Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda girassol eletrônico


dinosilva95

Posts recomendados

Bom dia,

sou novo aqui, estou a fazer um circuito para colocar no meu forno solar para ele rodar automaticamente consoante o sol.

Mas o circuito trabalha com um motor de 9 volts e eu tenho um de 12 volts.

Quais serão as alterações a fazer ou não são necessárias alterações, para poder alimentar o circuito com 2 fontes de 12?

no circuito estou a usar o transistores bc547 e bc557 no logar dos bd131 e bd132

 

P.S. retirei o circuito deste forum:

 http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/725715-resolvido-girassol-eletr%C3%B4nico-ajuda/

post-711856-0-18555000-1396199355_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu circuito não possui ganho de tensão nos transistores de saída.

A maior tensão no motor será a maior que o 741 fornece, menos a tensão Vbe do transistor.

A menor tensão no motor será a menor que o 741 fornece, mais a tensão Vbe do transistor.

Verifique estes parâmetros nos manuais dos transistores e do 741.

Tem circuitos que apresentam ganho de tensão na saída e aumentam a eficiência do sistema.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas vossas respostas :)

MOR, embora não percebo muito de eletrônica, vejo que você tem toda a ração. A tensão no que chega ao motor é de apenas 3 volts (não os 9 volt que eu pensava que la chegavam).

Estive a analisar e não encontrei solução (ainda troquei o colotor dos transístores pelo emissor, mas ficou mais ou menos igual).

O que me aconselham a fazer?    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro de tudo você tem que saber qual é a máxima corrente que o motor solicita.

Isso acontece quando o eixo do motor estiver fazendo o máximo de esforço, ou pode constar na carcaça do motor.

O fato do motor ser especificado para 9V e você usar 12V, pode sobrecarregar o motor se ele ficar acionado continuamente. Para pequenos intervalos até pode ser viável.

Em função dessa corrente máxima é que se deve encontrar o acionamento, que pode ser tanto por meio de transistores como por meio de mosfets.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motor consume pouco, no máximo (em carga) cerca de 30 mA, mas o meu problema é que o circuito na saída (ligação no motor) so dá 3 volts (se desse 9 o motor já rodaria em prefeição).

a tensão de funcionamento do motor é entre os 9 e os 12 volts.

 

PS: no inicio do post pensava que na saída atingia os 9 volts e que o motor trabalhava exclusivamente com 12 volts, mas já fins o teste e ele trabalha bem com os 9 volts (mesmo em carga). E o problema que eu pensava estar no motor está, afinar, no circuito que não dá mais de 3 volts na saida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.

Não consigo imaginar um motor consumindo tão pouco (30mA). Confirme praticamente esta sua informação.

Seu circuito deveria fornecer maior tensão. Confira as conexões.

 

Este driver que projetei deve aguentar mais que uns 50mA contínuos. Para maiores correntes faça R2 = R4 = 1k

Coloque um capacitor de 100nF em paralelo com cada fonte.

O capacitor em paralelo com o motor tende a retirar ruído causado pelo motor.

 

Drive_zpsf148208a.jpg

 

Teste antes para ver se funciona.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...