Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
SimPos

Como rotear um Modem Dedicado DATACOM no roteador Kaiomy

Recommended Posts

Peço ajuda aqui é meu último recurso de luz...

Eu gostaria de saber se tem como funcionar, este DATACOM dedicado que só distribui IP fixo, distribuir IP DHCP através do roteador WIFI Kaiomy

O Porque... Minha escola recebeu um modem DATACOM, aqueles com circuito e configurados através de scripts com assinatura de 2Mbps, e eis que parou de distribuir em DHCP e só funciona através de IP fixo, mesmo com auxílio do técnico da OI ele não "deu volta", resumindo, ele alega que já recolocou o script fornecido pela OI e que não tem mais o que fazer.

Então antes que eu tome medidas demoradas e jurídicas contra o MEC a OI e o técnico, gostaria de saber se aquela solução que indiquei é válida.

Também não tenho permissão de adentrar neste modem, técnico não quer me fornecer a senha (até porque não sei mexer nesses scripts), mas garanto que a internet funciona com gateway 192.168.1.254, e com DNS de SC, o que não dá pra fazer é ficar colocando IP Fixo em todos os smartphones, notebooks, tablets, inclusive o WIFI parou de funcionar, pois mesmo pondo IP fixo por WIFI ele não funciona, somente por cabo de rede mesmo via switch

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não há mesmo razão alguma para processar ninguém no seu caso.

Uma vez que entregam à sua instituição um link do tipo corporativo, muito provável que seja um link de IP fixo realmente, e que a função de DHCP desse DataCOM foi propositalmente desabilitada via atualização de firmware, para não esgotar os recursos desse modem, o que é absolutamente compreensível e razoável.

O correto é que o seu roteador tenha configurado como endereço de gateway, esse que você apontou. E à partir daí os seus hosts da sua rede acessarem a internet através do roteador, esses sim agora com IPs recebidos do seu roteador particular, não do modem da sua operadora.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara você está equivocado, o DHCP está funcionando lindamente bem, as máquinas linux estão com fixo, e os demais que chegavam no bloco com notebook, tablet etc estava apto para o ip dinâmico por mais de um ano, depois com o técnico na linha ele estava modificando o script para justamente reparar o DHCP e ele não conseguiu.

Mas não entendi se você confirmou minha teoria, se daria pra usar esse meu Kaiomy Wifi para rotear o IP dessa bagaça de Datacom e voltar a distribuir em DHCP?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, deve ser possível configurar o modem, mas nem sempre todos os técnicos o sabem fazer manualmente, apenas utilizando scripts. É necessário ver se realmente o que precisa ser configurado é o modem, porque alguns utilizam roteadores conectados. Qual o modelo do modem?

Você pode tentar abrir outro chamado, mas claro se tiver paciência para poder aguardar e esperar.

Outro modo é usar outro roteador para receber e redistribuir a internet, a dificuldade poderia estar apenas para redirecionar as portas pelas configurações DHCP que você indicou.

Em um dos locais que visitei a 2 anos utiliza sistema com este modem, mas é operado pela Embratel. No caso ele disponibiliza 3 IPs públicos. Como eram poucos para a rede, acabei adotando o uso de roteador para poder prover acesso a mais estações, no entanto como ele provia IP público, é como se estivesse em modo bridge. (Neste caso o modem não tinha interface Eth, usava V35 com roteador. O roteador é que precisava ser configurado)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais