Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fontes em paralelo.


Matthwus

Posts recomendados

Galera consegui duas fonte chaveadas de 12v e 30A por um preço muito bacana

(a fonte é igual essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-542630190-fonte-chaveada-estabil12v-30a-bivolt-pcmera-cftv-fita-led-_JM#D[s:HOME,L:CONVCATEG-CORE-ITM,V:1])

 

estava pensando em pegar essas duas fonte retirar a placa das duas e montar um gabinete maior com as duas placa e um voltímetro botão liga e desliga, e também queria saber como devo fazer com a regulagem delas assim ligando essas duas em paralelo eu teria uma fonte de 60A será que tem como ? e como devo fazer com o potenciômetro para regular a mesma ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse branquinho dai , na placa, é o trimpot de ajuste da tensão de saída e com ele se pode fazê-la variar em cerca de 10% mais ou menos, em torno dos 12 Volts. Se desejares o mesmo num painel é só puxar os três fios e colocar num potenciômetro..

Trimpotdeajustefinodatensa3030odafonte_z

Tens de saber que fontes em paralelo só vão poder ajudar igualitariamente uma a outra se sua tensão de saída for exatamente igual uma a outra, o que dificilmente terás tendo dois potenciômetros no painel, para ajustá-las individualmente. Casar fontes em paralelo é uma tarefa árdua, fosse você nem tentaria..  Muito mas muito dificilmente conseguirás 60 Amperes com duas fontes de 30 Amperes...

Se realmente necessitas de 60 Amperes adote uma qiue ofereça isso dai, por exemplo:  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545884349-fonte-chaveada-estabilizada-12v-50a-600w-220v-_JM

É muito mais interessante e lógico..  Não invente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse branquinho dai , na placa, é o trimpot de ajuste da tensão de saída e com ele se pode fazê-la variar em cerca de 10% mais ou menos, em torno dos 12 Volts. Se desejares o mesmo num painel é só puxar os três fios e colocar num potenciômetro..

Trimpotdeajustefinodatensa3030odafonte_z

Tens de saber que fontes em paralelo só vão poder ajudar igualitariamente uma a outra se sua tensão de saída for exatamente igual uma a outra, o que dificilmente terás tendo dois potenciômetros no painel, para ajustá-las individualmente. Casar fontes em paralelo é uma tarefa árdua, fosse você nem tentaria..  Muito mas muito dificilmente conseguirás 60 Amperes com duas fontes de 30 Amperes...

Se realmente necessitas de 60 Amperes adote uma qiue ofereça isso dai, por exemplo:  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545884349-fonte-chaveada-estabilizada-12v-50a-600w-220v-_JM

É muito mais interessante e lógico..  Não invente..

Acontece que eu preciso de 60A nominal com 80A de pico sera que essa de 50A vai resolver ? 

exemplo: meu equipamento consome 60A em 12v então se eu jogar 13,8v ele vai diminuir os 60A né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, a fonte de 12V x 30 A na verdade é uma fonte de 360 Watts.. Se ajustares ela para 13,8 Volts teoricamente poderias ter até 360/13,8 = 26 Amperes.. Pior ainda, achas que com duas fontes de 26 Amperes vais conseguir 60 Amperes nominais ou 80 de pico???

 

Coloque então duas fontes de capacidade de até 50 Amperes e ajuste-as com as saídas o mais próximas possível.. Ai quem sabe até poderás ter alguma chance de casar ambas e sacar delas teus 60 Amperes com 80 Amperes de pico..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse tipo de fonte sempre é um voo cego, um tiro no escuro, não da de saber se é boa ou não e se entrega todo o que promete ou não. Isso vale para aquelas outras já citadas. Se ela diz ser de 30 Amperes eu não a usaria demandando tudo isso o tempo todo, é muito arriscado..

 

Só pagando para ver..

 

Arrisque, quem sabe ela aprova???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de fonte sempre é um voo cego, um tiro no escuro, não da de saber se é boa ou não e se entrega todo o que promete ou não. Isso vale para aquelas outras já citadas. Se ela diz ser de 30 Amperes eu não a usaria demandando tudo isso o tempo todo, é muito arriscado..

 

Só pagando para ver..

