Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Augusto.Cesar

Dúvida com relação à latência e à frequência

Recommended Posts

Olá, pessoal.

Dei uma garimpada no fórum tentando sanar essas minhas dúvidas, mas não achei nada suficientemente pontual. Enfim, vamos ao que interessa.

Recentemente eu comprei para o meu desktop dois pentes de memória RAM Corsair 4GB DDR3 1600 MHz pra fazer dual channel, totalizando 8GB. Embora a frequência máxima seja 1600 MHz, elas estão trabalhando em 1333 MHz por algumas razões, entre elas o fato de o meu processador suportar no máximo 1333 MHz. Mas tem algo me deixando encucado... Usando o CPU-Z e o Aida64, em alguns momentos eles apontam uma frequência 665,2~667 MHz, e em outros apontam 1333 MHz de fato. Eu até acessei a BIOS e tirei uma foto dos dados referentes à memória. Li algumas pessoas dizerem que o clock real (como aponta o Aida64) é sempre a metade da frequência que a memória oferece (o que nesse caso seria algo próximo de 666,5) e que o clock efetivo é o valor proposto pela memória, ou seja, 1333 MHz. Pode ser óbvio e eu tenho quase certeza disso, mas como eu sou neurótico eu gostaria de confirmar com vocês: minhas memórias estão realmente trabalhando em 1333 MHz, correto?

Além disso, li algumas pessoas dizerem que não há módulo de RAM que trabalha nativamente em 1600 MHz e que este valor só pode ser obtido por meio de overclock. Por outro lado, li pessoas dizerem que 1600 MHz pode ser obtido nativamente, dependendo da capacidade do processador, placa-mãe, habilidade do usuário etc. Na página do fabricante da minha placa-mãe consta que esta suporta, sim, 1600 MHz; a página do processador afirma que modelos Sandy Bridge têm capacidade de até 1333 MHz. Na página da fabricante da memória consta que a frequência testada é de 1600 MHz e que a frequência SPD é de 1333 MHz. O que vocês podem me dizer quanto a isso? Sob condições adequadas, eu poderia configurar minha memória RAM para trabalhar a 1600 MHz ou isso já seria um overclock?

Por fim, a última dúvida é com relação às latências. A página da fabricante diz que as latências SPD são 9-9-9-24, e que as testadas são 11-11-11-30. Os valores SPD são configurações de fábrica que teoricamente seriam acessadas e utilizadas imediatamente, correto? Andei olhando no Aida64, CPU-Z e na BIOS e consta que as memórias estão rodando na velocidade testada, ou seja, 11-11-11-30, quando teoricamente a padrão seria 9-9-9-24. Por que isso acontece? Eu posso alterar as latências sem problemas na BIOS ou isso envolve muito mais fatores?

Segue a página da memória em questão no site da fabricante:

http://www.corsair.com/en-us/corsair-memory-4gb-ddr3-memory-cmv4gx3m1a1600c11

A página da placa-mãe no site da fabricante:

http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=1228&MenuID=1&LanID=12

As imagens com as informações que eu dei acima (frequências, latências etc.):

post-666470-0-77463200-1396127741_thumb.

post-666470-0-22124600-1396127760_thumb.

post-666470-0-66355800-1396127762_thumb.

post-666470-0-08888200-1396127764_thumb.

post-666470-0-13243100-1396127765_thumb.

Obrigado desde já. Se eu deixei de lado alguma informação ou se a minha dúvida não estiver clara é só falar.

Computador:

SO: Windows 7 Home Premium 64-bit

Placa-mãe: ECS H61H2-M2

HD: Seagate Barracuda ES.2 1000340 - 1 TB

RAM: 2x4GB Corsair 1600 MHz

Processador: Intel Core i5-2310 Sandy Bridge (2,90 GHz)

Placa de vídeo: Radeon HD 7850

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recentemente eu comprei para o meu desktop dois pentes de memória RAM Corsair 4GB DDR3 1600 MHz pra fazer dual channel, totalizando 8GB. Embora a frequência máxima seja 1600 MHz, elas estão trabalhando em 1333 MHz por algumas razões, entre elas o fato de o meu processador suportar no máximo 1333 MHz. Mas tem algo me deixando encucado... Usando o CPU-Z e o Aida64, em alguns momentos eles apontam uma frequência 665,2~667 MHz, e em outros apontam 1333 MHz de fato. Eu até acessei a BIOS e tirei uma foto dos dados referentes à memória. Li algumas pessoas dizerem que o clock real (como aponta o Aida64) é sempre a metade da frequência que a memória oferece (o que nesse caso seria algo próximo de 666,5) e que o clock efetivo é o valor proposto pela memória, ou seja, 1333 MHz. Pode ser óbvio e eu tenho quase certeza disso, mas como eu sou neurótico eu gostaria de confirmar com vocês: minhas memórias estão realmente trabalhando em 1333 MHz, correto?

