Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Funções de arredondamento no Excel


Ewertonpm

Posts recomendados

Na Intranet de minha universidade, funciona uma espécie de arredondamento de notas para a média final geral do semestre. (onde depois compõe também o boletim final de desempenho).

Cada semestre se compõe de três notas de avaliação, onde que a média final é a soma das três notas de provas, dividido por três.

Na matéria de Direito Penal, na prova um, eu obtive nota 7,5.
Na prova dois, a nota que eu obtive foi de 8,48.
Na prova três, eu obtive a nota de 9,70.
Somando-se as três notas, e dividindo por três, a minha média final foi de 8,56.
Porém, para o sistema, minha nota final foi de 8,50.

Ou seja, o sistema faz o arredondamento para 50 ou para zero, não deixando assim, números "quebrados", ao contrário do sistema de avaliação de cada prova (onde pode ser descontado de 0,1 até 5,0 da nota final, pelos mais variados motivos acadêmicos).

Vamos supor a "casa" das notas oito, o sistema funciona praticamente assim:

Se o aluno obteve resultado final geral comum de...

Até 8,25, o sistema arredonda para 8,00.
De 8,26 até 8,49 o sistema arredonda para 8,50
De 8,51 até 8,74 o sistema arredonda para 8,50
De 8,75 até 8,99, o sistema arredonda para 9,00.

A grande pergunta é a seguinte: qual a função de Excel eu posso utilizar para fazer isto em uma planilha? (somando-se as médias em células, e tendo a célula de resultado final, o arredondamento já incluído) Qual função arredondaria os números (conforme relatado acima) que nem o sistema da Intranet de minha Universidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...