Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe fazendo overclock sozinha


Julaes

Posts recomendados

Não se se este é o lugar certo mas aqui vai meu problema.

O meu PC da assinatura teve um problema e não ligou mais, após alguns testes vi que o problema estava na placa mãe resolvi então trocar ela e aproveitei para trocar o processador passando então para uma Asus Z87M-Plus e um i5-4670k. Coloquei as novas peças no PC e liguei quando o Windows iniciou eu recebi um aviso do Asus Probe informando que o VCCIN está em 1,600 V mostrando em vermelho reparei então que a placa está overclocando sozinha, por exemplo, se abro um jogo a velocidade do CPU que deveria ser limitada no 3.4MHz passou para quase 3.7MHz. Já tentei mexer em algumas opções da BIOS mas o que eu consigo fazer é o VCCIN  flutuar entre o 1,600 V e 1,770 V nada inferior a isso.Minhas duvidas são as seguintes:
Qual é um valor de VCCIN normal?
Como eu faço para tirar esse overclock que o PC está fazendo sozinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso nao é o turbo boost do proprio processador?

Desculpe minha falta de conhecimento mas o que exatamente é esse turbo boost do processador?

Tinham algumas opções na BIOS para O.C. meio que sozinho por assim dizer que eu desabilitei mas de repente essa pode ter sido uma opção que passei batido ou estava com um nome um pouco diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses processadores tem o turbo boost que fazem aumento do clock naturalmente com o aumento da demanda, é da própria intel e não deve se preocupar com ele.

Agora precisa ver se realmente é isso ou é da placa-mãe, ai você vai na bios e verifica.

procura no google intel turbo boost tecnology

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses processadores tem o turbo boost que fazem aumento do clock naturalmente com o aumento da demanda, é da própria intel e não deve se preocupar com ele.

Agora precisa ver se realmente é isso ou é da placa-mãe, ai você vai na bios e verifica.

procura no google intel turbo boost tecnology

Achei a opção do turbo e desabilitei, realmente agora a velocidade fica no máximo no 3.4MHz mas o VCCIN ainda continua em 1,600 V as vezes ele muda para 1,616 V mas rapidamente já volta para o 1,600 V. Olhando na BIOS achei um lugar onde o VCCIN está como Auto e posso mudar para colocar um valor manualmente mas isso leva a minha duvida que é saber qual um valor default para se ter lá ou se eu deixar com esse valor atual não vai ter problema nenhum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas atualizando as informações eu consegui a informação sobre tensão meu i5 e é 1,700 V então a tensão dele está normal e como já foi comentado no tópico o OC 'sozinho' é a opção Turbo, com isso os meus problemas estão resolvidos. Como tenho uma refrigeração boa no processador decidi então deixar a opção Turbo ligada, joguei por um bom tempo e o processador não chegou a 40 graus então vou deixar ele ligado mesmo, não vejo problema em ter um OC automático quando o PC vê a necessidade para tal já que agora eu sei o que está acontecendo. Obrigados a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...