Memórias DDR (Double Data Rate) transferem dois dados por pulso de clock. 1333 roda na verdade a 667MHz, 1600 roda na verdade a 800MHz e assim sucessivamente. Os fabricantes rotulam com o clock efetivo por este ser mais chamativo.

Além disso, li algumas pessoas dizerem que não há módulo de RAM que trabalha nativamente em 1600 MHz e que este valor só pode ser obtido por meio de overclock. Por outro lado, li pessoas dizerem que 1600 MHz pode ser obtido nativamente, dependendo da capacidade do processador, placa-mãe, habilidade do usuário etc. Na página do fabricante da minha placa-mãe consta que esta suporta, sim, 1600 MHz; a página do processador afirma que modelos Sandy Bridge têm capacidade de até 1333 MHz. Na página da fabricante da memória consta que a frequência testada é de 1600 MHz e que a frequência SPD é de 1333 MHz. O que vocês podem me dizer quanto a isso? Sob condições adequadas, eu poderia configurar minha memória RAM para trabalhar a 1600 MHz ou isso já seria um overclock?

Não lembro os detalhes de cabeça, mas o clock padrão da maior parte das DDR3 é 1333MHz segundo as normas JEDEC, padrão de mercado. Porém, há o perfil XMP, criado pela intel, onde os fabricantes põem suas memórias a prova em diversos níveis de overclock. Algumas rodam bem a 1600MHz, 1866MHz, 2133MHz e assim sucessivamente. Recebendo assim o "selo" XMP para maiores frequências. Pra configurar as memórias a 1600MHz, verifique se a mesma e a sua placa-mãe dispõem do recurso XMP, se sim, basta habilitar, se não, configure manualmente no bios o clock, timings e tensão.

Por fim, a última dúvida é com relação às latências. A página da fabricante diz que as latências SPD são 9-9-9-24, e que as testadas são 11-11-11-30. Os valores SPD são configurações de fábrica que teoricamente seriam acessadas e utilizadas imediatamente, correto? Andei olhando no Aida64, CPU-Z e na BIOS e consta que as memórias estão rodando na velocidade testada, ou seja, 11-11-11-30, quando teoricamente a padrão seria 9-9-9-24. Por que isso acontece? Eu posso alterar as latências sem problemas na BIOS ou isso envolve muito mais fatores?

Ajuste para 1600MHz (800MHz real) 11-11-11-30 1,5v conforme suportado pelo padrão JEDEC e mostrado no print do CPU-Z e seja feliz! Se quiser, pode tentar subir ainda mais o clock e/ou baixar ainda mais as latências / timings. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente e tudo o que ele disse acima, por padrão as memórias vem a 1333MHz e geralmente com uma latência alta.  Nenhuma memoria alcança 1600-1866-2133-2400-2800-3000-3100 sem overclock. Vou tentar explicar de uma maneira simples, e como se todos as memórias trabalhassem a 1333MHz, porém algumas tem a capacidade de atingir 1600 ou mais. Por exemplo a sua memória e 1333MHz, porém o fabricante garante que ela trabalha a 1600Mhz  com latência de 11-11-11-30, ou seja ela funciona normal assim sem oferecer riscos.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas.

Ajuste para 1600MHz (800MHz real) 11-11-11-30 1,5v conforme suportado pelo padrão JEDEC e mostrado no print do CPU-Z e seja feliz! Se quiser, pode tentar subir ainda mais o clock e/ou baixar ainda mais as latências / timings. ;)

Por exemplo a sua memória e 1333MHz, porém o fabricante garante que ela trabalha a 1600Mhz  com latência de 11-11-11-30, ou seja ela funciona normal assim sem oferecer riscos.

Isso tudo oferece algum risco? E pelo que eu entendi, o ideal é manter a latência em 11-11-11-30, certo? Mas a primeira resposta diz que eu posso "tentar" alterar as latências também. É perigoso aumentar o clock pra 1600 MHz e juntamente abaixar a latência pra 9-9-9-24?

Editado por Augusto.Cesar

Compartilhar este post

Link para o post

O risco é praticamente nulo. Na pior das hipóteses provavelmente tomará umas BSODs na cara ou coisa do gênero. Se acontecer, basta acessar o bios novamente e tentar algo pouco menos agressivo ou subir um pouco a tensão, não ultrapassando 1,65v, já que é pra uso diário o PC.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais