Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de Rede doméstica "avançada"...


Yarkan

Posts recomendados

Olá a todos!

 

Vir aqui pedir ajuda dos meus colega de fórum e profissionais experientes da área para me ajudar com a configuração de rede sem fio da minha casa.

 

Meu objetivo: Integrar tablet na minha rede para usar o MTP (Media Transfer Protocol) para transferir arquivos pela rede entre computador e tablet.

 

 

Equipamento disponível:

 

  • Roteador Wireless TP-Link 150Mbps
  • Adaptador de rede Wireless TP-Link 150Mbps

 

Estado da conexão de rede atual: Estou com meu computador conectado a internet através de uma rede sem fio via rádio. Minha antena é conectada ao meu PC via USB e compartilho o acesso à internet através do meu roteador sem fio.

O problema é que pelo fato de meu PC estar 'repassando' a conexão para o roteador para compartilhar a internet, por assim dizer, o PC assume o papel de um 'modem' conectado a porta WAN do roteador. Isto impossibilita acessar o computador pela rede.

 

Tentativas: Usando um adaptador de rede sem fio, criei em cima dele uma rede "ad-hoc" com o objetivo de interconectar o PC e o tablet, mas a rede "ad-hoc" não aparece na lista de redes Wi-Fi do tablet. Também tentei usar o assistente do windows para adicionar dispositivos sem fio, mas sem sucesso.

 

 

Sistema operacional: PC - Windows 7 Ultimate 32bits / Tablet - Android Jelly Beam 4.2

 

 

Agradeço antecipadamente toda e qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha não entendi muito bem , eu tenho um S3 , MTP é apenas um meio de você conectar o celular/tablet por USB no Windows/MAC/Linux e gerenciar/passar seus arquivos.

 

Você não está conseguindo fazer isso? Porque se for isso tem varios topicos na internet sobre isso:

 

http://www.suggest-a-fix.com/index.php?/topic/180-windows-wont-install-samsung-mtp-driver/

http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1749201

http://www.androidpit.com.br/pt/android/forum/thread/553141/Samsung-Galaxy-S3-Meu-S3-nao-tem-mais-conexao-via-cabo-usb

 

Pelo que eu saiba ele não tem nada a ver com a rede usada , ele nem usa rede , o DLNA que faz isso.

 

EDIT: Citei o S3 não sei porque raios EHAUEAUe , mas deve ser +- igual no seu Tablet.

 

EDIT: Aparentemente dá para usar o MTP via Bluetooth :

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Media_Transfer_Protocol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ash Cation, Agradeço sua ajuda, mas eu estou tendo dificuldades de integrar meu tablet em uma rede W-fi na minha casa. Não sei porque raios meu tablet dá pane quando conecto ele via USB, mas de resto ele funciona normalmente. Preciso fazer transferências de arquivos entre o PC e o tablet e existe um aplicativo para isso. No entanto, para que eu possa usufruir do MTP, preciso integrar meu tablet à rede. Mas devido as minhas configurações de rede atual, a coisa está complicada. Se meu PC não estivesse 'repassando' o compartilhamento da internet para o roteador através da porta WAN, eu nem teria a necessidade de colocar este POST. Por isso estou tentando fazer isso de forma 'improvisada'.

 


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você já está compartilhando a internet pelo seu micro, é ele quem está fazendo o NAT, logo você não precisa conectar o roteador na porta WAN, você pode conecta-lo na porta LAN, desativando o DHCP do roteador, pois quem vai distribuir os IPs é o seu micro. Feito isso você deve ter o seu micro como Default Gateway dos demais dispositivos , estando na mesma rede, pode acessa-lo sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a configuração para o android não muda nada, a unica coisa que irá alterar é que o tablet vai pegar um IP diferente, que o seu micro vai dar, nesse caso o roteador só funcionará como access point, fornecendo wifi para uma rede local, aliás, é bom alterar o ip do roteador também, pois como o dhcp dele vai estar desativado e seu ip é de uma rede diferente do seu micro, o acesso a ele não vai ser possivel, a não ser que você inclua um segundo Ip na placa de rede do micro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@qwmsp Você me aparenta conhecer bem sobre o assunto. Mas eu um leigo (jumento) tenho dificuldade para entender algumas coisas.

Poderia me explicar melhor passo a passo como posso proceder citando algum tipo de exemplo... Isto é... se tiver paciência também. ;)

Iria me ajudar muito compartilhar arquivos entre o PC e o tablet pela rede. Poderia comprar um leitor de cartão, mas é muito mais prático e acessível fazer as transferências pela rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, primeiro me fale como está a topologia agora, qual o ip do seu micro na conexão local (a placa que compartilha a internet) qual o ip do roteador e qual IP o tablet está pegando.

 

Adaptadores de rede com fio e sem fio no PC

 

post-353257-0-35130900-1395850310_thumb.

 

 

Adaptador de rede sem fio (Antena de rádio onde acesso a internet - Compartilhada para Conexão de rede local)

 

post-353257-0-70996200-1395850293_thumb.

 

 

Adaptador de rede Ethernet conexão local (Conectado a porta WAN do roteador)

post-353257-0-97043800-1395850228_thumb.

 

 

Configuração do Roteador

 

post-353257-0-22276400-1395850297_thumb.

 

 

Configuração DHCP do roteador

 

post-353257-0-76171700-1395850298_thumb.

 

 

IP atribuído pelo roteador ao tablet

 

post-353257-0-06096000-1395850301_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, a primeira coisa que você vai fazer é:

 

1- Alterar a LAN do roteador de 192.168.1.1 para 192.168.137.254

2- Desabilitar o DHCP do roteador

3- Colocar o cabo Ethernet Local da porta WAN para a porta LAN do roteador (qualquer uma)

4- No tablet, mande esquecer da sua rede (Evandro) e depois faça a conexão novamente, ele deve pegar um IP parecido com 192.168.137.X

5- Se isso acontecer, baixe o ES File Explorer no tablet, configure uma conexão LAN e seja feliz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@qwmsp Consegui o que tanto precisava seguindo suas instruções! Muito obrigado pela sua ajuda, pela disposição de compartilhar de seu conhecimento. Agora consigo acessar acessar os arquivos do PC e do Tablet pelo Wi-Fi sem perder a conectividade com a internet no Wi-Fi. Apenas uma observação. O IP que meu tablet pegou foi 192.168.0.109 invés do que você mencionou, mas isto não interfere no funcionamento da rede.

 

Mais uma vez , obrigado! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...