Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer PCI?


nick4xd
Ir à solução Resolvido por paulosev,

Posts recomendados

  Obaaa, agora o negócio está andando, que bom.
  Quanto ao led, estranho, talvez ele seja de 30ma, se bem que pelo tempo que ele fica acionado, nem precisa de led, kkk. Ou melhor, pode ser que como você ligou o regulador errado e o como led liga junto com o rele, talvez não tenha dado corrente o suficiente para o led.
  Já ao dissipador se for alimentar a solenoide depois do regulador, precisa (vai ter que mudar a posição, talvez não tenha espaço para o dissipador), se for antes não precisa (embora ele irá aquecer um pouco).
 

Quanto ao Esquemático da PCB:
- Trilhas de entradas começam finas depois ficam largas: Tem que ser largas na entrada e no regulador (depende da pergunta abaixo) também senão não tem sentido.
- Na PCB você está alimentado a solenoide depois do regulador: É isso mesmo? Se for antes tem que ser na saída do Capacitor “C1”.

 

Obs: Para mudar a largura das trilhas é só clicar (esquerdo) nela, e ir em “Change Trace Style”. E como tirou o 7805, dá para diminuir o tamanho da PCB (se quiser).

 

 

Edit: (Yago, se entendi esse é seu nome), percebi agora que você escreveu Paulo na placa, se for eu não precisa, se for seu amigo estamos cercados de Paulos,kkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, vou ajeitar as trilhas, e sim, minha solenoide será alimentado depois do regulador, tentei é que está ligado no relé e precisa de 12V (acho que foi isso que você quis saber né?)

E se eu entendi bem, se a trilha que sai do transformador não for adequado ao valor de 1,5A (T80) como vou chegar nesse valor depois, no regulador?

PS: O amigo ser chama Pedro, coloquei Paulo pois achei que merecia ter seu nome kkk mas se realmente não precisa eu tiro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização Importante:

 

Fiz a alimentação no circuito novamente na protoboard, e coloquei na saída do capacitor um botão (que aliás descubro que o mesmo é polarizado), e na saída desse botão coloquei o fio preto da minha fechadura e o branco no GND, pressionei o botão e adivinha.. A fechadura abriu.. Fiquei até preocupado pois fiz isso agora a pouco (00:15) e o portão abrindo era perigoso a essa hora kkkk, mas era isso, um jeito simples de eu saber se ia mesmo funcionar com esse trafo ou não, claro que o resto do circuito consumirá minha corrente também, e que talvez isso possa afetar, mas creio que vai funcionar :)

 

Portanto, resta agora alterar as trilhas da PCB, inclusive já realizei as mudanças, e segue em anexo para conferir, e depois disso, imprimir o desenho e comprar a barrilha leve para a confecção...

Se tudo correr bem, fim de semana trarei o circuito aqui para encerrarmos esse projeto que já anda conosco à 1 mês...

 

Obrigado!!!

post-643241-0-03157500-1399348334_thumb.

Final com Trilhas ajustadas + dissipador.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, hoje foi complicado, vi que o processo de confecção é muito mais difícil do que parece.. Muitas trilhas ficaram em curto (pelo multímetro), modifiquei o desenho e agora sem o terra.. acho que será melhor pois evita problemas de curto.. Aumentei o espaçamento entre as trilhas, porém a placa ficou maior para isso.. Acha que sem o terra terei problemas? 

 

Vou ver se ainda consigo diminuir a placa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, refiz o desenho, espaçando ainda mais as trilhas, que resultou num tamanho maior.. Vou deixar em anexo junto com a foto da placa que fiz hoje...

 

 

EDIT__

 

Refiz novamente o desenho, dessa vez mantendo a malha de terra porém com um espaçamento maior, "Clearance=20th" onde antes vinha com 10th... Parece que não aumenta muito mas acho que foi o suficiente.. O espaço entre uma trilha e o terra é de meia trilha, então acho que vale a pena arriscar.. 

 

Usarei 1k2 para o Resistor associado ao capacitor (temporizador) resultando 360ms, já que o 1k3 não é comercial na série E12, que é o se trabalham aqui na cidade..

 

Dei uma leve redimensionada no circuito, reduzindo em 1mm na altura e comprimento, alterei a posição do texto.. 

 

Irei comprar uma placa nova, e farei no sábado que vem, e como passei pela 1ª experiência, espero que a 2ª seja sem os mesmos problemas...

 

 

post-643241-0-65881100-1399756228_thumb.

post-643241-0-25075200-1399756231_thumb.

