Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vários erros de tela azul no Windows 8.1


Posts recomendados

Olá, sou novo por aqui então não sei se este caso se aplica ao tópico do Windows 8.

 

Vamos ao problema:

 

Estou com um Notebook Acer Aspire 5742G, que com Windows 7 instalado vinha desligando e reiniciando sozinho, travava muito. Então resolvi instalar o Windows 8.1. Durante a instalação ocorreu tudo normal, sem erros e sem desligamentos repentinos.

 

Suspeitei que fosse problema no HD, então rodei a ferramenta HDTune para ver se tinha algum badblock que estaria fazendo com o PC desligasse, mas estava tudo normal, inclusive na aba Health do HD Tune aparecia em todos as linhas OK.

 

Passei a ferramenta SlimDrivers e baixei todas as atualizações de drivers para o Windows 8.1. Troquei também a memória por suspeitar que fosse erro de memória. Com a memória nova comecei a copiar do HD Externo para o PC os arquivos de Backup, foi aí que começaram as telas azuis. Aí vão algumas delas:

 

NTFS_FILE_SYSTEM

PAGE_FAULT_NONPAGED_AREA

MEMORY_MANAGEMENT

BAD_POOL_HEADER

 

Lembrando que todos estes erros aconteceram com o SO ainda "virgem" sem instalar nenhum programa diferente nem mesmo antivirus.

 

Pesquisei algumas coisas relacionadas aos erros mas a maioria fala de atualização de drivers, programas instalados ou hardwares USB que não é o caso.

 

Preciso de uma luz! O que eu faço?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que pude entender o W7 estava dando problema desligando e travando, o que poderia ser vírus, arquivos corrompido ou qualquer outra coisa. Mas ao instalar o Windows 8.1 funcionou tudo perfeito, inclusive a instalação. Mas você resolveu analisar mais a fundo o motivo do Windows 7 não funcionar, mexendo inclusive na memoria, certo?

Acho que de alguma forma ao mexer a memoria foi danificada, prejudicada, causando o que relatou sobre a tela azul e a mensagem:

PAGE FAULT NONPAGED AREA (Falha de página, ÁREA  não paginado)

MEMORY MANAGEMENT (GESTÃO DE MEMÓRIA)

 

Você instalou o Windows 8 do zero formatando o hd? Quando se faz uma instalação do sistema operacional sem formatar o hd, ou seja atualizando para outro sistema operacional, há muitas coisas a se considerar, ou pode se ter muitos problemas.

Você pode tentar vários procedimentos, como atualização, desativar a placa gráfica, instalar o NOD32 em modo de compatibilidade, substituir a RAM pois ela pode ter sido danificada.

Pelo que pude entender você instalou o W8 em sima do W7, e também atualizações de Drive?

Um sistema de arquivo corrompido no seu disco rígido também pode causar o que descreveu.

Espero que de alguma forma tenho lhe dado alguma luz.


Para encontrar o local específico no qual a memória está defeituosa você deve segui o passo a passo a seguir. Vale lembrar que o problema na RAM pode estar no cache de RAM secundário, na RAM de vídeo ou a memória principal do computador.

Passo 1. Para saber se o defeito está no cache, desabilite todos os caches no computador, incluindo o cache da CPU e o cache L2, nas configurações CMOS. Se você não souber usar a ferramenta de configuração CMOS do computador, procure nos documentos do PC;

Passo 2. Depois de ter desabilitado os caches, tente instalar o Windows   Se for possível instalar o Windows, reabilite cada cache por vez;

Passo 3. Mas se a mensagem 'PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA' persistir, você pode verificar a RAM de vídeo. Para isso, substitua temporariamente o adaptador de vídeo. Se ainda assim a mensagem aparecer no processo de instalação, o problema pode ser na memória principal;

Passo 4. Sendo assim, substitua temporariamente a memória principal instalada no seu computador. Se a RAM no computador consistir de vários módulos SIMM, talvez seja possível alternar os módulos SIMM a fim de determinar qual tem a memória com defeito;

Passo 5. Por fim, você deve ir testando os módulos e tentando instalar o Windows  até que a página 'PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA' pare de aparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente eu acabei instalando outra memória, troquei dois pentes de 2Gb DDR3 1066Mhz por uma de 4GB DDR3 1333mhz.

 

Ao instalar o W8 eu formatei a partição antes. Mas resolvi voltar para o W7 pois o Notebook é para o meu pai e acredito que ele não ia se acostumar rápido com o Windows 8.1.

 

Ao formatar e instalar o W7 novamente parou de dar todos aqueles erros, enquanto eu instalava os aplicativos estava dando um erro de memoria física.

 

Percebi que o pente de memória de 4Gb estava dando problema, pois eu já tinha testado ele em outra máquina e dava o mesmo erro de memória física.

 

Resolvi deixar o pente de 4Gb e instalar mais um de 2Gb (um dos que estava instalado antes) e parou de dar o erro de memória.

 

Pode dar algum problema misturar duas memórias de marcas diferentes e de frequências diferentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...