 

Arrisque, quem sabe ela aprova???

Então eu vi bons comentários dessa fonte, acho que vou arriscar depois postarei resultados, sabe como devo fazer para ligar um potenciômetro no lugar do trimpot ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Então eu vi bons comentários dessa fonte, acho que vou arriscar depois postarei resultados, sabe como devo fazer para ligar um potenciômetro no lugar do trimpot ? 

Eu não aconselho ligar um potenciômetro no lugar do Trimpot!, isso pode gerar indução de ruídos que podem até danificar a fonte!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então eu vi bons comentários dessa fonte, acho que vou arriscar depois postarei resultados, sabe como devo fazer para ligar um potenciômetro no lugar do trimpot ? 

Você realmente necessita ajustar a tensão da fonte nessa faixa estreita de +- 1 a 1,5 Volts??? Para que isso lhe serviria???  Qual o tipo de carga você imagina alimentar com ela??

Isso que o Bcpetronzio  citou é bem provável de acontecer e vai degradar a estabilidade de sua fonte. Somente uma boa razão mas muito boa razão mesmo poderia justificar retirar o trimpot do impresso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você realmente necessita ajustar a tensão da fonte nessa faixa estreita de +- 1 a 1,5 Volts??? Para que isso lhe serviria???  Qual o tipo de carga você imagina alimentar com ela??

Isso que o Bcpetronzio  citou é bem provável de acontecer e vai degradar a estabilidade de sua fonte. Somente uma boa razão mas muito boa razão mesmo poderia justificar retirar o trimpot do impresso...

Tenho uma fonte de 40A tocando meu som, porém como citei preciso de 60A nominal por isso preciso dessa fonte ai se eu conseguir entre 13,5v a 13,8v posso colocar para carregar bateria também né ? vou vender minha de 40A para pegar uma com maior corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

OK, mas podes ajustar em 13,5 Volts por exemplo e deixar nesse ajuste sem mexer, correto???  Não necessitaria ficar mexendo nessa tensão, correto???

Teu equipamento de áudio sofre pela falta de corrente, você percebe, ou somente imaginas que ele sofre, que está faltando corrente. Pode ser que ele nem demande isso tudo dai vai depender muito do programa musical tocado e da altura (volume) que o mesmo estiver operando..  De onde vem a dedução de que lhe falta corrente???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, mas podes ajustar em 13,5 Volts por exemplo e deixar nesse ajuste sem mexer, correto???  Não necessitaria ficar mexendo nessa tensão, correto???

Teu equipamento de áudio sofre pela falta de corrente, você percebe, ou somente imaginas que ele sofre, que está faltando corrente. Pode ser que ele nem demande isso tudo dai vai depender muito do programa musical tocado e da altura (volume) que o mesmo estiver operando..  De onde vem a dedução de que lhe falta corrente???

Falta sim, pois quando toca uma frequência muito baixa ele distorce e os leds escurecem e também cai um pouco a tensão da fonte, depois voltam ao normal e quando eu estava com 190A não fazia isso, no lacre em baixo da potencia ta pedindo 60A nominal acredito que em pico deve ta dando uns 80A, ainda utilizo alto-falante emborrachado que reproduz uma frequência mais baixa e quanto mais baixa a frequência mais demanda por corrente, quando eu estava com os 190A eu só começava a perceber distorções com o volume no 35 agora no 20 já da pra perceber, obs: o cabo recomendado pelo fabricante é de 16mm², más estou utilizando cabo de 10mm²  (1 metro de comprimento), porém acho que não deve ser o cabo, pois já utilizava ele antes normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica impossível de encostar uma bateria ai no sistema?? Com uma bateria em paralelo com a fonte esses picos são supridos sem nenhum problema, mesmo com fontes mais fracas...

Sim, eu utilizava uma bateria de 150A mais a fonte de 40A fica ótimo, porém a vida útil da bateria fica muito baixo, não sei o porque acredito que seja por conta dos picos ou alguma outra coisa, ja tive uma bateria moura e um suprema e uma impact, não aguentaram muito tempo, por isso não quero mais utilizar bateria elas não chegar a durar nem 1 ano, elas duram por volta de uns 10 meses, o que acha da queles mega capacitor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Capacitor ajuda a segurar os picos sim mas pelo que vi vais ter de colocar uma fonte de maior potência. Acredite nessa de 60 Amperes, acho que vai resolver sim seu problema ai..

