energia...

Se tivesses ai um bom filtro de linha com adequadas proteções ao invés do inútil e prejudicial estabilizador talvez tivesses salvo alguma coisa. Vai saber...

O segredo da adequada energia e proteção para seu PC passa por uma boa fonte com PFC ativo e uma boa proteção que inclua proteger a entrada do ADSL

Olá, muito obrigado por me ajudar.

Faz umas duas horas que abri minha fonte com meu pai.

Não somos técnicos mas notamos que por dentro da fonte estava normal.

Não vimos peças queimadas e nem cheiro, partes da lata preta etc....

Estou achando mais estranho ainda.

Mas o meu estabilizador não funciona mais e parecia um chocalho ao balança-lo, 

Amanhã vou testar a fonte colocando duas pontas do clipe de papel na fonte.

Se ela funcionar o que pode ser? Será que meu processador já era? ou o HD? ;/

Olá, muito obrigado por me ajudar.

Faz umas duas horas que abri minha fonte com meu pai.

Não somos técnicos mas notamos que por dentro da fonte estava normal.

Não vimos peças queimadas e nem cheiro, partes da lata preta etc....

Estou achando mais estranho ainda.

Mas o meu estabilizador não funciona mais e parecia um chocalho ao balança-lo, 

Amanhã vou testar a fonte colocando duas pontas do clipe de papel na fonte.

Se ela funcionar o que pode ser? Será que meu processador já era? ou o HD? ;/

Eu ainda não fui no técnico da minha cidade porque não confio muito naquele lugar e muita gente teve o mesmo problema que eu, então vai estar lotado.

Só irei ir em um técnico quando eu ir em uma cidade que fica umas 2 horas daqui.

Eu quero saber porque não aguento mais esse suspense.

Postado

é difícil saber o que queimou só testando peça por peça aqui caiu um raio perto da casa de um amigo e queimo o modem o roteador e um canal da placa de som asus xonar que estava ligado o fone

Postado

é difícil saber o que queimou só testando peça por peça aqui caiu um raio perto da casa de um amigo e queimo o modem o roteador e um canal da placa de som asus xonar que estava ligado o fone

Meu controle de PC USB não funciona mais, a luz do analógico fica ligada e não desliga mais,  não reconhece a porta USB do controle, um dos lados do meu fone de ouvido já era também. 

Postado

Nosso amigo faller deu uma verdadeira aula sobre os danos que estabilizadores causam a seus equipamentos e bolso: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

Ah, sem querer ser chato, o correto seria "Mau Tempo".

Valeu cara, nem tinha notado meu erro de português.

Escrevi com tanta pressa que nem li o meu texto.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!