Kit Senha PCB Adaptado 2 Espaçoso.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, gostaria de atualizar vocês que o projeto foi concluído com sucesso.. Postarei mais tarde a foto de como ficou o circuito... O único impasse que tive no resultado foi que ao pressionar qualquer tecla errada, o led acende, e as teclas corretas não acendem... Mas ao digitar a senha o rele ativa, e o portão abriu sem nenhum problema com o circuito.. Acho que não conseguirei gravar o funcionamento dele, mas funciona.. 

 

Vou deixar aqui o projeto utilizado para interessados.. E caso descubra o problema do led acender com tecla errada, postar aqui.. Caso as pessoas comecem a tentar descobrir a senha, irei remover o led.. (No circuito, há 12V ligado nas teclas incorretas e no resistor, ou seja, um polo das teclas estão ligadas no resistor do led e outro polo das teclas, estão ligados no resistor 10, que por sua vez segue até o R3, conduz até o transistor e que por fim chega ao led, acho que pode ser isso, não tenho certeza...)

 

Obrigado!

 

 

Kit Senha PCB Adaptado 2 Espaçoso.BMP

Kit Senha.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Nick4xd e Paulosev, vocês poderiam disponibilizar a programação?

Estou tentando fazer um projeto assim também, estou usando MPLAB 2.10, programação em C.

Eu ficaria muito agradecido se você disponibilizassem a programação.

Por acaso conhecem algumas funções referente a senha, usando o mplab?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulosev

 

Paulo, gostaria de saber como fez aquele jumper no ares na pcb. interligando o pino 1 da bobina do rele aos 12V, não consigo fazer algo parecido, ele não deixa eu ligar o terminal desejado a um terminal solto, e quando consigo ligar, aparece erro de DRC.. Poderia me explicar como fazer essa espécie de jumper? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nick4xd @paulosev

 

Não sei se já resolveram o caso do consumo de corrente da fechadura, confesso que não li todo o tópico, pois ele é grande.

 

Caso não tenham resolvido, a fechadura HDL  trabalha na faixa de tensão de 11 a 18v alternada ou continua e a corrente consumida é de 500mA

Essas especificações são minhas por experiência de própria, devo ter instalado umas 500 dessa em 17 anos de profissão.

A especificação da fonte para fechadura TRA-400 da HDL é: 12Vac 0.5A (especificações da HDL)

Então seu trafo está bem dimensionado.

 

Eu já fiz o teste aqui em casa semana passada com umas fontes chaveada.

Testei algumas fontes, só para testar mesmo.

 

A 1ª foi uma samsung de 7vcc x 700mA e não acionou a fechadura.

 

A 2ª foi uma de10vcc x 500mA essa até zumbiu a bobina, más não teve "força" para acionar.

 

A 3ª foi uma 12vcc x 500mA (que na verdade deu 11,3v) e acionou normalmente a fechadura.

 

A 4ª foi uma  19vcc X 2A (fonte de Netbook) funcionou bem, e como o acionamento da fechadura é somente um pulso de 1 segundo, creio que esse 1v a mais não será problema.

 

 

Desculpem não ajudar antes, más o titulo do tópico trata sobre PCI,  e eu não tenho muita experiência com PCIs.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1

 

Não se preocupe, era pra ser só sobre a confecção, mas acabou que juntei tudo e o tópico ficou mal nomeado.. Mas o circuito já foi resolvido, e em breve vou marcar como resolvido. Usei transformador de 12V com 1,5A... Pois pelos cálculos, ter consumo de 12Vcc e 15W, trouxe I=1,25.. Mas agora que falou, vou testar com 12vcc x 500mA que é menor e mais barata.. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @cesardelta,

 

Testei o circuito com um trafo de 500mA 12v, e funcionou normalmente como havia dito, só não entendi porque 500mA foi suficiente para acionar a fechadura..

 

Mas obrigado por falar, pois é mais barato esse trafo do que o de 1,5A.. Dependendo do caso, posso até trocar o LM317T por um 7812, já que a corrente foi rebaixada.. O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funciorá até com 300mA (creio eu)

Se você reparar a parte mecanica da fechadura, verá que com um leve toque do dedo (muito leve mesmo) você consiguirá destravar o mecanismo.

 

Isso porque o mecanismo trabalha a favor da gravidade, restando somente puxar para tráz uma pequena chapinha.

por o mecanismo ser leve, a bobina do eletro imã pode ser pequena, pois precisa fazer muito pouca força e consequentemente consome pouca corrente.

 

Para a fechadura você pode usar o 7812 e ainda terá folga, não sei quanto ao resto do circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...