Bem acho que vou comprar essa fonte que eu postei o link de 66A, ai vou retirar ela da caixa original vou colocar uma um pouco maior com ventilação colocar um fusível na entrada e na saída, chave liga e desliga, e o voltímetro/amperímetro. 

Na entrada devo utilizar um fusível retardado (ação lenta) né ?

E qual fusível recomendado para a saída ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

posso dar uma sugestão? porque não usa a fonte do computador, sobe ela para 13,8, monta um carregador de baterias e usa a bateria? a fonte sempre manterá a bateria carregada, e eventuais trancos no som serão amenizados pela bateria...

 

acredito que o tiro será "bem menos cego" do que arriscar na fonte, e ela não te suprir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

 

Isso é 95% de chance de ser taxado pela Receita... pense bem !

 

Paulo

Quanto a isso não me preocupo, fontes de 60A só achei da usina spark custando 440 reais, você acha que não vale a pena pagar a taxa da receita ? e também já tenho experiencia com compras de eletrônicos desse site.

 

posso dar uma sugestão? porque não usa a fonte do computador, sobe ela para 13,8, monta um carregador de baterias e usa a bateria? a fonte sempre manterá a bateria carregada, e eventuais trancos no som serão amenizados pela bateria...

 

acredito que o tiro será "bem menos cego" do que arriscar na fonte, e ela não te suprir.

Ja tenho uma fonte que carrega a bateria, mas não quero mais utilizar bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

Olha.... Pesquise melhor. Eu já encontrei exatamente a mesma fonte, em vários fornecedores chineses, dos quais três eu sempre compro.... A grande maioria deles anuncia como 40A ... Alguns anunciam como 50A, mas não achei nenhum dizendo que ela seja de 66,7 ou 800W.

Os preços, todos estão na faixa de US$ 63 - 82 .

Conhecendo esses alibabás da vida, voce está correndo um grande risco de comprar um gato por lebre.

Pode apostar que essa fonte tem 40A e olhe lá.... Repare que na parte técnica está assim : potencia > 500W ..... 800W deve ser o pico de potência quando a fonte explode kkkkkk !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

Olha.... Pesquise melhor. Eu já encontrei exatamente a mesma fonte, em vários fornecedores chineses, dos quais três eu sempre compro.... A grande maioria deles anuncia como 40A ... Alguns anunciam como 50A, mas não achei nenhum dizendo que ela seja de 66,7 ou 800W.

Os preços, todos estão na faixa de US$ 63 - 82 .

Conhecendo esses alibabás da vida, voce está correndo um grande risco de comprar um gato por lebre.

Pode apostar que essa fonte tem 40A e olhe lá.... Repare que na parte técnica está assim : potencia > 500W ..... 800W deve ser o pico de potência quando a fonte explode kkkkkk !

Paulo

Antes de comprar nesses sites eu dou uma pesquisada, e um amigo meu já comprou essa fonte e disse que gostou, mas estou pensando em colocar duas de 40A em paralelo será que fica bom ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

assim meu caro...

 

se essa fonte for de 40A irá ao maximo em 80A...  por essa faixa de preço vindo de lá, e correndo o risco de taxação, tu podes pegar uma realmente garantida de 40A no BR (testes da casa, por exemplo) e ainda poderás ser muito feliz

 

outra.. com fontes de pc, não irá dar barulho de ripple não? a que eu tinha usava em bateria por causa disso... os entendidos por favor!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

assim meu caro...

 

se essa fonte for de 40A irá ao maximo em 80A...  por essa faixa de preço vindo de lá, e correndo o risco de taxação, tu podes pegar uma realmente garantida de 40A no BR (testes da casa, por exemplo) e ainda poderás ser muito feliz

 

outra.. com fontes de pc, não irá dar barulho de ripple não? a que eu tinha usava em bateria por causa disso... os entendidos por favor!!!!!

É que 40A pra mim é pouco preciso no minimo 60A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...